“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

- Catedral São Paulo Apóstolo

Construção da torre
Rua XV de novembro nos anos 60, durante a construção da torre da então Matriz, atual Catedral São Paulo Apóstolo. (Foto: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva) Colaboração José Geraldo Reis Pfau ( Zé Pfau)
HISTÓRIA :
A imagem mostra a antiga Igreja São Paulo Apóstolo de 1876 construída em estilo gótico e a atual igreja. A nova Igreja foi Construída com pedras de granito vermelho, a majestosa catedral apresenta um novo conceito arquitetônico para igrejas católicas. Projetada por Gotfried Boehm, a construção da nova igreja foi executada pelo Frei Brás Reuter, que colhia donativos da comunidade para dar continuidade às obras. Com a construção da nova igreja, a popular torre em forma de cruz foi substituída pela torre dos sinos e relógios. A torre de pedra tem 45 metros de altura e abriga 3 sinos e relógios. Novos sinos foram então adquiridos, mas só puderam ser instalados em 1963, após o término das obras da nova torre.
Observação: O senhor RUFINO TOMASI, foi um dos responsáveis para que tudo isso se tornasse possível. Ajudou a construir os blocos de granito, desde os mais simples até os mais difíceis.
Obs: Órgão da Igreja Matriz São Paulo Apóstolo.
Se foi inaugurado em 1927 deve ter vindo (não é certo) pelo vapor Blumenau desde o porto de Itajaí e descarregado em Blumenau no porto que ficava nos fundos da Praça Hercílio Luz.

Segundo o historiador José Ferreira da Silva, em seu livro "História de Blumenau" (Editora Edeme - Fpolis),  à páginas 290 e 291:

"Na festa da Assunção de 1926, completadas as obras (reforma da igreja) foi o templo novamente consagrado pelo Bispo de Florianópolis, com grande solenidade.
No ano seguinte (1927) a matriz foi dotada de grande órgão, com que as festividades litúrgicas adquiriram mais brilho."

(Observação: Nessa década - anos 20 do Século XX, a igreja recebeu duas capelas laterais, nova sacristia e a torre foi modificada para comportar os novos sinos, inaugurados em 18 de junho de 1928).

Segundo Frei Estanislau Schaette, no livro "Centenário de Blumenau", a página 432:

"Em 1927, na Páscoa, inauguração do órgão da matriz, adquirido por Frei Gabriel Zimmer."

Na biografia de Frei Gabriel Zimmer, também no livro do Centenário de Blumenau:

"Frei Gabriel Zimmer dirigia o côro da matriz e deu-lhe fama, de maneira que os cantores de Blumenau eram convidados a cantar em Florianópolis nas grandes solenidades. mas faltava um órgão na matriz. Não demorou e estava montado".

Carlos Braga Mueller

Jornalista
Algumas datas importantes.
- 19 de Janeiro de 1953: O arquiteto alemão Gottfried (faleceu aos 101 anos dia 10 de junho de 2021) vem a Blumenau para analisar o terreno onde seria erguida a nova Igreja Matriz São Paulo.
- 12 de Abril de 1953: O Frei Brás Reuter  (foto)apresenta aos católicos de Blumenau uma mensagem como esclarecimentos sobre o projeto da nova Igreja Matriz São Paulo Apóstolo. O objetivo é eliminar eventuais divergências em relação ao projeto.
- 24 de Maio de 1953: É lançada a pedra fundamental da nova matriz,
- 17 de Outubro de 1956 : Com uma benção simples do padre provincial Frei Heliodoro Mueller, a parte do novo templo que já estava pronto é inaugurada e nela é realizada a primeira comunhão de um grupo de jovens fiéis. A antiga Igreja Matriz começa a ser demolida.
- 25 de Janeiro de 1958: A nova Igreja Matriz São Paulo Apóstolo é consagrada, em festejos que duram três dias (24 a 26 de Janeiro), em cerimônia presidida pelo cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Câmara.
- 28 de Março de 1961 : Começa a construção da escadaria da Igreja, em granito maciço, com 6 metros de largura e 44 degraus. A inauguração é feita no dia 20 de maio do mesmo ano.
- 6 de Janeiro de 1963 : É colocada a última pedra na torre.
- 14 de Fevereiro de 1963 : A cruz é colocada no topo da nova torre da Igreja Matriz.
- 01 de Junho de 1963 : A torre da Igreja Matriz é inaugurada, com festejos que duram dois dias e uma cerimônia religiosa presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Wameling.
- 2 de Junho de 1963 : São dadas por encerradas as obras de construção da Igreja Matriz de Blumenau.
- 19 de Abril de 2000 : É criada a Diocese de Blumenau, que viria a ser instalada em 24 de Junho do mesmo ano. Com isso, a Igreja Matriz São Paulo Apóstolo passa a se chamar Catedral São Paulo Apóstolo.

3 comentários:

  1. Adalberto
    Excelente a matéria da igreja matriz.
    José Geraldo Reis Pfau

    ResponderExcluir
  2. Os projetos da família de arquitetos alemâes Böhm seguem uma mecânica, eles usam o peso do granito para a sustentação e moldam o concreto para dar a leveza ao conjunto, essa eterna luta entre o hard e o soft que realça suas obras.
    Na torre só foi usado o granito, mas observem o conjunto, enquanto as paredes são pesados blocos de granito o teto da igreja é todo em leves finíssimas e majestosas ondas.
    E o texto do memorialista dr.Niels Deeke engrandecem ainda mais aquele pedaço da cidade em que Blumenau é sem dúvida alguma muito mais Blumenau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui pajem na sagração da Igreja. Isso em 1958.

      Excluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...