“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

domingo, 5 de fevereiro de 2023

- Bandeira Nazista em SC ?

Esclarecimento sobre a bandeira alemã em Santa Catarina
Mais um importante Texto para pesquisas sobre a bandeira Nazista , enviado por Rafael José Nogueira. 
          Tem circulado uma imagem (imagem A) na internet referenciada de duas maneiras erradas: “Bandeira Nazista hasteada ao lado da bandeira Brasileira na sede do governo de Santa Catarina. Itajaí - SC – 1934”. Ora é fácil de saber que a sede neste ano já era em Florianópolis e não em Itajaí. Em outras legendas aparece o seguinte: “Sede distrital do Governo de Santa Catarina em 1934 (Arquivo Histórico de Blumenau) ”. Não diz qual é a cidade que seria a suposta sede distrital. Não achei até agora nenhuma informação sobre tal sede. Mesmo que fosse Blumenau ou Itajaí não faz sentido. Por que as duas cidades eram redutos da família Konder inimigos da família Ramos que estavam em ascensão e no comando do governo catarinense. Não acredito que deixariam essas cidades serem as supostas sedes distritais. Dariam um jeito de fazer que Lages ou alguma cidade próxima fosse a sede onde eram seus currais eleitorais.

            Reparem que na imagem A que é sempre identificada de forma errada temos a seguinte descrição “Arquivo histórico de Blumenau”. Mais que uma palavra de identificação a frase nos lembra os “sinais” destacada por Ginzburg. Para Ginzburg se a realidade se mostra nebulosa “existem zonas privilegiadas – sinais, indícios – que permitem decifrá-la” (GINZBURG, 1989, p. 177). A frase parece simples, mas olhando com mais profundidade, percebe-se a estratégia do falsificador da imagem. Pois, usar nome “Arquivo histórico de Blumenau” pode ser empregado como um nome genérico. Quem identificou a imagem com esse nome sequer sabe que o arquivo de Blumenau chama-se Arquivo Prof. José Ferreira da Silva. Até um carimbo aparece na imagem para tentar dar uma maior veracidade a mentira. A maior parte do carimbo está ilegível. Me parece que a única parte mais legível está escrito “Santa Catarina”.

            Pesquisei a origem da imagem e por meio de dois colegas historiadores do Rio Grande do Sul e descobri com mais algumas pesquisas simples na internet que na verdade a foto correta (imagem B) pertenceu a Exposição Farroupilha em Porto Alegre realizada em 1935 por conta do centenário da Revolução Farroupilha. Mas por que está escrito Santa Catarina no prédio? Correto. É que cada estado tinha seu galpão no evento. Na imagem correta (imagem B) também temos uma legenda com letras brancas muito comum em fotos antigas que parece ter sido tirado da imagem errada (imagem A) por meio de edição. Nem mesmo o tal carimbo existe. Na imagem C não vemos novamente o carimbo.

IMAGEM A: Provavelmente falsa e referenciada de dois modos incorretos: “Sede distrital do Governo de Santa Catarina em 1934 (Arquivo Histórico de Blumenau) e Bandeira Nazista hasteada ao lado da bandeira Brasileira na sede do governo de Santa Catarina. Itajaí - SC – 1934”

 Fonte: Sites e páginas da internet. 

IMAGEM B: Imagem também provavelmente falsa, da exposição Farroupilha de 1935 em Porto Alegre.

Fonte: https://www.flickr.com/photos_user.gne?path=fotosantigasrs&nsid=&page=403&details=1

    IMAGEM C: Pavilhão de Santa Catarina na Semana Farroupilha de 1935.

Fonte: http://lealevalerosa.blogspot.com.br/2010/05/centenario-da-revolucao-farroupilha.html

            Continuando foi encontrada a foto original do Pavilhão de Santa Catarina na Exposição Farroupilha de 1935 no Estado do Rio Grande do Sul onde não aparece de fato nenhuma “bandeira nazista” ou algo similar.

