Tesoura Jr. e Sestrem em 2001
Foto: Jornal Voz da Razão. divulgação.
Uma breve história do grande radialista Tesoura Jr. falecido em 24 de janeiro de 2014.
Nascido no dia
23 de março de 1916, Tesoura Júnior faleceu dia 24 de janeiro de 2014 aos 97
anos.
- Tesoura Júnior nasceu em Rio Bonito, hoje Caiapônia,
Goiás em 23 de março de 1916. Seu nome verdadeiro é Victoriano Cândido da Silva
sua trajetória de vida antes de chegar a Blumenau foi uma verdadeira odisséia,
contada no livro “Memórias de um Blumenauense nascido em Goiás” , de agosto de
1991- Fundação Casa Dr. Blumenau com prefácio de José Gonçalves Jornalista e
escritor. Lutou na Revolução Constitucionalista de São Paulo de 1932, em Mato
Grosso com as forças do governo Contra os Revoltosos Paulistas, na época em que
o presidente era Getulio Vargas.
O apelido famoso:
- O apelido foi uma brincadeira que ele mesmo
criou. Ele não queria que as pessoas soubessem quem era ele, e se infiltrava
mais facilmente com o anonimato. A tesoura corta, picota, fura. Dá o furo de
reportagem – comentou em seu livro.
- Tesoura andou por várias cidades catarinenses,
antes de aportar em Blumenau em definitivo em abril de 1944, na função de
guarda sanitário. Passou a primeira vez por Blumenau em 1932, vindo de
Florianópolis com destino a Joinville, São Francisco do Sul. Chegou a morar no
antigo Hotel e Pousada da família Hinkeldey no bairro Garcia. Tesoura jogou
futebol pelos aspirantes do palmeiras, vasto verde, bandeirantes e outros
clubes de Blumenau. Tesoura Junior trabalhou no programa “a marcha do esporte”
criado em janeiro de 1940, por Pereira Junior. Esse programa ia ao ar todos os
dias das 12:30 hrs as 13:00 hrs. na PR C4 Rádio Clube de Blumenau. Trabalhou
nesse programa com José Gonçalves, Jeser Jossi Reinert, Adolfo Nolte de 1946
até 1984.
Tesoura Jr. e Hamilton Antônio
Foto reprodução
A “Marcha de esporte” chegou a atingir 95% de
audiência em todo vale do Itajaí. Tesoura comandou o esporte na Rádio Clube de
1954 até 1984. Arquivo Adalberto Day/“Memórias de um Blumenauense nascido em
Goiás” , de agosto de 1991- Fundação Casa Dr. Blumenau”.
Ouça o prefixo da Marcha do Esporte:
Arquivo :
Adalberto Day
Acesse
Também:
Tesoura Junior foi um ícone do rádio de Blumenau. Conheci Tesoura Junior lá por 1956 algo assim num domingo (eu com 10 anos) quando ele percorria em companhia de um dirigente do Guarani FC a rua 2 de Setembro para liberar uma linha telefônica. Avistei-o de longe ao lado de um diretor do Guarani. E fiquei surpreso porque não era a figura que na minha infâncfia imaginava. Sempre havia pensado num senhor de baixa estatura e que usava um boné branco. Tesoura Junior na verdade tinha uma boa estatura. A PRC4 iria transmitir à tarde um jogo do Guarani. Mais tarde participei com Tesoura Junior numa resenha esportiva da Clube, eu como curioso na época. A partir de 1964 quando ingressei no rádio nossos contatos foram mais frequentes especialmente nos estádios. Vitoriano Cândido da Silva marcou época com a Marcha do Esporte e especialmnente pelo seu amor ao Grêmio Esportivo Olímpico de quem sempre tinha as notícias em primeira mão. Lamento seu passamento c om a certeza de que seu nome ficará eternamente gravado na memória do rádio e dos desportistas blumenauenses. Tesoura Junior cumpriu sua tarefa aqui na terra e agora vai descansar junto de DEUS. As minhas condolências a família.
ResponderExcluirBOA NOITE SR DAY.
ResponderExcluirESTE NOME FEZ REALMENTE PARTE DE MAIS UMA HISTÓRIA DA RÁDIO .
