tag:blogger.com,1999:blog-2953407439745136836.post1629185631142434785..comments2024-03-10T01:31:26.033-03:00Comments on Adalberto Day: - A Estação ferroviária de Blumenau e a MacucaAdalberto Dayhttp://www.blogger.com/profile/05203079296697600682noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-2953407439745136836.post-37021524023295695822012-08-22T10:39:15.970-03:002012-08-22T10:39:15.970-03:00Querido Beto,
Sempre fico feliz em poder ver e co...Querido Beto,<br /><br />Sempre fico feliz em poder ver e compartilhar algo que nos trás à memória as histórias que de certa forma fizemos parte; sou bisneta de Edmundo Pozes um dos desenhistas, profissão que foi seguida e aprimorada de uma geração a outra. <br /><br />Com admiração,<br /><br />Luiza Pozes (também desenhista) <br />projetos.luiza.pozes@gmail.comLuiza Pozeshttps://www.blogger.com/profile/13395691964121912995noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2953407439745136836.post-72601211652072163322011-10-17T11:34:09.384-02:002011-10-17T11:34:09.384-02:00As crianças da 3a série do colégio Padre José Maur...As crianças da 3a série do colégio Padre José Maurício estão em produção de maquetes da Macuca. E minha filha Letícia está toda encantada com a produção dela feita com material reciclado totalmente idealizada por ela. Este blog ajudou muito com as imagens e a história. Obrigada!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2953407439745136836.post-6886148818940571642009-05-20T17:10:04.716-03:002009-05-20T17:10:04.716-03:00Senhores,
Gostaria, se possível, que esclarecesse...Senhores,<br /><br />Gostaria, se possível, que esclarecessem minha dúvida:<br />- Qual foi a última viagem da MACUCA?<br />- 13/03/1971 FOI A ÚLTIMA VIAGEM DO TREM EM bLUMENAU COM DESTINO iTAJAÍ. mAS A LOCOMOTIVA DESTA VIAGEM ERA A MACUCA?<br /><br />Grata<br /><br />Fátima VenuttiFátima Venuttihttps://www.blogger.com/profile/04259153959942815906noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2953407439745136836.post-42850270239441976432008-07-17T11:20:00.000-03:002008-07-17T11:20:00.000-03:00Até hj nunca entendi porque da retirada da Macuca ...Até hj nunca entendi porque da retirada da Macuca e das estradas de ferro aqui na região. Cada vez que penso sobre isso, me resvolto e me entristessee a ignorância da retirada.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2953407439745136836.post-66261219491898713242008-05-09T21:24:00.000-03:002008-05-09T21:24:00.000-03:00Curto muito esse blog. O Beto está de parabéns!Con...Curto muito esse blog. O Beto está de parabéns!<BR/>Convido vc, Beto, a ver o que estamos divulgando no nosso blog, inspirados no seu...<BR/>www.logradourosdemiracemarj.blogspot.com<BR/><BR/>Agradeço se puder nos sugerir ou orientar.<BR/><BR/>Angeline TostesAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2953407439745136836.post-2025890028599922112008-05-08T10:03:00.000-03:002008-05-08T10:03:00.000-03:00Prezado Beto Day,Muito oportuna a matéria sobre a ...Prezado Beto Day,<BR/><BR/>Muito oportuna a matéria sobre a nossa saudosa estrada de ferro.<BR/>O que ainda mexe conosco é a demolição da antiga estação ferroviária, onde hoje está a Prefeitura.<BR/>Acho que não houve nenhuma reação popular. Assim como passaram em branco outras demolições:<BR/>- a do antigo Hotel Holetz, o símbolo de Blumenau durante várias décadas, para ali se entronizar um quadrado de cimento e ferro (o Grande Hotel);<BR/>- a da casa comercial Katz, depois Kieckbusch, na esquina da Rua 15 de Novembro com a Alameda Rio Branco; <BR/>- a da casa comercial R. Grossenbacher, na Rua 15 de Novembro, onde hoje está o Bradesco.<BR/>Foram verdadeiros golpes na preservação da arquitetura dos nossos antepassados.<BR/>Algumas destas demolições foram substituidas pelo "enxamelóide", um cenário, uma imitação, daquilo que era o tradicional enxaimel.<BR/>Acredito que naqueles tempos não existia uma consciência de preservação, pois de outra forma não teriam ocorrido as demolições.<BR/>Pensava-se apenas no progresso e ele tinha o seu preço !<BR/>Abraços do Braga MuellerAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2953407439745136836.post-88068100692999205592008-05-07T12:48:00.000-03:002008-05-07T12:48:00.000-03:00Blog está cada dia mais atraente, bonito e com tec...Blog está cada dia mais atraente, bonito e com tecnologia atualizada.<BR/>Parabéns e obrigado por fazer constar o meu nome em evidência.<BR/>Sou suspeito para comentar, mas seu trabalho é espetacularmente maravilhoso.<BR/>Você é muito talentoso.<BR/>Parabéns e mais uma vez, muito obrigado.<BR/>Abraços,<BR/>Adilson SiegelAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2953407439745136836.post-65812632950008701592008-05-06T14:39:00.000-03:002008-05-06T14:39:00.000-03:00AdalbertoSensacional. Assunto de primeira. Temos q...Adalberto<BR/>Sensacional. Assunto de primeira. <BR/>Temos que iniciar a campanha de recuperação do prédio da estação na Rua Martin Luther (atrás da Renault). <BR/>Acho que deveriamos ter a relação das máquinas e até o cronograma exato da vida da EFSC. Não achas ?<BR/>Tenho algumas fotos no meu arquivo desse assunto. Se te interressar use a vontade. <BR/>O trem na ponte de ferro e é a que tenho como "a última viagem". Me parece que foi capa do jornal. <BR/>A foto da oficina - já em abandono - lá na Rua São Paulo aonde hoje temos os laboratórios da FURB <BR/>E outra de meu pai - Osmênio Pfau - quando mecanico de locomotivas - matéria entrevista publicada no Jornal em 1973.<BR/>E uma foto publicada no Santa "Almanaque" (que não tenho a data) cuja texto fala da locomotiva nº 01.<BR/>A tal de Macuca (dizem que ) não foi a primeira era uma máquina por ser pequena usada para manobras na oficina e com vagões de cargas.<BR/> <BR/>Veja o que diz este texto....<BR/>http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de_Ferro_Santa_Catarina<BR/>Construída no inicio do seculo passado por descendentes alemães, a E. F. Santa Catarina foi desativada na década de 80, sendo que sua última utilização na enchente de 1984.<BR/>José Geraldo reis PfauAnonymousnoreply@blogger.com