- O Bairro Bom Retiro foi criado em 28 de abril de 1956, pela Lei nº 717, na administração de Frederico Guilherme Busch Júnior. Inicialmente o local era conhecido por Jammerthal (Jammer = inhame). Tratava-se de uma planta que existia de forma abundante às margens do ribeirão.
Nesta pequena bacia foram demarcados 7 lotes que constam no Mapa da Colônia de Blumenau de 1864 e, onde se encontrava o nome do Ribeirão Retiro. A tranqüilidade que inspirava o estreito vale deu a origem ao Bom Retiro.
O primeiro caminho que acompanhava o ribeirão deu origem à atual Rua Hermann Hering, denominação estabelecida em 30 de agosto de 1948.
Fonte: Prefeitura municipal de Blumenau/ SEPLAN Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. Guia de Santa Catarina – Blumenau Online e Adalberto Day
Maravilha!!!
ResponderExcluirSimplesmente incrível!!!!
Impossivel não se emocionar ao visitar o blog do sr. Adalberto, sobre a cidade de Blumenau...
Todas aquelas imagens nostalgicas... passado onde eu nem sequer existia, mas que muito me atrai...
Parabéns!!!
ats,
--
Viviane C.
Adalberto
ResponderExcluirMuito bom o material sobre a história de nossos bairros. Adiciono a sua rica informação que a região é a que possui maior quantidade de edificações nobres, verdadeiros castelos. Umas das nossas coleções de cartões postais. E deve ser a rua (Hermann Hering) uma das pioneiras, senão a primeira, à ser totalmente asfaltada na cidade.
Parabéns
José Geraldo Reis Pfau
Bom dia sr Adalberto!!!!
ResponderExcluirBom... com certeza não fui sua aluna, mas é muito gratificante receber este retorno! De qualquer forma, meu sobrenome é Coelho e sempre residi no bairro garcia, proximo ao 23º Batalhão de Infantaria!
Amo Blumenau e tudo o que está ligado a esta cidade linda.
E com certeza, para todos que me ´perguntarem por minha cidade, saberei dar referências e falar da cultura e da história, graça a iniciativas como a sua!!!
Um grande abraço!
Viviane Coelho
rdeggau @adalbertoday Bom Retiro é onde nasci e vivi até meus 18 anos quando vim para Florianopolis. Meus pais ainda moram lá
ResponderExcluirParabéns Adalberto, é muito lindo!
ResponderExcluir