Casa família Iten Rua Amazonas 4243 – Johanas
Magnus Item. Foi diretor na EIG da Fiação. Casa de 1919 demolida em 1978.
Na foto aparece entre outros quando crianças,
Alfredo Iten, diretor da EIG, da Cremer e Vice Prefeito na Gestão do Lazinho. ,
e o comerciante João Iten que se localizava na entrada da Rua Capinzal.
Caixa d’ água da Empresa Industrial Garcia (ler observação abaixo), em 1954. Aparecem na imagem Alfredo Iten (de camisa com mangas curtas), ao centro, Alberto de Oliveira, e, à direita, o diretor-gerente Ernesto Stodieck Jr. (Foto: Arquivo de Adalberto Day e Ângela Maria de Oliveira)
Publicado no Jornal de Santa Catarina – Sábado 04/julho/2009; coluna Almanaque do Vale do Jornalista Sérgio Antonello.
Observação Importante:
Daniel Arndt e o Senhor Horst , da cidade de Timbó – SC, afirmam que está foto da caixa d’água, não é da antiga Empresa Industrial Garcia, mas sim da adutora da usina de geração de energia elétrica de propriedade da Celesc, situada na localidade de Alto Cedro, município de Rio dos Cedros. Muito provavelmente se trata de uma visita feita pelas pessoas mencionadas ao local. O que aparece na foto não é uma caixa d´água, mas um suspiro do sistema de alimentação das turbinas. Segundo explicação de um funcionário da Celesc, este suspiro é necessário para que, quando as válvulas de alimentação tiverem que ser fechadas em situação de emergência, não haja rompimento do tubo de alimentação por excesso de pressão. Observando o detalhe da foto, poderá ver ao lado das pessoas um tubo de cerca de 2 metros de diametro que percorre a encosta da montanha por cerca de 1 km. Este tubo é feito totalmente de madeira como se fosse um barril e existem cintas de aço a +/- cada 10 centímetros. Se a E.I. Garcia possuía uma caixa d´água idêntica, certamente não havia um "tubulão" de 2 diâmetro para abastecê-la ou para levar a água para a fábrica.
Horst Arndt
Daniel Arndt
Timbó – SC
Alfredo Iten e sua esposa dona Liselotte
- Alfredo Iten nasceu em Blumenau no dia 05 de abril de 1919 (Falecido em 26/10/2011 aos 92 anos), foi diretor gerente da Empresa industrial Garcia e da Empresa Cremer em Blumenau. Foi vice-prefeito da cidade no governo de Félix Christiano Theiss, período 31/jan/1973 a 31/jan/1977, tendo exercido o cargo de prefeito em cinco oportunidades, governando o município por 130 dias.Também foi presidente do Amazonas Esporte Clube e um dos maiores incentivadores do esporte em Blumenau.Fez parte da Comissão Central Organizadora dos IIII JASC,realizada em Blumenau (21/27 julho de 1962). Foi presidente da Junta Disciplinar da Liga Blumenauense de Futebol, presidente do Lions Clube de Blumenau Centro, Vice-governador do Distrito L-10 do Lions internacional,Diretor de patrimônio do Caça e Tiro Jordão, presidente da Cooperativa de Consumo dos empregados da E. I. Garcia, presidente do Centro Cultural Brasil Estados Unidos de Blumenau, Vice-presidente da comissão municipal de esportes. Alfredo Iten também integrou a Comissão municipal de Desenvolvimento Econômico, representou o poder público no conselho curador da FURB, sendo seu presidente por seis anos, tendo também presidido a Fundação Hospitalar de Blumenau. Em 1983 recebe da câmara municipal de Blumenau, o título de “Cidadão emérito de Blumenau”.
Arquivo de Adalberto Day
A primeira foto retrata fielmente como era o relacionamento entre Diretores e empregados da EIG. Um motorista entre o presidente e o principal Diretor. Não era pose para divulgação, não era progaganda.Era assim mesmo. Eram mais de 2.200 empregados em 1965 e eles conheciam pelo nome todos os colaboradores mais antigos, não importava sua função.Falavm com todos. Faziam caminhadas diárias por toda a fábrica. Foi assim que numa determinada ocasião o Sr. Stodieck viu que havia um novo operário capinando em local da fábrica. Foi em direção ao memsmo bater um papo. Conversaram em alemão, pois o novo operário só falava alemão e russo. Era um imigrante que viera da Russia e dadas as dificuldades de sobreviver no meio do mato em "Stolz Platau", mais tarde Witmarsun, aceitou qualquer trabalho para ter uma renda que permitisse a sobrevivencia da família. Naquela conversa o Sr. Stodieck ficou sabendo que o imigrante era um "Guarda Livros" (hoje contador) numa cooperativa na Russia. De imediato o novo operário foi transferido para o Escritório Central da EIG, onde passou a ser o contador e em pouco tempo o Chefe Geral do mesmo. Seu nome era Sr. Ens, que foi residir numa casa da EIG na rua Amazonas, perto da casa do Sr. Alfredo Item, onde depois foi residir o Sr. Vitório Moritz, gerente geral da confecção da EIG. O Sr. Ens construiu a sua casa na rua Ipiranga, que até hoje existe. É a segunda casa depois da casa n° 81. Teve 4 filhos, chamados Heinz, Walli, uma moça e a Marlene, que casou com Max. O Sr. Ens veio a falecer relativametnre jovem. Seu filho, Heinz Ens, é militar da reserva e deve residir em Joinvile.
