quinta-feira, 20 de junho de 2019

- Bombeiros


A Empresa Industrial Garcia mantinha uma equipe de bombeiros que prestaram relevantes serviços à comunidade, não só do Grande Garcia, mas de toda Blumenau a partir de 1929. A equipe era formada por funcionários da empresa e moradores próximos. O bombeiro era avisado pela sirene que tocava várias vezes. Conseguiam ouvir o chamado até um raio de 3 quilômetros. O período de atuação dessa guarnição foi anterior à implantação da corporação de bombeiros de Blumenau, que iniciou as atividades em 13 de agosto de 1958. (Foto: Arquivo de Dalva e Adalberto Day)

Publicado no Jornal de Santa Catarina - Sábado/Domingo 06/07//Dezembro/2008,coluna Almanaque do Vale;jornalista Sérgio Antonello; Edição nº 11458

Motor bomba F600 – que fazia parte deste corpo de Bombeiros
Foto do Ford A 1929, o mesmo que aparece na foto principal junto com os bombeiros, foto do dia da venda pela Artex ao senhor Alfredo Gonçalves da Luz


Publicado no Jornal de Santa Catarina 11 de/dez/2008, em Sobre Rodas - Clique no Carro, Edição nº 11493 - Como se encontra nos dias atuais.
Arquivo de Adalberto Day/Jonas Vargas Husadel/Alfredo Gonçalves da Luz
Este é o antigo Ford A Chassis A482948, o primeiro carro do Corpo de Bombeiros de Blumenau. Pertencia à Empresa Industrial Garcia. Em 25 de junho de 1999, foi adquirido pelo senhor Alfredo Gonçalves da Luz (foto) junto a Artex. A foto foi enviada por Adalberto Day e Alfredo Gonçalves da Luz.
O Ford A 1929
Bombeiro "War de La France
José Geraldo Reis Pfau
Esse caminhão é marca "WAR DE LA FRANCE"  - esteve nos Bombeiros de Blumenau. 
Na época - 1972 eu estava na divisão de obras da Prefeitura acompanhava compras e consertos da frota na oficina da PMB que ficava do lado da delegacia (cadeia) na Rua Itajaí. Esse motor foi retificado e "ninguém" conseguia regular para ligar.
Na Velha, na rua ao lado da Casa da Vera Fischer havia um mecânico (velhinho) antigo que se chamava "Peta Schmith" (deve ser Peter Schmith) que era especialista em regular (na casa dele) carburadores e deixar carros afinados. 
Buscamos ele em casa e ele regulou o War de La France e o caminhão que ficou afinadíssimo. 
Arquivo José Geraldo Reis Pfau/Adalberto Day