Antigo Cine Garcia - lado esquerdo da imagem Bar , ao lado direito da imagem sorveteria do Sr. “Schoenfelder” . - Em frente Comercial Arco Íris. - Foto: Ângela Maria de Oliveira
Hoje o galo sou eu
A imagem da década de 60 mostra o Cine Garcia, fundado em 1941 por Carlos Zuege e Arthur Lohse. Por último, teve a direção do senhor Reynaldo Olegário. O cinema proporcionava momentos de lazer a toda comunidade do Vale do Garcia, anunciando o filme “Hoje, o galo sou eu”. E em frente ao cine, à direita, a Comercial Arco-íris, dirigida pela família Schmidt, na entrada da Rua Antonio Zendron, no Garcia. (Foto: Arquivo de Adalberto Day e Ângela Maria de Oliveira)
Publicado no Jornal de Santa Catarina – Quarta feira. 04/junho/2009; coluna Almanaque do Vale do Jornalista Sérgio Antonello.
Depoimento sobre o filme do Jornalista, escritor e colunista do Blog Carlos Braga Mueller
CINE GARCIA APRESENTA: HOJE O GALO SOU EU !
Este é um filme nacional feito em 1958 e lançado em SP no mês de abril de 1959.CINE GARCIA APRESENTA: HOJE O GALO SOU EU !
Confere que o Cine Garcia deve tê-lo exibido no início da década de 60.
Trata-se de uma refilmagem do filme "Maridinho de Luxo", produção da Cinédia de 1938, que se baseou na peça teatral "Compra-se Um Marido", de José Wanderley.
O elenco de "Hoje o Galo Sou Eu" trazia os nomes de Ronaldo Lupo, Liana Duval, Renata Fronzi, Henriqueta Brieba, o catarinense Pituca, além de números musicais com a Orquestra de Valdir Calmon.
A direção foi de Aluizio Carvalho, para a Flama Filmes.
Para competir com uma amiga, uma mulher da alta sociedade se casa com um desempregado suburbano. Neste desafio, ela acaba se apaixonando de verdade pelo marido que "comprou". De lambuja, ele ainda livra o irmão dela de uma alta dívida de jogo.
Esta é a história que o filme conta, limitada ao espaço de uma peça teatral.
O público daqueles tempos gostava muito de Ronaldo Lupo, um galã de bigode, meio canastrão.
Liana Duval havia feito alguns filmes na Cia, Cinematográfica Vera Cruz; inclusive atuou ao lado de Mazzaropi nos dois primeiros filmes do humorista: "Sai da Frente" (1952) e "Nadando em Dinheiro" (1953).
Renata Fronzi (que nos anos 70 apresentaria programas femininos na TV Coligadas de Blumenau), vinha do teatro de revistas e tinha um "maridão" muito famoso: o locutor César Ladeira, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, uma das vozes mais bonitas do rádio brasileiro. Renata fez parte do elenco da TV Globo durante muito tempo.
Pituca, havia deixado Florianópolis, onde atuava em rádio e tentava uma carreira maior. Conseguiu, acompanhando uma excursão teatral de Procópio Ferreira pelo sul do país. No Rio trabalhou na Radio Nacional. Depois também fez parte do elenco da TV Globo, onde ficou até morrer.
História:
Na Rua Amazonas em frente à rua Antonio Zendron existia o comércio de secos e molhados da família de Hermann Hinkeldey desde o início do séc XX., quando não recebiam em dinheiro, faziam o escambo (troca) de mercadorias. Também neste local funcionava um salão dançante (Hermann Hinkeldey), e mais tarde por volta de 1944, o cine Garcia até 1974, quando se transformou na Igreja Santo Antônio, e demolido em 1979. Obs, Desde 1941 já eram passados filmes uma vez por semana até a efetivção em 1944.
“Cine Garcia” fundado em 1941 por Carlos Zuege e Arthur Lohse e dirigido por ultimo pelo sr. Sr. Reynaldo Olegário, que proporcionava momentos de lazer maior a toda comunidade do Vale do Garcia, quantos relatos de trocas de gibis, namoros, e até da suposta premiação de quem encontrasse uma pulga e entregasse ao proprietário, que maravilha, nunca soube de alguém que teria encontrado, mas era o comentário que se ouve até os dias correntes, foi sem dúvida momento raro que jamais o tempo irá apagar. Depois de assistir ao filme, o ponto de parada era o Bar ao Lado do Sr. “Schoenfelder” para deliciarmos o sorvete caseiro feito na hora.
Acesse também : é só clicar.
Arquivo de Dalva e Adalberto Day
Isso sim é preservação da memória. Por isso admiro tanto esse blog que trabalha com maestria a preservação da memória da cidade e do povo de Blumenau.
ResponderExcluirAngeline - Miracema/Niterói -RJ
Saudades do Cine Garcia.mas não sabia que a Renata Fronzi tinha sido apresentadora da TV Coligadas.Uma grande surpresa.
ResponderExcluirAmigo!
ResponderExcluirSó agora pude abrir seu e-mail, e quero parabeniza-lo pelo excelente trabalho, se bem que vindo de voce não poderia ser diferente.
Voce me fez retornar no tempo e lembrar que nos anos 70 quando cheguei em Blumenau, assisti no Cine Garcia um filme que poessoas da nossa geração, jamais esquecerão, "Se meu fusca falasse".
