23º Batalhão de Infantaria Jacintho Machado de Bittencourt
A imagem de 1965 e 2009 mostra o então 23º RI (Regimento de Infantaria), e o atual 23º BI (Batalhão de Infantaria)
O então ministro da Guerra, Hermes da Fonseca, envia a Blumenau em 1909 o 55º Batalhão de Caçadores, sob o comando do coronel Crispim Ferreira, e se instala em um galpão onde hoje é o Hotel Rex. Em 1921, instala-se no Bairro Garcia a 9ª Companhia de Metralhadoras Pesadas. Em 1924, a 18ª Companhia de Metralhadoras Pesadas; em 11 de abril de 1939 (data considerada oficial do 23 BI) é instalado o 32º Batalhão de Caçadores; em 1949, o 1º Regimento de Infantaria; em 1950 o 23º Regimento de Infantaria e, em janeiro de 1973, o 23º Batalhão de Infantaria.
Imagem da década de 1940 e 1950
Estádio em 1950 e 2009
Defronte este quartel militar foi construído uma praça, em 1939, que foi denominada de Praça General Osório.
Publicado no Jornal de Santa Catarina - Sábado e Domingo. 11.12 de Abril/2009; coluna Almanaque do Vale do Jornalista Sérgio Antonello.
(Foto: Arquivo de Dalva e Adalberto Day)
Senhor Adalberto.
ResponderExcluirComo não poderia deixar de ser, mais uma vez o senhor deu show na matéria do 23ºBI, Unidade que, como já sabe, trago do "lado esquerdo do peito".
Mais um aniversário do "SENTINELA DO VALE". Que maravilha...
Parabéns pela matéria, senhor Adalberto!
O Brasil precisa de pessoas como o senhor, que ainda se preocupam em dar destaque e manter o "ÚLTIMO BASTIÃO DA MORALIDADE" neste país (apesar de alguns casos isolados que ocorrem de militares que tentam denegrir a imagem das FFAA).
Abraços.
BARREIRA.
Prezado Beto,
ResponderExcluirMe chamo Willian Spengler, moro aqui em Gaspar e sou historiador e professor.
Sempre procure ler o seu blog, que é uma fonte singular do saber do nosso bairro Garcia, do qual fui morador por 8 anos, o tempo em que servi como Oficial no nosso 23 BI.
Sabemos que 2009 marca os 70 anos do Sentinela do Vale em nossa região. Assim sendo, estou elaborando um pequeno artigo, a ser publicado na Revista Blumenau em Cadernos, mencionando um pouco da história dessa Organização Militar.
Gostaria de saber se o senhor possui fotos antigas do 23 BI e, não querendo abusar, em caso da existência, solicitar a sua autorização para utilizá-las a fim de ilustrar minhas breves palavras.
Consegui muitos materiais com o pessoal que edita o Jornal "O Garcia", os quais colocaram a meu dispor todos os seus arquivos, depoimentos e matérias.
Desde já, agradeço a atenção disponibilizada.
Saudações!
Willian Spengler
Sr. Spengler
ResponderExcluirPor gentileza, o sr. chegou a servir no 23. BI? Meu pai serviu em 1968 e 69. Tenho muitas fotos pessoais e um diário que ele nos deixou com comentários da sua vivência no 23.BI.
Gostaria de contatos com ex-fuzileiros dessa época. Meu pai deixou muitos nomes registrados.
Obrigada,
KARINA VANESSA SCHMITT
Blumenau-SC
karina.vanessa@bol.com.br
Queria ver se vcs teriam fotos da classe de 81 quando servimos n ano de 2000 da 1 cmp
ResponderExcluirNelcio Lindner
ResponderExcluirGlorioso 23 BI . Gloriosos seus Soldados. Nós garantem vida segura e tranquila. Parabéns.
Tarcisio Luiz Furlani
ResponderExcluirObrigado Beto, belas recordações .
Servi nos anos setenta, fui cabo comandante peça morteiro na CPP. Tenho orgulho de ter servido à minha pátria..
Claudio Werner
ResponderExcluirBlog Adalberto Day eu servi aí no 23 em 1969 em 1971 fui transferido para Foz do Iguaçu.
Sonia Ruth Anton Bauler
ResponderExcluirBela recordação. Meu irmão, na época foi escalado para servir em Brasília. Sinto agora que os soldador estão em treinamento diariamente. Fazem corrida, atividades físicas no pátio do quartel. Sempre atuantes em catástrofes já ocorridas
Gilberto Peters
ResponderExcluirClasse 63...Tenente Coronel Sr.Antônio Bascheroto Barreto, Comandante da Cia de Apoio ,Capitão Araújo,;Comandante de pelotão Sgt Maurício. Ano de 82!
Charles Luiz Pfuetzenreiter
ResponderExcluirServi neste batalhão em 1971, muitas saudades daquele ano aonde aprendemos a ser patriotas e amar nisso país. Saudades também das amizades feitas naquela época, do curso de cabo que participei , enfim, só coisas boas.
Ito Kreutzfeld
ResponderExcluirFoi um aprendizado, amor a pátria, agregou muito na minha vida.
Creio que para muitos foi um ano inesquecível.
Sd 1488
Marcos Stiehler Junior
ResponderExcluirPrestei serviço em 1978 na Cia de apoio com muito orgulho me formei cabo.
Estevao Gamba Neto
ResponderExcluirServi no 23° Batalhão de Infantaria no ano de 1.970 na 2° CIA à Girafa ! Na época o nosso comandante foi Jacinto Machado de Carvalho !
Ademir Roberto de Oliveira
ResponderExcluirServi no 23 BI em 84 , foi um aprendizado muito grande , pegarmos a grande enchente no mês de agosto , fui enfermeiro no exército , uma luta que valeu a pena
Sérgio Elias Speckart
ResponderExcluirMuito orgulho de ter servido a pátria no 23BI em 1986 na Cia de Apoio, pelotão de morteiro 4.2, comandante tenente Júlio César Klock. Abraços à todos irmãos de farda.
Caleb Zaniz
ResponderExcluirA incorporação da classe 49, devido a situação precária do prédio de alojamento da 1ª Cia. a incorporação dos soldados de Blumenau, todos para a 1ª Cia. (com 8 exceções). Assim éramos dispensados todos os dias para dormir em casa. SD CALEB nº 874 1ª Cia. classe 1949, (1968/1969). Desfilamos em 7 setembro nos 25 anos, e nos reunirmos aos 50 anos de incorporação e nos reunirmos regularmente.
Walmor Zucki
ResponderExcluirServi um ano e 4 meses na 2° cia de fuzileiros no ano de 1988, em 1989 o 23 BI completa 50 anos de existência, onde tive o orgulho de participar de uma ordem unida noturna sem comando, b9ns tempos que não voltam mais