Até quando vamos conviver com essa vergonha
"Arrumamos o centro histórico" ou "continuamos remando ?" . O local que Dr. Blumenau, seus pioneiros admiraram, e os antepassados da pré história de nossa cidade.
Até quando a incapacidade dos que podem resolver o problema irão permitir que este esqueleto de concreto seja considerado uma vergonha por tantos anos. Já deve estar até no Guines Book- livro dos recordes.
Localização Rua XV de novembro,74 fundos - entrada da cidade, o esqueleto cinzento do Edifício América deixa feia a paisagem do Centro Histórico. Assim está ali desde 1979 (o início das obras foram em 1977) para abrigar a sede do Clube Náutico América, a construção embargada - pelo MPF - Ministério Público Federal em Blumenau (SC) O MPF se baseia no Código Florestal, que estabelece como APP a faixa de 100 metros ao longo do Itajaí-Açu, impedindo qualquer construção. A demolição da antiga sede foi em 1976 e no ano seguinte a construção deste esqueleto.
Foto: Edemar Annuseck
Mais um capitulo da história da demolição do Ed. América.
O terreno foi doado pelo estado ao Clube Náutico América, em 1936 e desde lá essa novela vem se arrastando. O terreno doado é de 1408 metros quadrado.
Cronologia da vergonha estabelecia:
1936: A Assembleia Legislativa aprova que doa o terreno do Estado ao CN América de Blumenau.
1937: O titulo de concessão da área é homologado pelo Governador Nereu Ramos, e o CN América se instala no mesmo ano.
1962: É lavrada a escritura publica finalizando a doação do terreno e entregue a concessão ao clube.
1977: A RB Planejamento ganha a permuta para construir um prédio residencial. A obra começa mais é interrompida por ferir o Plano diretor e vira área de utilidade pública.
1985: Com o novo plano diretor, o projeto muda para um hotel com 18 andares.
1986: Recomeçam as obras do Ed. América.
1997: Por falta de verbas a RB Planejamentos paralisa as obras. A Itacolomi Incorporações Imobiliárias Ltda. Se interessa em investir no projeto.
1997 até 2006: A obra tem pequenos avanços na construção chegando aos 10 andares.
2007: Falta mão de obra na construção civil
2008: Ministério Público entra na justiça para que seja procedida a demolição do edifício, alegando que o prédio está em área de Preservação Ambiental. IBAMA pede o embrago da obra e a obra é paralisada.
2011: Dia 10 de outubro a ustiça Federal determina a demolição do Ed. América. Podendo o processo de demolição durar até 6 anos.
História:
Nosso querido e tradicional C.N. América foi fundado em 20 de outubro de 1920 e desde então acumula grande número de títulos, como o de campeão sul americano, campeão brasileiro, estadual e títulos internacionais. A iniciativa de fundação deste tradicional clube, partiu do Juiz de Direito Amadeu da Luz a partir de 28 de março de 1920.
Foto do dia 23/setembro/2007
A inauguração do campo (estádio) ocorreu no dia 3 de junho de 1927 A demolição do estádio Aderbal Ramos da Silva começou no dia 23 de setembro de 2007- um domingo triste.
________________
O Brasil (Palmeiras - BEC ) fundado em 19 de julho de 1919, também tinha seu campo o Aderbal Ramos da Silva na Rua das Palmeiras. Hoje julho/2010, nos parece que irão resolver o problema que também é um local feio, sinistro ,da forma como ficou depois da demolição do Estádio, e enchente 2008. Serão construídos edifícios residenciais e comerciais.
Esperamos que nossas autoridades constituídas e representativas, entidades, não permitam que os edifícios sejam construídos sem arquitetura germânica.
Ali começou nossa cidade, foi Rua a Principal, o centro, e hoje histórico de nossa cidade. Se for permitido a construção de prédios sem características e identidade com a cidade, perderemos parte de nossa referencia histórica. Caso isso aconteça, como justificaremos isso aos nossos filhos, netos ?.
