“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sexta-feira, 6 de maio de 2022

- O dia em que pensei ter ficado milionário

Hoje em histórias de nosso cotidiano, apresento um momento de pura nostalgia vivenciada por mim, e mais alguns amigos em 1977. 
Desde que começaram as apostas dos "13 pontos da loteria", em todos os cantos do Brasil apareceram os apostadores. Na então EIG - Empresa Industrial Garcia, não foi diferente. Comandado por um dos motoristas da empresa Hercilio Dalabona, fazíamos um bolão com boa parte dos funcionários da empresa. Baseava-se de acerttar 3 resultados e ser o ganhador. O esquema funcionava de eliminar 10 dos 13 jogos. Por várias vezes fomos vencedores, mas quase sempre o valor na divisão era pequeno e já ficava para a próxima aposta. Tempos bons!.
13 Pontos:
Frente e Verso
A famosa loteria esportiva já me fez por uns instantes acreditar que poderia ter ficado milionário. Mas tudo não passou de um sonho.
Com já era de costume, nós do nosso setor de trabalho na área de Recursos Humanos, antes empresa Garcia e depois na Artex, também fazíamos nossa aposta na loteria esportiva, na intenção de acertar os 13 pontos.
Nossa expectativa se tornava sempre atenta à TV a cada final de semana, e um dia se tornou realidade.
No teste 353 – data 03/04/09/1977 meu nome apareceu como titular deste tão cobiçado prêmio.
No dia 03/04 de setembro de 1977, esse instante mágico chegou. Fizemos os 13 pontos, eu fiquei feliz e vibrei muito por certo momento. Como não tínhamos telefone, na época, fomos até a casa do nosso amigo Danilo de Oliveira (aquele que mais apostava da nossa turma e foi ganhador em outras oportunidades) distante uns 2 Km de nossa residência, tão logo constatamos ser um dos ganhadores, isso no domingo à noite.
Chegando à residência do amigo Danilo, ele já nos desestimulou, dando gargalhadas e já foi avisando: “vão ser mais de 10 mil acertadores, pois não pintou nenhuma zebra”. A famosa zebrinha na telinha da Globo realmente não apareceu.
Olha eu aí...
Os resultados indicados em cada coluna, são os verdadeiros da época
Foram realmente milhares de acertadores, não lembro quantos. A quantia que ganhamos foi de Cr$ 7.011,76 divididos entre os  sete participantes da aposta. Coube a cada um de nós Walter Hort, Oswaldo Malheiros, Mauro Malheiros, Danilo de Oliveira, Paulo Gamba, Waldemar Hinkeldey e eu, a quantia de Cr$ 1.001,68 (equivalente em reais hoje de uns R$ 800,00) menos que um salário mínimo.

Mas o que importa foi o sonho, e a sorte pelo menos naquele dia chegou, e guardo com carinho este volante da aposta teste nº 353, um belo número.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história

29 comentários:

  1. Que legal...até hoje só ganhei no bicho, menos de R$10,00...mas fica a sensação de felicidade e esperança para sorteis!!! Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  2. Adalberto

    Espetacular essa sua história, de ter tido o seu sonho realizado de “ganhar na loteria esportiva”, mesmo que o montante do prêmio não tenha sido um número milionário, conforme sua inicial expectativa. Tenha a certeza de que muitas pessoas, como eu, estariam também muito orgulhosas de ter, pelo menos uma vez na vida, feito os fantásticos 13 (treze) pontos nesse tipo de bolão esportivo, super difícil de conseguir todos os acertos, principalmente quando jogado conscientemente, dentro das verdadeiras probabilidades lógicas, usando de uma análise realista de cada quadro, como também, da experiência e conhecimento da situação peculiar de todos os clubes envolvidos.
    Por isso eu declaro, Adalberto, independentemente do real valor pecuniário conquistado, você e seus heróicos e, não menos famosos sete parceiros, dessa aposta, são verdadeiros ricos sortudos, que podem se dar ao luxo de afirmar e comprovar que realmente acertaram todos esses treze jogos, o que faz muito bem para o ego e também para a saúde.
    Maravilha !!!

