“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

domingo, 7 de setembro de 2014

- 22ª Gincana Cidade de Blumenau

Parabéns a todos os amigos Gincaneiros e seus autores, administradores e organizadores.
A vigésima segunda edição – GCB - sempre com muito sucesso, Realizada dias 06 e 07 DE SETEMBRO/2014 em sua parte derradeira das competições. A cada ano que passa, tanto gincaneiros como a comunidade se interessam mais e com mais qualidade. A aceitação e credibilidade pela comunidade, a cada ano aumenta, sendo este uma conquista para a manutenção de nossa cultura, tradição e história. 
Equipes inscritas: Amigos da Onça, Amigos do Barney, Arromba, Capitão Caverna, Coringas, Ecossistema, Elite 007, Lambda-Lambda, Mik, Safari, Senha 73, Sherlock, Sonic, The Neanderthais, Tribo dos Anjos.
Equipe Arromba é a grande campeã da 22ª Gincana Cidade de Blumenau 2014/Blog Jaime Batista da Silva 
RESULTADO FINAL DA 22ª GINCANA CIDADE DE BLUMENAU 2014:
1º Arromba - 417 pontos
2º Amigos do Barney - 417 pontos
3º Capitão Caverna - 384 pontos
4º Safari - 374 pontos
5º Coringas - 343 pontos
6º Tribos dos Anjos - 325 pontos
7º MIK 69 - 317 pontos
8º Amigos da Onça - 309 pontos
9º Sonic - 308 pontos
10º Sherlock - 298 pontos
11º Eco - 289 pontos
12º Lambda Lambda - 277 pontos 
Observação:Não poderá ter embate no primeiro lugar geral da gincana. O critério de desempate será o maior número de provas cumpridas. Neste caso vence a Equipe Arromba conforme a Organização da Gincana Cidade de Blumenau.  
Estou muito honrado por ser citado em uma prova da Gincana deste ano em um artigo que foi postado na Revista Blumenau em Cadernos, com o titulo
PROVA 02 – VÍDEO "SAUDADE"
[...]
Saudades da vila, das casinhas, da troca de gibis, jogar bilboquê, Kilica (Bolinha de gude). pião no meio da rua, banhar-se em um ribeirão sem poluição, do Tapume. Do centro histórico, da igrejinha São Paulo Apóstolo, tudo descaracterizado pelos insensatos donos do poder.
Saudades dos natais e do São Nicolau, do bombeiro, meu amigo e querido pai.
[...]
Saudades da cuca da Oma, do tear ao ruído das lançadeiras...Tec...tec...tec..., da sirene para alertar a entrada dos colaboradores da E.I. Garcia, das pescarias, das piavas e carás.
Saudades do clube 12 e do bairro, o Anilado Amazonas, do seu magnifico e belo estádio que foi aterrado impiedosamente pelo “progresso” ou da covardia de alguns dirigentes da Artex.
[...]
Saudades do Apito do Trem conduzido pela Macuca, que os “futuristas” destruíram em 1971. Saudades de apanhar no galho as goiabas, tangerina, araçás, pitangas, das festas Juninas de São João e São Pedro e desfiles pelas ruas, da fogueira, da pipoca, pinhão, quentão e premiação. Saudades do "desfile do papai Noel do agaême".
[...]
Saudades do Cine Garcia, Busch, Blumenau. e Cine Mogk
Saudades das janelas abertas e portas destravadas, saudades quando o pinico não era o prédio do congresso, e da esplanada. Saudades de quando se fazia por amor, jogar futebol, trabalhos comunitários, vereadores, hoje tudo interesses econômicos, Saudades quando vermelho era cor do sangue do brio e não da ideologia... Saudades quando o homem não tinha vergonha de ser honesto e virtude era dever não obrigação.
Saudades da palavra, da honra da simplicidade, da humildade, das estrelas cadentes, do luar e do sertão. Saudades da gruta Nossa Senhora da Glória, saudades da Marcha do Esporte comandada por Tesoura Jr. Na Prc4 Rádio Clube de Blumenau. Saudades do “Pick-up da frigideira”  “A vida com alegria é outra coisa” apresentado por Nelson Rosembrock). Saudades do Olímpico campeão, Guarani, Vasto Verde e Palmeiras, Saudades do  Rodolfo Sestrem “Tempo e Placar no Dêba”, Só porque hoje é sábado, Blu é uma parada. Saudades da confeitaria Tonjes, Saudades das pandorgas/pipas que eram confeccionadas e soltas pelo Tio Alberto no morro do doze.
Saudades da saudade, mas que o amor ainda existe.
Na realidade saudades e orgulho de ter vivenciado tudo isso...
[...]
Trechos de “Saudade”, de Adalberto Day, publicado Blumenau em Cadernos, t.55, n. 1, jan/fev 2014, pp. 93/97
