"A Educação é a base de tudo, e a Cultura é a base da Educação"

Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa!

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

- Escola de Educação Básica Padre José Mauricio.



15ª - “Mostra Cientifica e Cultural de Trabalhos e Projetos”. A Escola de Educação Básica Padre José Mauricio, promove no dia 28 de setembro de 2007, sua já tradicional “Mostra Cientifica e Cultural de Trabalhos e Projetos”, desenvolvidos junto aos alunos e corpo docente. Tive a oportunidade junto com alunos, de participar de oito edições desse maravilhoso evento, e de ter sido professor de História, Geografia, Filosofia do qual me orgulho muito.
 Um pouco da História:
A Escola Padre José Maurício foi fundada em 03 de maio de 1962, com o nome de Escola Reunida "Padre José Maurício",ficava ao lado da entrada atual do Colégio em uma pequena residência, endereço atual Rua Progresso, 2053- Bairro Progresso – Blumenau SC. Na direção nesse período estava a professora Arnolda Ebel (1962/1972. A partir de 28 de maio de 1974, pelo decreto lei nº 571, foi transformado em escola básica, e recebe a autorização para o funcionamento da 6ª, 7ª, 8ª série do primeiro grau, a esola nessa data estava sob a direção da valorosa professora Senhora Erica Cristofolini (1973/1988), que prestou relevantes serviços a Escola.Em 28 de março de 1963, passou a chamar-se Grupo Escolar Padre José Maurício, em 1988 passou a chamar-se Colégio Estadual Padre José Maurício, e nessa data assume a direção Walkiria Sens Luchemberg, até 1997, que iniciou a construção do Ginasio. Em 1998 assume a direção Dulce Maria Lehnem (1988/2002), que terminou as obras do Ginasio. Em 28 de março de 2000 o educandário passa a denominar-se Escola de Educação Básica Padre José Maurício. De 2003 até 2006, a diretora foi a professora Soraia Smaniotto. Atualmente a diretora do Educandário é a senhora Dulce Maria Lehnem.
Origem do nome da Escola: (Padre José Maurício Nunes Garcia nasceu em Portugal em 22 de setembro de 1767 e faleceu em 18 de abril de 1830. Mestre da Capela Imperial Padre José Maurício Nunes Garcia, é a personalidade mais importante da música brasileira no período colonial. Filho do modesto tenente Apolinário Nunes Garcia e Victoria Maria da Cruz de origem Africana. José Maurício já dava aulas de música aos 12 anos. Virtuoso do teclado e regente, o mulato foi perseguido pelo estigma de sua cor). Fotos: Adalberto e Dalva Day

5 comentários:

André Luiz Bonomini disse...

Caro Sr. Adalberto:

Venho por meio desta manter o senhor informado de uma boa noticia.
Talvez o senhor não saiba, mas quem lhe manda a mensagem é o "fritz" do trabalho do caça-e-tiro Garcia-Jordão. Pois bem, esse trabalho, em sua categoria (a de história do ensino médio, com 4 inscritos) foi um dos dois premiados como destaque na XV Mostra Cintifica e Cultural de Trabalhos e Projetos da EEB "Pe. José Maurício".
Apenas mando esta para lhe agradecer pela exibição em seu blog oficial e lhe manter informado da situação em que terminou nosso trabalho.
Ah, qualquer duvida a mais sobre o Garcia, o meu avô, Sr. Godofredo Heiden (sobrinho de Júlio Heiden e irmão de Paulo, João, Adolfo...) pode falar com uma certa dificuldade, mas muito claramente, ele tem uma história muito intrigante sobre o dia em que tiraram o corpo do velho Alfarth do riberão, ja morto há alguns dias.
Espero ter agradado a VSª com esta, mantendo bem informado e agradencedo efusivamente pelo destaque em vosso blog!

Atenciosmente:

André Luiz Bonomini
Neto de Godofredo Heiden, e proximo Rei do Alvo em 2000 e sabe-se la quando!

JUSSANE disse...

olá!
tudo bem?
sou aluna da ESCOLA PADRE JOSÉ MAURÍCIO!
agradeço pela foto que foi colada em sua página da internet... do meu grupo, 127 de História do Schtüzenverein Garcia Jordão!...
Obrigada...Jussane

Cíntia Prisicla Cristofolini disse...

Seu Adalberto Day!

Li o q falou sobre a escola Pe. José Maricio, e vi q o sr. pulou pelo menos uns 16 anos de historia. Pois conheço muitissimo bem a D. Arnolda q foi a primeira diretora da escola e amiga de minha familia. Poxa só q da D. Arnolda até chegar a D. Walkiria, está faltando a minha tia "Erica Cristofolini" q ajudou muito na construção dessa escola.

Poxa fiquei muito triste por não ver o nome da minha tia ai e sabendo o tanto de anos q ela viveu para essa escola.

Cíntia Priscila Cristofolini
cintia_priscila@terra.com.br

Anônimo disse...

olá gostei mto do que vc escreveu estudo nessa escola a uns 8 anos,e ja vi mtas mudanças boas,espero que vc goste do elogio pois ficou mto bom esse artigo


um abraço.......

Airton Gonçalves Ribeiro disse...

Fiquei feliz em ler os comentários a respeito da Escola de Educação Básica Padre José Mauricio, oportuno o resgate histórico deste educandário que prestou e presta relevantes serviços a comunidade da Rua Progresso. Lembro-me que naquele local existia o Grupo Escolar, cuja diretora era Dna. Amanda, educadora competente e severa, como também lembro da manhã em que foi lançada a pedra fundamental para construção do atual educandário, de cujo evento, tenhos as fotos em preto e branco, que se por ventura não a possuam terei o maior prazer em cedê-las para divulgarem ou enriquecerem o seu acervo histórico.Abraços,

Airton Gonçalves Ribeiro - "Airton Moritz"
cenario_controladoria@hotmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...