“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

domingo, 10 de abril de 2022

- Amazonas Esporte Clube “O mais Querido”

O Amazonas Esporte Clube de Blumenau do bairro Garcia, região Sul com mais de 160Km² de área Urbana e Rural, + de 1/4 do tamanho do município, sempre foi desde os primórdios do futebol em Blumenau o Clube mais Amado 💙, mais querido e o primeiro de Blumenau. Sempre foi e será no coração dos Garcienses o Clube eterno.
Complexo Industrial e Esportivo da EIG por volta de 1966/67
Novembro - 1962 - Colorizada por Anthar Cesar 
Apesar da empresa Artex desativar seu futebol a partir de 1974, e destruir o maior e mais belo estádio de Santa Catarina, a paixão continuou. Atua até hoje em futebol de várzea, sua chama jamais será apagada. 
Foi o Clube com mais sócios e ainda hoje aquele que vende mais camisas, mesmo quem não o viu atuar anterior a 1974, torce pelo clube, está no DNA dos seus fanáticos torcedores. Sem nunca ter atuado na primeira divisão do Futebol Catarinense por exigência da EIG, foi por vezes nas décadas de 1910/20/30 considerado o melhor esquadrão do Estado.
    
Com todo respeito que temos por todos os outros clubes antigos e atuais de Blumenau como o grande bicampeão Olímpico, Palmeiras/BEC, Vasto Verde, Guarani, Metropolitano ... O Amazonas é o clube com mais história em Blumenau.
O Clube possui um escudo em madeira de canela e uma das mais antigas bandeiras do Brasil (está preservada e comigo), com dois lados frente e verso diferentes. 
A Bandeira continua a tremular pelos campos da Região Sul de Blumenau.
Como a Flâmula também. Os links sendo pesquisados, poderá servir para trabalhos acadêmicos, de teses, de um clube de operários da Empresa Industrial Garcia.

Para os jovens e até os que torciam por outros clubes, acessem os links abaixo e verifiquem a veracidade, a grandeza deste Clube que foi o último campeão por Blumenau em Campeonatos Regionais em 1974, disputado por equipes como Tupi, Marcilio Dias, Carlos Renaux, Paissandu, Juventus e Humaitá.

 - O Amado Amazonas Esporte Clube:

https://adalbertoday.blogspot.com/2015/07/o-amado-amazonas.html

- Amazonas Esporte Clube:

https://adalbertoday.blogspot.com/2009/09/amazonas-esporte-clube-90-anos-de.html

- O Glorioso Amazonas E.C.:

https://adalbertoday.blogspot.com/2008/09/o-glorioso-amazonas-ec-89-anos-de.html

- O Bicampeonato do Amazonas Esporte Clube:

https://adalbertoday.blogspot.com/2008/12/os-35-anos-do-bi-campeonato-do-amazonas.html

- Torradinho ... torradinho!

https://adalbertoday.blogspot.com/2013/04/torradinhotorradinho.html 

- Ata de fundação do novo Amazonas:

http://adalbertoday.blogspot.com.br/2011/08/ata-de-fundacao-do-novo-amazonas.html

- Rodolfo Sestrem - Maio/2002 - entrevista Adalberto Day 

https://www.youtube.com/watch?v=0n9qVGLRpNk&t=24s 


- A História do Amado Amazonas

Arquivo de Adalberto Beto Day

7 comentários:

Zuqui disse...

Meu caro Adalberto!! Já comentei sobre nosso glorioso Amazonas em outras postagens. Todavia, sempre muito bom estar relembrando este clube do qual tive a honra de jogar lá na minha infância. Fazíamos aos domingos a tarde os famosos rachas com os " colegas" do Zendron, sim era racha entre comunidades na época, mas sempre só no futebol, logo depois íamos ao tapume nos banhar. Também quando garoto assisti meu pai jogar no campo do Amazonas. HÁ QUANTA SAUDADE. Mais um belo texto para nossa memória ficar ativa.

Henrique santos disse...

Maravilha do grande Garcia, grande saudade destes tempos áureos, muito obrigado por divulgar as histórias deste grande time

Unknown disse...

Era um time amador so de funcionarios da empresa industrial garcia faziamos frente a qualquer equipe proficional quantas saudades de todos os amigos um abracao a todos adir luebke


Shirley disse...

Bom dia!
Tudo bem com vocês?
Saudades do Amazonas.... eu brincava muito lá...
No natal a gente ganhava presente do papai noel...
Eita tempo "bão"!
Beijos

Shirley Day Kleine
Assistente Social

Luis disse...

Linda mensagem.
Foi muito triste desativar o Estádio que era de grande valia para os funcionários da empresa e para moradores do bairro Garcia e cidade de Blumenau.
Luis Carlos Koch

Ticanca disse...

Grande Adalberto,
Por mais que o tempo passe, jamais será capaz de apagar das nossas memórias as alegrias vividas com o Amazonas Esporte Clube. Nossa família transpirava Amazonas.
Grande abraço meu querido amigo.
Força e fé sempre.
Adilson Siegel

Valdir disse...

Valdir Venturini
estádio do Amazonas, patrimônio perdido, nossa geração conheceu e a usou e as novas gerações não sabem do que falamos .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...