Foi no dia 29 de junho de 1958, ano da primeira conquista da Seleção Brasileira de Futebol, na Suécia .
Imagem divulgação
A imagem de 1958 mostra a seguinte escalação:em pé Vicente Feola (técnico) Djalma Santos, Zito,Belini, Nilton Santos, Orlando e Gilmar. Agachados:Garrincha, Didi, Pelé, Vavá, Zagalo e Paulo.
A Imagem (Divulgação) mostra a festa da comemoração.
- Considerada por muitos críticos como a melhor equipe de futebol de todos os tempos, a Seleção Brasileira que conquistou a Copa do Mundo de 1958 chamava a atenção por ter os jogadores mais talentosos da época. Porém, para alguns dos que puderam acompanhar o Mundial da Suécia, a diferença estava em dois jogadores que começaram entre os reservas: Pelé e Garrincha. Neste domingo, comemoram-se os 50 anos da conquista do primeiro título mundial verde e amarelo.
Partida Final
- A final foi disputada no Estádio Rassunda entre Brasil e Suécia em frente a um público de quase 50.000. O Brasil perde o sorteio e joga de azul, ambos os times tinham o uniforme nº 1 em amarelo. "Nós vamos vencer, vamos jogar com a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida" disse o dirigente da delegação brasileira Paulo Machado de Carvalho. Nem o gol sueco que inaugurou o placar abalou a equipe. Didi, o príncipe etíope, certamemte uma das peças mais importantes do time brasileiro, pegou a bola e foi calmamente andando com ela debaixo dos braços até o meio de campo, mostrando a tranquilidade e a certeza na vitória.
Resultado: uma partida excepcional que mesmo com a derrota por 5 a 2 em casa, a torcida sueca aplaudiu de pé os campeões do mundo. Pelé, Vavá, Zito, Mazzolla, Garrincha, Didi, Gilmar, Zagallo entre outros. Assim o Brasil sagrava-se pela primeira vez campeão mundial de futebol.
- Os gols foram marcados 2 por Vava, 2 por Pelé e 1 de Zagalo.
Depois o Brasil seria ainda campeão mundial mais quatro vezes= 1962-1970-1994-2002
- Em Blumenau a conquista teve comemoração especial, desfiles dos clubes pela Rua XV. Na foto o Time do Amazonas do Bairro do Garcia – Aparecem a esquerda de Branco o treinador José Pera, a direita de escuro Francisco Siegel ao centro uma torcedora carregando o pavilhão do Amazonas Esporte Clube.
Imagem divulgação
Didi, Pelé, Gilmar e Orlando.
Arquivo de Adalberto Day/ Wikipédia