Na imagem publicada no jornal “República” temos três bandeiras, a saber: a primeira bandeira mais abaixo é do Estado do Rio Grande do Sul; a segunda mais acima no meio trata-se bandeira do Brasil e a última no alto em destaque é antiga bandeira de Santa Catarina, que representou o Estado de 15 de agosto de 1895 e 10 de novembro de 1937.

Essa bandeira tinha faixas brancas e vermelhas na posição horizontal. No meio havia um losango verde com estrelas amarelas no seu interior.

Existe um verbete no Wikipédia explicando a história das bandeiras de Santa Catarina.

Podendo ser lido o verbete na íntegra para um melhor entendimento no link, a seguir: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_de_Santa_Catarina

Na imagem publicada no jornal “República” temos três bandeiras, a saber: a primeira bandeira mais abaixo é do Estado do Rio Grande do Sul; a segunda mais acima no meio trata-se bandeira do Brasil e a última no alto em destaque é antiga bandeira de Santa Catarina, que representou o Estado de 15 de agosto de 1895 e 10 de novembro de 1937.

Essa bandeira tinha faixas brancas e vermelhas na posição horizontal. No meio havia um losango verde com estrelas amarelas no seu interior.

Existe um verbete no Wikipédia explicando a história das bandeiras de Santa Catarina.

Podendo ser visto no link, a seguir:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_de_Santa_Catarina

A foto foi publicada no jornal "República" de 22 de outubro de 1935 na capa. O link para acessar a edição na integra na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional é esse abaixo: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=711497x&pesq=%22Pavilh%C3%A3o%20de%20Santa%20Catarina%22&pasta=ano%20193&hf=memoria.bn.br&pagfis=42730 

IMAGEM D: Pavilhão de Santa Catarina já construído e finalizado na Exposição Farroupilha em outubro de 1935. Foi sinalizado na imagem a identificação das bandeiras para ajudar na identificação.

Fonte: Jornal “República” de 22 de outubro de 1935 (Capa).

 A Alemanha foi convidada e não compareceu ao evento.

Resumindo, não houve nenhuma “bandeira nazista” ou alemã ou algo próximo a isso no pavilhão de Santa Catarina, na Exposição Farroupilha de 1935.

 

O Estado catarinense foi convidado a demonstrar sua cultura no evento e assim o fez.

            Ademais, se restou alguma dúvida sobre a foto realmente ser referente a Exposição Farroupilha de 1935, existem vários trabalhos acadêmicos sobre o evento, mostrando iconografias do pavilhão de Santa Catarina. Deixo dois para quem quiser ler mais sobre: “Um passeio pelo Parque Farroupilha e pela Exposição do Centenário” da pesquisadora Marlise Maria Giovanaz e “Do Palácio Piratini a Exposição do Centenário Farroupilha: O percurso das obras de Augusto Luiz de Freitas e Lucilio de Albuquerque” de Marlene Ourique do Nascimento.

Deixo também o link de um vídeo no Youtube mostrando imagens do evento: https://www.youtube.com/watch?v=SPebr1XVVIc.

Verifiquei fotos das sedes municipais de Blumenau e Itajaí e ao observar sua arquitetura, percebi que a arquitetura dos prédios passa longe de qualquer semelhança com o prédio das imagens.

            Por último a título de uma confirmação oficial, mandei e-mail para o arquivo Prof. José Ferreira da Silva e obtive a resposta que o arquivo desconhecia a foto, tampouco tinha alguma relação com Blumenau, e que qualquer elemento do período nazista é sempre tentando estabelecer alguma ligação com o vale do Itajaí e região ou Santa Catarina. Liguei para o Centro de Documentação história e a resposta foi o que eu pensava: a imagem não existe em seus arquivos e não tem nenhuma ligação com Itajaí.

