A Imagem mostra o antigo restaurante Cavalinho Branco em Blumenau.
História:
Maternidade Johannastiff:
A comunidade evangélica inaugura no dia 30 de setembro de 1923, a Maternidade Johannstift, construída pelas senhoras evangélicas de Blumenau e administrada pela ordem das irmãs caritativas evangélicas. O nome escolhido faz parte de uma homenagem à principal doadora da instituição: Sra. Johanna Hering. O prédio teve sua arquitetura projetada de modo a não parecer com um hospital, guardando características de uma residência. Mais tarde, o prédio vinha a ser sede de um hotel e um dos mais conhecidos restaurantes da cidade o Cavalinho Branco.
Este prédio da Casa do Comércio - que pertence à SESB Sociedade Evangelica de Senhoras de Blumenau tinha originalmente apenas duas torres em 30 de setembro de 1923 quando inaugurada. Depois foi ampliado em 13 de marco de 1932.
1990
Em 2004, começa a ser restaurado, mantendo suas características arquitetônicas para servir de sede para a Casa do Comércio, administrada pelo CDL.
A Casa do Comércio foi inaugurada em 14 de junho de 2007 tornando-se a nova sede da CDL.
Blumenau. Alameda Rio Branco, 165 Blumenau
Obs: A Casa do Comércio foi desativada neste local em 2019.
Obs: A Casa do Comércio foi desativada neste local em 2019.
Neste local será um Centro Cultural da Escola Barão do Rio
Branco, de idiomas , músicas, artes e exposições.
Arquivo Dalva e Adalberto Day / José Geraldo Reis Pfau (Zé Pfau)
Homero Buzzi Blog Adalberto Day O melhor goulasch do BR era servido aí no Restaurante Cavalinho Branco, q. freqüentei enquanto foi um point intelecto-jornalistico 'beberreiro'´mui bem freqüentado do Vale do Itajaí decadas '70/'80. 'Stive wonder' inaugurando Casa Cidadania c/ gov. LHS - blumenauense que nasceu de parto em casa e não aí - que já foi maternidade. Maniokfest havia em Timbó - A Pérola do Vale, que completa neste 12 outubro 150 anos. 🍻Prosit!
ResponderExcluirTarcisio Holanda Acho fantástico, danças e canções, representações da cultura de um povo. Toda a história de varias gerações anteriores perpassam as gerações seguintes através desses ritos folclóricos. Parabéns por compartilhar conosco, tanta riqueza e sapiência. Abraços, meu digno amigo.
ResponderExcluirSalmos de Souza
ResponderExcluirParabéns Adalberto Day,por manter viva a história de Blumenau. Eu que nasci em Blumenau,Bairro Vila Nova, essas histórias faz lembrar muito a minha infancia. Grande abraço amigo
Roberto Simao
ResponderExcluirSaudades do Cavalinho Branco
Darcy Spranger
ResponderExcluirEra muito bom
Sergio Braun
ResponderExcluirAí eu tive a felicidade de efetuar meu noivado
Edu Fernandes
ResponderExcluirEra um dos lugares mais charmosos de Blumenau. Muito agradecido por conviver diariamente com tudo isso, por morar próximo a Alameda, nos bons tempos de Blumenau, início anos 80!
Edgar Rui Oster
ResponderExcluirComo nestas dependências falam do Restaurante Cavalinho Branco , Eu também quero ressaltar que bastante tempo aí funcionava o Turismo Holzman era subindo a escadaria vista ao lado esquerdo . Gerenciado pelo genro Sr. Nunes. Também posso dizer que eu Naci nesta maternidade
Adenícia Glatz
ResponderExcluirNossa.. Muito interessante, não sabia disso tudo.
Parabéns 👏👏👏👏
Conhecimento nunca é demais.
Edu Fernandes
ResponderExcluirEdgar Rui Oster ... tenho uma amiga e colega,
Cleide R Mesquita , que trabalhou bom tempo neste local, vendendo passagens aéreas!!
Valdir Venturini
ResponderExcluiressas postagens são excelentes e os comentarios a enriquecem com lembranças muito ricas em história do municipio.
Ivani Koch
ResponderExcluirSaudades desse cartão postal. Blumenau está muito descaracterizada . Quando vou aí fico triste. Não moro mais aí. Mas guardo os melhores lugares na lembranças.
Alex Blumenau
ResponderExcluirque narrativa incrível....minha memória foi lembrando do que eu vi e do que eu sabia por historicidade..parabens
Jocemare Denise DeniseeJocemar
ResponderExcluirQue saudades desse lugar.
Sonia Back
ResponderExcluirEste é uma coisa linda demais. Eu imagino eu morando ali mas do jeito que era. E uma pena blumenau não tem amor por suas construçãoes e pela sua história as mansões lindas viraram prédios eu passo no centro e vejo como destrói em o nosso patrimônio.
Ricardo Heusi
ResponderExcluirPara mim, uma das mais belas construções da cidade.
Marcos Doring
ResponderExcluirRestaurante Cavalinho Branco, ZUM WEISSEN ROSSEL. Minha primeira apresentacao em público. Toda noite excursões com lista de espera. Os proprietários eram Herbert Janowski e Norberto Jensen, depois Bertoldo Bittelbrunn
Gilberto Luiz Sliwienski
ResponderExcluirLocal de azaraçao...
Nas noites de verão, sentávamos nas mesas externas para apreciar um chopp e tb as meninas....
Baumdimaisdaconta
Cristiane Romualdo
ResponderExcluirEsse lugar era lindo demais tenho lindas lembranças dali
Orlando Evaristo
ResponderExcluirQuantas lembranças do Cavalinho Branco!!!
Restaurante referência, música boa, happi hours gostosos, reuniões de amigos, comida excelente...
Saudades.
Luciano Artur
ResponderExcluirEsse local é lindo e sua história é sensacional .
Obrigado pelo postagem !
Suelene Catarina Goldacker
ResponderExcluirÉ show esse prédio.
Meu marido nasceu nesse prédio, pois já foi maternidade.