No dia 16 de agosto de 2019 recebi em nossa residência as 13:30 horas , a Camisa "100 Anos" do Clube Grená - Grêmio Esportivo Olímpico de Blumenau. Foram confeccionadas apenas 100 camisas. A honra foi me concedida pelo atual presidente do Clube Grená Braulino Pontes, que já foi Goleiro do Fluminense RJ, Figueirense, Blumenau Esporte Clube entre outros clubes.
História:
O Olímpico foi fundado em 14 de agosto de 1919, e desativou seu futebol profissional em 1970. Este foi o palco que viu por duas vezes a única equipe de futebol de Blumenau ser campeã do Estado, em 1949 e 1964.
Neste belo estádio e com um gramado invejável, atuaram grandes jogadores do futebol brasileiro: Pelé, Garrincha, Zito, Barbosa, Belini, Paulinho de Almeida, Sabará, Teixeirinha e tantos outros. Clubes como : Santos, Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo, Fluminense, Grêmio....
Hino do Olímpico: Autor do Hino Márcio Volkmann/Edson da Silva
Forte és, alvi-grená
Por tua história, teu valor
Pela camisa reluzente
Pelo grito do torcedor
Estribilho
Olímpico, Olímpico,
O teu verbo é vencer
Olímpico, Olímpico
És a razão do meu viver
A baixada das conquistas
Na Alameda das vitórias
Fez surgir esse gigante
Uma paixão de muitas glórias
(repete o estribilho)
Para quem quiser ouvir,
Com orgulho vou cantar
É grená meu coração
Para sempre vou te amar.
Pelé e Garrincha jogaram no tapete verde da Baixada. Pelé jogou pelo Santos contra o Olímpico de Blumenau no dia 30 de agosto de 1961. O placar foi 8 a 0, com cinco gols marcados pelo rei. Já Garrincha, "o anjo das pernas tortas", atuou no Estádio da Baixada com a camisa do Olímpico no dia 30 de agosto de 1969. O adversário foi o Caxias de Joinville. Torneio chamado "Vera Fischer" homenagem a então eleita Miss Brasil de 1969 - moradora do bairro Velha em Blumenau.
O Olímpico não foi só forte no futebol, mas também no amadorismo. A história de Waldemar Thiago de Souza confunde-se com a do atletismo catarinense. Nascido em 1926 , na localidade de Espinheiro (Ilhota), veio para Blumenau ainda jovem. Durante décadas foi o quase que imbatível atleta fundista de 5 mil e 10 mil metros. Representou Santa Catarina pelo Brasil, levando o nome de Blumenau além-fronteiras na década de 40 Ele representa todo o sucesso do Clube Grená no atletismo, como a família Belz , Paulo Zimmer, Mara Furmann e tantos outros.
Vídeo dos 3 gols de Rodrigues na final de 1964 - Narração Alvaro Correia e Edemar Annuseck
Para saber mais acesse : - “O Foot-Ball Club Blumenauense”.
Arquivo de Adalberto Day
ResponderExcluirSonia Ruth Anton Bauler Que chique.
Márcia Carls Muito legal Sr, Adalberto,com a camisa do time que nos honrou com, dois títulos estaduais. Fica aqui nossa admiração, por lembrar esse capítulo grandioso do nosso desporto da cidade. Parabéns.
ResponderExcluir
ResponderExcluirBom dia Dalva , sou o Braulino Presidente do GEOlimpico , gostaria e terei o maior prazer em presentear com uma camisa comemorativa dos cem anos do clube ao meu mestre ( assim o considero) e a pessoa que tanto fez e faz para manter viva a historia do esporte e tudo que se refere a nossa cidade , ficaria muito grato se o mestre Adalberto aceitasse essa minha mínima contribuição de agradecimento que eu gostaria de realizar , você pode me ajudar nisso fazendo essa intermediação, se possível ficaria muito feliz , agradeço antecipadamente , Braulino Pontes.
Braulino! É o Adalberto: A Dalva me falou desse maravilhoso presente da camisa "100 anos" do nosso clube Grená. Fico muito honrado e fará parte de meu acervo que já tem 2 do Olímpico que as vezes desfilo no Parque Ramiro. Como estou debilitado pós problema de saúde (cirurgia marcada na cavidade bucal) se possível nos encaminhar para o endereço Rua São Leopoldo,152, Bairro Vila Nova, Edifício Suíça. Apartamento 303. Transversal da Rua Almirante Tamandaré , ponto de referência Tamandaré Food Park
Braulino : Farei o encaminhamento com muita honra , muito obrigado.