            Finalmente o trabalho de Juliano da Cunha Reginato: “A Produção Fotográfica da Exposição do Centenário Farroupilha: Visualidades de um Evento” que traz uma farta documentação fotográfica do evento, não deixa dúvidas ao mostrar as imagens do pavilhão de Santa Catarina. Entrei em contato com ele e o parecer dele foi de que a foto pertence a Exposição Farroupilha de 1935, inclusive ele apontou alguns pontos para isso:

1º - Arquitetura do prédio (pavilhão); 2º Padrão paisagístico usado no parque; 3º Mobiliário - Bancos do parque. Alguns ainda estão até hoje lá e são esses mesmo da foto e 4º Localização da bandeira. Em outras fotos do evento você percebe que ela ficava mesmo na frente do pavilhão deste estado. Apontou ainda que o fotógrafo provavelmente foi Olavo Dutra.

Apesar de todos os indícios apontarem que não houve nenhuma bandeira com o símbolo nazista representando Santa Catarina na Exposição farroupilha, não esquecer do crime nazista é fundamental para a garantia da dignidade humana.

 

CORRÊA, Carlos Humberto. Um estado entre duas Repúblicas: a Revolução de 30 e a política catarinense até 35. Florianópolis: Editora da UFSC; Assembleia legislativa de Santa Catarina, 1984. 

GINZBURG, Carlo. Sinais – Raízes de um Paradigma Indiciário. In: Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GIOVANAZ, Marlene Maria. Um Passeio pelo Parque Farroupilha e pela Exposição do Centenário. Textura (Canoas), v. 13, p. 75-81, 2006.

NASCIMENTO, Marlene. Ourique. Do Palácio Piratini a Exposição do Centenário Farroupilha: O percurso das obras de Augusto Luiz de Freitas e Lucilio de Albuquerque. In: II Encontro História, Imagem e Cultura Visual, 2013, Porto Alegre. Anais do II Encontro História, Imagem e Cultura Visual, 2013.

REGINATO, Juliano da Cunha. A produção fotográfica da Exposição do Centenário Farroupilha: visualidades de um evento. 2010. 259 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612465. Acesso em: 5 fev. 2023.  

24 comentários:

  1. Obrigado Professor Adalberto por mais uma vez ceder o espaço. Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia professor Adalberto. Eu não sou de Santa Catarina, mas tive a curiosidade de pesquisar o fato e a foto. Realmente foi uma exposição das nações no RS. Descobri que existe uma outra foto da exposição, onde mostra a alameda de entrada com todas as bandeiras dos paises participantes. As bandeiras estão hasteadas e enfileiradas em ordem alfabetica e apenas a do Brasil é destacada em frente de todas as demais A bandeira da Alemanha é a primeira seguida por Argentina e assim por diante. Por esse motivo aparece as duas bandeiras proximas uma da outra. Naquela ocasião da exposição a bandeira alemã ainda era a do simbolo nazista. neu costa - neuioc@gmail.com - Taubaté SP

    ResponderExcluir
  3. Buon giorno, não foras de poucos cabelos, ficaria alguma desconfiança; Cheguei a ver as tais bandeiras em um que outro local. A História explica, mas não justifica, um grande abraço, Scottini.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Adalberto,
    Sem se quer ter ouvido falar sobre esta história, reentero aqui a sempre curiosidade de estar lendo suas postagens. Me pergunto, será que isso foi engano? Ou já de caso pensado politicamente falando? De qualquer forma pelo que vimos nos dias de hoje, não mantemos fortes vínculos com tal bandeira, salvo algum caso isolado. Muito boa história, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Olá Senhor Nilton eu enquanto pesquisa também tive esta dúvida. Com o andar do trabalho cheguei a conclusão que agiram de má fé. Fica claro diante das tentativas ingênuas de fraude (carimbo, edição da legenda e tudo mais). É um ato desesperado de ligar Santa Catarina com o nazismo sem base histórica. O senhor tem razão temos poucos vínculos. No passado tivemos o integralismo forte aqui na região, porém a questão, merece ser estudada com calma, e não associar logo ao nazismo. Obrigado pelo comentário senhor Nilton. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Sr. Alfredo Scottini
    Foi meu professor de história no Senai nos anos de 1969 ou 1970