ResponderExcluirA EIG era forte, soberana, progressista, democrática e , em especial, UMA GRANDE FAMÍLIA, enquanto seus principais dirigentes foram o Sr. Ernesto Stodick e o Sr. Alfredo Item.
Ambos sairam na mesma época e foi o começo do fim.
Ambos residiam no nosso bairro, jamais ostentaram riqueza e poder, sempre foram exemplo de dignidade e trabalho.
A liderança e o trabalho de ambos permitiu que milhares tivessem assegurado seu emprego por muitos anos, centenas de famílias tivessem casa digna para residir e muitos acabaram sendo proprietários das mesmas.
Quase todos os filhos de empregados da EIG tiham emprego garantido ao completar 14 anos. Sim aos 14 anos, e ninguém, ninguém mesmo, ficou com sequelas por começar a trabalhar com aquela idade.
Por tudo isso quero, em meu nome e em nome de todos aqueles que conheceram o Sr. Stodick e o Sr. Alfredo, dizer muito obrigado por tudo o que voces fizeram por anta gente. Por terem sido as pessoas que voces foram. Por terem respeitado vossos operários, nossos pais, e nos mesmos, pois eu e quase todos os meus amigos de infância também iniciamos nossa caminhada profissional na EIG.
Se o Sr. Alfredo ler essa simples mensagem de gratidão, quero lembrar que sou filho do David Hiebert, que o Sr., como todos os outros, chamavam de "Russo", dada a sua origem. Foi dele que o Sr. comprou o seu primeiro rádio portátil, grande novidade na virada dos anos 50/60. Era nele que o Sr. confiava quando sua radiola precisava de um consêrto.
Com muita gratidão e respeito,
Valter Hiebert
hiebert.valter@gmail.com
Muito bom! Preservando a memória do povo de Blumenau.
ResponderExcluirÉ sempre uma delícia visitar o blog. Inspirou-me hoje para postar uma foto antiga. Domingão, foto de futebol.
ResponderExcluirBelissimo post caro Adalberto. Nossa história sendo relembrada e sendo conhecida por quem não a viveu.
ResponderExcluirCongratulações.
Solange Maas Tillmann Amigos dos meus avós , Gustavo Maas e Luiza Maas.
ResponderExcluir
ResponderExcluirGeonilda Maria Ewald Trabalhei nesta época na empr. GARCIA. ÓTIMAS LEMBRANÇAS.
Acarí da Rosangela Dona Liselotte coordenava as atividades do Jardim de Infância Dr. Blumenau.
ResponderExcluirIvonete Poerner Tive o grande prazer de trabalhar com ele e de conhecer é conviver com D. liselote. Grandes e lindas pessoas.
ResponderExcluir
ResponderExcluirClaudio Cezar Castellain Uma Personagem Impar na Comunidade Blumenauense. (Para ele tudo Maiúsculo).abrs
ResponderExcluirSuperfã
Ludgero Amorim Muito bem lembrado.Um ilustre cidadão Blumenauense.
ResponderExcluirJosé Victor Iten Parabéns Adalberto em nos trazer estes belos exemplos de personalidade.
Saudades do meu tio e da tia
Osmar Hinkeldey Pessoas de personalidade integra, foram vizinhos de meus pais, dona Liselotte foi durante vários anos diretora do Jardim de Infância Dr. Blumenau. Meu irmão Waldemar cuidou da residência por vários anos na ausência do casal. Que estejam em paz.