QUANTAS VEZES ESCUTEI ESTE NOME.É, A GENTE NUNCA CONHECE ESTAS PESSOAS QUE VIVEM ATRAZ DO MICROFONE.SENTIMENTOS A SEUS FAMILIARES E AMIGOS.
ABRAÇOS GASPARENSES DA ARLETE TRENTINI DOS SANTOS
Adalberto
ResponderExcluirConheci o Tesoura quando morava no final da Alameda Rio Branco, inicio da Hermann Huscher, enfrente a casa do Vitor F. Saísse.
Feliz ele poder ter alcançado 97 anos, um repórter autêntico, com caráter, sabia fazer muito bem seu trabalho, com muito amor.
O Que hoje falta muito em grande parte dos profissionais, apenas ocupam espaços, sendo mais um.
Como Ninguém fica para semente.
Que alcance um bom lugar.
Abraços.
Henry Georg Spring
Esse foi daqueles relativamente raros profissionais que merecem, de fato, o reconhecimento de que fez da profissão um sacerdócio.
ResponderExcluirÉ a impressão que me ficou.
À ex-colega de faculdade e amiga Nívea nossas condolências e a sensação de que Tesoura Jr combateu o bom combate!
Gentileza quem tiver o emeio dela, reenviar,
Grato,
Bacca e Êdela
GRANDE TESOURA JR O CÉU O ESPERA JUNTAMENTE COM OS SEUS CRIADOS ONÉLIO CAVACO,E RODOLFO SESTREM
ResponderExcluirWaldir Mafra
ResponderExcluirConheci muito bem o seu Victoriano. Ele era amigo de meu pai e frequentava nossa casa. Eu era criança, mas me lembro muito bem dele. Ele era também locutor esportivo e várias vezes o escutei no rádio, comentando partidas de futebol. Lamento a noticia. Meus pêsames à família.
Suelita Beiler
ResponderExcluirAcho que começava o programa assim "meus amigos do esporte, boa tarde". Grande comentarista esportivo....Mas chegou perto dos 100 anos, coisa para poucos, muito poucos...
Hermes Isleb
Adalberto,
ResponderExcluirTriste notícia.
Tesoura Júnior foi um ícone do rádio Blumenauense. Exímio comentarista, cidadão do bem. A família Siegel é bastante grata ao Tesoura Júnior porque sempre tecia boas referências do nosso clã em seus comentários. Ele adorava o Nilson Siegel (Bigo). Ele dizia que o Bigo foi o melhor centroavante que ele viu jogar. Dizia ter o 'FARO DO GOL'. Sem dúvida marcou época e ficará na memórias dos desportistas desta cidade. Descanse em Paz depois de desfrutar a vida por 97 anos.
Adilson Siegel (Ticanca)
"Eu conhci bastante o seu Tesoura Júnior. Tanto de ouvi-lo no rádio, quando era criança, até passar a atendê-lo na Caixa Econômica Federal, muitas e muitas vezes. Era sempre um homem simples e muito educado, ao contrário de certos comunicadores que, à menor famazinha, não conhecem mais ninguém. Gostava muito dele. Nos últimos tempos em que o atendi, pouca gente, penso, ainda se lembrava dele, pois o mundo correra e outras e outras pessoas ocupavam o rádio. Então acho que ele ficava bem feliz quando eu o atendia dizendo: "Pois não, seu Tesoura?". Tenho uma lembrança muito bonita dele!
ResponderExcluirUrda Alice Klueger
Meu caro Adalberto, eu não o conheci mas entendo que SC perde uma lenda no Radio. Tenho ouvido falar sempre muito bem dele !!!!
ResponderExcluirAdalberto
ResponderExcluirIsso é que eu chamo de uma grande PERDA. Não conheço a familia, mas por favor transmita meus pêsames sinceros. Ele entrevistou meu padrinho Manoel Joaquim Lopes aqui na Gruta Azul quando fomos todos jantar.....Lopes foi o maior Presidente da historia do Vasco da Gama...Ele me deu o distintivo do Vasco com 16 brilhantes ao redor que só os Presidentes do Clube ganhavam na POSSE. Minha mulher ficou com os diamantes e o distintivo dei de PRESENTE ao Tesoura... Grande personagem da historia do Esporte e do radio Blumenauense. Esses NUNCA deveriam morrer....
