Seguindo meu raciocínio de postagens, é necessário constar o nome marca "Blumenau"; Pelé jogou em Blumenau no dia 30 de agosto de 1961.
Depois de mais ou menos um mês treinando com os mais velhos, teve finalmente a chance de jogar uma partida oficial. Foi no feriado de 7 de setembro de 1956, num amistoso do Santos contra o Corinthians, de Santo André-SP. O Santos ganhou de 7 x 1 e Pelé fez seu primeiro gol pelo clube (o sexto da goleada). O goleiro que sofreu o gol "0001" se chamava Zaluar Torres Rodrigues que faleceu em 1995.
Foi no dia 30 de agosto de 1961, que o famoso time do Santos de Pelé jogou em Blumenau, no estádio da Baixada. O jogo foi contra o Grêmio Esportivo Olímpico, o placar
Os pais de Pelé se
chamavam João Ramos do Nascimento, conhecido como Dondinho, e Celeste Arantes.
Antes de receber a
alcunha de Pelé, o pequeno Edison era chamado de Dico pela
família.
O apelido Pelé nasceu de Bilé, ex- goleiro do Vasco de São Lourenço-MG.
. A explicação: quando pequeno, Edison
gostava de ser goleiro, e toda vez que fazia uma defesa gritava um
“Segura, Bilé!” que os amigos entendiam como “Segura,
Pelé”. O detalhe é que, no princípio, o menino não gostou nem um pouco da
alcunha.
Anos depois, numa entrevista a um jornal alemão, Pelé confessou que não gosta do apelido. Pelé não é o meu nome, meu nome é Edison”, afirmou o Rei do Futebol.
Na infância, Pelé nem sonhava em torcer pelo
Santos. Seu time do coração era o Vasco da Gama. Só mais
tarde, quando foi contratado pelo time, que se tornou um “santista roxo”.
Pelé começou a jogar no Santos em 1956. Chegou a receber
um convite para bater bola na Europa, mas preferiu seguir carreira no
Peixe.
Em 1957, Pelé sagrou-se o mais jovem artilheiro do Campeonato Paulista. Tinha somente 17 anos na época.
O Rei começou a jogar pela Seleção Brasileira 10 meses depois de estrear no Santos. Quando participou da Copa do Mundo do Chile jogando pela Seleção, contava apenas 17 anos.
Número de gols? Foram
1.284 (1285?) (0,93 por partida). Foram 1.091 gols pelo Santos e 95 pela
Seleção Brasileira.
O recorde de gols foi
numa partida foi contra o Botafogo de Ribeirão Preto, em 1964. Pelé marcou
oito gols pelos Santos.
A última Copa que o
Rei disputou foi a de 1970, no México.
Uma revista
norte-americana apontou Pelé como um dos 25 atletas “mais
legais” de todos os tempos. Além dele, participaram da lista o piloto Mario
Andretti, o boxeador Muhammad Ali, o tenista Bjorn Borg e o jogador de basquete
Michael Jordan.
Pelé não fez uma,
mas quatro despedidas do futebol: duas pela Seleção, uma pelo Cosmos (time
norte-americano) e uma pelo Santos. Curiosamente, o último jogo foi entre
Cosmos e Santos, com Pelé jogando um tempo em cada time.
Você sabia que Pelé
foi Ministro dos Esportes no final dos anos 90? É dele a criação da
chamada Lei Pelé, que transforma clubes de futebol em empresas.
Edinho, um dos filhos
do Pelé, jogou como goleiro pelo mesmo Santos que ajudou a consagrar o pai.
Em 1999, Pelé foi eleito O Futebolista do Século pela International Federation of Football History and Statistics. No mesmo ano, recebeu o título de Atleta do Século pelo Comité Olímpico Internacional.
Você sabia que Pelé atuou
como goleiro em quatro jogos, um deles substituindo o goleiro Gilmar numa
partida do Santos contra o Grêmio em 1961?