Parabéns pelas matérias, pelas fotos, seu trabalho é de grande importância por não nos deixa esquecer do passado e dá conhecimento aos mais jóvens.
Abraço amigo, voce é o Cara.
...pode até sentar na janelinha... (lembra a frase do Romário?)
Saudades do Cine Garcia ! Basicamente meu primeiro emprego. Ainda garoto, vendia pasteis e bananinha, feitos pela minha saudosa mãezinha, Dona Erica (Stoll) Correia. Quando começava o matiné, ficava ansioso perto da porta até que o Sr. Olegário me autorizava entrar (sem pagar).Sim, muitas saudades !
ResponderExcluirHenrique Santos Tempos áureos do grande Garcia, essa sorveteria era o máximo. Bom demais lembrar disto tudo muito obrigado Adalberto por isso
ResponderExcluirElise Grahl Antes do Cine Garcia tinha uma vendinha, do "seo" Osni...eu ia comprar "mata-fome" e caldo de cana qdo a mãe mandava...
ResponderExcluirGeonilda Maria Ewald ERA TODO DOMINGO A TARDE E EU ESTAVA ALI.
ResponderExcluirArlete Bugmann Hasse Eta quanta lembrança boa...
ResponderExcluirMaria Lina Ferrari Rezende Quantos encontros com amigos namorados
ResponderExcluirTodos dos anos 50 65 tem alguma história para contar !! Tomar. sorvete na Sibéria e andar de bicicleta na rua Amazonas
Hoje é só saudades !!!
Catarina Tecla Mistura Grandes lembranças, bons tempos em que se tinha tantos divertimentos bons e sadios em nosso Grande Reino do Garcia e tudo ficou somente uma linda história para ser contada...
ResponderExcluirAlirio Scheurich Frequentei muito.... saudades dos bons tempos !
ResponderExcluirMarlene Pereira Tbm conheci e fui em alguns filmes .tempo muito bom e é esquecível
ResponderExcluir
ResponderExcluirJulio Costa Eram um dos pontos de encontro da juventude do Bairro Garcia,sorveteria/cine Garcia e vise/versa,bons tempos,valeu Adalberto,abraço
ResponderExcluirRené Moritz Incontáveis os filmes alí assistidos.
Nas sessões de quartas-feiras, muitas vezes iam os soldados do 23° BI. Se fosse filme de faroeste, eles tiravam os cintos e batiam com as fivelas no chão. O Sr. Olegário parava o filme, acendia as luzes e dava aquela "bronca" e voltava a exibir o filme.
Fatos pitorescos que geraram casos a serem lembrados.
Ivonete Poerner Tinha até um prograna de auditório aos domingos pela manhã. Muitas atrações. Os acordeonistas Tangara e irmãs Pera (eram filhas dele), Victorio Pfiffer grande cantor e muitas outras atrações.
ResponderExcluirLudgero Amorim Ótimas lembranças do cine Garcia, era local de encontro nos domingos a tarde. A gente ia de bicicleta, e quem chegava primeiro, teria que sair por último, pois as bicicletas ficavam encstadas umas nas outras, era uma confusão danada. Mas ficava tudo bem.
ResponderExcluirLeilani Jacobsen Schmitt Nossa! O Cine Garcia! Assisti muitos filmes ali durante a minha infância e início da adolescência... a fila feita naquele varandão antes de entrar era tudo de bom... pura ansiedade... E quase ao lado da casa da Oma Jacobsen...
ResponderExcluirJose Dos Santos
ResponderExcluirUltimo filme que assisti ali foi A BALA QUE DOBROU A ESQUINA E. MATOU UM HOMEM. NO ZENDRÕN EM UMA RINHA DE GALO.
ResponderExcluirSuperfã
Henrique Santos
Momentos de muita alegria. Grandes filmes nas matines, após sempre aquele sorvete ali ao lado, saudades muitas saudades.
ResponderExcluirSuperfã
Eutalia Couto
Bom dia muitas saudades só você para nós da alegria. Obrigado Adalberto.
ResponderExcluirEdmundo Edi
Que bonito vc. Postar essas fotos que faz nos recordar o passado que não volta mais. É por isso que nós temos que valorizar o nosso passado.
Sérgio Buchmann
ResponderExcluirCine Garcia era sensacional. As vezes nem tanto pelo filme, sim no antes de entrar. Trocar gibis,Tomar sorvete na sorveteria ao lado,e até mesmo jogar sinuca no bar.
Manoel Melo
ResponderExcluirFrequentei muito o cine Garcia, assisti muitos filmes,fiz amizades e me diverti bastante, bela lembrança, saudades de um tempo muito bom, da sorveteria também. Obrigado por trazer essas boas lembranças!
Manoel Melo
ResponderExcluirO que eu valorizo (acredito q tem mais pessoas q pensam assim também),é a idéia,a iniciativa, e porque não a coragem de registrar todas essas fases da nossa localidade,sabendo que no futuro sempre vai ter muitas pessoas interessadas em rever e lembrar o tempo q passou no lugar em que nasceram e cresceram, parabéns pelo cuidado e carinho com a memória da nossa região.
Catarina Tecla Mistura
ResponderExcluirForam épocas ótimas, que hoje acredito que pessoas que não conheceram, nem entende talvez o porque de nós que vivemos uma época simples, mas muito feliz!