TAC - TRANSPORTES AÉREOS CATARINENSE S/A
Mais uma bela colaboração de Carlos Braga Mueller/Jornalista e escritor, onde relata sobre a antiga TAC – Transportes Aéreos Catarinenses S/A.
A década de quarenta estava prestes a
terminar e na área de aviação alguns importantes fatos marcaram o
ano de 1949 em Santa Catarina.
Primeiro, foi um acidente com o hidroavião
Catalina PBY-5 da TABA Transportes Aéreos, em Iguape (SP). Embora a empresa não
tivesse sede em Santa Catarina, a TABA era íntima dos catarinenses,
pois servia os passageiros através dos pousos que seus 2
hidroaviões faziam regularmente em São Francisco do Sul, Itajaí,
Florianópolis, Laguna e Araranguá. E era pela TABA que os blumenauenses
"voavam" para o Rio e outros destinos, a partir de Itajaí, com
amerrissagens e decolagens do Rio Itajaí-Açú, um misto de viagem e aventura !
A frota da TABA era de apenas 3 aviões: 2
Catalinas e um Douglas DC3, que no dia do acidente em Iguape ao ir
socorrer o Catalina acidentou-se também, ao pousar em um campo improvisado e
sem condições. Estava decretado o fim da TABA.
Foi também em 1949 que começou a ser construído
o Aeroporto de Itajaí, que teve sua Estação de Passageiros inaugurada em 6 de
setembro de 1952.
E finalmente, outro fato importante na área da
aviação em nosso Estado foi a criação de uma empresa local de transportes
aéreos: a TAC - Transportes Aéreos Catarinense S/A, com sede em Florianópolis.
A FUNDAÇÃO
Existia no Rio de Janeiro uma empresa
chamada TAL - Transportes Aéreos Ltda., que em maio de 1948 começou a
operar uma linha entre o Rio de Janeiro e Curitiba.
Em assembleia geral de acionistas, realizada em
Florianópolis no dia 22 de setembro de 1949, a TAL foi transformada em
TAC - Transportes Aéreos Catarinense S/A.
Foram seus sócios fundadores: Aderbal Ramos da
Silva, no ato representado por procuração pelo Dr. João Batista
Bonassis; Genésio de Miranda Lins; Luiz Fiuza Lima; Sidnei Nocetti; Agamenon
Nocetti; CITAI-Cia. Catarinense de Transportes Aéreos; e os aviadores
Antônio Alexandrino José Maria de Bescúcia, Albino Teixeira Pinheiro Jr., Luiz
Lanziolli e Fred Elton, este último de nacionalidade norte-americana, que foi
representado no ato pelo colega Antônio Alexandrino.
AS OPERAÇÕES
A partir de 1950, a TAC iniciou as
suas operações, ligando regularmente Florianópolis e algumas cidades de
Santa Catarina a Curitiba e ao Rio de Janeiro, ao norte, e a Porto Alegre, no
sul.
Em 1950, por ocasião do Centenário de Blumenau,
em 2 de Setembro, a TAC homenageou o município fazendo divulgar uma peça
publicitária de um avião Douglas DC-3 de sua frota sobre a cidade de Blumenau.
A última capa da Revista "O Vale do
Itajaí", comemorativa do centenário e editada em Blumenau, estampou a
referida propaganda em página inteira. Mas como se tratava de um trabalho
artístico, desenhado a bico de pena e não uma foto, não se sabe se
realmente um DC-3 da TAC voou, naquela época, pelos céus de Blumenau.
Em 1956, a TAC operava 11 cidades e seus vôos
incluiam os seguintes aeroportos, por ordem alfabética de município,
com suas denominações na época (se possuíam):
- Chapecó - Aeroporto Serafim Bertaso
- Curitiba - Aeroporto Afonso Pena
- Florianópolis - Aeroporto Hercílio Luz
- Itajaí - Aeroporto Salgado Filho (primeiro
nome do aeroporto. Hoje é nome do aeroporto de Porto Alegre).
- Joaçaba - Aeroporto Santa Terezinha
- Joinville - Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola
- Lages - Aeroporto Municipal
- Paranaguá
- Porto Alegre - Aeroporto Salgado Filho
- Rio de Janeiro - Aeroporto Santos Dumont
- Santos
- Videira - Aeroporto Ângelo Ponzoni.
A FROTA
A frota da TAC era composta de 5 aeronaves
Douglas DC-3, aviões valentes e que voaram com galhardia pelos céus do
mundo inteiro durante décadas.
O FIM
Em determinado momento, a TAC firmou
contrato de operacionalidade com outra companhia aérea, a Cruzeiro do Sul, até
que em 1966 foi vendida e absorvida definitivamente pela Cruzeiro do Sul.
Texto e arquivo Carlos Braga Mueller/Jornalista
e escritor em Blumenau
Obrigado Carlos e Adalberto por mais um maravilhoso registro de nossa história. Eu conheci a loja da TAC na rua XV em Blumenau, era quase esquina da com a Rua Nereu Ramos, do lado oposta à Casa Capital.
ResponderExcluirEu não tinha a menor ideia, nunca tinha ouvido falar desta empresa.
ResponderExcluirObrigado, por trazer um pouco da nossa história, até então, por mim, totalmente desconhecida.
Abraços,
Paulo R. Bornhofen
Parabéns Adalberto e, em especial, congratulações ao grande Braga Müller. Voei pela TAC, em seus DC-3. Qdo visitávamos meus tios em Lages, fazíamos Florianópolis-Itajai-Rio do Sul (acho que pousávamos em Lontras-Lages. Aventura maior foi quando mudamos para Itapiranga. Daí, além do roteiro acima, ainda fazíamos escala em Joaçaba, para só então voar a Chapecó. Dirava quase todo o dia. Dormíamos em Chapecó e, dia seguinte, um ônibus nos levava a Itapiranga - outra aventura, para outra ocasião.
ResponderExcluirEm 1958 era presidente da TAC – Transportes Aéreos Catarinense S/A, com sede em Florianópolis SC, o Dr. João David Ferreira Lima.
ResponderExcluirAo mesmo tempo era agente da Cruzeiro do Sul e da TAC em Blumenau, o Sr. Raul Deeke
Bom dia
ResponderExcluirLegal esta reportagem.
Como disse Paulo Bornhofen no seu comentário, eu também nunca tinha ouvido falar desta empresa.
Como blumenauense fico sabendo um pouco mais de sua história.
Obrigado
SOU FILHA DE SIDNEI NOCETI E JAMAIS TINHA VISTO OU ESCUTADO UM COMENTARIO TAO COMPLETO SOBRE A TAC
ResponderExcluirfiquei muito feliz com este artigo - descoberto pela - a Jane Mirella -SOBRINHA NETA DE MEU PAI
agradeço de todo o coração meu nome
iara Odila noceti ammon meu end eletr iaraodila@gmail.com
Pessoal,estou buscando alguns conteúdos históricos voltados pra Sadia Linhas Aéreas e para a TAC - Transportes Aéreos Catarinense. Por acaso alguém tem algo que poderia me ajudar? Pois, é para minha pesquisa de dissertação de mestrado sobre aviação no Estado de Santa Catarina ...
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