Pelé foi um dos poucos brasileiros a receber o título de Sir do
Império Britânico.
O Rei do Futebol (Pelé) namorou a Rainha dos Baixinhos (Xuxa) na
década de 1980.
Você sabia que Pelé conseguiu parar (pelo menos temporariamente) uma guerra? Foi em 1969, no Congo Belga, quando os dois lados do conflito pararam para assistir o Rei do Futebol jogar no país.
Pelé esteve na
Artex, mas foi antes do jogo. Quanto a ele Pelé ter
feito cinco gols, não afirmo, mas digo aquilo que foi relatado e que na
revista placar e na contagem dos 1.000 gols de Pelé, constam 5 gols do Rei
neste jogo.
PARTICIPE dessa lembrança
sobre a vinda de Pelé em Blumenau. Faça seus
comentários no BLOG e inclua suas informações que serão importantes para nossa
história.
Arquivo de Adalberto Day
Belo Trabalho Day. Belo mesmo.
ResponderExcluirIvan Naatz
Muito legal a reportagem. Impressionantes os números alcançados na carreira de Pelé e todos os dados são impactantes.
ResponderExcluirValeu, um abraço e boa semana,
Theodor Darius .
Meu caro Adalberto,
ResponderExcluirAlgumas destas informações eu sabia,exemplo, que namorou a Xuxa,que seu filho Edinho foi goleiro(inclusive encontrei por acaso o filho do Rei em Campinas ,numa convenção da empresa que eu trabalhava na época,estavam concentrados no mesmo hotel),também sei que o filho do Rei,teve sua carreira prejudicado pelo uso de entorpecentes, vi jogos pelo cosmos. Daí se ele fez 5, ou 4 gols ,não teve muita diferença (kkkkkkkk) pois pela quantidade de gols feitos não fariam diferença. Sobre tudo não sabia da data de nascimento errada,e nem o nome, uma excelente história, parabéns.
ResponderExcluirLamentavelmente que não viu Pelé jogar está mais preocupado hoje em denegrir sua imagem pessoal pelos problemas familiares.O mundo reverencia Pelé como atleta, o maior de todos os tempos. Até Lêonidas da Silva, com o qual trabalhei na Jovem Pan nos anos 70 reconhecia que Pelé não tinha igual. E pelo visto não haverá. Fazem comparações com Garrincha que também foi um dos grandes jogadores brasileiros. Garrincha é reconhecido até hoje por "entortar" os zagueiros e criar sempre situações de gol. Garrincha foi um malabarista da bola, Pelé foi um craque, o maior de todos. Estive presente como repórter atrás do gol de entrada da Baixada no jogo dos oito a zero, pelo empunhando o microfone da Rádio Nereu Ramos ainda como calouro. Em 1972 transmiti o amistoso no Estádio Adolfo Konder numa tarde de quarta-feira quando Florianópolis parou para ver o Santos com Pelé e Cia. derrotar o Avaí por dois a um. Sou um privilegiado porque depois transmiti muitos jogos até o encerramento da carreira de Pelé através da Jovem Pan. Parabéns pela matéria amigo Adalberto Day porque ele merece ser lembrado para sempre
Boa tarde querido amigo!Pelé sempre vai ser o melhor do mundo, nunca vai existir outro igual.Eu defendo a tese de Pelé Foi um jogador 3 gerações a frente dos outros jogadores de sua época.Tipo o q não jogava nada ia pra zaca rs,e os com habilidade eram poucos ou quase nenhum. Você acha que Pelé faria + de 1000 gols nos dias de hoje? Eu acho q não. Como diz o o filme é por essas e outras PELÉ SERÁ SEMPRE O ETERNO.
