Vigia da E.B.M. Pedro II, Progresso Canto do Rio mais conhecido como Senhor Cordeiro. (faleceu dia 13 de março de 2022).
Hoje quero prestar uma homenagem em histórias de nosso Cotidiano, ao nosso amigo senhor Cordeiro. Na época anos 90 era vigia do E.E.B.M Pedro II no Progresso Canto do Rio. Homem de um caráter e personalidade marcante. Chegou a frequentar a Universidade de Minerolgia em Belo Horizonte, mas teve que abandonar por perseguição na época do regime militar. Exilado ficou alguns anos em Cuba e conheceu Fidel Castro.
Voltando ao Brasil, veio morar em nossa Blumenau, onde através de sua simpatia e presteza, obteve o carinho da comunidade.
Eu como professor do educandário, a primeira pessoa que cumprimentava era o vigia, - o portal de entrada e segurança do local. Muitas vezes pude compartilhar seus conhecimentos, e juntando com os meus, um aprendia com o outro. Fiquei tão seguro de seu conhecimento, que o levei em algumas oportunidades para dar aulas sobre determinados assuntos sobre história.
Ele foi em várias exposições que organizei, e me brindou entre outras pinturas, com essas duas fotos de nossa região da Empresa Garcia e casas populares.
Durante alguma folga, na própria guarita, com materiais recicláveis e já descartados, fazia maravilhas.
Vejam dois trabalhos e comparem com as fotos que lhe emprestei.
Adalberto Day/João Batista de Oliveira (Cordeiro)Durante alguma folga, na própria guarita, com materiais recicláveis e já descartados, fazia maravilhas.
Vejam dois trabalhos e comparem com as fotos que lhe emprestei.
Empresa Industrial Garcia 1912
Adalberto e senhor Cordeiro
Vila operária da E.I.Garcia (1946) - Existiam mais de 240 moradias neste estilo, todas feitas na marcenaria da empresa.
Muito boa essa história do Sr. COrdeiro,que exemplo de vida e parabens pela perspicácia de leva-lo a sala de aula,todos ganharam com isso,a Escola,os alunos,o Professor e principalmente o Seu Cordeiro que pode semear as suas histórias que nada mais é do que a sua própria vida.
ResponderExcluirAbraços.
Att. Vilson
Nas pessoas mais simples encontramos exemplos marcantes de vida.
ResponderExcluirPor isso, não devemos rotular o ser humano pela aparencia, pela profissão. O senhor Cordeiro é um exemplo digno da espécie.
abraço.
Tive o prazer de trabalhar com o Seu Cordeiro na ABAM e aprendi muito com suas histórias e sua arte. Merece ser lembrado sempre!!!
ResponderExcluirRose
Seu Adalberto sempre presente em nossas vidas gratidão por sempre homenagear meu pai
ResponderExcluirConheci. Grande amigo. Um homem de muita inteligência e com leitura precisa política da sociedade brasileira. Faz falta nesses tempos.
ResponderExcluir