    CarlosASallesOliveira

    ResponderExcluir
  3. O que vale é lembrar da sensação gostosa daquele momento, o "sonho" , ganhaste, e aposto que foi o suficiente para sair para jantar com a família e muito bem!! Um abraço da amiga: Danielle B. de Chaves

    ResponderExcluir
  4. Que sarro essa história! Dei risada aqui imaginando ser milionário por um minuto apenas, hehee. Acredito que a comemoração tenha custado mais caro que o prêmio em si.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Fantastico
    Sonhar todos sonhamos. Quem não esteve neste final de ano de 2009 na lista de sonhadores. Quantos números acertou, um, dois ? Mas o fundamental é que sonhou. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia amigo Beto. Um Feliz Ano Novo a você e sua nobre família. A respeito dessa loteria esportiva eu tenho uma a contar a você tambem. Um colega meu, do Banco, foi ganhador de uma dessas, isto é, após conferir e reconferir seu volante, constatou haver acertado os 13 pontos. Fez o maior do "AUE" com a família, telefonou pros parentes em Floripa preparando o espírito dos mesmos, pegou um taxi, colocou toda a família dentro e se mandou pra lá para comemorar. Fez uma "festança", quebrou louça bebeu e esbaldou com o pessoal. Chegando em Blumenau, constatou que houve mais uns 20 mil acertadores. Durante muito tempo ele se arrependeu do que fez, mas, já tinha feito... De alguma forma, vocês tambem merecem os parabens por haver acertado a cobiçada....

    ResponderExcluir
  7. Prezado AMIGO Adalberto , o maior prêmio q até hoje recebi foi manter a minha saúde. Nunca apostei nada e por isso não posso sonhar ou reclamar... Desejo à sua Família muita saúde . O Faraó Tut-Ank-Amon " é a prova do que afirmo:" Quem falece prematuramente, permanece mais tempo morto" Abraços, Werner

    ResponderExcluir
  8. Como sempre digo pra mim mesmo, alegria de pobre dura pouco. rss Feliz de vc, meu colega Adalberto. No meu caso, o único prêmio que ganhei até hoje em sorteios, rifas e afins, foi um casal de codornas, numa festa de igreja ha uns 20 anos. Depois de muito tempo sem botar ovo, fui descobrir que na verdade havia ganho 2 machinhos. rss Portanto, só posso dizer que vc é sim um homem de muita sorte por ter feito os 13 pontos, independente do valor do prêmio. rsss Abração.

    ResponderExcluir
  9. MUITA ENERGIA PARA COMEÇAR MAIS UM ENTRE AS DEZENAS DE ANOS QUE ESTÃO
    POR VIR... SUCESSO, DINHEIRO E AMOR.....

    --
    Atenciosamente,

    Jorge Alexandre Lucas

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito de sua história, como de tudo do seu blog.
    Tenho uma parecida mas inversa... Quando pequena,tinha cinco anos,eu e meus irmãos fizemos um juramento ao nosso pai que jamais jogaríamos a dinheiro.Ele estava traumatizado, pois seu grande amigo, havia se suicidado por dívidas de jogo...
    Promessa que quando quebrei, consegui fazer zero pontos na loteria esportiva.Fato muito difícil também.
    Por isso nunca mais joguei.
    Qualquer hora vou fazer o cálculo de quanto já ganhei... deixei de perder!

    ResponderExcluir
  11. Amigo!
    Espero que ao lado da família voce tenha tido um ótimo Natal e uma bela passagem de ano.
    Quanto a loteca, como cheguei em Blumenau em 70, lembro-me dessa historia de 77 na cidade, pois foi muito comentada do cartão premiado.
    Mas é sempre bom lembrar que pessoas como voce Adalberto, se fosse milionário, continuaria com olhar linear, pois só os grandes não mudam, não ficam diferentes quando tbem tem uma grande conta bancaria.
    Abraços e juntos em 2010
    Hamilton Antonio

    ResponderExcluir
  12. Amigo Adalberto, passei por uma situação idêntica em 1998! Grande abraço e feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  13. KKKKKKKKKKK.Tambem ganhei nesta ai.Não deu nem pra pagar um outro cartão.Alias.........só não ganhou quem não jogou.Vinha da praia conferindo e me lembro que qdo cheguei em casa e fui falar pro meu pai, ele me disse que era pra sossegar o faxo que eu e a vizinhança toda haviamos ganhado............kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Beto,

    E vcs continuaram tentando?

    Dizem que os apostadores, depois de sentirem o gostinho, querem sempre apostar mais e mais...
    Como foi com vcs?

    Um abração, Vilma

    ResponderExcluir
  15. Oi tio adorei o post do bilhete milhonario hehehe... essa zebrinha também me faz sempre lembrar o vô e seu sonho de ganhar na loteria. Muito legal, parabéns!!!

