Foi no dia 29 de junho de 1958, ano da primeira conquista da Seleção Brasileira de Futebol, na Suécia .
Imagem divulgação
A imagem de 1958 mostra a seguinte escalação:em pé Vicente Feola (técnico) Djalma Santos, Zito,Belini, Nilton Santos, Orlando e Gilmar. Agachados:Garrincha, Didi, Pelé, Vavá, Zagalo e Paulo.
A Imagem (Divulgação) mostra a festa da comemoração.
- Considerada por muitos críticos como a melhor equipe de futebol de todos os tempos, a Seleção Brasileira que conquistou a Copa do Mundo de 1958 chamava a atenção por ter os jogadores mais talentosos da época. Porém, para alguns dos que puderam acompanhar o Mundial da Suécia, a diferença estava em dois jogadores que começaram entre os reservas: Pelé e Garrincha. Neste domingo, comemoram-se os 50 anos da conquista do primeiro título mundial verde e amarelo.
Partida Final
- A final foi disputada no Estádio Rassunda entre Brasil e Suécia em frente a um público de quase 50.000. O Brasil perde o sorteio e joga de azul, ambos os times tinham o uniforme nº 1 em amarelo. "Nós vamos vencer, vamos jogar com a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida" disse o dirigente da delegação brasileira Paulo Machado de Carvalho. Nem o gol sueco que inaugurou o placar abalou a equipe. Didi, o príncipe etíope, certamemte uma das peças mais importantes do time brasileiro, pegou a bola e foi calmamente andando com ela debaixo dos braços até o meio de campo, mostrando a tranquilidade e a certeza na vitória.
Resultado: uma partida excepcional que mesmo com a derrota por 5 a 2 em casa, a torcida sueca aplaudiu de pé os campeões do mundo. Pelé, Vavá, Zito, Mazzolla, Garrincha, Didi, Gilmar, Zagallo entre outros. Assim o Brasil sagrava-se pela primeira vez campeão mundial de futebol.
- Os gols foram marcados 2 por Vava, 2 por Pelé e 1 de Zagalo.
Depois o Brasil seria ainda campeão mundial mais quatro vezes= 1962-1970-1994-2002
- Em Blumenau a conquista teve comemoração especial, desfiles dos clubes pela Rua XV. Na foto o Time do Amazonas do Bairro do Garcia – Aparecem a esquerda de Branco o treinador José Pera, a direita de escuro Francisco Siegel ao centro uma torcedora carregando o pavilhão do Amazonas Esporte Clube.
Imagem divulgação
Didi, Pelé, Gilmar e Orlando.
Arquivo de Adalberto Day/ Wikipédia


Do “Jornal de Santa Catarina” De 1º de Junho de 1973

A vida musical no Garcia, portanto, era bastante intensa; em uma foto datada de 5-6 de setembro de 1931 foi promovido um encontro de músicos, o assim chamado “Musik Club Garcia”; pela foto pode-se ver a grande variedade de instrumentos. Mas o nosso pai não era somente músico. Também era um apaixonado leitor: leu muito na sua vida, até madrugadas adentro e se interessava principalmente por romances históricos, por exemplo, tinha a edição completa em alemão gótico do “Conde de Monte Cristo” e dos “Três mosqueteiros” de Alexandre Dumas; aos 18 anos leu “Ben-Hur”: este livro está atualmente na biblioteca particular do filho Osmar, sendo que consta na 1ª página o seu nome e o ano de 1929. Apenas para citar mais alguns, que ficaram na memória: de José de Alencar “As minas de prata”, de William Shaekspeare “Júlio César” e diversos outros autores, cujos nomes não nos recordamos mais. Mais tarde nosso avô Hermann adoeceu e teve que vender a casa comercial [que segundo informações seria de 1905] onde morava com a família [prédio do antigo Cine Garcia]. Nosso pai foi procurar trabalho para sustentar a família porque neste meio tempo havia casado, conseguiu emprego no Armazém da Empresa Industrial Garcia. Anos depois veio a trabalhar como escriturário. Trabalhou 30 anos na empresa Garcia e em alguns momentos foi auxiliar de caixa com Max Pagel e Eugen Anton. Com o dinheiro auferido pelo nosso avô com a venda da casa comercial, que não foi suficiente, nosso pai ainda teve que fazer um empréstimo na firma para completar o valor e assim poder comprar a casa enxaimel de nº. 4137. Esta casa é do ano de 1912 e pertencia a Johann Iten, também conhecido pelo nome de João Iten. Nosso pai adquiriu a casa com o terreno de 609,00 m2 através de escritura pública de compra e venda datada de 19-08-1943. Nossos avós vieram junto com nossos pais para ficarem na nova casa e cuidaram deles até o falecimento. 


Publicado no dia (05/06/08) no Jornal de Santa Catarina- coluna Almanaque do Vale do jornalista Sérgio Antonello. .jpg)
- Hoje, sou convidado para proferir palestras em diversos educandários para falar sobre as minhas pesquisas e trabalhos relacionados ao resgate histórico da cidade, especialmente do bairro Garcia. Inclusive, verifiquei o reconhecimento, da Empresa Coteminas (essa semana ouvi o vice-presidente José Alencar – dono da empresa, dizer ser importante que desde o ensino fundamental seja incluído os cursos de Ciências Sociais e Filosofia), que adquiriu a Artex, já me convidou a expor trabalhos e palestrar aos funcionários da empresa, onde com muita satisfação, honrei o convite e contribui com as explicações. A atividade que exerço de Cientista Social me absorve o dia inteiro, São diversos trabalhos em jornais, TVs, Rádios, Blumenau em Cadernos, universidades.



