“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

- G. E. Olímpico

-A Imagem de 1989, mostra a capa e contra-capa do livro publicado, pela passagem dos 70 anos de história do Grêmio Esportivo Olímpico da cidade de Blumenau. A foto na capa mostra o primeiro clube de Blumenau chamado Turnverein - apenas nove atletas aparecem na foto, os outros ficaram fazendo as honras da casa para os visitantes.
O futebol em Blumenau até 1941, era praticado mais de forma amadora, quando então é fundada a LBF – Liga Blumenauense de Futebol, que passa a organizar campeonatos da cidade e regionais.
Anteriormente o futebol era praticado somente por equipes formadas pelos jovens do “Turnverein Blumenau – Sociedade de Ginástica (1873-1942)” e operários da Empresa Industrial Garcia, depois Amazonas Esporte Clube. Os jogos eram realizados nos finais de semana, próximo ao hotel Holetz, hoje Grande Hotel, nos fundos existia um pasto onde hoje é a Casa do Comércio. 
O Primeiro Jogo:

O primeiro jogo em Blumenau com equipe realmente formada foi no dia 26 de março de 1911 – no pasto do hotel Holetz contra um grupo de alemães – Imperial Esquadra Alemã – (conforme registros no jornal Der Urwaldsbote da época era um domingo à tarde), o resultado do jogo foi vencido pelos alemães por 5x2.
- Em 1919, surgem oficialmente em Blumenau, grandes clubes, o Amazonas (que já existia anteriormente desde 1911, com o nome de jogadores do Garcia) SD Blumenauense, depois com o advento da segunda guerra muda o nome para G.E. Olímpico, e o Brasil-que também com o advento da segunda guerra, muda para Palmeiras E.C. – depois em 1980 Blumenau esporte Clube.
- O Olímpico, foi o único clube a sagrar-se campeão estadual de futebol em duas oportunidades por Blumenau. A primeira em 1949, e a segunda em 1964 – em jogo realizado no dia 25 de abril de 1965 no estádio da baixada, contra o Internacional de Lages. Os Grenás venceram por 3x1 – todos os tentos do Olímpico, foram marcados pelo paranaense Rodrigues.
- O Olímpico sempre foi destaque no cenário esportivo de nossa cidade, em todas as modalidades amadoras.
Livro: arquivo Adalberto Day

2 comentários:

  1. Parabens pelo teu otimo blog, pois quem gosta desta cidade, fica conhecendo muito mais dela.
    Sobre a Rua 12 de outubro, fui o Engenheiro fiscal da Prefeitura, na obra de abertura da passagem por traz da Garcia e tenho a tristeza de dizer, que com isto aterramos o belo campo do Amazonas.
    Adilson Themotio de Oliveira.
    adilson.themotio@terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adalberto
    Novamente Parabéns. Contribuo dizendo que o zagueiro Pfau do Brasil e depois Palmeiras foi um jogador amador - na época da fundação da LBF - que trabalhava como mecânico na EFSC (estrada de Ferro) e foi trazido (transferido)de Mafra (time Peri) pelo saudoso e amigo Engenheiro Dr. Ávila para vir jogar futebol em Blumenau. Uma "contratação" quase que profissional.
    José Geraldo Reis Pfau

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...