"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

terça-feira, 29 de setembro de 2015

- Poema 2 de Setembro

Poema enviado pela senhora Neusa Bridon dos Santos Garcia (foto).
Poema – 2 de setembro – que homenageia o Fundador de Blumenau e ao mesmo tempo – meu aniversário!
O que descrevo... é da época em que ainda era aluna interna do Colégio da Sagrada Família (1951 a 1956 ).
Autobiografia:
NEUSA BRIDON DOS SANTOS GARCIA- nasci em Timbó - Santa Catarina, no dia 02 de setembro de 1941. Após 1 ano de vida – vim morar em Gaspar - com meus pais – onde vivo até hoje. Aqui iniciou minha  vida...
Cursei o Primário no G .E. Prof. Honório Miranda – em Gaspar
Cursei o Ginásio no Colégio da Sagrada Família e o Magistério no Colégio Pedro II, ambos em Blumenau.
Como professora do Curso Primário, lecione 5 anos no G. E. Prof. Honório Miranda( Gaspar ) - 5 anos no G. E. Ivo d’Aquino ( Gaspar ) e 15 anos como Secretária Geral do Colégio Frei Godofredo ( Gaspar ). Fui APOSENTADA com vantagens do cargo em comissão de Secretário Geral ( código 252 ), Nível PE-DASI-4, lotada no mesmo Colégio Frei Godofredo de Gaspar, em 02 de abril de 1985.

Não conseguindo ficar longe das  crianças e dos professores – meus grandes amigos – fundei com minhas  grandes amigas : Isaura Constantini Pereira e Ivone Persuhn Zanini o 1º. Colégio Particular em Gaspar – COLÉGIO SÃO FRANCISCO, onde trabalhei como Secretária durante 5 anos. Depois... para minha surpresa... fui convidada para fundar o 1º. Grau na ESCOLA “MADRE FRANCISCA LAMPEL”, onde trabalhei como Secretária durante 5 anos. CATEQUISTA durante 20 anos e 10 anos fui VOLUNTÁRIA DA REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER, também em Gaspar.
- Participo ativamente da CÂMARA BRASILEIRA DE JOVENS ESCRITORES/ RJ desde julho de 2012 – os Poemas que escrevo mensalmente são sempre selecionados.
- Ocupo a Cadeira no. 48 do PLENÁRIO DE ACADÊMICOS TITULARES DA LITTERARIA ACADEMIAE LIMA BARRETO/ RJ.

Colégio Sagrada Família final dos anos de 1950 – Acervo Carlos Roberto Pakuczewsky
  
Foto: acervo de Dalva e Adalberto Day
Neusa Bridon: formatura do Colégio da Sagrada Família ( Ginásio ) – Blumenau - 1956
 
Turma do Ginásio da Sagrada Família – 1956 - Paraninfo – Professor Müller que lecionava Latim.
2 DE SETEMBRO!
Dr .Hermann Bruno Otto Blumenau
alemão visionário aportou em 1848
em meio à natureza exuberante e promissora
na curva do rio
do Rio Itajaí-Açu.

Anos e anos após...
Olhando a mesma curva do rio
frente à Rua das Palmeiras
Ergue-se altaneiro
o busto do fundador
do fundador de Blumenau.

Grata coincidência...
2 de setembro...fundação da cidade
2 de setembro...meu nascimento.

A mim, pequena aluna do Colégio
uma missão importante me honraria:
Depositar aos pés do monumento
uma bela “coroa de flores”!
Homenageava sob aplausos, o fundador
E consequentemente...
Mais um dia de minha vida!
Autora: Neusa Bridon dos Santos Garcia
Para saber mais sobre o Colégio Sagrada Família e estatua de Dr. Blumenau acesse:

5 comentários:

Nillton Sergio Zuqui disse...

Meu caro Adalberto,
Sempre falo aqui,quão bom é ler estes textos ,textos estes que só alimentam nosso conhecimento.
Aprendi hoje que,tão próximos a nos temos pessoas importantes na educação escolar,mais feliz fico em saber que se trata de uma mulher,pois a grande maioria de pessoas que fizeram histórias em nossa região é de homens,parabéns pela homenagem e um belo texto como sempre.

Rafael Schwartz disse...

A Sra. NEUSA é figura ilustre da cidade de Gaspar. Irmã do poeta Julio Cesar Bridon dos Santos e esposa de um dos nomes mais imporantes do C.A. Tupi, Sr. Ari Garcia (atleta de grande sucesso nos anos 60), ela e sua família já tem o nome registrado na história do município.
Fui aluno na mesma Escola Prof. Honório Miranda onde ela mesma estudou e lecionou. Depois, no segundo grau (ensino médio), estudei por três anos no Colégio São Francisco, educandário que ajudou a fundar.
Dentre todo o voluntariado gasparense, não há como deixar sem destaque o trabalho dessas mulheres na Rede Feminina de Combate ao Câncer. Algo muito bonito e difundido com excelência por aqui. Motivo orgulho de toda comunidade local.
Registro todas essas palavras porque, em minha opinião, os educadores mereciam mais reconhecimento. Não acredito que a Dna. NEUSA me conheça, mas por onde ela deixou seu legado, estudei quando jovem. Nesses estabelecimentos de ensino o seu trabalho foi e ainda é de suma importância. Acredito em um país melhor quando personalidades como esta tiverem maior relevância em nosso meio, assim como quando tivermos por nossos educadores a consideração que REALMENTE mereçam.

Barreira disse...

Caro amigo Adalberto, boa noite.
Bela homenagem da Sra. Neusa. Recordar é viver! Voltar ao passado é preservar o futuro.
Meus parabéns.
Lourival Barreira. SP
Ex Goleiro campeão pelo Olímpico em 1964

JÚLIO CESAR BRIDON DOS SANTOS - JC BRIDON disse...

Caro Adalberto: Já venho acompanhando seus artigos pela Arlete,minha esposa, escritora e poeta,que me repassa o que você, tão inteligentemente, escreve. Li, certa ocasião, da queda do avião,lá pelos idos de 50 e relembrei aquele momento como se o estivesse vivendo. Estudava no Colégio Santo Antônio, em Blumenau quando, numa bela manhã, não tenho muita certeza,mas creio que era um sábado e estávamos jogando futebol no campo do Colégio quando eu e alguns alunos vimos o tal avião.Não sei por que mas apontei para o avião e disse: "olha lá pessoal, aquele avião vai cair". Até aquele momento não estava acontecendo nada,porém, quando acabei de falar,ele começou a girar e despencou lá do alto."Caiu, caiu,caiu", gritaram meus amigos e olhavam para mim como se vissem um fantasma. Foram momentos maravilhosos, não tanto para o piloto,como para nós,garotos de 11 e 12 anos. Mas, gostaria de falar aqui de minha irmã Neusa, uma pessoa admirável e tenho muito orgulho de ser seu irmão. Parece que o "dom da poesia" está presente em nossa família. NEUSA, um caloroso abraço e um beijo gostoso.Te amo: Júlio Cesar

Arlete disse...

Que grande alegria ver hoje o poema da querida cunhada Neusa Bridon dos Santos Garcia .
O poema – 2 de setembro – homenageia o Fundador de Blumenau e o Sr Adalberto Day assim homenageia esta querida gasparense.
O Rafael Schwartz que me antecedeu nos comentários foi brilhante.
Nada mais teria a acrescentar.
Parabéns Neusa e parabéns Sr Day.
Arlete Trentini dos Santos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...