“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

domingo, 17 de janeiro de 2010

- O médico Paulo Pedro Mayerle


Um marco na medicina local
A história da medicina em Blumenau se confunde com os esforços do médico Paulo Pedro Mayerle. Depois de formar-se médico pela Universidade do Paraná em dezembro de 1937, o joinvilense nascido em 3 de janeiro de 1914 resolveu se estabelecer em Blumenau. Três anos depois de formado, já em 1940, ingressou no Hospital Santa Isabel. Por coincidência, quis o destino que o médico morresse em 4 de fevereiro de 1997, de insuficiência respiratória, justamente no hospital onde ajudou a salvar vidas por 57 anos..

A carreira de Mayerle no hospital foi marcada pelo sucesso. Foi membro do corpo médico, do conselho Administrativo e, mais tarde, homenageado como Membro Honorífico. Em 1993 recebeu o titulo de Cidadão Blumenauense, sendo ainda condecorado pelo governo do Estado com a Medalha Anita Garibaldi.
Além da capacidade, uma das características mais marcantes de Mayerle era a dedicação ao trabalho. Ficou famoso por manter o habito de ser sempre um dos primeiros a chegar ao trabalho, independente do horário que saia, muitas vezes ficando até altas horas da madrugada participando de cirurgias.
Também tinha uma espécie de sede por novos conhecimentos clínicos. Mesmo como novato no Hospital Santa Isabel, Mayerle se destacava pela vontade de inovar. Foi responsável pela chegada do primeiro lote de penicilina na cidade, para onde trouxe ainda o primeiro aparelho moderno de anestesia. Fez cursos no Exterior para trazer novas técnicas cirúrgicas para Blumenau.

Hospital Santa Isabel
Era profundamente habilitado para atuar em clinica geral, pediatria, analises clinicas, radiologia, entre outras especialidades. A Universidade Regional de Blumenau (Furb) gravou,em 1994, o depoimento do médico em filme para resgatar a historia da medicina na região. O médico alias, já havia doado seu arquivo pessoal e vasta biblioteca para o curso de Medicina da Furb, onde sempre foi respeitado e inspirava os jovens doutores. Ainda em vida, Mayerle recebeu o titulo de patrono de honra do curso de Medicina da Furb.
Suplemento do Jornal de Santa Catarina, sábado 2/setembro/2000 Volume 3 – Personagens, lugares e construções.
Foto: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva/Adalberto Day

4 comentários:

  1. Muito boa homenagem Adalberto. Vi que ele recebeu a maior homenagem do Estado de SC, o trofeú Anita Garibaldi. Parabéns Adalberto pela sua busca da história de Blumenau. Jaime

    ResponderExcluir
  2. Conheci bastante o Dr. Paulo Meyerle quando ele já era bem idoso, na praia de Armação de Itapocoroy. Ele tinha casa lá, e frequentava o restaurante do meu pai, também naquela praia. Era considerado uma lenda viva. As pessoas tinham um enorme respeito para com ele.
    Urda.

    ResponderExcluir
  3. Bom exemplo a ser seguido pelos jovens medicos de hoje, dedicação total ao serviço que fazia.
    Maravilhoso.
    E parabens pela matéria sr. Beto
    abraços
    Eduardo
    s.p

    ResponderExcluir
  4. PARABENS POR ESTA LINDA HOMENAGEM AO DR.MAYERLE.TIVE O PRAZER DE CONHECER ESTA PESSOA DE ALMA GENEROSA.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...