    Abraços
    Vitor Soares

    ResponderExcluir
  7. Excelente trabalho de pesquisa e um belíssimo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Professor Adalberto,e Rafael José Nogueira. Tenho comigo ter sido um ato de má fé,e insinuar a região ao Nazismo sim.Nós,o Brasil,e o mundo,sabemos que toda a nossa região em sua grande parte é de imigrantes alemães.E no meio de todos esses alemães que,viveram,e viveram pra nossa região,tivemos refugiados nazistas no meio deles. Eu por volta dos anos 80 conheci um deles e adorava conversar com o tal Sr e ouvir as Historias contadas por ele referente a 2º guerra,e tbm tenho conhecimento de pelo menos outros dois,um deles com filhos e netos muito conceituados em nossa região.Não querendo me alongar tenho a dizer que foi um ato de má fé e querendo denegrir a imagem de uma terra gente trabalhadeira,independente de origem. Esta pessoas de má fé agem desde os primórdios dos tempos sempre querendo denegrir os outros pensando em favor próprio,isso tbm nos dias de hoje e ao longo de muitos,e muitos anos que ainda viram.Nós não veremos,e outros vão ver e contaram as mesmas historias. Grande abraço Professor Adalberto ,eRafael José Nogueira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ou seja, as familias nazistas refugiadas em SC eram adoradas por ti e muito conceituadas na tua regiao. E tu podes dizer isso alegremente, mas se outro disser é por má fé!

      Excluir
  9. Obrigado pelo comentário senhor Luiz. Infelizmente esta foto está circulando pela internet por todo o Brasil e o resto do mundo sendo atribuída ao nosso estado tentando nos ligar ao nazismo. Eu participo de um grupo no Facebook sobre história com pessoas do Brasil inteiro, e a administradora postou a imagem com a legenda incorreta dizendo pertencer a Santa Catarina. Choveram comentários ofendendo o estado catarinense. Agora que sabemos a origem da imagem, vamos replicar a informação correta para que a injustiça com o nosso estado querido não se prolongue. Abraços senhor Luiz.

    ResponderExcluir
  10. Excelente e esclarecedor o seu trabalho, Rafael e Adalberto.
    Abraços
    José Alfredo Schierholt

    ResponderExcluir
  11. Interessantíssimo trabalho de pesquisa.
    É verdade que o nazismo nos faz arrepiar como assombroso.
    Observei que a bandeira alemã é maior do que a brasileira.
    E, que, bem antes do aterrorizante e devastador nazismo, muitos alemães já viviam no Brasil. Meu avó, filho de alemães, residentes no Brasil, nasceu em 1878 e meu pai em 1909.
    Gostei muito de tomar conhecimento d e mais uma pesquisa histórica caríssimo Adalberto Day.
    Vivendo e aprendendo.

    ResponderExcluir
  12. É evidente que ainda existem alguns simpatizantes do nacional-socialismo em Santa Catarina, mas a meu ver a associação entre a presença da etnia alemã predominante no Vale do Itajaí a essa ideologia tão espúria não deixa de ser uma forma de racismo. Diga-se de passagem, apesar do grande contingente de luteranos entre os imigrantes, muitos dos teuto-brasileiros cujos ancestrais imigraram imediatamente antes ou após a guerra tem na verdade alguma ascendência judaica.

    ResponderExcluir
  13. www.inacredtavel.com;br
    www.revisionismo.com.br
    www.toedter.com.br
    sr Norberto Toedter esteve na Juventude Hitlerista
    EDUARDO.

    ResponderExcluir
  14. Se a foto foi feita no RGS , certamente existem mais . Apresente -as por favor : os gaúchos tem tudo . P.S.: O Sr é gaúcho ??

    ResponderExcluir
  15. Nunca vi essa foto nem aqui em Porto Alegre, apesar de ser real. Mas a tentativa de imputar aos blumenauenses o rótulo de nazistas no contexto que foi apresentado é uma baixaria. Já conheci muita gente boa que era natural de Blumenau, além de alguns alemães natos que são veementemente contrários ao nazismo.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo seu trabalho. Muito precioso e importante nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fredito.

