"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

- Flamengo x Blumenau, no maracanã.


Saudosa Derrota
- Em 29 de julho de 1989, o BEC entra no gramado do maior estádio do mundo pela Copa de Brasil.

- Mesmo sem título ou nada parecido, o dia 29 de julho de 1989 está entre os mais importantes da historia do futebol de Blumenau. Aliás, o time da cidade, o Blumenau Esporte Clube, até perdeu neste dia. Mas não foi uma derrota qualquer. Naquela tarde de sábado, o tricolor da Rua das Palmeiras enfrentou o Flamengo de Zico no templo do futebol brasileiro: o Maracanã. Os cariocas venceram por 3 a 1 e eliminaram os blumenauenses da primeira Copa do Brasil, da qual o BEC participava por ter sido vice-campeão estadual em 1988. O BEC foi ao Rio de Janeiro precisando de um milagre, pois três dias antes havia perdido no Estádio do Sesi para o Flamengo também por 3 a 1, gols de Zico, Nando e Alcindo. Walbert descontou para o tricolor. Como o regulamento da competição previa valor dobrado para gols fora de casa, só uma goleada botaria o Blumenau na outra fase. Mas os tricolores não tinham do que reclamar, pois se fosse um confronto da atual Copa do Brasil, pelas regras o histórico jogo do Maracanã nem teria ocorrido.
- Além disso, o BEC vinha de uma vitória heróica no torneio. Para enfrentar o Flamengo, passou pelo Operário, campeão do Mato Grosso do Sul. Empatou em casa em 1 a 1 e, quando todos já previam a desclassificação, venceu o adversário, em Campo Grande, por 1 a 0. Mas no Maracanã a história não se repetiu. O rubro-negro já vencia por 3 a 0 (dois gols de Bugica e um de Zinho) quando, aos 28 do segundo tempo, o atacante Veneza,que havia entrado há pouco, marcou o gol mais importante da sua carreira.
- Além de Zico, o Flamengo do técnico Telê Santana ainda tinha outros craques como Zinho e Leonardo. Treinado por Zé Carlos, o BEC jogou com Leandro, Alaércio, Silva, Gassem e Sidney; Derval, Serginho (itamar); Osmair, Mirandinha, Cesar Paulista e Cide(Veneza). Com o resultado, o rubro-negro seguiu adiante e enfrentou o Corinthians na fase seguinte da Copa do Brasil. Depois só seria eliminado pelo campeão, Grêmio, na semifinal.
- O Flamengo jogou com: Cantarele, Leandro Silva, Márcio Rossini, Rogério e Leonardo; Marquinhos (Marcelinho), Aílton e Zico (Renato Carioca); Alcindo, Bujica e Zinho. Gols: Bujica (2) e Zinho.
História: O Blumenau Esporte Clube foi fundado em 19 de julho de 1919 (1919-1944) com o nome de Brasil, em (1944-1980) devido a segunda Guerra Mundial muda o nome para Palmeiras, e em (1980-2004)Blumenau Esporte Clube.
13 de março de 2013 o BEC retorna para disputar a terceira divisão. Foi o vice-campeão em disputa com oInternacional de Lages.
Primeira partida na terceira divisão no SESI 03 de agosto de 2013
BEC 0 x 1 Internacional de Lages.
“NOSSA HISTÓRIA CONTINUA”
 Site Amigos do BEC: www.amigosdobec.com.br
Facebook Amigos do BEC: www.facebook.com/AmigosDoBec
Site oficial do BEC: www.blumenauesporteclube.com
Fonte: Jornal de Santa Catarina/Blumenau 153 anos/Volume 1 – Emoções.. Foto reprodução Gilberto Viegas. Adalberto Day

17 comentários:

SAndro disse...

Quando eu era garoto, tinha uns 6 anos, meu pai levava eu no Sesi ou no DEBA para ver o BEC jogar. Agora ele nunca me falou que o BEC tinha jogado no maraca. Achei sensacional esse artigo. Agora tenho 27 anos, e só agora soube disso, nem sabia que o BEC era Brasil, Palmeiras até já ouvi falar. Sei que meu pai comentou que o Flamengo com Zico e tudo, perdeu para o Blumenau no SESI de 1 a zero.
Um abraço Sandro

BEC com orgulho disse...

Parabéns, o BEC precisa voltar logo ao futebol de Blumenau, esse outro time da cidade não tem identidade com o povo de Blumenau.

Eu vi esse jogo, o do maraca e também o amistoso que o BEC ganhou do Flamengo e derrubou o zagalo...hehe

Glorioso BEC

Júlio disse...

SR. ADALBERTO

PARABÉNS PELA SEU SITE COM A PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA DE BLUMENAU.

SOU MÉDICO EM SANTOS E UM APAIXONADO PELA HISTÓRIA DE NOSSO FUTEBOL. GOSTARIA DE SABER SE O SR. PODERIA ME AJUDAR AO TENTAR CONSEGUIR OS RESULTADOS QUE ME FALTAM DE TABELA ANEXA QUE LHE ENVIO.

FICO NO AGUARDO DE SUA RESPOSTA.

PARABÉNS E CONTINUE COM ESTE SITE

JULIO DIOGO
Santos - São Paulo

Denilson Roberto disse...

