“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

- Catedral de Blumenau é cartão Postal

- Catedral São Paulo Apóstolo lota em missa de Padre Bachmann – 22 de fevereiro 2008 – foto Jandyr Nascimento. - A Igreja Matriz São Paulo Apóstolo atual Catedral, é cartão postal principalmente após a conclusão da obra da Torre - inaugurada em 01 de junho de 1963.

Torre
As pedras de " Pórfiro Rosado " ( ditas granito rosa) com que foi edificada a Torre e a Catedral São Paulo Apóstolo, além do muro na rua Padre Jacobs,  em Blumenau, vieram sim de ¨ TREM ¨ , provindas da lavra de cantaria no Morro da Subida entre Apiúna e Lontras no Vale do Itajaí onde foram talhados os blocos nas medidas previamente definidas.
Lavrar um bloco de granito porfírico demanda muito maior trabalho do que uma execução em granito comum- claro ou escuro- tais como os usuais paralelepípedos de pavimentação de ruas, em razão da massa daqueles conter grande quantidade de cristais que, ao ser talhada a pedra, não racha, facilmente, em sentido retilíneo. As superfícies obtidas no primeiro ¨talhe¨ ( Corte à ponteira por rachadura) requerem exaustivo picoteamento milimétrico em virtude de apresentarem-se muito ásperas e com saliências disformes, o que não  acontece com o granito comum.
Niels
======
Padre João Bachmann assume a Catedral Diocesana do centro
- Desde que o Padre. João Bachmann foi transferido do santuário nossa senhora aparecida, do bairro Itoupava Norte para a catedral diocesana, no centro da cidade de Blumenau, podemos testemunhar o carinho, o carisma, que ele transmite a toda comunidade. A Catedral sempre lotada, chegando a tomar todas as dependências da Igreja, em um número aproximado de quatro mil pessoas. Ser um padre tão popular não o incomoda, pois é sabedor dessa importância não só para ele, mas para toda a Igreja Católica principalmente. Nada melhor para a comunidade católica, justamente no ano em que a Nova Catedral São Paulo Apóstolo completa cinqüenta anos, ter a presença do Padre João Bachamnn que leva multidões, por onde passa. A Primeira missa celebrada pelo Padre Bachamnn na Catedral, foi no dia 03 de fevereiro de 2008. O Bispo da Catedral é atualmente Dom Angélico Sândalo Bernardino, que permanecerá até ser escolhido um novo Bispo, devido sua aposentadoria.
História :
- A nova Igreja (data oficial de inauguração 25 de janeiro de 1958) substitui a primeira igreja, de 1876 construída em estilo gótico.
A atual Catedral foi construída com pedras de granito vermelho, a majestosa catedral apresenta um novo conceito arquitetônico para igrejas católicas. Projetada por Gotfried Boehm (faleceu aos 101 anos dia 10 de junho de 2021), a construção da nova igreja foi executada pelo Frei Brás Reuter, que colhia donativos da comunidade para dar continuidade às obras. Com a construção da nova igreja, a popular torre em forma de cruz foi substituída pela torre dos sinos e relógios. A torre de pedra tem 45 metros de altura e abriga três sinos e relógios. Novos sinos foram então adquiridos, mas só puderam ser instalados em 1963, após o término das obras da nova torre.
Observação: O senhor RUFINO TOMASI, foi um dos responsáveis para que tudo isso se tornasse possível. Ajudou a construir os blocos de granito, desde os mais simples até os mais difíceis.
Obs: Órgão da Igreja Matriz São Paulo Apóstolo.
Se foi inaugurado em 1927 deve ter vindo (não é certo) pelo vapor Blumenau desde o porto de Itajaí e descarregado em Blumenau no porto que ficava nos fundos da Praça Hercílio Luz.

Segundo o historiador José Ferreira da Silva, em seu livro "História de Blumenau" (Editora Edeme - Fpolis),  à páginas 290 e 291:

"Na festa da Assunção de 1926, completadas as obras (reforma da igreja) foi o templo novamente consagrado pelo Bispo de Florianópolis, com grande solenidade.
No ano seguinte (1927) a matriz foi dotada de grande órgão, com que as festividades litúrgicas adquiriram mais brilho."

(Observação: Nessa década - anos 20 do Século XX, a igreja recebeu duas capelas laterais, nova sacristia e a torre foi modificada para comportar os novos sinos, inaugurados em 18 de junho de 1928).

Segundo Frei Estanislau Schaette, no livro "Centenário de Blumenau", a página 432:

"Em 1927, na Páscoa, inauguração do órgão da matriz, adquirido por Frei Gabriel Zimmer."

Na biografia de Frei Gabriel Zimmer, também no livro do Centenário de Blumenau:

"Frei Gabriel Zimmer dirigia o côro da matriz e deu-lhe fama, de maneira que os cantores de Blumenau eram convidados a cantar em Florianópolis nas grandes solenidades. mas faltava um órgão na matriz. Não demorou e estava montado".

Carlos Braga Mueller

Jornalista
Arquivo Adalberto Day e Dalva Day – Jornal de Santa Catarina

2 comentários:

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Adorei seu blog, volto mais vezes,muito bom os textos,Parabéns.meu blog é marthacorreaonline.blogspot.com

Anônimo disse...

Day – Parabéns por mais esta bela matéria.
O nosso bispo não é bobo não, é esperto, viu a catedral sempre com poucos fieis, e não perdeu tempo. Trouxe o nosso “Padre POP”. Com o Padre João Bachamnn nossa Catedral vai ficar pequena....ele é carismático...é simples...tem a linguagem do povo. Ele arrasta multidões. Nossa Catedral também é linda.....viva nosso Padre João.
Carlos D. Teixeira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...