Nós é que agradecemos Braulino, com muita honra. Forte abraço um abençoado final de semana desejos de Dalva e Adalberto Day.
Já esta a caminho dentro de no máximo 01 hora meu mestre estará essa grande recordação pela historia dessa camisa e pela minha honra e satisfação de poder realizar esse meu desejo pessoal pela admiração que eu tenho por esse casal que respeito muito e sempre agradeço por tudo , grato.
Adalberto Day disse: estou emocionado por suas palavras. Estamos aguardando com ansiedade. Bateremos uma foto e postaremos no face como também em meu Blog, e colocando a história Grená. Obrigado!!!!
ResponderExcluirSuperfã
Eliane Day Parabéns Beto e Dalva
Sandro Roberto II Que show!!
ResponderExcluirMeu caro Adalberto,
ResponderExcluirQuão feliz eu fico com a tão merecida homenagem. Todavia, sabemos do apreço que vc tem por nossos clubes e agremiações. A sabedoria do atual presidente Sr. Braulino, que tive a oportunidade de ver este em atuação nos tempos do BEC,de prestar tal homenagem. Parabéns ao clube e a você meu amigo.
Boa tarde! O Grêmio Esportivo Olímpico vamos ser bem sinceros o time que mais deu alegrias ao nosso Futebol 2 Estaduais,e a grande rivalidade com palmeiras,que se não me engano dava os roubo de carneiros,rivais ate nisso kkkk Eram carneiros? Quem viveu o Grêmio Esportivo Olímpico tem inúmeras hist´rias em 100 anos, Nos anos 70 o Palmeiras Bec jogaram no glorioso estádio do Grêmio Esportivo Olímpico.Nó somos privilegiados por ter vivido essa história do futebol de nossa cidade,e hoje essa triste realidade. O Braulino Pontes um guerreiro se não fosse as lutas desse grande Homem teríamos o GEO? Acho que só em nossas lembranças mesmo. Braulino Surgiu em um Fluminense quando tínhamos bons Goleiro e o incluo em deles. Bem só tenho a agradecer vc Meu amigo e professor Adalberto,e a Braulino Pontes que já fez o GEO RESSURGIR DAS CINZAS OU MELHOR DAS ÁGUAS INÚMERAS VEZES rs. Parabéns e obrigado ao dois por suas lutas árduas pra manter viva essa linda História.
ResponderExcluirEdmundo Edi Parabéns Adalberto vc merece receber essa lembrança
ResponderExcluirSaudades de ver Amazonas olímpico os tempos que o jogador vestia a camisa pra jogar e tinha que ter emprego
Que legal parabéns
ResponderExcluirOsmar Eduardo Day
Linda a camisa Adalberto. Pena que esses times se acabaram. Grato por essas belas lembranças. Abraço!
ResponderExcluirSergio Cunha
Adalberto !
ResponderExcluirPuxa que bacana o presente e as informações acima que tão um toque de muita nostalgia !
Obrigado por compartilhar e um grande abraço
Theodor A. Darius.
Parabéns amigo Adalberto Day. Mais do que merecido esse presente.
ResponderExcluirUm grande abraço
Edemar Annuseck
Nosso amigo é muito top!
ResponderExcluirCaro amigo Adalberto Day, quero nesta oportunidade cumprimentá-lo pela homenagem que o presidente Braulino Pontes do Olímpico fez a você com a entrega da camisa de 100 anos do Clube Grená. Contudo, gostaria nesta oportunidade que me fosse concedida também uma camisa, afinal eu os demais colegas contribuímos com as comemorações desta data.
ResponderExcluirEsperando que esteja gozando de boa saúde, receba um grande e fraternal abraço.
Barreira. - Ex goleiro e campeão em 1964
Caro Amigo Adalberto e família,
ResponderExcluirQuando garoto, era comum ser indagado qual era o seu segundo time e quando afirmava torcer pelo Olímpico, de Blumenau, muitos achavam que eu estava inventando, para não dar o braço a torcer que não tinha um segundo clube.
Por muitos anos pensaram assim até que em uma edição da extinta Revista dos Esporte, na coluna tipo "pergunta x resposta", o jogador entrevistado do qual não lembro, afirmou que o melhor gramado que jogara havia sido o do G.E.Olímpico e então, calei a boca daqueles colegas incrédulos.