- A primeira Rua em Blumenau surgiu em 1852, com o nome de Palmenalle , onde foi construído o primeiro hotel, de alvenaria. Num dos quartos o Dr. Blumenau instalou a direção da Colônia. A Rua Palmenalle mudou seu nome para Boulevard Wendeburg em 3 de fevereiro de 1883, depois para alameda Dr. Blumenau e em 8 de abril de 1939, para alameda Duque de Caxias através do Decreto-Lei nº. 68 de 18 de agosto 1942, na administração de Afonso Rabe. O Decreto-Lei nº. 1.202, que se referia sobre a nacionalização dos nomes de ruas, determinava que as ruas com nomes estrangeiros fossem alterados e colocados nomes nacionais. A povoação compreendia o início do Garcia, e parte da rua XV de Novembro.
Leiam mais sobre este importante clube :
Arquivo de Adalberto Day
Sua menção à esse esqueleto de concreto não enterrado, é apropriada. Porque não há esforço para livrar Blumenau desse monstro? Ok, está em processo, depende de decisão judicial. Mas será que isso é tão maior que uma cidade que quer ser boa opção turística?
ResponderExcluirParabéns pelo texto.
Ótimo post, Adalberto !
ResponderExcluirTenho fé que esse esqueleto tenha um destino logo. De preferência, que seja um hotel com arquitetura de bom gosto e que acrescente ao visual do centro histórico. O estádio do BEC graças a Deus vai receber uma linda e imponente obra, e vai revitalizar a área. Aos poucos Blumenau olha pra frente e os obstáculos são vencidos. Quem viver, verá !
PauloFrancaSC @adalbertoday é verdade, este esqueleto já esta ali a algum tempo.Pena, em uma área belíssima da nossa Blumenau.
ResponderExcluiradalbertoday
RONIcoletti @adalbertoday Desde que me conheço por gente esse esqueleto está lá! Talvez um dia vire ruína história como em Roma!
ResponderExcluirAdalberto
ResponderExcluirQuero parabenizar você pela sua matéria sobre o edifício América, onde você tentou puxar a orelha de todos envolvidos com muita cautela e inteligência.
Como nada é por acaso, nós do Clube Náutico América estamos em uma luta incansável, para chegarmos em um ideal para o Clube, provar que a modalidade de Remo e um esporte olímpico e que é viável em Blumenau, devido a diversos fatores, material humano, um rio espetacular para treinamento que em poucos lugares do Brasil temos um Clube tão bem localizado para treinamento, um povo hospitaleiro e guerreiro, queremos a nossa sede concluída . Temos que honrar os nossos antepassados.
Abraço.
Sérgio da Silva.
Clube Náutico América.
Boa noite. Posso estar enganado, mas como este esqueleto ai só andou qdo um prefeito se elegeu e se reelegeu, saiu pra Brasilia e não mais voltou, presuponnho que o futuro dele seja na chon............como naquela novela...........
ResponderExcluirInfelizmente não foi para o "chon". E já estamos em 2022. Pensa como o tempo passa. Enquanto isto a cidade vive e convive com os predios feios e inacabados. Pois não é só este!
ExcluirESCORREITA A AÇÃO DO MINISTERIO PUBLICO FEDERAL. NAO SE PODE CONSTRUIR OBRAS PARTICULARES EM TERRENOS DOADOS PELO PODER PUBLICO, ISSO SEM CONSIDERAR O PLANO DIRETOR E A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL.DESSA FORMA A DEMOLIÇÃO DO PREDIO É A SOLUÇÃO NATURAL DESTE PROBLEMA.
ResponderExcluirO MINISTERIO PUBLICO FEDERAL ( O PROMOTOR DO CASO DE BLUMENAU ) DEVERIA SER HOMENAGEADO POR ESSA AÇÃO.
ResponderExcluirPROMOTOR NOTA 10, 100.
ROGERIO DEGLMANN
ResponderExcluirSergio Cunha Uma vergonha para os blumenauenses. Outro prédio horrível é aquele onde foi o Banco Inco. Não sei o nome desse prédio. Os proprietários não tem condições de passar uma tinta naquele prédio? É impressão minha ou Blumenau está ficando mais feia. Oxalá esteja eu errado!