Mais uma participação exclusiva do jornalista e escritor Carlos Braga Mueller. Hoje o texto é sobre a Ponte Do Salto
AS PONTES DE BLUMENAU
O assunto "pontes" em Blumenau é
emblemático. Muito se fala, e discute sobre uma nova ponte ligando o centro da
cidade ao bairro da Ponta Aguda.
Sem entrar no mérito desta questão, hoje vamos
nos reportar à primeira ponte construída sobre o Rio Itajaí Açu, no Salto
Weissbach, em Blumenau: a ponte "Lauro Müller", mais conhecida
como "Ponte do Salto", que teve seus pilares de granito levantados a
partir de 1896, quando era governador Hercílio Luz. A estrutura metálica veio
da Alemanha, pesava 155 toneladas, e só chegou a Blumenau em 1911.
Mais dois anos passariam até ser concluída.
1913 - Inauguração
Finalmente a Ponte do Salto Weissbach, ou Ponte
do Salto, ou Ponte Lauro Müller foi inaugurada, em 29 de junho de 1913!
Iniciava-se um ciclo de pontes cujas
construções se caracterizariam pela demora em ser concluídas.
A Ponte do Tamarindo, ou Ponte Vilson
Kleinubing, um projeto de 1970, começou a ser construída em maio de
1992. Parte da estrutura ruiu sobre a Rua 2 de Setembro em fevereiro de
1996. Só foi inaugurada em dezembro de 1999.
A Ponte do Badenfurt, iniciada em janeiro de
2011 tinha prazo para ser entregue pronta: dezembro de 2012. Este prazo foi
prorrogado para abril de 2013. Hoje (abril de 2013) só Deus sabe
quando poderá ser aberta ao tráfego!
1896, FINAL DO SÉCULO 19
Hercílio Luz devia a Blumenau o sucesso de sua
carreira política. Foi quando morava aqui que começou a enveredar pelos
meandros políticos.
Por isso, dizem que como gratidão, autorizou o
Governo do Estado a construir uma ponte no Município, sobre o Rio Itajaí
Açu.
Era um projeto arrojado: a ponte teria um
comprimento de 200 metros e a estrutura metálica viria da Alemanha.
Promessa feita, projeto elaborado.
Os blumenauenses só não contavam com uma espera
de quase 18 anos para ver a obra pronta!
Naquele tempo o município de Blumenau ainda
possuía sua extensão inicial, mais de 15 mil quilômetros quadrados (hoje temos
apenas 500), e "tinha uma arrecadação anual de pouco mais de 60 contos de
réis", segundo o historiador José Ferreira da Silva, ou seja, já naquela
época o Estado precisava socorrer os municípios na construção de obras
públicas.
Infelizmente, apesar da sua extrema boa vontade,
Hercílio Luz só conseguiu construir durante seu governo os enormes
pilares de pedra que, em 1911, receberiam a estrutura metálica.
Pela demora na sua conclusão, três engenheiros
foram responsáveis pela obra: ela começou com Henrique Krohberger, continuou
com a supervisão de Emílio Odebrecht e finalmente os serviços de
engenharia foram entregues a Rodolfo Ferraz.
1938
O tempo foi passando e a Ponte do Salto
continuou servindo muito bem aqueles que queriam acessar o outro lado do
rio.
Ir do Salto Weissbach para o Salto do Norte
ficou fácil.
SEM MANUTENÇÃO, PONTE DESABA
Em 1980 surgiram advertências sobre as corrosões
na estrutura da Ponte do Salto.
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ALMANAQUE DO VALE | Jackson Fachini
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ALMANAQUE DO VALE | Jackson Fachini
30/04/2013
Ponte
Lauro Müller
Vista da Ponte do Salto após parte da
estrutura desabar quando um caminhão carregado de madeira atravessava a
estrutura, no início de janeiro de 1982. Ao fundo, na parte mais alta da foto,
a área onde hoje está localizado o prédio do Jornal de Santa Catarina, na Rua
Bahia, em Blumenau. (Imagem: Arquivo/Santa)
Só um ano depois, em dezembro de 1981, a
Prefeitura anunciou a reforma da ponte. Não deu tempo.
Um mês depois, no dia 5 de janeiro de 1982 parte
da ponte ruiu.
1982 - CLIC RBS - Jornal Santa Catarina
O Jornal de Santa Catarina de 06 de janeiro
de 1982 noticiava:
"A cabeceira da Ponte do Salto do lado da
Rua Bahia, construída com pedras e arcos de ferro, caiu ontem (5/1) numa
extensão de 30 metros, por volta das 17,40 h., no momento em que passava um
caminhão Chevrolet carregado com uma laje pré-moldada com tijolos, de 80 m.
quadrados, pesando aproximadamente 4,5 toneladas e que se destinava à
construção de uma residência na Rua Guilherme Jensen, na Itoupava
Central."
Felizmente, apesar do susto, motorista e dois
passageiros não se feriram!
UMA PONTE NOVA ... E MODERNA
E agora? Recuperar a ponte velha ou
construir uma nova?
Muitos batalhavam pela construção de uma ponte
mais moderna, com muitas pistas, cujo traçado ficasse próximo da Ponte do
Salto, para atender a mesma demanda das travessias.