Parabéns Adalberto, pela matéria e te digo mais, apesar do resultado do jogo ter sido 3x1 pro Flamengo o BEC jogou de igual pra igual, principalmente aqui no Sesi, onde até levar o gol numa bobiada do lateral esquerdo Zé Antonio que foi matar a bola no peito dentro da area e acabou sobrando pro Alcindo fazer o Gol...depois dali complicou, mas antes disso o BEC era melhor inclusive com bola na trave.

Eu cheguei nesse jogo as 18:30 da tarde, e tava lotado o sesi já, só tinha as 2 pontas da arquibancada sobrando, segundo o corpo de bombeiros deu mais de 15 mil pessoas, lembrando que o ingressos acabaram em 2 dias, com filas que davam a volta no DEBA.

Tenho uma foto da torcida, era impressionante aonde tinha gente nesse jogo...o jogo no sesi atrasou 15 minutos devido a fumaça que a Blu raça soltou no dia, e passou os 2 jogos pro brasil todo através da globo...

O futebol de Blumenau não pode ficar mais tempo sem o BEC, ta na hora de voltar...sem o BEC o futebol de blu não tem graça..

Denilson Roberto
Blumenau/Santa Catarina

T.O BEC MANGUAÇA disse...

Parabéns a Blu Raça que na época fez a festa mais linda que o SESI ja viu, parabéns mesmo!!!Quem viu , viu!!!!!
Torcida Organizada do Bec Manguaça
Blumenau - SC

Anônimo disse...

Nossa,acabei de ler esta materia,parabens weio.Estamos voltando,abrs.

MAICON CHARTOUNI disse...

HAHAHAHAHHAAHAHA QUE LINDO!!!!!!!

Maicon Chartouni
becmanguaca@hotmail.com
Blumenau/SC

Felipe Olivo disse...

Massa isso ai do BEC
Parabens legal a história

Felipe Olivio
felipe_sro@hotmail.com
Criciuma

Anônimo disse...

BEC....BEC.....goolllllllllllll do Blumenau, ainda ecoa a narração do Rodolfo Sestrem do último gol do BEC - como ele o BEC virou saudade.
Bela Matéria Day - sensacional, hoje moro em Itajái mas vejo sempre o seu blog, um abraço

Torcida O.manguassa disse...

Nosso Brasil, Nosso Palmeiras, Nosso BLumenau... acabou. E os estádios primeiro foi do Amazonas um belo estádio..a Baixada ..e agora o DEBA - Aderbal.Até quando Blumenau terá tanto desreespeito ao futebol, alias nossos dirigentes, nossos empresários...pois o povo vai a jogos. Agora só na recordação atrvés desse site. Parabéns
Um torcedor apaixonado da torcida-manguassa

Glauco Rodrigo Bugmann disse...

parabens
parabens pela materia
e o bec nao morreu e nao morrera nunca
semana q vem comeca o projeto
heehehehehhe
sou euuuu sou euuuu sou euuu bec manguaca sou euu

Glauco Rodrigo Bugmann
glaucobugmann@hotmail.com
Blumenau - SC

Zé Carlos disse...

1.987 - BEC - Campeão da 2a. Divisão;
1.988 - BEC - Vice-Campeão da 1a. Divisão;
1.989 - BEC na Copa do Brasil.
Esta foi uma das melhores temporada do futebol blumenauense. Um grande time aquele do BEC.
Adalberto, parabéns por relembrar momentos tão alegres e vibrantes da
historia esportiva da vida dos blumenuenses.
Zé Carlos.

Glauco disse...

AMIGOS amantes do bec..sou da torcida organizado do bec e vou falar pra vcs
podem destruir nosso estadio...podem rir de nos e falar q somos viuvas....somos BEC...sempre nas adversidades que nos destacamos....ele voltara sim podem ter certeza...e sera pela mao de sua apaixonada torcida
e so esperar
um abraco amigos

T.O.manguaça disse...

Sr. Adalberto
Gostei do logotipo junto a bandeira do Brasil do BEC...só essas duas é que são lindas...valeu
T,o. manguaça

Luciano André disse...

Parabéns pelo resgate da história do Blumenau.

Tenho lembranças da minha infãncia assistindo aos jogos do BEC, como GUARANI DE CAMPINAS x BLUMENAU e ATLÉTICO/PR x BLUMENAU em 1990 no Sesi.

Infelizmente pela falta de profissionalismo de algumas pessoas no comando profissional do clube a falta de incentivo empresarial levaram a derrocada deste clube innesquecível.

Um abraço

Luciano André

Ayrton disse...

Tinha tres sonhos

1* Ver o BRASIL campeao do mundo
2* Ver o AYRTON SENNA campeao
3* Ver o BEC campeao

Dois ja se realizaram e espero que o terceiro se realize em breve.

Força BEC

Anônimo disse...

Estive no jogo do Sesi... tinha uns 17/18 anos e foi emocionante... Sou Flamengo e sempre serei, mas a festa que a torcida do saudoso BEC fez foi digna dos grandes clubes. Parabéns pelo artigo e obrigado pelo resgaste de minhas memórias...

Alexandre de Lima
Embaixada da Nação Rubro-Negra Fla-Indaial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...