“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

terça-feira, 18 de março de 2008

- Complexo do Sesi e Teatro Carlos Gomes

Mãos à obra!
Por Ricardo Stodieck - Presidente da ACIB.

Foto: A.C.Arquitetura/Divulgação/Jornal de Santa Catarina
- O projeto de ampliação do Complexo Esportivo Bernardo Wolfgang Werner (Sesi) é a prova de que Blumenau pensa no futuro. Nada mais sensato do que modernizar e ampliar o espaço. Quando inaugurada, há 30 anos, a estrutura nascia pelas mãos de uma comunidade empreendedora, ávida pelo desenvolvimento. É a mesma comunidade que hoje antevê o futuro e sabe da importância que a ampliação tem para dar suporte às modalidades esportivas individuais e coletivas, como o nosso Metropolitano. Foi municipalisado a partir de 27 de julho 2022. 
(Ricardo Silva/PhotusPress)

A cor original das fachadas do Teatro Carlos Gomes foi recuperada graças a um trabalho minucioso de pesquisa. Uma argamassa especial foi preparada para devolver à edificação, tombada pelo patrimônio histórico estadual, as características originais.
A mesma leitura pode ser feita a partir do projeto de ampliação do Teatro Carlos Gomes. A cultura é tão importante quanto o esporte para o desenvolvimento da sociedade. As duas estruturas precisam se adequar às novas demandas da comunidade, oferecendo conforto e qualidade nos serviços prestados.
Os projetos se complementam e não concorrem entre si. Tanto o teatro como o Sesi podem aproveitar recursos disponibilizados pelo Estado e pela União através de leis de incentivo fiscal. Recursos que estão disponíveis somente para essa finalidade, sem competir com o que está programado para ser investido na educação, saúde ou segurança. Se Blumenau não aproveitar, outras cidades o farão.
Os projetos ainda não foram aprovados. Processos técnicos, como o estudo de impacto de vizinhança, devem ser respeitados. Depois disso, as entidades empresariais da cidade (Acib, Ampe, CDL e Intersindical Patronal), com a liderança da Fiesc e da prefeitura, terão papel fundamental na captação dos recursos. Essa união, aliada ao bom relacionamento obtido nos poderes Executivo e Legislativo municipal, estadual e federal, será decisiva para viabilizar as obras. Não podemos subestimar a capacidade de aglutinação e superação de Blumenau. São duas excelentes oportunidades que a cidade não pode deixar de aproveitar. Como já dizia nosso poeta Lindolf Bell, "Menor que meu sonho, não posso ser". Mãos à obra!
História
- Centro Esportivo Bernardo Wolfgang Werner
O projeto original do SESI – Centro Esportivo Blumenau, hoje Centro Esportivo Bernardo Wolfgang Werner, foi concebido em 1974/75, tendo a primeira parte sido concluída em 1976/77, pelo escritório Lindner Herwig Shimizu Arquitetos.
O Dr. Bernardo Wolfgang Werner, então presidente da FIESC, conseguiu trazer este projeto para Blumenau, com a idéia de tornar a cidade um centro esportivo de referência, tanto para o trabalhador quanto para os atletas de todo o Estado, e especialmente para a região, à época com atividade industrial muito forte e rica.
O Complexo Esportivo Bernardo Wolfgang Werner, foi inaugurado em sua primeira etapa em 1978.
- Desaparece O FROHSINN. Surge o “CARLOS GOMES”
O Teatro que abriga a Sociedade dramático-Musical Carlos Gomes é um dos mais distintos espaços para atividades artísticas de todo o país. Inaugurado em 1º de julho de 1939, com um memorável baile de gala, a história de sua construção começa em 10 de dezembro de 1935, quando foi lançada a pedra fundamental do novo teatro, situado na rua XV de Novembro, no Centro da cidade.
Ele substitui o antigo Teatro Frohsinn, que desde 1895 abrigava a Sociedade Teatral de mesmo nome. Localizado na Rua das Palmeiras, o prédio foi importante para o desenvolvimento social da cidade, sendo local de grandes bailes, das primeiras exibições cinematográficas e das apresentações artísticas.
Arquivo: Adalberto Day/Colaboração: Ricardo Stodieck, presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) e do Teatro Carlos Gomes Fonte: Assessoria de Imprensa Acib e Associação Empresarial de Blumenau

4 comentários:

  1. Beto,

    Eu acho que o tempo não passou, pois tudo isso continua muito vivo em minha memória. Eu não tenho mais palavras para elogiar tão importante trabalho. O proximo passo será uma visita a você.

    Um grande abraço
    Walfrido Bachamnn - Campinas SP

    ResponderExcluir
  2. Day
    Acho que com a intervenção sempre importante da ACIB – através do Ricardo Stodieck, creio que em breve teremos um moderno estádio de futebol em nossa cidade. O Ricardo já mostrou para que veio, conseguiu mobilizar toda a sociedade, e está deixando o nosso teatro maior Carlos Gomes, muito bonito. Parabéns a você e ao Ricardo Stodieck pela bela postura.

    ResponderExcluir
  3. Adalberto/ Dalva
    Sou do Rio de Janeiro. Como sou colecionadora de C. Postais antigos e tenho uma sobrinha que mora aí em Blumenau, recebi o e-mail: NEWS LETTERS nº10,Blog Adalberto Day, que fazia referências ao Teatro Carlos Gomes.
    Fiz uns PPS sobre Blumenau, que caso interesse a vocês, poderei, com muito prazer, mandar.
    Tudo a respeito de Blumenau, muito me interessa. Salvarei e guardarei com carinho.
    O meu abraço de admiração, pois preservar a memória de um país é digno de apreço,
    Marília Carqueja Marília Carqueja - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  4. Diante dos fatos(não desmerecendo em momento algum a importância da cultura);mas toda e qualquer atividade, seja financeira,articulações, e "forças" devem ser direcionadas à reconstrução da cidade pós enchentes.Dois pólos específicos e direcionados(TCG E SESI)não são prioridades!

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...