- O bairro situa-se na região Norte do município, na margem esquerda do rio Itajaí-Açú e foi criado em 28 de abril de 1956, pela Lei no 717, na administração de Frederico Guilherme Busch Junior.
O nome “Itoupava” é de origem Guarani (Itupaba), dialeto Tupi moderno que significa “pequeno salto”, “corredeira”.
No mapa da Colônia Blumenau, de 1864, constava uma parte da rua 2 de Setembro, que partia da balsa (próximo da atual ponte Irineu Bronhausen) e seguia em direção ao Badenfurt e Itoupava Central. Posteriormente, outro caminho, margeando o rio, ligava à Ponta Aguda. A denominação oficial da Rua 2 de Setembro se deu com a Lei no 370, de 28 de agosto de 1952. A primeira pavimentação aconteceu durante a gestão do prefeito Carlos Curt Zadrozny (1966 - 1970). Com a criação do Sistema Anel Viário Norte, pelo prefeito Félix C. Theiss (1973-1977) grande parte da rua foi alargada e calçada, sendo posteriormente asfaltada numa largura de 14 metros. O Anel Viário Norte estabeleceu uma ligação direta entre a BR 470 e a Rodovia Jorge Lacerda. A partir deste momento o bairro teve intenso desenvolvimento. As ruas 25 de Agosto, 25 de Julho e 1o de Janeiro receberam a denominação oficial em 28 de agosto de 1952. O Serviço Autônomo de Terminais Rodoviários - SETERB - foi criado em 30 de março de 1979, passando a funcionar, posteriormente, junto a Estação Rodoviária.
O nome “Itoupava” é de origem Guarani (Itupaba), dialeto Tupi moderno que significa “pequeno salto”, “corredeira”.
No mapa da Colônia Blumenau, de 1864, constava uma parte da rua 2 de Setembro, que partia da balsa (próximo da atual ponte Irineu Bronhausen) e seguia em direção ao Badenfurt e Itoupava Central. Posteriormente, outro caminho, margeando o rio, ligava à Ponta Aguda. A denominação oficial da Rua 2 de Setembro se deu com a Lei no 370, de 28 de agosto de 1952. A primeira pavimentação aconteceu durante a gestão do prefeito Carlos Curt Zadrozny (1966 - 1970). Com a criação do Sistema Anel Viário Norte, pelo prefeito Félix C. Theiss (1973-1977) grande parte da rua foi alargada e calçada, sendo posteriormente asfaltada numa largura de 14 metros. O Anel Viário Norte estabeleceu uma ligação direta entre a BR 470 e a Rodovia Jorge Lacerda. A partir deste momento o bairro teve intenso desenvolvimento. As ruas 25 de Agosto, 25 de Julho e 1o de Janeiro receberam a denominação oficial em 28 de agosto de 1952. O Serviço Autônomo de Terminais Rodoviários - SETERB - foi criado em 30 de março de 1979, passando a funcionar, posteriormente, junto a Estação Rodoviária.
No dia 4 de fevereiro de 1980, Blumenau ganha o moderno Terminal Rodoviário Prefeito Hercílio Deeke, reduzindo o número de ônibus que circulavam no bairro Centro, onde se localizava a antiga rodoviária (rua 7 de Setembro esquina com rua Padre Jacobs).
A ponte do Tamarindo, no dia 6 de fevereiro de 1996, quando em construção, por razões técnicas até então desconhecidas, desabou, sendo que esta possuía cerca de 60 metros de comprimento por 20 m de largura (4 pistas), pesando aproximadamente 2 mil toneladas. A ponte deverá ligar o bairro Itoupava Norte à Itoupava Seca, estando como uma das ligações, entre Corredores de Serviços, mais importantes da cidade de Blumenau.
Na área cultural aparece a Sociedade Thalia, fundada em 27 de outubro de 1875, que posteriormente mudou seu nome para Sociedade Frohsinn e mais tarde para Einigkeit - União que deixou de existir.
- O América Futebol Clube fundado em 09 de fevereiro de 1929, jogava numa área da Comunidade Escolar de Itoupava Norte. Em 1943 recebeu a denominação de Guarani Esporte Clube. No local onde havia a balsa que ligava as Itoupavas Norte e Seca se situava o Cine Mogk que era um centro cultural do bairro.
A balsa foi desativada com a construção da ponte Irineu Bornhausen, que foi inaugurada em 1953.
A Sociedade Duque de Caxias foi criada em 1945 e posteriormente desaparece.
A Sociedade Esportiva Caça e Tiro Itoupava Norte foi criada em 2 de julho de 1952.
O Clube de Caça e Tiro Tell foi criado em 1952, estando, atualmente, com suas atividades quase paralisadas e com poucos sócios.
Arquivo : Adalberto Day
Fonte: Prefeitura municipal de Blumenau/ SEPLAN Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. Guia de Santa Catarina – Blumenau Online e Adalberto Day
Boa tarde Adalberto
ResponderExcluirParabéns pela matéria sobre o bairro onde nasci. Só consegui entrar no escritório agora (14h20) e abrir para ver o seu blog e as noticias mais recentes.
Só uma coisa que me deixou intrigado. Acho que a Ponte Irineu Bornhausen foi inaugurada em 1951 e não 1953. No dia da inauguração você pode colocar isso, jogaram Guarani e Caxias de Joinville. O Caxias venceu por seis a zero. Com um detalhe. No primeiro tempo colocou um time e no segundo outro. Era uma máquina de jogar. Eu ainda criança com meus 6 anos assisti a inauguração e o jogo também. Pode ser que eu esteja errado com relação ao ano, mas por via das dúvidas tem um placa no início da ponte no lado da Itoupava Norte que registra a data correta.
Um grande abraço
Edemar
Boa tarde Adalberto.
ResponderExcluirEstou a procura de um ponto comercial na região de Blumenau, e apareceu um comercio na Itoupava Norte, n/ conheço o bairro. Primeiramente me preocupo com a questão das enchentes, como é o bairro neste quesito. E depois em relação ao comércio em geral, que parece ser forte e diversificado, justamente porque o bairro é vizinho da Br 470, muito movimentada. O comercio fica na rua 02 de setembro depois da gloria.
Lhe agradeço por quaisquer informações que possam me ajudar.
Att. Roberto.