Texto e colaboração de Morgana Holetz Aguiar, que nos enviou do Estado do Espirito Santo.
- E como diz o meu amigo Wieland Lickfeld uma Metamorfose Urbana, mas é desta que jamais deveria ter ocorrido. É a algo parecido assim: demolir hoje o Castelo da Havan e construir um Edifício qualquer. E digo para vocês,mesmo que eu tenha conhecido muito pouco o Hotel Holetz, asseguro que ele seria tão fotografado ou mais que o Castelo da Havan. Quero ressaltar que jamais estamos querendo macular o belo prédio do Grande Hotel, reverenciado e aplaudido em sua inauguração em 1962.
-Embora "destruímos" uma edificação maravilhosa, a cidade nos anos 60 - o nosso Banco Inco - fez o Grande Hotel Blumenau - que foi no seu lançamento uma referencia internacional em Hotelaria (José Geraldo Reis Pfau).
O amigo leitor deve opinar e tirar suas conclusões, faça uma boa leitura.
O Hotel Holetz foi inaugurado em 01/09/1902 , na esquina da atual Alameda Rio Branco
- No Local onde foi construído o prédio do hotel, existia anteriormente a casa de Maurício Holetz, da qual se conservou uma fotografia com a data de 1879. Na propriedade dos Holetz havia grande quantidade de pés de coqueiros e magnólias. Inicialmente foi apenas o sobrado do Hotel Holetz. Encostado na antiga moradia dos Holetz um amplo casarão de madeira passou a servir de cozinha e dependências. Atrás desta casa já existia um salão que posteriormente demolido deu lugar a execução das construções em alvenaria. A planta e construção do prédio foram obra do construtor Richard Ebert. A disposição das portas e deliberação do projeto teve o aval da Sra. Elsbeth Holetz.(Dentro dos dados que chegaram a meu alcance Elsbeth Holetz era esposa de Richard Holetz. O Prédio foi inaugurado em 01/setembro/1902, na esquina da atual Alameda Rio Branco (durante a monarquia "Kaiserstrasse” ), com a rua 15 de novembro no mesmo local em que se ergue, hoje, o Grande Hotel Blumenau.
O Majestoso Hotel Holetz
- Em março de 1959, começou a demolição daquele Hotel que durante muitas décadas foi o principal de Blumenau onde se hospedavam os viajantes e os mais graduados visitantes. Em seu lugar foi edificado dentro dos requisitos modernos o "Grande Hotel Blumenau". Este Hotel foi planejado para atender o turista exigente. O Conjunto imobiliário abrigando doze "suítes" (apartamento de luxo), sessenta e quatro apartamentos, restaurante e confeitaria, salão de leitura e chopp, salão social, boate, salão de beleza, jardim tropical e piscina, além de garagem privativa.
Arquivo: Morgana Holetz Aguiar/Heinz Holetz/Adalberto Day