"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

- A Stadtplatz

Apresentamos hoje quatro fotos espetaculares e inéditas, enviadas pelo presidente do C.N América Sérgio da Silva. A imagem de 1869 é apenas 19 anos após a fundação da colônia Dr. Blumenau, no Centro Histórico na Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras), a esquerda onde seria o atual prédio da CELESC.
A imagem de Blumenau de 1869 mostra a STADTPLATZ que significa CENTRO URBANO. Literalmente ¨LUGAR ( PLATZ ) da CIDADE ( STADT).
A foto retrata o atual local entre a rua XV de Novembro e a rua Ceará. No entremeio deste espaço está o atual prédio da Celesc, Depois, antes do campo do Palmeiras, vinha a ferraria d Kielwagen e, logo após o campo do Brasil/Palmeiras/BEC. Nos fundos pode-se ver os matos que vão desde o Tabajara até a secção sul do Morro do Aipim.
Foto: AHJFS
KOLONIE DIREKTION
O cartão postal de Blumenau da ANTIGA KOLONIE DIREKTION década de 1900 , mostra a Stadtplatz. Parte da Rua XV . Mais a esquerda o Hotel Holetz.
Ao  centro Marco com o Nome dos Primeiros Imigrantes.  De fato foi construído exclusivamente em homenagem ao Dr. Blumenau, como demonstram as placas de bronze que estão na frente e nas laterais do monumento. Inaugurado em 1902.
Somente em 1950, provavelmente durante os festejos do centenário, é que foi colocada uma placa adicional, atrás, com o nome dos primeiros imigrantes.
Assim sendo, é justo citar o monumento com seu nome original, apesar do complemento que recebeu em 1950, e da estátua que lhe foi erigida posteriormente.
O monumento ostenta o nome dos primeiros 17 imigrantes que chegaram à cidade e é dedicado à fundação de Blumenau. Construído em 1902 em granito rosa por Ermínio Stingnen, tem 3,5 metros de largura na base.
Rua XV de Novembro – na Praça da Cervejaria Biergarten
Marco Zero
O monumento marca o início da colonização e simboliza a fundação de Blumenau. Foi construído em concreto pelos imigrantes alemães e é considerado o referencial geográfico central da cidade.
Praça Hercílio Luz
Tradução da legenda na foto : BLUMENAU - CENTRO URBANO, JARDIM PÚBLICO com MONUMENTO AO DR. BLUMENAU e homenageando os imigrantes .
Editora : G. ARTHUR KOEHLER, Blumenau. Santa Catharina.
O atual Centro Histórico era uma parte do Stadplatz, e era conhecido como KOLONIE DIREKTION. Durante o período COLONIAL ou seja até 1880 aproximadamente.
Nada do que os novos DEFINIDORES DE NOSSA HISTÒRIA DIZEM do Stadtplatz Blumenau é verdadeiro, pois o definem como somente aquela restrita área. O verdadeiro Stadplatz incluia não só o atual Centro Histórico, mas todo trecho até o final da atual rua XV de Novembro, ou seja até onde edificaram a atual Prefeitura.
Foto: AHJFS
Clube Náutico América
A imagem por volta de 1935/36, mostra senhoras em frente ao Clube Náutico América, fundado em 20 de outubro de 1920.
A esquerda a Bandeira nacional e  a direita a bandeira com a suástica nazista.
Foto: AHJFS
Regata
A imagem de 09 de outubro de 1927, mostra uma regata no Rio Itajaí Açu no dia 09 de outubro de 1927. Com a participação dos remadores do Clube Náutico América.
 Sérgio da Silva/ HHJFS - Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. Postado por Adalberto Day
Colaboração especial: Niels Deeke e Wieland Lickfeld

10 comentários:

Charles Ringenberg disse...

Belas fotos Adalberto ! Tento imaginar quanto material fotográfico de época estaria ainda por ser revelado, muitas vezes esquecido em sótãos e porões de casas antigas e que os filhos e netos agora estão resgatando.
Quiçá todos entendam o valor histórico desse material e o doem ao acervo do museu colonial.
Obrigado por compartilhar tão belas imagens !

Olimpio Moritz disse...

ESPETACULAR.
Olimpio

Antonio Vieira disse...

Parabéns. Fico feliz em poder conhecer um pouco mais da nossa história, através do seu belo e importante trabalho.
Grande Abraço e obrigado por essas oportunidades.

