“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

- Grupo Escoteiros Leões de Blumenau

Pátria Amada!
“O papel dos Museus, Ecomuseus e Museus Comunitários na 4ª Semana Nacional da Primavera nos Museus ”
Sob este título aconteceram, durante setembro/2010, os trabalhos referentes à 4ª Edição do Programa Nacional Primavera nos Museus em todo território nacional. Evento de fundamental importância para o desenvolvimento das pesquisas nas áreas da Museologia, Ecomuseologia, Museologia Comunitária, proposto pelos institutos IPHAN/IBRAM, buscam num diálogo interdisciplinar promover um debate entre os diversos discursos mnemônicos e seus registros.
Os museus lidam com a cultura material e imaterial de indivíduos e grupos sociais. Por meio da pesquisa, preservação e exposições de partes do universo cultural das comunidades , assim, contribuem significativamente, para o contato com diferentes formas de pensar, agir, produzir, representar e falar dos diferentes grupos sociais.
Entretanto, o simples contato com os múltiplos aspectos culturais não garante a compreensão da lógica das culturas representadas e o significado daquilo que é exposto, comunicado pelo museu. Nesse sentido, existe um forte esforço da expografia e da ação educativa para tornar compreensível para os diferentes públicos os discursos propostos pelas exposições e atividades educativas nesta época de primavera e bandeiras, e fora dela também.
A tarefa não é fácil, e tampouco eficaz em curto prazo. Por meio de exposições e ações educativo-culturais os museus promovem o contato entre diferentes culturas, propiciando a compreensão dos aspectos das culturas representados, o questionamento das visões propostas e a construção de novas. E, por fim, incentivar a ação no sentido de proporcionar mudanças nessas culturas, e naquelas dos públicos visitantes/ participantes.
Como seria isso? Há diversas formas de atuação nesse campo. Com exposições temáticas ficam mais evidentes as questões culturais: exposições sobre a vida cotidiana de grupos de comunidades, incluso as rurais, devem ser realizadas, e são bem vindas para as comunidades que delas participam. Os grupos representados, participam dos trabalhos desenvolvidos no museu gerando discussões, que por si só, já contribuem para o pensar e repensar desses grupos.
O Ecomuseu Dr Agobar Fagundes (foto) vem, nestes quatro anos de trabalho participando ativamente, dos programas propostos pelos órgãos responsáveis pela criação políticas museais no país, e desenvolvendo trabalho de pesquisa, que foram criados a partir das necessidades da comunidade na qual está inserido. Rico em datas significativas, setembro nos traz lembranças muito agradáveis, pois poucas são as pessoas que não se lembram da abertura da Primavera e das Paradas/Desfiles do dia 7. Sem discursos exaltados, o Grupo de Escoteiros Leões de Blumenau fez uma criteriosa demonstração didática sobre o valor dos Símbolos Cívicos Nacionais, seguida de cerimônia de Hasteamento da Bandeira Nacional e do Hino, tendo como público as crianças da Escola Margarida Freygang e representantes da comunidade Nova Rússia.
Escola Margarida Freygang
A intenção e objetivo da nossa proposta é a de proporcionar à criança que vive na zona rural, um maior contato com a criação cultural que é um fazer contínuo da sociedade no qual a criança tem um espaço próprio, ao mesmo tempo que lhe possibilita adquirir os instrumentos para conhecer, recriar, transformar, desfrutar o patrimônio cultural da sua região, do seu país, aprender a preservá-lo, para participar da construção da sua identidade,das mudanças da cultura de ontem, do hoje e do amanhã. Com a cerimônia do hasteamento da bandeira os escoteiros levaram até estas crianças e adultos um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de uma herança cultural, fortalecendo os sentimentos de pertencência à pátria amada!

Observação: No dia 13 de agosto de 1958 se reuniram diversos membros do Lions Clube de Blumenau - Centro para fundar o Grupo Escoteiro Leões de Blumenau.
_____________________
Autor: Profª Drª Valda de Oliveira Fagundes (Linguísta)
Diretora do Ecomuseu Dr Agobar Fagundes
Fone/Fax 47-3322-3099/litterae@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...