“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

- O Vale do Garcia

 Porunduba Garciaguá ( História do vale do Garcia , em tupi.) .
A imagem de 1978 mostra o Vale do Garcia em Blumenau. Na parte de baixo da foto, o complexo Industrial que era a empresa – ARTEX , quando incorporou a Empresa Industrial Garcia em 19 de fevereiro de 1974. - Em setembro de 1994 a família Zadrozny perde o controle acionário da empresa, que é vendida para GP Investimentos (Garantia Partners--->sócios do Banco Garantia), desaparecendo o nome Fabrica de Artefatos Têxteis S/A .ARTEX – para então somente ARTEX S/A 
- Em 01 de junho de 2000, a empresa é novamente vendida desta vez ao Grupo Coteminas - e doravante a empresa passou a possuir uma nova razão social passando a denominar-se Toália S/A - Indústria Têxtil . - Filial da Empresa Toália de João Pessoa – Paraíba, mas ainda com participação do grupo Garantia. A ex-empresa Artex S/A muda de razão social para atender interesses próprios e de seus acionistas, com o nome de Kualá S/A em junho de 2000.
-Em 09 novembro de 2001, o grupo Garantia, sai do controle acionário, e a empresa adota o nome de COTEMINAS – Companhia de Tecidos Norte de Minas. E finalmente em 06 de janeiro de 2006, COTEMINAS S/A.
O empresário fundador da COTEMINAS e ex-vice-presidente José Alencar Gomes da Silva, 79 anos (17 de outubro de 1931), dia (29/03/2011), às 14h41, no Hospital Sírio Libanês, após longa batalha contra o câncer. Segundo o boletim médico, a causa da morte foi câncer e falência de múltiplos órgãos
- Nesta vista área, aprece todos os bairros que compõe o Grande Garcia – Distrito do GARCIA- com uma população aproximada de 72 mil habitantes. Para os moradores, era o local da “Gente do Garcia”.(nome Garcia devido a famílias vindas do Rio Garcia da cidade de Camborií em 1846, hoje Rio Camboriú} Como portal de entrada do distrito e de acesso a toda região do Vale do Garcia, a Rua Amazonas, com mais de 5 Km é sua principal avenida - detém hoje um vasto e variado comércio e industrias. Foi conhecido primeiro por estrada geral do Garcia até 1919 e depois a ser a Rua Amazonas dos nossos dias correntes. Devido a esses fatores é comparada a um município: bairros Valparaiso, Vila Formosa, Garcia, Glória e Progresso. Também aparece o bairro Ribeirão Fresco, que faz parte do Grande Garcia, mas não pertence ao Distrito. Na parte superior, o centro, e parte da região norte de Blumenau.
O Vale do Garcia, possui uma característica de um grande condomínio, talvez por isso ser tão charmoso, encantador e cheio de belas histórias. O foi local a possuir a primeira comunidade organizada em Blumenau, desde 1846, anterior a fundação da cidade.Sempre quem chega ao local, seja por qualquer motivo, se faz necessário seu retorno devido o acesso ser praticamente inexistente para outras localidades . E é essa diferenciação com outros bairros, que representa tanto para a nossa comunidade. Foto Arquivo Adalberto e Dalva Day
Colaboração - Guido de Oliveira/ Paulo Gamba

2 comentários:

  1. Você é realmente pessoa impar, que se não existisse precisaria, para júbilo dos blumenauenses, ser inventada.
    Observei que o seu blog está obtendo bom sucesso Brasil afora, quiçá no exterior,fato que deverá motivar-lhe justo orgulho - meus parabéns.
    Augurando ótimo fim de semana, extensivo aos seus, despeço-me com
    Abraços,
    Niels Deeke, em Bl'au -SC.

    ResponderExcluir
  2. Prezados Adalberto e Dalva,
    Parabéns pelo blog e pelas interessantes matérias ali inseridas.
    É importante que os acontecimentos históricos de nossa querida Blumenau estejam presentes, como aqui,em linguagem acessível e com farta ilustração.
    Faço votos de que vocês não esmoreçam e continuem nesta missão.
    Ao dispor e um forte abraço do amigo
    Carlos Braga Mueller

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...