"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

- FAMOSC


Onde fica a PROEB? – Lá na FAMOSC... e assim que se indicava o local.
Rua Alberto Stein, 199 – bairro Velha - A imagem é de 1968.
Foi criado para abrigar feiras e eventos na região de Blumenau e era chamado inicialmente de FAMOSC (Feira de Amostras de Santa Catarina) A FAMOSC foi orgulho de Blumenau ou antigo denominado Pavilhão "A". Mas a feira de amostras foi abandonada, o Pavilhão "A" virou local de bailes e futebol de salão, Basquete, Vôlei .
Acervo: Jadir Soares
O turismo perdeu espaço nobre, mas os esportistas, sobretudo de final de expediente e de fim de semana, vibraram com o novo ginásio. Até que surgiu a Oktoberfest. A festa de outubro maior de Santa Catarina nasceu nele.
A 22ª edição da festa em 2005 foi a despedida de gala do velho pavilhão. Depois passou a denominar-se PROEB.
A partir de 2006 após uma grande reforma, o parque recebeu diversas melhorias em todos os seus setores e a PROEB passou a se chamar Parque Vila Germânica, possuindo restaurantes e inúmeras lojas de artigos típicos.
Arquivo Dalva e Adalberto Day

3 comentários:

Adilson Siegel disse...

Foi na Famosc que passei boa parte de minha vida como atleta amador de futebol de salão. Em 1975 pela equipe adulta da Associação Artex, fomos campeões da Taça Edelmar Pedro dos Santos. Em 1976, campeão invicto juvenil pela Associação Artex, todos os jogos do campeonato citadino eram na Famosc. Ainda em 1976 disputamos e perdemos a final do campeonato estadual para o Colegial de Florianópolis 2x0 depois de tê-los batidos no primeiro jogo na Famosc por 3x0, perdemos o segundo em Florianópolis por 0x6. Em 1978 já atuando pelo Guarani Esporte Clube da Itoupava Norte, fomos campeões estaduais com a grande final disputada na Famosc e batemos o timaço do BESC de Florianópolis por 2x1 de virada. Em 1979, as melhores recordações. Gente dependurada no teto para ver a seleção de Blumenau de Futebol de salão disputar os Jogos Abertos. Todos os jogos dos JASC foram na Famosc e perdemos a final para Joaçaba por 1x2 sangrando-nos vice-campeões do Jasc 1979 e eu era o campitão da equipe. Em 1980 ainda pelo Guarani, fomos campeões citadinos vencendo o Três Peixinhos por 1x0 na final da Famosc com gol meu no comecinho do segundo tempo. Doces e inesquecíveis lembranças que o tempo teima mas nunca apagará.
Adilson Siegel, Ticanca.

Pedro Henrique disse...

Parabens fera.
Grande blog em homenagem ao nosso bairro Garcia.

Carlos Eduardo (Itajaí) disse...

........Lembro que eu era pequeno quando levado por minha mãe que era costureira e gostava das novidades industriais e tecidos, entramos na FAMOSC, lembro que encontramos uma prima distante trabalhando como recepcionista e que eu não poderia esquecê-la pois o dia que fomos na casa de meu tio ela tocou piano lindamente.
Estas lembranças fazem com que eu me sinta Catarinense.
Deve ser por isso que tenho um carinho especial por algumas cidades que fizeram parte da minha história, e Blumenau é uma.
Alguns anos depois estando em Blumenau eu e um amigo de adolescência, após um churrasco na sede campestre da malharia da qual seu pai era representante, resolvemos passar pelo pavilhão A (FAMOSC), onde estava acontecendo uma festa, festa tímida parecendo quermesse, com aquelas figuras típicas de zona rural de colonização alemã divertindo-se orgulhosas de sua orichen, era a primeira Oktoberfest de Blumenau.
Este ano quando entrei no Pavilhão A me senti desfalcado.
A estrutura antiga era muito mais futurista do que estas frias estruturas de prédios pré-fabricadas, perdemos história e charme.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...