ResponderExcluirMéri Méri Sr Alfredo! Pessoa maravilhosa! Ímpar
ResponderExcluirParabéns por lembrar deste senhor que conheci muito na E.I Garcia quando trabalhei um período na fiação. Além claro de toda sua dedicação à comunidade
ResponderExcluirSérgio da Costa
Jurandi Moser uma das maiores personalidade do grande Garcia
ResponderExcluirCarlos Jorge Hiebert Russo O meu Irmão Valter descreve uma realidade que não se encontra mais hoje em uma relação patrão empregado, tinham os a proteção dos diretores, desde moradia, medico, dentista e enfermeiros até o lazer o Estadio do Amazonas.
ResponderExcluir
ResponderExcluirSuperfã
Francisca Santiago Conheci bem. Éramos vizinho. Muito amigo dos meus pais.
Claudio David Não o conheci, porém uma história de vida rica, muitos políticos , empresário e até cidadoes deveriam se espelhar em pessoas assim
ResponderExcluir
ResponderExcluirMaria De Fátima Pereira Trabalhei com o SR Alfredo, na Cremer. Um homem de uma integridade sem igual.
Sergio Cunha Desde criança eu já ouvia falar da grande liderança, bom caráter e tudo mais do Sr. Stodieck e do Sr. Alfredo Iten. Dois pilares da EIGarcia.
ResponderExcluirRené Moritz Fomos vizinhos e convivi na minha infância e na adolescência com eles. Pessoas fantásticas. O Sr. Alfredo tinha um pomar nos fundos da casa e não permitia que apanhasse frutas pois era para os passarinhos se alimentarem.
ResponderExcluirNão posso deixar de mencionar sua filha Vera.
Marlene Gertrudes Karsten Fui professora no jardim de Infancia Dr. Blumenau. Alias fui a primeira professora junto com Isolde.Trabalhar com dona Lisellote era muito bom.
ResponderExcluirRolf Fischer Bebi antartica com ele no fachinal do bepe algumas vezes ele com seu amigo Heinz Gool
ResponderExcluirGustavo Moritz Pessoa sincera e competente. Simplicidade era uma de suas inúmeras qualificações.
ResponderExcluirTania Natal Haensch Ele trouxe um canivete suiço para o Adão que usa até hoje.
ResponderExcluirCarlos Jorge Hiebert Russo Foi o Sr.Alfredo Iten com o aval do Sr. Ernesto Stodiek que trouxe para Blumenau mais precisamente para o Amazonas o Sr. Osvaldo Husadel professor de educação Física para implementar o atletismo no clube. Era um domingo de manha o Sr,Alfredo Iten estava na cantina do Amazonas e mandou chamar alguns ( uma meia dúzia e eu estava junto) adolescentes que estavam brincando ali no entorno, foi quando ele nos apresentou o Professor Osvaldo Husadel e fez um pedido, que voltássemos na segunda feira trazendo mais amigos e conhecidos, eu me lembro até hoje ter convidado os irmãos Siegel Wilson e Nilson.A partir dali desta visão do Sr. Alfredo Iten que se impulsionou o esporte amador no Garcia e em Blumenau tornando a cidade imbatível nos jogos Abertos de Santa Catarina.
ResponderExcluirLinda homenagem prestada ao meu querido tio que deixou um exemplar legado. Exemplo de homem de bem e muito digno.
ResponderExcluirNeide Iten
ResponderExcluirAirton Macaneiro Conheci ele pessoalmente na Cremer, homem sério, justo e de bom coração.
Leandro Ilmo Buelck Não se fáz mais, o nascem homens como sr.Alfredo, um baluarte na história de Blumenau, por mérito e reconhecimentos deveriam erguer uma Estátua a esse Blumenauese, um singela Homenagem.
ResponderExcluirSoraya Day Ruediger Fui aluna em 1973 lembro de D.Lisellote.
ResponderExcluirHenry Spring Sr. ALFREDO e Sra. LISELOTTE, grandes vizinhos meus do BAIRRO GARCIA!
ResponderExcluirAdemar Rosumek
ResponderExcluirConheci muito bem o Sr. Alfredo Iten, desde minha tenra idade. Tenho lembrança do Sr. Alfredo Iten, seu irmão João Iten, meu tio Érico Rosumek e meu pai Félix Rosumek, aos sábado, jogando caneco (um jogo com dados), no bar do Sr João Iten. Mais tarde, foi o idealizador do Grupo Escoteiro, com sede no Amazonas Esporte Clube, ao qual dava todo o apoio, tais como o transporte nos acampamentos, aquisição de barracas do 23 RI, cantis, lampiões, tecido para fazer o uniforme dos mais necessitados, material de pronto-socorro, etc.. Por falar em acampamento, um fato interessante: estávamos acampados no pátio das Minas de Prata, na Nova Rússia. Logo pela manhã, bem cedo, apareceu de surpresa o Sr. Alfredo. Pegou os nossos cantis e cheirou, um a um, para verificar se continham bebidas alcoólicas. Nada constatou. Zelava muito pela boa imagem do grupo escoteiro.