O jornalista Luiz Antônio Soares tomou as dores
da antiga ponte e publicou uma série de reportagens no Jornal de Santa Catarina
sob o título "Ponte do Salto", defendendo a reconstrução da ponte,
mantendo-se as suas características originais.
Depois de muita discussão envolvendo comunidade,
políticos, rodas de cafezinho, venceu esta proposta.
Tanto assim que Luiz Antônio Soares recebeu o
cobiçado Prêmio Esso de Reportagem - Regional Sul, de 1982, conferido em razão
das matérias que escreveu sobre o patrimônio histórico que representava a Ponte
do Salto Weissbach para Blumenau.
Ela foi reinaugurada no dia 8 de março de 1983.
É bem verdade que as características não ficaram
exatamente como eram na ponte original. O leito recebeu camada asfáltica.
Foi-se o encanto da madeira estalando ao passar dos carros e carroças! Em
contrapartida, foi acrescida uma passarela para pedestres, nada original, mas
essencialmente utilitária.
Mesmo assim, a Ponte Lauro Müller chama a
atenção de turistas, porque uma travessia tão extensa, coberta, não se
encontra com muita frequência.
Blumenau poderia muito bem explorar melhor
e turisticamente a Ponte do Salto, mostrá-la para os visitantes,
contando-lhes um pouco da sua atribulada história.
Para saber mais acesse clicando em:
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Texto Carlos Braga Mueller/Arquivo Adalberto Day
Sr. Adalberto !
ResponderExcluirValeu a reportagem do Sr. Braga Müller. Gosto muito de acompanhar a evolução e o planejamento viário da cidade. São reportagens que me chamam a atenção.
Com relação a ponto do Badenfurt, acho que se achou uma boa saída para a sua finalização ao envolver a iniciativa privada. Creio que a obra realmente inaugurará em Abril/2014.
Theodor Darius
Para: ADALBERTO DAY
Assunto: Re: Pontes
Parabéns, muito interessante o tema!
Sylvio Zimmermann
Bela reportagem como sempre. Andei na ponte velha. Realmente muinto bonita. Como era a Ponte Preta original, A da Emilio Talmann, Centenário..............
ResponderExcluirOi amigo Beto.
ResponderExcluirAssunto muito interessante esse das pontes do Braga. Pensei que iria mais longe, pois, até hoje continuamos com as polemicas das pontes. Badenfurt etc. Tenho a impressão que isso deve ser "pano pra muita manga" e assunto muito polemico em todos os municípios, pois, geralmente é uma obra de suma importância e custa muito caro. Nosso prefeito atual, p.ex., levou-o para os palanques de campanha. E vai ser discutido por muito tempo. Acho que vai ser uma corrida e tanto: ESGOTO X PONTE. Nessa, eu ainda aposto na ponte.
Um grande abraço pro amigo.
E.A.Santos
Bom dia Adalberto.Eu tenho uma opinião formada com relação a estes descasos com nossa Cidade sim,descasos pois levamos trocentos anos para se construir quelquer obra de grande monta ($$$$)para uma Cidade que tem mais de 300mil Habitantes,e que certamente paga muito imposto.Então o nosso grande problema é um só."NÃO TEMOS REPRESENTAÇÃO POLITICA",muito boa a materia abraços.
ResponderExcluirMUITO INTERESSANTE A MATÉRIA SOBRE A PONTE DO SALTO,MUITO BOM MESMO,PENA QUE O SR. JORNALISTA lUIZ ANTONIO SOARES NÃO TINHA VISÃO NENHUMA PARA O FUTURO DE NOSSA CIDADE, QUANDO DE TODAS AS FORMAS CONSEGUIU CONVENCER MUITAS OUTRAS PESSOAS DA SUA IDÉIA CURTA.CONCORDO PLENAMENTE QUE DEVE SE MANTER A HISTÓRIA DE UMA CIDADE,POIS ISSO É SUA IDENTIDADE. MAS QUANDO A LÓGICA ESTÁ A NOSSA FRENTE TEMOS QUE PENSAR EM CONSTRUIR O FUTURO E CONSERVAR O PASSADO. HOJE, TODOS QUE PRECISAM TRAFEGAR POR ESTA REGIÃO SABEM O QUANTO É DESGASTANTE, SIMPLESMENTE PORQUE ALGUMAS PESSOAS NÃO CONSEGUIAM ENXERGAR O FUTURO.
ResponderExcluirKÁTIA BAEHR
ADM.V@HOTMAIL.COM
Parabéns pelo post, amigo Adalberto e colaboradores. Consta que a Ponte do Salto foi inaugurada sem o telhado que lhe deu uma notoriedade tal, que na reforma feita na década de 1980, optou-se por mantê-lo. Grande abraço!
ResponderExcluirCaro Adalberto, informou corretamente o Braga Müller que a Ponte do Salto foi a primeira ponte sobre o Itajaí-açu 'em Blumenau'. Quer me parecer que outra a precedeu, para fins ferroviários, na região de Apiúna ou Ibirama, quando da construção da EFSC. Grande abraço!
ResponderExcluirMuito interessante.
ResponderExcluirAdorei a reportagem, estava procurando material referente ao trabalho de meu pai, ele foi responsável por demolir com explosivos a antiga ponte, ai me deparei com esta incrível reportagem que adorei.
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