A imagem de 1961 mostra a antiga Rua 12 de outubro (cortada pelo Ribeirão Grevsmhul) no bairro Glória, e as edificações atuais. As casas ali existentes pertenciam a Empresa Industrial Garcia. A partir de 1974, - esse local foi feito uma permuta com a prefeitura municipal em troca do fechamento do final da Rua Amazonas, que passava por dentro da Empresa Industrial Garcia e a antiga Praça Getulio Vargas. Uma nova praça com o mesmo nome, e também mais tarde o Terminal Rodoviário Garcia foram construídos no local. A execução da obra se fez necessário, após a incorporação da E.I.Garcia/Artex .O novo traçado da Rua Amazonas foi entregue a comunidade em 1977, com isso desapareceu o Estádio do Amazonas (aterrado, que se localizava a direita onde hoje é a atual portaria da Empresa Coteminas), Cooperativa de consumo (construída uma nova próximo do atual Terminal Urbano), ponte de acesso a Rua Emilio Tallmann (construída nova Ponte). Entre meus amigos colaboradores, moravam na Rua 12 de Outubro, Walfrido Bachamann ,Valter Hiebert e José Carlos de Oliveira. Foto arquivo Adalberto e Dalva Day
José Carlos de Oliveira
ResponderExcluirBeto,
Mais uma matéria interessante, que nos tráz as melhores recordações. Obrigado por ter referenciado o meu nome no texto. Também sempre admitirei em público a admiração e o respeito que tenho pelo amigo.
Abraços,
Zé Carlos
Prezado Colega Adalberto.
ResponderExcluirParabenizo o trabalho de resgatar a cultura e os fatos curiosos de nossa cidade, principalmente de nosso bairro Garcia.
Muito legal as divulgação em seu blog.
Novamente Parabéns.
Fabiano André da Silva.
Advogado - 9980 3508
Rua Emilio Tallmann, 2185, Progresso, Blumenau/SC
Parabéns Adalberto,
ResponderExcluircultuar nosso passado é construir o futuro das novas gerações. Minha casa era a de n° 111. Lembro-me de cada residência e respectivos moradores da rua 12 de outubro.Única rua cujo nome era uma data e que ficava fora da Itoupava Norte, além das centrais 7 e 15. Éramos uma grande família. Ficou a saudade de uma infância maravilhosa numa rua que não existe mais. Fica o convite para um reencontro da turma de então. Valter Hiebert, filho do "Seu Russo". A melhor oficina de Rádio do Bairro Garcia.
Gilmar Oechsler Alô Adalberto, lembranças legais, rua 12, quanta saudade, cancha do Albino, torneios de bocha aos sábados e domingos, churrasco, barzinho com bolinho, pastéis, bananinhas, a imponente EIG, nossas famílias unidas pela fábrica, pelo Amazonas, pelo campinho do Doze, o tempo não apagará nunca de nossas memórias, estás lembranças que você nos proporciona sempre, obrigado e grande abraço, que Deus te ilumine sempre.
ResponderExcluir