“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

- Enxurrada de 1983


Casa destruída na Rua Emilio Tallmann do senhor José João da Silva
conhecido como ICA.
- Na madrugada 17/dez/1983 a região principalmente do bairro Progresso, Rua Emilio Tallmann, e transversais, Rua da Glória, Hermann Wendeburg, foram duramente castigadas pelas águas que levaram tudo que encontravam pela frente. Nossa residência que se localizava na Rua Catarina Abreu Coelho, 30 no Progresso – próximo a Associação da Artex, também foi atingida com a marca de 1,60m em sua altura maior. Essa enxurrada foi de proporções idênticas a essa de 2008 na região da Rua Emilio Tallmann, e onde nós morávamos. A ponte que dava acesso a Rua Emilio Tallmann, Júlio Heiden, próximo a Associação Artex, foi violentamente atingida e levada pelas águas a uma distância próximo a 100m. Toda Associação Artex e redondeza, sofreram destruição, fato este repetido no último dia 22/23//nov/2008. Também a ponte que dava acesso a Rua Júlio Heiden, foi destruída pela enxurrada.
Ponte da Rua Catarina Abreu Coelho 17/dez/1983

Ponte Catarina Abreu Coelho em 22/23/nov/2008
25 anos após - a repetição
-Para nossa família e tantas que sofreram com essa enxurrada, não foi motivo para desanimar, ao contrário, com ajuda de amigos toda comunidade conseguiu se reerguer. O fato mostrou a força que nossa comunidade possui de reconstrução. Eu particularmente, fiquei muito abalado inicialmente com o ocorrido, pois não estava em casa, tinha ido a uma festa de final de ano da Empresa Artex. Minha esposa ficou em casa com nossas filhas de 1 ano e 5 anos, foi socorrida por vizinhos. Como estava próximo o Natal, buscamos força e deixamos a casa em condições de fazer uma bela festa natalina, e assim comemoraramos com toda a família e sobrinhos.
Arquivo de Adalberto Day

5 comentários:

  1. Herta Butzke da Silva Nós passamos á noite toda dentro da sem poder sair foi uma noite de sofrimento Sr Adalberto esta foto que aparece em cima que foi postada era nossa casa nós passamos á noite toda dentro da casa sem poder fazer nada bastava só pedir á Deus que parasse a chuva que baixasse as águas mas saímos bem com vida que é tudo mas quem passou por isso guando chega perto de Natal a gente lembra mais foi triste mas estamos aqui

    ResponderExcluir
  2. Ivanete Wahldrich São lembranças muito triste pra quem passou por isso lembro bem dessa tragédia gracas Deus nunca passei por isso

    ResponderExcluir
  3. Mara Rubia Degang Lembro bem deste dia,ficamos a noite toda em cima da casa no telhado

    ResponderExcluir
  4. Sonia Ruth Anton Bauler Quanta tragédia já passamos. Quanto somos fortes por recomeçar. É triste rever, e elogiar a guarra de um povo.

    ResponderExcluir
  5. Sérgio Luiz Schaefer Beto, lembro muito bem desse dia. Eu e minha mãe fomos até a loja do Nelson Krug naquela tarde. Minha mãe disse assim: " Veja, todos estão limpando e enfeitando suas casas para a chegada do Natal". Naquela noite, ocorreu a enxurrada e todas as casas da rua haviam sido atingidas e estavam irreconhecíveis. Foi realmente terrível o que aconteceu.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...