"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

sexta-feira, 23 de maio de 2008

- Artex S/A


Fábrica de Artefatos Têxteis Artex S/A, em 1938. A empresa foi fundada em 23 de maio de 1936 pelo polonês Theophilo Bernardo Zadrozny e pelo austríaco Otto Huber, que trabalhava na Empresa Industrial Garcia. Também estiveram juntos na fundação Max Rudolf Wuensch e Albert Hiemisch, que igualmente atuavam na Empresa Industrial Garcia, Alfredo Hess, Artur Rarbe. O primeiro diretor-presidente foi Ricardo Peiter. 
- Publicado hoje (23/05/08) no Jornal de Santa Catarina- coluna Almanaque do Vale do jornalista Sérgio Antonello.
Arquivo Adalberto Day
História
- A empresa Artex foi fundada em 23 de Maio de 1936 na Rua Progresso nº 150 –, por Theophilo Bernardo Zadrozny e Otto Huber, que compraram as terras da família Gresvsmuhl. É bom observar sempre o capital agindo sobre o proletário. Theophilo Bernardo Zadrozny, não possuía grande conhecimento no ramo têxtil, porém seu dinamismo e espírito empreendedor possibilitaram a fundação de uma nova empresa a Artex S/A. Então convidou um hábil tecelão e técnico chamado Otto Huber que trabalhava ali próximo na Empresa Industrial Garcia, para associar-se. As duas empresas citados Garcia e Artex foram empresas que fizeram através de seus colaboradores, o crescimento não só do bairro Progresso, mas de todo grande Garcia. Otto Huber (Austríaco) um dos fundadores da Artex trabalhou 30 anos na E.I.Garcia, e convidado por Theophilo Bernardo. Zadrozny (nascido em Brusque....?) *¹foi para a Artex.
“Otto Huber foi um profundo conhecedor da arte de tecer. Era mestre Técnico da Empresa Industrial Garcia, e prestou relevantes serviços a industria de Blumenau. Ele não concordava com algumas atitudes do diretor geral da Empresa Industrial Garcia Sr. João Medeiros Jr., que entre outras era muito querido pelos empregados, por promover lazer através de esportes” e diversão com musicas que eram ouvidas nas horas de folga no interior da empresa, por intermédio de alto-falantes desde 1929..Huber comentava com amigos e empregados, que quando tivesse oportunidade, montaria sua própria empresa. E essa oportunidade surgiu em 23 de maio de 1936, em um convite que recebeu de Theophilo Bernardo Zadrozny, e juntamente com outros empregados da Empresa Industrial Garcia, fundaram a Artex.”– O Primeiro diretor Presidente foi Ricardo Peiter. Também iniciaram os preparativos na montagem da nova empresa, Max Rudolf Wuensch e Albert Hiemisch”. “Esses dados tive acesso desde garoto, e mais recentemente, em uma entrevista no dia 18 de agosto de 2004. com o Sr. Theo Hartmann nascido em 1919, Hartmnan trabalhou por mais de 40 anos na Empresa Industrial Garcia, e conheceu Otto Huber, que lhe repassou esses dados”.
____________
¹ Nos anexos estão documentos de registro de nascimento de meu avo Theofilo Bernardo Zadrozny na cidade de Lotz (Polônia) em 24 de maio de 1890.
O anexo em forma de foto esta escrito em russo ciríloco, língua obrigatória na Polônia na época e na forma de woerd a sua tradução para o ingles.
Um abraço
Alfredo Zadrozny
Observação:
Os anexos estão em meus arquivos.
Arquivo Dalva e Adalberto Day

6 comentários:

Adilson Siegel - Ticanca disse...

Adalberto,

Em 13 de Maio, completei 33 anos de atividades profissionais, dos quais, por 20 anos, dedicados à Artex S/A.
A Artex representa muito n minha vida. Foi uma verdadeira e magnífica escola. Proporcionou-me desde o mais simplório curso de datilografia até o subsídio de 80% de meu curso superior.
A Artex tem um profundo papel na minha formação como pessoa, como homem de caráter, fiel aos valores morais e éticos, amplmente difundidos dando seqüência em tudo que ouvia desde o berço.
Atualmente sou consultor de Gestão Empresarial e utilizo bastante os conhecimentos adquiridos nesta grandiosa empresa.
Já passei por muitas empresas mas confesso, jamais encontrei um ambiente tão amistoso e profissional quanto o que convivi e aprendi na Artex.
Sinto orgulho imenso em dizer que um dia ajudei a construir a história desta empresa e a servi com muita dedicação e amor.

Juliano Russi disse...

Boa tarde Sr. Adalberto,
fiquei devendo o meu e-mail. Vou lhe passar o meu particular = juliano.russi@terra.com.br

Aproveito a oportunidade para dizer que nesse momento estou ouvindo o Sr. dar uma entrevista na Rádio Bandeirantes. Queria lhe parabenizar pelas informações. Está sendo um aprendizado "de primeira".

Um cordial abraço,

Juliano Russi
Blumenau/SC
juliano.russi@terra.com.br

kesia lara caetano disse...

Olá sr. Adalberto
eu Kesia Lara, tambem fui uma funcionária (escritorio regional em Goias) dessa tao conceituada empresa, pena que eu sai quando ela foi vendida... em 1997, foi o meu 1 emprego, o qual me tras muitas saudades e muito orgulho. Trabalhei apenas 2 anos. Gostaria de saber o pq que uma empresa desse porte teve que fechar. Estou cursando adm. de emp. e gostaria de saber mais da 1 empresa que trabalhei. Obrigada
kesialarabn@hotmail.com

Clarice Hiemisch disse...

Adalberto,
É com grande alegria que me dirijo a você. Parabéns pelo seu trabalho e dedicação em preservar a nossa história. Represento a 3ª geração da família Hiemisch que trabalhou na Artex, primeiro representada pelo meu avô Alberto Hiemisch, depois pelo meu pai Sigmundo Hiemisch.
Quero deixar registrado que foi um prazer ter convivido com você nos anos em que trabalhei na Artex. Lembra? Comecei no Departamento Pessoal, onde conheci você, passei pela Telefonia, Cartonagem, e Departamento de Suprimentos. Bons tempos ....
Abraço
Clarice Hiemisch
clarice@gpmsa.com.br

Anônimo disse...

MEU NOME E KATIA MARTINS PROCURO UM EX FUNCIONARIO DE NOME HEMAN GETZ QUE PRESTOU SERVICO EM VOSSA FABRICA NO ANO DE 1996, MUITO IMPORTANTE QUE EU VENHA LOCALIZAR ESTA PESSOA, POIS O CASO E EXTREMA URGENCIA.

Honorio disse...

Prezado Adalberto,

Para completar o currículo profissional da minha esposa, preciso saber o endereço do escritório de representação da Garcia /Artex em São Paulo, onde ela trabalhou por volta do ano de 1973.
Ela se lembra de ser na região da Rua Vitória, Rua Santa Ifigênia, Rua do Triunfo, no centro de São Paulo.

Pesquisei na internet e encontrei o seu blog.
Fiquei impressionado com a riqueza de detalhes e a quantidade de informações lá existente.
Será que você poderia me ajudar com essa informação?

Desde já agradeço a sua atenção,

Atenciosamente.

Honorio
Prezado Adalberto,

Encontrei a informação que eu precisava. O escritório ficava na Rua do Triunfo, 45.
De qualquer forma, agradeço a sua atenção e mais uma vez, parabéns pelo blog.

Atenciosamente

Honorio

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...