Carlos Jorge Hiebert Russo
ResponderExcluirO Sr. Alfredo Iten antes de ser diretor da Cremer ele foi diretor da Empresa Industrial Garcia esta industria tinha um estadio olímpico e um clube chamado Amazonas Esporte Clube que ele presidiu por um período, ele sempre enxergando na frente la pelos anos de 1960 contratou um professor de educação física chamado Oswaldo Husadel para desenvolver outras atividades esportivas alem do futebol. Parte do resultado de Blumenau ser tantas vezes campeã dos jogos abertos de Santa Catarina deve-se ao este grande homem chamado Alfredo Iten.
Germano Krueger
ResponderExcluireu trabalhei na cooperativa da E.I.G. iniciei em 1959 e na década de 60 seu Alfredo era o nosso presidente , eu posso dizer era um cara muito respeitado, honesto, exigente e respeitador , se você tivesse alguma ideia para melhorar ou mudar alguma coisa ele sempre dava atenção parta você expor suas ideias .Era um grade empresário . Blumenau deveria ter mais alguns ALFREDO ITEM
Tiago Iten Teixeira
ResponderExcluirfamília Iten agradece as honrosas palavras proferidas ao meu avô, fico feliz por todos vcs, que em algum momento da vida conheceram essa grande pessoa!!!
Edilamar Simão
ResponderExcluirGrande e honrado vizinho! Muitas vezes colaborou com a nossa Escola Básica Municipal Pedro II, doando, entre outras coisas, tecido para a confecção de cortinas e se fazendo presente em nossa tradicional Festa da Primavera. Tudo o que ganhava na Roda da Fortuna, doava para as pessoas presentes na festa! Sua esposa, D. Lizelote, era um exemplo de esposa e mãe. Era muito admirada por sua humildade e educação esmerada! Algumas vezes brinquei de gangorra com sua filha Vera, no lindo Jardim que até hoje ornamenta a casa em que viveram! Saudades...
Bernadete Ribeiro Olbrisch
ResponderExcluirFoi diretor fa EIG. Homem de caráter. Lembro dos bons tempos em que lá trabalhei.
Edemar Annuseck
ResponderExcluirConheci muito bem o Sr
Alfredo Iten. Em 1974 nos encontramos na frente do Volkspark Stadium em Hamburgo antes do jogo Alemanha Ocidental 0 x 1 Alemanha Oriental pela Copa do Mundo. Ele estava participando de um Congresso e eu fui transmitir o jogo.
Jorge Fernandes Corsini
ResponderExcluirfoi uma pessoa simplismente notavel foi meu chefe na EIG por 10 anos que saudades
Marly Haertel
ResponderExcluirVERA ITEN minha prima segunda
única filha e muito amada pelos pais meus primos segundo grau...
o pai de Alfredo ITEN o tio JOHANN ITEN, e meu avô paterno MEINRAD JACKOB ITEN, esses dois irmãos vieram da Suíça para trabalhar na EIG no ano de 1913...
ALFREDO ITEN e fruto desse trabalho HONESTO, FIEL RESPONSÁVEL NO QUE FAZ DEDICADO E COM MUITO AMOR AO TRABALHO ...
Renate Aparecida Iten Ritschel
ResponderExcluirBlog Adalberto Day Boa noite....minha prima Vera Iten pediu pra agradecer o carinho que vc e sua esposa tem por homenagear meus tios,pais dela.
Comentou que você e sua esposa foram .alunos dela na Furb. Está enviando um grande abraço a vcs!
Maria Dos Passos
ResponderExcluirPensa em uma pessoa que ganhava prêmios na roda da fortuna nas festas de igreja e distribuía dava os prêmios para as pessoas carentes
Solange Maria Goll
ResponderExcluirMeus irmãos e eu trabalhamos na Cremer, ele empregou a gente lá. meu pai Julio Heiden trabalhou com ele nas campanhas politica. um grande amigo da Família !
Gustavo Moritz
ResponderExcluirA Frau Iten tinha um lindo jardim que rodeava essa residência. Eu qdo menino ia com frequência comprar flores a pedido da minha vó materna a Frau Oberg mais conhecida como Dona Trudi que na época era a única que fazia coroa de flores que as pessoas encomendavam para homenagear algum ente querido falecido . Lembro que as flores eram comercializada em dúzias . A Frau Iten era uma senhora muito simpática.