“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quinta-feira, 14 de julho de 2022

- A enxurrada, a destruição, a recuperação e o aterramento!

 

Foto rara do final de 1960, onde mostra acima a esquerda parte do parque fabril da Empresa Industrial Garcia – rua Amazonas 4.906, à direita antiga Cooperativa da EIG, Ambulatório e escritório Central. Ainda à direita, já em fase final a construção da antiga Ponte com acesso a Rua Emilio Tallmann.

Na parte "murada" a esquerda aparece a antiga portaria e bilheteria do estádio do Amazonas, ao centro pequeno campinho de futebol, na parte frontal (mais abaixo da foto), aparece a esquerda cancha de boxa, ao centro quadra de Basquete e Vôlei, a direita antigo Salão do Amazonas. Nesta imagem não aparece o magnifico campo de futebol.

Na tragédia (enxurrada) de 31 de outubro de 1961, todo local dentro da parte murada foi destruída, e parte da Ponte também.

Já no inicio de 1962 toda esta parte foi aterrada, trazido de uma elevação do parque fabril  da empresa Artex, em frente a antiga Comercial Mistura, e ou rua Oto Huber.

Nesta enxurrada faleceram quatro crianças moradores da rua Emilio Tallmann,  o Soldado Moacir Pinheiro que morava ao lado de nossa residência na rua Almirante Saldanha da Gama.

O estádio Empresa Industrial Garcia  ocupado pelo Amazonas ficou assim conforme algumas fotos em destaque abaixo: 

Parque esportivo e fabril da EIG após a enxurrada
Depois do aterro, em 23 setembro 1962 reinauguração do  estádio lotado. A parte aterrada é arás a partir da arquibancada, O estádio foi modernizado, com pistas e locais para atletismo. O campo medindo 110m x 75m - com uma drenagem espetacular (baseado no estádio Mario Filho, mais conhecido como  Maracanã).
Em nome do "Progresso" a empresa Artex, aterrou a partir de abril de 1974 todo este magnifico estádio, o maior e mais lindo da região de Blumenau. O último jogo neste estádio foi em 26 de maio de 1974. Um fim melancólico em uma tarde sombria, apesar de ensolarada. O jogo foi contra o Tupi de Gaspar, placar 3x1 para o time anilado do Garcia, 2 gols de Bigo (Nilson Siegel, que marcou o último gol neste estádio) e 1 de Tarcisio Torres, gol de falta que antes de entrar bate na trave de "Ferro" que ecoa o estalo até hoje em meus ouvidos. Um registro para nunca esquecer.
Arquivo de Adalberto Day - Cientista social e pesquisador da história em Blumenau.

13 comentários:

  1. Estimado amigo Adalberto, parabéns por mais este interessante relato. Vemos aí o quanto as fotografias 'falam' quando alguém com conhecimento dos fatos se dispõe a dar-lhes voz. Muito obrigado por seres uma destas pessoas dedicadas à preservação da nossa história. Grande abraço e votos de força e saúde!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, excelente relato. Lembro desta enchente e da comoção que foram as perdas.
    Tem fatos que é preciso lembrar para enaltecer os que tanto fizeram, durante e após a tragédia.
    Um grande abraço Beto.

    ResponderExcluir
  3. Airton Gonçalves Ribeiro
    Desconhecia esta foto, nostálgica época em que iniciei na categoria infantil tendo como treinador o Professor Husadel, lembranças que só o Historiador Adalberto Day nos proporciona, fantástico ...!!!

    ResponderExcluir
  4. Jadir Booz
    Beto, mais uma informação importante sobre o bairro Garcia, é sempre bom relembrar o passado e fazer uma comparação com os dias de hoje e ver o quanto se modificou o lugar.

    ResponderExcluir
  5. Germano Krueger
    Eu trabalhava na cooperativa, lembro com pesar esse fatídico dia inclusive vi as criancinhas passar boiando num colchão passando pela cooperativa parece que ainda ouço as pessoas em cima da ponte gritando olha as criancinhas, olha as criancinhas: foi muito triste.

    ResponderExcluir
  6. Norma Riediger Siegel
    Enxurradas sempre são tristes quando vidas se perdem.
    O tempo deixa tristes lembranças mas ele também tem o poder de transformar
    Tudo muda 🙏.
    Parabéns pelas tuas belas postagens

    ResponderExcluir
  7. Henrique Santos
    Este povo sempre batalhador, se recuperou de várias enxurradas, sempre melhorando aquilo que havia sido destruído. Incomparável união que nos falta hoje, mas sempre a herdeiros dessa garra. Exemplo está sendo a recuperação de nossa igreja Nossa Senhora da Glória

    ResponderExcluir
  8. Djalma Fontanella
    Rara mesmo. Poucos conhecem aquele campo ali onde no futuro foi o Parquinho e a piscina.

    ResponderExcluir
  9. Martinho Roberto Siegel
    Empresa Industrial Garcia foi de extrema importância para o crescimento do bairro e das famílias incluindo todos os graus de parentescos que residem ainda na localidade. Memórias boas da época apesar das dificuldades, mas que ficam vivenciadas em cada cidadão que fez parte dessa evolução. Parabéns , pelas fotos e lembranças...

    ResponderExcluir
  10. Sérgio José Tomio
    Lembro bem desta região e frequentei esta cooperativa. Parabéns Blog Adalberto Day! Muito bom recordar.

    ResponderExcluir
  11. Geraldo Pfiffer
    Parabéns Adalberto, pelas sempre belas postagens. Lembro-me bem dessas épocas. Frequentava muito aquela região. Cooperativa, Amazonas E.C. Saudades dessas boas épocas.

    ResponderExcluir
  12. Catarina Tecla Mistura
    Obrigada amigo pelos relatos mesmo as vezes triste, mas são fatos , e muito lembrado , porque foi tudo restaurado e ficou essa linda lembrança dessa época!

    ResponderExcluir
  13. Yara Marquetti
    Lembranças triste tm fazem parte da nossa vida não tem como não lembrar, mas nossa cidade sempre se recupera isso é muito importante pois amamos nossa cidade

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...