“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

- Sorveteria Sibéria

Casa e Sorveteria Sibéria, do senhor Schoenfelder, que ficava ao lado do Cine Garcia, na Rua Amazonas, Bairro Garcia, em Blumenau, no final da década de 1970. Logo após assistir à sessão cinematográfica, o público costumava saborear um delicioso sorvete. A casa foi construída na década de 1950. Em 1987, foi vendida e demolida para a ampliação do estacionamento da Paróquia Santo Antônio. (Foto: Arquivo de Ingrid e Fernando Pasold /Adalberto Day)
Publicado no Jornal de Santa Catarina –26/27 /12/2009, coluna ALMANAQUE DO VALE do jornalista Sérgio Antonello
Na Rua Amazonas em frente à Rua Antonio Zendron desde o início do séc. 20, existia o comércio de secos e molhados da família de Hermann Hinkeldey , quando não recebiam em dinheiro, faziam o escambo (troca) de mercadorias. Também neste local funcionava um salão dançante (Hermann Hinkeldey), e mais tarde por volta de 1941 com exibição de filmes e oficialmente em novembro de 1944, o cine Garcia até 1974 (foto), quando se transformou na Igreja Santo Antônio, e demolido em 1979. Depois de assistir ao filme, o ponto de parada era o Bar ao Lado do Sr. “Schoenfelder” para deliciarmos o sorvete caseiro feito na hora.

A  sorveteria Sibéria, "Construída na década de 50 pelo Sr. Osvaldo Schoenfelder,  ficava bem ao lado do antigo Cine Garcia, hoje pátio da Igreja Santo Antônio (foto acima). Além de sua residência,  e  Sorveteria  uma das primeiras do Garcia, havia também  uma barbearia, ambas de propriedade do Sr. Osvaldo. Mais tarde a barbearia foi fechada e construída um anexo que abrigou sua banca de revistas, algo que era uma novidade no bairro.
Em 1987, por forte pressão da Igreja a casa foi comprada e demolida para ampliação do espaço de seu estacionamento
Arquivo de Adalberto Day/Angêla de Oliveira  e Fernando Pasold

4 comentários:

  1. Meu, Adalberto, quantas saudades! O seu Schönfelder é quem cortava o meu cabelo, quando eu era pequena. A barbearia (crianças cortavam cabelo em barbearia) e a sorveteria eram contíguas. Para a gente não chorar enquanto cortava o cabelo, ficava prometido um sorvete para depois!
    Sabias que o Hinkelday do antigo salão Hinkelday era meu tio-avô?
    E quantas saudades do cine Garcia, Olegário e sua turma, e dos filmes de Elvis Presley e Gigliola Cinuetti!
    Urda Alice Klueger

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pela imensa emoção proporcionada por suas recordações. A sorveteria e barbearia eram do meu pai e trabalhei na juventude junto com ele. Sinto falta daquele gostoso sorvete que minha mãe fazia. É gratificante saber que minha família e tragetória fizeram parte de tantas boas histórias.
    Tentarei resgatar mais imagens e me comprometo a enriquecer seu acervo.
    Abraço!
    Oswaldo Schoenfelder Júnior

    ResponderExcluir
  3. Grande amigo Beto , que bom tu me dar oportunidade de abrir minha mente e ver este passado tão lindo que vivi e agora posso compartilhar com outros, pois eu mesmo sem ser do lugar rua amazonas frente Rua Antonio Zendron era la dos fundos do Garcia rua do Fifa hoje Rua Belo Horizonte,nos todos pelo belo ambiente viamos nos deliciar com as apresentações do famoso cine do hilkentais, Ontem Cine Garcia, hoje so lembranças do lindo passado e como era lindo, quando viamos no fim da matine com o seriado do Zorro ser atendidos pela familia do Sr Schonferder, pai de meu Amigo Osvado, nos servir a famosa geladinha era duas peças retangular de Valffer recheada de sorvete de nata so feito pela familia,ficavamos mas alguns minutos a negociar nossos gibis que vendiamos trocavamos e compravamos, sempre tinha a beira da rua uma carroça que vendia laranja, e tangerina , e os ambulantes que vendião Pasteis e Bananihnhas deliciosas, depois nos iamos de pé para casa pela rua Amazonas pois nosso dinheiro tinhamos gastados tudo em gulosemias como nos eramos felizes nos ficavamos contentes por centavos de cruzeiros tenho dito Abraços Beto do seu amigo Valdir.

    ResponderExcluir
  4. Neide Iten Lembranças e momentos inesquecíveis vividos nesses locais. Saudades desse tempo e das pessoas que aí fizeram parte da história da minha adolescência.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...