James Locatelli
Quando eu ainda era criança ja ouvia o programa da Rádio Clube de Blumenau a Marcha do Esporte, que Tesoura Junior apresentava com orgulho dedicação e muita emoção, principalmente quando comentava os resultados dos jogos de Palmeiras e Grêmio Esportivo Olímpico, onde também tinha muito amor pelo clube da Baixada. Tenho saudades daquela época, onde esperava com ansiedade o início de seus programas esportivos, a qual fazia com muita seriedade e inteligência. Tesoura era apaixonado pelo esporte. Gostava também muito do SESI, onde no dia 05 de junho de 1982, na manhã daquele domingo ele mesmo organizou uma Corrida Rústica com largada e chegada no SESI. Nunca esqueço daquele dia, onde fiquei em 9º lugar na classificação geral e decidi a partir daquela corrida que Tesoura organizou, a fazer parte da equipe oficial de atletismo do Grêmio Esportivo Olímpico, a convite do Professor Paulo Cézar Zimmer, que hoje reside em Florianópolis. Jamais esquecerei daquele dia, pois a tarde no intervalo do jogo decisivo da Copa do Mundo entre Itália x Alemanha, decidi fumar o último cigarro da minha vida. Aquela corrida me deu o incentivo precisava para largar o cigarro, em troca da prática de corridas de rua. Nunca vou esquecer disso. Parabéns Tesoura Junior, você foi o ícone do esporte e do rádio, que Deus o tenha lá no céu. Meus sentimentos para toda sua família. Parabéns a você Adalberto, por trazer para nós as histórias deste exemplo de ser humano, que deixa um legado de ensinamentos para todos nós. Com certeza vai nos deixar também com muitas saudades.
ResponderExcluirCaro Adalberto, há alguns anos adquiri num sebo de Blumenau o livro 'Memórias de um Blumenauense nascido em Goiás', escrito por Tesoura Junior. Garimpeiro que sou de referências aos nossos antigos hotéis, eis que encontro no relato da sua chegada em Blumenau a informação de que passara suas primeiras noites na cidade no Braz Hotel. Com o intuito de entrevistá-lo, encontrei na lista o número do seu telefone. Atendeu-me solícito e, à pergunta se poderia fazer-lhe uma visita para conversar sobre suas lembranças dos tempos em que chegou à cidade, respondeu: "Mas é claro, meu filho, me avise o dia e venha." Como pude nunca fazer a tal ligação? Perda irremediável tive. Grande abraço, Wieland
ResponderExcluirEdélcio Vieira Tesoura Júnior um ícone do Rádio Esportivo de Santa Catarina. Trabalhou na PRC 4 RÁDIO CLUBE DE BLUMENAU.
ResponderExcluirCelso Santos Dos mais inesquecíveis do rádio esportivo. "Meus amigos do esporte " O maior dos comentaristas esportivo de SC.
ResponderExcluirHelio Mauro Sauer algumas transmissões via o tesoura na cabine no campo do Grêmio esportivo olímpico
ResponderExcluirHenrique Santos Sempre escutava com meu avô o comentário dele ao meio dia na radio clube
ResponderExcluirRegina Lúcia Meyer Eu encontrei com ele lá pelos anos 1980 no campo do Sesi, e quando ele soube que eu era irmã do Meyer, veio conversar comigo.....Foram quase 2 horas de conversa....lógico sobre futebol e sobre as jogadas incríveis de meu irmão.....ele sabia de todos os gols que meu irmão fez....Ele era muito fã do meu irmão.....
ResponderExcluirDaniel De Oliveira O melhor comentarista esportivo da época.
ResponderExcluirJulio Costa Saudoso TESOURA JUNIOR,grande comentarista da Rádio Clube de BL,ouvia sempre seus comentários esportivos.
ResponderExcluir
ResponderExcluirJoão Luiz Gonzaga Floriani As partidas de futebol de Santa Catarina pela PRC4 Radio Clube de Blumenau, eram transmitidas por Jeser Jossi e pelo comentarista Tesoura Jr., que formavam uma grande dupla. Saudades!!
