"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

- O Cronômetro



Cronômetro da Marca Omega, das décadas de 1950 até 1970. Esse da imagem foi utilizado na antiga Empresa Garcia e Artex. O trabalho era executado pelo Departamento Técnico/Departamento de Tempos e Métodos – os cronometristas mediam a eficiência dos colaboradores nas indústrias têxteis de Blumenau. (Foto: Arquivo de Dalva e Adalberto Day)


Publicado no Jornal de Santa Catarina – Quarta-feira 18/11/2009, coluna ALMANAQUE DO VALE do jornalista Sérgio Antonello

Sala de Costura Artex anos 60


Sala de Tecelagem anos 70
Arquivo de Adalberto Day

2 comentários:

Alfredo disse...

Adalberto
Onde você conseguiu essa reliqui. Muito legal, eu conheci na Garcia e Artex, creio que é dos anos 40. Vou passar em sua casa para ver essa maravilha.
Parabéns mais uma vez.
Alfredo G.da Luz
Camboriú.

Anônimo disse...

Adalberto
Conheci muito bem esses cronômetros. Tanto na tecelagem como na costura ou fiação, era um terror para os empregados. Pois ajudava a controlar a eficiencia das pessoas, e muitas vezes era desumano, pois os mais novos conseguiam mais agiliada e prejudicavam os mais experienntes, e a fadiga aumentava. Conheci muitas injustiças neste aspecto. Os empresários achavam que os mais rapidos eram melhores: negativo isso, nem sempre o mais rápido é o melhor e a qualidade?.
Mas este cronômetro é muito antigo eu já conhecia na Garcia e na Artex nos anos 50...é raro
Parabéns.
LW

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...