Também fiquei muito feliz em participar do Programa na Rádio Nereu Ramos de Blumenau "CONEXÂO" com Giovani Mrozkowski, André, Adalberto - foto ) onde pude falar sobre o Aniversário da emissora e de Blumenau. Na oportunidade (01/09/2014) recebi com muito orgulho o titulo de "Padrinho dos Gincaneiros".
História:
No ano de 1993, A Gincana foi organizada pela Assessoria para  assuntos da  Juventude da Prefeitura de Blumenau  (em comemoração ao aniversário do município), pois naquela época ainda não existia a Liga de Gincaneiros. Na ocasião os irmãos Nico e  Fabrício Wolff  que era o Assessor, que coordenou o evento com a ajuda do Cláudio  (Caco) Peixer  e o Vinícios
Todos eles participaram da primeira edição.
No primeiro ano, foram 366, em seis equipes participantes. Hoje, chega a sua 22ª edição ininterrupta, com a participação de mais de 1000 inscritos em 15 equipes, além de colabores, que totalizam cerca de 2000 pessoas participando no evento. É importante salientar que boa parte das equipes se mantêm estruturadas o ano inteiro, participando de diversas outras atividades beneficentes.
Apesar de o evento ainda ser apoiado pela Assessoria da Juventude, hoje em dia é organizado pela Liga Blumenauense dos Gincaneiros, composta por 1 integrante de cada equipe, presidida pelo Gincaneiro Gilson da Motta Soares. A criação da LIGA foi um importante passo na consolidação da gincana, que passou a contar com administração independente para garantir estabilidade e continuidade da gincana.
Precedem a gincana às provas com objetivos filantrópicos. Toneladas de alimentos já foram arrecadadas ao decorrer da gincana, além de brinquedos, livros, produtos de higiene, agasalhos e cobertores. Todo ano os gincaneiros participam maciçamente do Pedágio da APAE, cobrindo diversos pontos de arrecadação e contribuem com o hemocentro através da prova de doação de sangue.
Já no final de semana do evento, acontecem as mais esperadas provas, compostas por charadas inteligentes que envolvem variedades, conhecimentos gerais, cultura e principalmente a história da cidade.
Do outro lado das equipes está a Comissão de Provas, coordenada desde 1997 (salvo em 2 edições) por André Mrozkowski, responsável pela elaboração e execução das tarefas. A CP vem cumprindo com êxito sua tarefa de fazer desta uma gincana diferenciada, com aspecto distinto das convencionais. As provas que acontecem neste evento se diferem da concepção tradicional de gincana. São provas muito mais complexas, em que as equipes têm que desvendar enredos, geralmente policiais ou de terror, através de interpretação de pistas distribuídas por toda a cidade.
Dentre estas provas, se destaca a prova da madrugada (a mais esperada), que tem duração até as 05 da manhã. Criptografia e sustos rolam a noite toda, inclusive em cenários que são preparados especificamente para esta prova, como sítios ou casas abandonadas, aumentando o suspense. E, por incrível que pareça, muita gente gosta destes sustos.
 Por suas peculiaridades, a gincana de Blumenau acabou virando referencial e modelo para diversas gincanas do Brasil, que buscam suporte em nosso evento.
Primeira Diretoria - Presidente - Humberto José de Paiva / Vice - Rodrigo Cirino / Primeira Secretária - Dominique Pires Ibbotson / Primeiro Tesoureiro - Rafael Coutinho dos Santos.
*********
Diretoria atual - Presidente /Gilson Soares/ Vice/Fernando Reinert / Primeira Secretária/Janete Valéria Jensen / Primeira Tesoureira /Danielly Gomes
Meus agradecimentos a todos os gincaneiros, pelo carinho. A minha esposa Dalva pelo seu empenho. Também agradeço em nome do André e Gilson, pela confiança em nosso trabalho e a toda equipe #GCBlu2014
Arquivo: Liga Gincaneiros de Blumenau/Jaime Batista da Silva/Adalberto Day  

Um comentário:

  1. Meu caro Adalberto,
    A grande vencedora destas gincanas na verdade são, as instituições que recebem seu donativos através das competições realizadas pelos bravos...sim, bravos jovens e até mesmo Srs. (a) que participam desta bela iniciativa de trabalho social, sim pois isso também é contribuição social.
    Parabéns por divulgar, e parabéns há todos os participantes.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...