      Eu respondi o outro comentário mencionando que finalizei a pesquisa e achei a foto original do Pavilhão de Santa Catarina na Exposição Farroupilha de 1935 no Estado do Rio Grande do Sul e não aparece de fato nenhuma bandeira nazista.

      Temos três bandeiras, a saber: a primeira mais abaixo do Rio Grande do Sul, a segunda mais acima do Brasil e a última no alto em destaque é antiga bandeira bandeira de SC, que representou o Estado de 1895 a 1937. Essa bandeira tinha faixas brancas e vermelhas na posição horizontal. No meio havia um losango verde com estrelas amarelas no seu interior. Tem um verbete no wikipédia para vc ver melhor. Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_de_Santa_Catarina

      A foto foi publicada no jornal "República" de 22 de outubro de 1935 na capa. O link para acessar a edição é esse: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=711497x&pesq=%22Pavilh%C3%A3o%20de%20Santa%20Catarina%22&pasta=ano%20193&hf=memoria.bn.br&pagfis=42730

      A Alemanha foi convidada e não compareceu ao evento.

      Resumindo, não houve bandeira nazista no pavilhão de SC, na Exposição Farroupilha de 1935.

      Excluir
    2. Infelizmente temos ainda hoje simpatizantes e neonazistas. Recomendo o filme "Remember" traduzido no Brasil como "Memórias Secretas" de 2015, mostrando como a mentira e o esquecimento eram a profissão de fé do nazismo a ponto de fazer que um ex-nazista e comandante de campo de concentração criar em sua mente um mundo onde que era um judeu e prisioneiro do campo e não o carrasco.

      Obrigado pela sua contribuição e opinião!!

      Até

      Excluir
  17. Verdadeiro exercício de contorcionismo para tentar explicar o que uma bandeira do governo nazista estava fazendo ao lado de uma do Brasil num evento. É claro que o nazismo sempre contou com adeptos no Brasil, é na região sul de bandejada. É uma vergonha que um historiador gente esconder aquilo que é um fato. Nunca assistiu o filme Alaeluia Gretchen! (1976)? E os tijolos com símbolo nazista encontrados em uma fazenda que utilizava trabalho de negros escravos? O governo de Vargas era um antro de fascistas (não esquecer do apoio a Mussolini). E o problema continua, o amplo apoio ao bolsonarismo e as atitudes fascistas desse governo. É a prevalencia em forma de neonazismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpa a demora em responder.

      Acredito que a versão que mandei do texto estava incompleta na época e por ficou algumas questões em aberto.

      De qualquer forma, finalizei a pesquisa e achei a foto original do Pavilhão de Santa Catarina na Exposição Farroupilha de 1935 no Estado do Rio Grande do Sul e não aparece de fato nenhuma bandeira nazista. Temos três bandeiras, a saber: a primeira mais abaixo do Rio Grande do Sul, a segunda mais acima do Brasil e a última no alto em destaque é antiga bandeira bandeira de SC, que representou o Estado de 1895 a 1937. Essa bandeira tinha faixas brancas e vermelhas na posição horizontal. No meio havia um losango verde com estrelas amarelas no seu interior. Tem um verbete no wikipédia para vc ver melhor. Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_de_Santa_Catarina

      A foto foi publicada no jornal "República" de 22 de outubro de 1935 na capa. O link para acessar a edição é esse: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=711497x&pesq=%22Pavilh%C3%A3o%20de%20Santa%20Catarina%22&pasta=ano%20193&hf=memoria.bn.br&pagfis=42730

      A Alemanha foi convidada e não compareceu ao evento.

      Resumindo, não houve bandeira nazista no pavilhão de SC, na Exposição Farroupilha de 1935.

      Obrigado pela sua contribuição e opinião!

      Até

      Excluir
  18. Até a atualidade ainda tem um ou outro mocorongo apoiando o neonazismo, mas é uma minoria que simpatiza por essa palhaçada.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...