Lembro ter assistidos alguns jogos do Olímpico, instalado na arquibancada que aparece na sua postagem e da Alameda ficar repleta de gente em dias de jogos, principalmente entre o Olímpico x Palmeiras, grandes rivais.
Bons tempos aqueles e fica aqui registrado minhas congratulações ao Amigo, pela justa honraria e ao clube, por prestigiar aqueles que zelam pelo passado e presente da nossa querida Blumenau!
Minha homenagem e admiração ao trabalho incansável do blumenauense e catarinense
ResponderExcluirAdalberto Day
Por seu trabalho histórico naquela linda e culta cidade,
Admiração gaúcha Mestre,
José Carlos Bortoloti - Passo Fundo
Amei! Muito bom! Parabéns pela homenagem!
ResponderExcluirUrda Alice Klueger
Alo amigo Adalberto Dey, e familia abraços a todos, Bonito ver esta passagem de gente importante ser reconhecida, voce merece isto éa prova de quanto voce é competente e bom em respeitar seus adverssarios pois sei que voce e seu sangue é azul igual a camisa do nosso grande Amazonas, ha ha ha ha , eu por exemplo depois que sai do Bairro do Garcia nunca jamais torci por outro time de futebool, mas esta homenagem foi muito bem dirigida, vamos aguardar os 100 anos do nosso Amazonas o Alvaro é quem diz. abraços a todosdeste amigo Valdir Salvador.
ResponderExcluirNão sei se Blumenau tem interesse. Mas seria muito importante a volta desses clubes tradicionais. É uma pena Blumenau uma cidade tão próspera , ter um futebol de pouca expressão.Criar times biônicos sem história, não contribuem em nada. A tradição se faz necessária. Itajaí está retomando o clássico. Quem sabe daqui em 10 anos, Marcílio Dias e Barroso estejam em melhores condições que a dupla da capital.
ResponderExcluir
ResponderExcluirAlvaro Santos Adalberto essas suas publicações, tem um sabor tão gostoso, quê quem viveu essa história não acredita no quê está vendo!
Por anos eu jamais me importei com a capa do Santa, eu ficava esperando o jornaleiro para ver o Almanaque do vale e suas materiais!!
ResponderExcluirHenrique Santos Olímpico era também um timão de Blumenau
ResponderExcluirMoacir R. Oechsler Deveria voltar com o futebol profissional tem camisa tem história tem títulos
ResponderExcluirSuperfã
Ludgero Amorim Era um prazer enorme ir a Baixada ver esse time jogar. Não me canso de agradecer o Adalberto, por fazer a gente reviver essas histórias.
Gilberto Peters Muito obrigado por todo esse conhecimento e por dividir conosco tudo isso. ABRAÇO!
ResponderExcluir
ResponderExcluirRomilda Degang Que Legal você lembrar de tantas coisa Boa 👍👍👍♥️♥️
ResponderExcluirSuperfã
Mauricio Melim Adalberto Day! Agradeço do fundo do meu coração, por você nos levar a infância novamente. Deus que te abençoe obrigado....Você além de um grande profissional, sempre será um amigo do coração.
Superfã
ResponderExcluirCatarina Tecla Mistura Sempre trazendo, boas lembranças e fazendo a gente viajar a um passado muito legal, de bons divertimentos e um deles era o futebol.
Obrigada por você sempre nos fazer a voltar num passado de coisas muito legais. Parabéns e que Deus lhe proteja amigo.
Gilson Martins Sempre fui grená...e campeão em 1964 !!!!
ResponderExcluirAdemar Jose da Silva Palmeiras, Olímpico, Amazonas, Guarani e Vasto Verde, o prazer de assistir o verdadeiro futebol. Nos dias atuais, a cidade não consegue estruturar um clube de futebol decente.
ResponderExcluirNicolau Hacklaender Como sempre morei a uma rua do clube , sempre frequentei e participei do time de futebol infantil e juvenil
ResponderExcluirNão perdia um jogo profissional
Nos treinos eu sempre estava por ali e
Lembro inclusive do técnico Sr Aduci Vidal campeão de 64 muito rígido
Marcos Salles Leyendecker Nicolau Hacklaender, joguei no infantil também. Sou nascido em 1950, então deve ter sido por 1960.
ResponderExcluir
ResponderExcluirCarlos Stodieck Torci muito pelo GEO, nosso Olímpico!
ResponderExcluirLuiz Carlos Vilain Vilain Joguei no infantil. E juvenil do olimpico .