ResponderExcluirAmigo Beto eu como muitos, sempre digo assim como a Seleção Brasileira tiveram grandes glorias,naquele tempo que nem todos sabiam jogar o Brasil estavam ensinando e eles acabaram aprendendo como hoje estamos vendo o trabalho que estão dando a seus professores,assim como o Pelé teve suas glorias pois o campo de futebol éra grande de mais so para ele, dou parabens pois soube parar no auge de sua carreira, agora ele teria que lutar com grandes guereiros como estamos aplaudindo mesmo não sendo de nossa nacionalidade,mas eu lembro que quando ele aqui esteve no Gremio Esportivo Olimpico a jogar, eu estava garnecendo a segurança do estadio na parte fundos paralelo ao Ribeirão Garcia (Posso da Moça) pois eu éra um soldado do 23 Regimento De Infantaria (Milico )e vi ele levar eu acho que éra o Mauro ou Nilson Groy, de arrasto pela camisa por alguns metros, hahahahahah,mas foi lindo pena que seja muito pouco lembrado, espero que nos tenhamos a mesma sorte com a vinda do menino Niemar, Adalberto grato pelo espaso.abraços a todos. Valdir Salvador.
ResponderExcluirPrezado amigo Adalberto, bom dia.
ResponderExcluirBela postagem sobre o nosso rei do futebol! Pelé foi e sempre será a imagem emblemática do nosso País. Com certeza é uma personalidade reconhecida mundialmente. Tive o prazer de vê-lo jogar por diversas vezes, aliás em 1963 em um jogo contra o São Paulo no Pacaembu, o São Paulo vencia o Santos por 4x0 e o Armando Marques juiz muito enérgico expulsou o Pelé, consequentemente as coisas que estavam difíceis, pioraram ainda mais. O São Paulo estava naqueles dias que tudo dava certo. Mediante a saída do Rei Pelé, o treinador do Santos determinou que seus atletas simulassem contusões e assim aconteceu. Conclusão o Santos ao final do segundo tempo ficou com numero insuficiente para continuar jogando e não houve outra alternativa ao Armando Marques senão encerrar o jogo. Os santistas não gostam de relembrar esta curiosidade que ocorreu na carreira do Pelé.
Um abraço
Lourival Barreira. SP
Ex goleiro campeão em 1964 pelo Olímpico.
Sr Adalberto!!
ResponderExcluirQue legal!! Jamais imaginaria que o Pelé tivesse jogado em Blumenau!!
Um abraço a todos,
Andressa
Adalberto sensacional Beto! Meu pai teve a honra de ver Pelé jogar, e disse que era surreal, coisa de cinema! Um grande ídolo do Brasil.
ResponderExcluir- Bruna Xavier
Parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirMantendo a história do esporte de Blumenau sempre viva!!!
Um abraço
Marcelo Greuel
John Carlos Simon Só prestou no futebol, pois até filha no leito de morte ele se negou a reconhecer.
ResponderExcluir
ResponderExcluirMoacir R. Oechsler Negou a própria filha no leito de morte um safado pra mim não valeu nada
Maria C Buratto-Polinchak Pode ter sido o melhor jogador do mundo, mas com um caráter terrível quanto a primeira filha que teve antes de ser famoso. Muito triste ver uma pessoa que deveria ser exemplo para os outros agir tão mal com uma pessoa do próprio sangue.
ResponderExcluirMaurino Lizandro Simplesmente o melhor do mundo
ResponderExcluirCarlos Reif O próprio zagueiro do olímpico falou pra mim no dia do jogo estava tudo calmo amistoso festa de repente um torcedor do olímpico falou negron tu não joga nada ele acabou com a festa
ResponderExcluirAlcides Vanzuit
ResponderExcluirBlog Adalberto Day Eu Estava la porque treinava no infantil do Olímpico. O Olímpico empatou com o Vasco 1 a 1,depois venceu o America do Rio de Janeiro por 3 a 1,daí veio o Santos, perdeu pro Santos 8a0,os gols no segundo tempo.Primeiro tempo 0 a 0,a torcida começou a gritar CADÊ O PELÉ,mexeu com quem tava quieto,4 gols do Pelé no segundo tempo.Eu vi o Pelé jogar, 5 vezes,sempre foi REI.