    Bjos
    Elaine

    ResponderExcluir
  16. A Rádio Cultura de Santos Dumont-MG,AM 1580 KHZ, fundada em 17 de agosto 1949 passou a ser administrada, em 01/01/2010, pela Sociedade Mineira de Comunicação, empresa sediada em Juiz de Fora-MG:
    Diretor Artístico: Sérgio Rodrigues,
    Diretor Administrativo: João Begatti,
    Diretor Comercial: Carlos Ferreira,
    Gerente de Desenvolvimento: Evandro Begati,
    Gerente de Jornalismo: Alessandra Batista,
    Coordenador de Esportes: Thiago Werneck.

    Na internet: www.cultura.radiomineira.com

    No orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97354075

    Cultura, uma rádio mineira!
    LEIA MAIS AQUI NO BLOG: www.carlosferreirajf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. oi adalberto hehehe
    adorei a historia da loteria esportiva hehehe
    desculpe q so li agora mas realmente nao tive oportunidade antes,
    mas deixei o teu email como "nao lido" justamente para q eu tome tempo noutra oportunidade para le-lo e agora o fiz
    que interessante
    mas sabe q eu nunca entendi muito dessa coisa de loteria ? hehehe
    desculpe a ignorancia , mas o que eh qdo da a zebra ?
    q alguem ganhou sozinho ?
    lembro da tal zebra antigamente, mas na real nunca saquei bem o q significava hehehe
    um abraco de bonn onde a temperatura esta muito baixa
    bettina riffel
    da Alemanha

    ResponderExcluir
  18. Beto,
    Eu fui conferir se havia algum jogo no cartão em que eu poderia estar envolvido. Felizmente não. Já pensou se eu estivesse na grande zebra e você tivesse errado?
    Azar teu, não ter ganho uma bolada. Sorte nossa que temos o pesquisador.

    ResponderExcluir
  19. Ahhhhh, seu Adalberto.
    Eu era criança e me lembro muito bem que meu pai TAMBÉM FICOU RICO com esse jogo.
    Como diz o ditado: ALEGRIA DE POBRE, DURA POUCO.

    Um abraço.

    BARREIRA.

    Curitiba

    ResponderExcluir
  20. filipi_santanaFilipi@
    @adalbertoday Bem interessante a história! Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  21. Eu só ganho em rifa e roda da fortuna, hehehe. Já ganhei bicicleta, cafeteira, liquidificador, tv... Mas nunca ganhei em loteria, também não jogo. Acho que vou começar a arriscar mais na sorte! Seguir o costume do meu pai que sempre fazia uma fezinha. A propósito Beto, por acaso essa letra no cartão da loteria esportiva que você scaneou não é do meu pai? Nossa, se não for é muuito parecida! Boa semana pra você! Abraço, Fernanda.

    ResponderExcluir
  22. Muito boa a história.
    Imagino como devem ter ficado decepcionados com o prêmio. Mas é assim, um dia chega a sorte grande.
    Na virada de 2010 para 2011, fizemos a quina na mega-sena da virada.
    A emoção também foi grande... rs.
    Abraço e boa sorte!

    ( Mas vê se joga, né? huashuahsh)

    ResponderExcluir
  23. comigo teve um fato parecido.mais ou menos no ano de 198o,eu fui conferindo o cartão da loteca e fui acertando todos até o jogo n* 12 n0 jogo 13 eu havia jogado duplo coluna um e dois para o meu azar deu coluna do meio ,quiz morrer!!!nossa...

    ResponderExcluir
  24. Carmen Gelezauskas
    Adalberto coincidência. Tive um tio com nome de Hercílio Dallabona, nascido em Timbó. Morador de Campo Largo/ PR ( mas não se trata do mesmo. Eu TB acompanhei essa fase. E gostava de assistir no domingo a noite a Zebrinha dar os resultados

    ResponderExcluir
  25. Henrique Santos
    Bolão de loteria esportiva rolava dentro da empresa industrial Garcia pessoal só esperava o fantástico para ver a zebrinha

    ResponderExcluir
  26. Edmundo Edi
    Me lembro desta época saudosa que vivemos com fé e juventude que não volta mais. Agora só agradecer a Deus que ainda deixa nós recordar.

    ResponderExcluir
  27. Rose B. Puehler
    Hehe, não sabia disso. Amo essas histórias que você tem em suas memórias e compartilha conosco!! Obrigada Beto e Dalva.

    ResponderExcluir
  28. Ivonete Poerner
    Bons tempos Adalberto. Tudo era motivo para fazer bolão. Jogos da copa tb foram muitos. Até do fim do famoso "rodizio". Quem vivenciou deve se lembrar. Ah, tempos bons. E os
    famosos "consórcios". Quantas coisas adquirimos . Principalmente televisões do Paraguai. Kkkk

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...