ResponderExcluirMoacir R. Oechsler Só em pensar que no deba tinha a cabine tesoura Júnior já dá saudades dos momentos de glória de nosso futebol
Neilor José Hostins O respeito aos nossos antepassados, estes que escreveram a história do futebol em nossa cidade merece um monumento. Quem sabe um dia teremos de volta um estádio que possa nos permitir esta homenagem, e muito mais do que isso, podermos continuar nossa história de mais de um século de futebol na querida Blumenau.
ResponderExcluirSérgio Buchmann Um Homem com H ,influente no mundo esportivo e no jornalismo Blumenauense e Catarinense. Seus comentário eram de respeito e tinha o respeitos dos clubes de futebol. Não tenho certeza mas acho que era Goiano que adotou nossa cidade. Esse tipo de profissional que faz falta nos dias de hoje.
ResponderExcluirWalfrido Bachmann Lembro do Tesoura Junior com seu inseparável charuto.
ResponderExcluirBoa tarde meu querido amigo e professor Adalberto. Como já citei Um Homem com H ,influente no mundo esportivo e no jornalismo Blumenauense e Catarinense.Raramente agente ainda vê um programa com 30 anos de história. Entre 1954 até 1984 UM PROGRAMA que era sagrado ao povo,principalmente aos amantes do futebol.Tesoura em seus comentários verdadeiros dava a verdadeira noção do jogo e a realidade dos times,um verdadeiro profissional. Bem bolado o apelido Tesoura Jr, A tesoura corta, picota, fura. Dá o furo de reportagem. ANONIMADO GARANTIDO rs. Meus agradecimentos Professor sempre pela boa informação. Grande Abraço!!!
ResponderExcluirSalmos de Souza Tesoura Jr. editava os textos com sua famosa maquina de escrever. Tive o prazer de trabalhar com ele em l.984 na Rádio Clube localizada próximo do trevo da Rua João Pessoa. Diviamos a mesma sala. tempo bom
ResponderExcluirLeandro Ilmo Buelck Tesoura Jr., esse fêz história em Blumenau, vai dar um livro de 1000 fôlhas, e ainda vai faltar folha, um cidadão Ilustre, merece todas as homenagens, merecedor de todos os aplausos calorosos.
ResponderExcluirRoberto Kohler Curtia muito marcha dos esportes as 13 hs de todos os dias ! Torcedor do Olímpico..... pessoa fantástica!
ResponderExcluirAntonio Carlos Silva Bom dia a todos,sou filho do tesoura júnior, ele foi sim um grande comentarista e uma pessoa que amava o que fazia.
ResponderExcluir
ResponderExcluirLudgero Amorim Que saudade desse tempo. o rádio de Blumenau teve grandes profissionais. foi a época de ouro do rádio.
Roberto Mário Schramm Meus amigos vitoriano cândido da silva o tesoura da prc4 e Rodolfo Sestrem foram baluartes do futebol em Blumenau.
ResponderExcluirla por 1950 o tesoura jr e mais tarde o Sestrem colega de meu irmão Renato.
João Fernando Barbieri Que dupla de ouro do rádio Blumenauense ,narração Rodolfo Sestrem e comentários Tesoura Jr foram os melhores
ResponderExcluirRubens Olinger A marcha do esporte, Tesoura Jr, e o Sestrem tola a branca oficial.
ResponderExcluirJoão Fernando Barbieri Geralmente ficava em baixo das cabines de radio
ResponderExcluirO jogador chutou no escanteio
Sestrem narrou passa muito perto: perto...
Olhamos p Sestrem e ele ria... era para dar emoção para quem esta em casa. Um monstro de narrador
ResponderExcluirCelso Santos Eu diria que foram dos maiores comunicadores esportivos do país. O Tesoura na sua sabedoria de vida e o Sestrem na sua raça de narrar um evento esportivo. Inesquecíveis na memória de quem teve a oportunidade ouvir esses dois personagens enigmáticos da imprensa esportiva do rádio. Sestrem poderia ter brilhado nas maiores rádios do país como narrador de futebol.
ResponderExcluirValdir Santiago Trabalhei com o Sr. Tesoura na Radio clube e na Liga de futsal de Blumenau.