André disse...

andremrozkowski @adalbertoday , as fotos são realmente sensacionais!

Sergio da Silva disse...

Amigo Adalberto, mais uma vez você me impressiona, com sua habilidade de escrever e dos detalhes, e assim enriquecendo a nossa história.
Abraço.

Sérgio da Silva.

Lui disse...

Pai!!!!!
Feliz Aniversário (15/04)!!!!!
Muitos e muitos beijosss
Com carinho Lui

Hans disse...

Meu caro amigo de muitos anos Sérgio,estou agradecido
pelo Email que você mandou esta noite.Quero deixar meu
comentário: E tudo excelente sobre a historia do Stadtplatz
da nossa linda Blumenau,só a tradução para a linguá alemã
tem falha.América nunca foi Iate clube americano como
esta mencionado embaixo com a fotografia das senhoras.
Sempre foi Clube de Remo Clube Náutico América! Também
nunca os remadores do CN América usarem Paddel como foi
colocado embaixo da foto da regata de 1927.Paddel e usado
no Kanu ou Kajak o Paddel não e colocado na forqueta o
Paddler tem o Paddel na mão. O Brasileiro pode ser que não
nota a diferença,porque não vai ler em língua alemã.!
Desculpe a observação.
Abraço teu amigo Hans !
Suíça

Paulo Roberto Bornhofen disse...

Adalberto,

Eu sei que não deveria ser, mas é: você sempre nos surpreende!
Este blog é uma fonte inesgotável, não apenas de relatos históricos, mas de momentos mágicos.

Parabéns e feliz a cidade, como Blumenau, que tem um blogueiro deste nível.

Abraços,

Paulo R. Bornhofen

Prof. Wieland Lickfeld disse...

Caro Adalberto, o Santa publicou, em 04/04/2011, à p. 10, matéria referente a passeio ciclístico realizado em homenagem ao naturalista Dr. Fritz Müller dias antes. "Passeio começou no Marco Zero de Blumenau, no Biergarten (...)", cita a matéria. Vi que o presente post também menciona a Praça Hercílio Luz como sendo o Marco Zero de Blumenau. Desconheço a origem da definição deste ponto da cidade como sendo nosso Marco Zero, mas proponho uma reflexão sobre o tema. Marco Zero, por definição, significa o local escolhido para o dar início a determinado empreendimento. No caso de Blumenau, e a historiografia parece não deixar dúvidas a esse respeito, isso se deu na "Barra do Velha", isto é, na região onde o Ribeirão da Velha desemboca no Rio Itajaí-Açu. Lá o Dr. Blumenau e Ferdinand Hackradt, juntamente com Angelo Dias e outros que devem tê-los acompanhado, acamparam na primeira vinda de Hermann Blumenau ao Vale do Itajaí em 1848 e de lá partiram para explorar a região; lá Hackradt construiu o primeiro engenho e as instalações para receber os imigrantes pioneiros; lá o Dr. Blumenau teve sua casa e plantou o roseiral que lhe dava tanto prazer, ambos devastados pela enchente de 1855; e lá também aconteceu o primeiro grande confronto armado com os primitivos habitantes da região em 1852. Ainda que a sede da Colônia fosse posteriormente instalada na região à qual hoje denominamos Centro Histórico, o Marco Zero de Blumenau teve lugar, de fato, na região onde atualmente está a nossa prefeitura e no passado estava situada a estação ferroviária. Não por acaso, por ocasião dos festejos dos 150 Anos de Blumenau, em setembro de 2000, por iniciativa da maçonaria foi instalado naquele local um grande mastro com a bandeira do Brasil, em cujo pedestal uma placa homenageia, citando-lhes o nome, os imigrantes pioneiros. Diz ainda a placa: "Homenagem aos homens, mulheres e crianças que a convite de Doutor Blumenau, começaram, neste local, a construir e escrever a história desta cidade." Grande abraço, Wieland Lickfeld

Sérgio disse...

Segunda, 28 Maio 2012 00:06 postado por Sergio da Silva
Quero parabenizar o Blumenews, pelo excelente trabalho de divulgação, vendendo nossa Blumenau ao mundo. Mas não posso esquecer o excelente trabalho realizado pelo historiador Adalberto Day, que vem dando vida as nossas foto antiga, demonstrando sua paixão pela história e pela nossa Blumenau.

Sergio da Silva.
Presidente.
Clube Náutico América.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...