"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

quinta-feira, 13 de março de 2008

- Contos do José Geraldo Reis Pfau



Lembranças da minha juventude No ano de 1965 ganhei de presente de meu pai Osmênio Pfau e meu tio Ageo Guerreiro este carro - Chevrolet Pavão - 1927 - Canadense - 4 cilindros.
Por Zé Pfau
- Com apenas 15 anos de idade tive a oportunidade de ser proprietário de um carro. Um carro velho, caindo aos pedaços que meu tio Ageo Guerreiro (um cara genial e que o considero muito - era casado com a irmã da minha mãe, foi dono da SOCATEL - maior construtora - de terraplenagem - de Blumenau e uma das mais importantes de Santa Catarina na época anos 60/70) comprou e meu pai arrumou. Reformei, os amigos estiveram juntos na oficina, raspando, pintando na cor branca, colocando acessórios, rodas e pneus especiais. O Chevrolet Pavão 1927 era quatro portas, conversível e com estofamento imitando o Willys Itamaraty que era o carro mais nobre da época. Neste período surgiram outros carros antigos deste tipo "calhambeque" e na mão de jovens. Foi assim um Dodge do Gilson Soutinho filho do dono dos Acessórios Tem Tem, o Fordinho 29 - chamado de Margarida do Renato Schramm que residia na Alameda Rio Branco. Era Margarida porque tinha adesivado na porta uma flor "margarida". Depois o Fordinho 29 coupê - com assento da sogra - dos irmãos Rufino. Eram "footing" na rua XV todos os dias. Circulávamos entre a Alameda Rio Branco e um trevo que existia na XV onde está hoje o relógio de flores até o extremo

da XVcom a Rua das Palmeiras onde está hoje uma obra de arte da reurbanização daquela via. Finais de semana em Balneário Camboriú. O lugar de encontro destas relíquias era na esquina da Alameda e Rua XV quando freqüentávamos o Restaurante e Confeitaria Aquarium junto ao Grande Hotel. E que na noite agitava num boite que se chamada "Humpapá". Era uma época de muitos bailes de debutantes e no eixo Florianópolis, Itajaí, Blumenau à Rio do Sul íamos a todos os bailes, em turma, de smoking num carro antigo.
Arquivo: Adalberto Day e Zé Pfau.Colaboração: José Geraldo Reis Pfau , publicitário há mais de 30 anos em Blumenau

2 comentários:

Valther Ostermann disse...

Olá, família Day. O blog é uma delícia, sou visitante assíduo.
Parabéns

Valther Ostermann

Ignez disse...

Vocês são muito gentís.
Parabéns por suas personalidades tão linda!
Agradeço a dica do e-mail zefpfau@gmail.com que me atendeu muito bem.
Vale a pena viver cercada assim de pessoas como vocês.
Já falei com a pessoa indicada pelo Sr. Pfau a respeito da Socatel e estou no caminho certo.
Abraços a todos vocês e continuem nesta cordialidade. que a felicidade concedida, lhes retornará em dobro.
Abraços,
Ignez Bertoldi.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...