“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

- Fotos Colorizadas de Blumenau

 Apresentamos algumas fotos históricas de Blumenau, colorizadas por Anthar Cesar, e assim contamos um pouco da história através das fotos 

Colorizar uma foto em Preto e Branco nunca foi uma tarefa muito fácil. Antes da era da imagem digital era comum que fotógrafos pintassem por cima de ampliações fotográficas para criar um daqueles retratos de família que se colocavam nas salas de estar. Com a imagem digital e o Photoshop, mudou de figura, mas a tarefa nunca foi muito fácil.

A família de Hermann Hinkeldey instalou na principal rua do bairro, Rua Amazonas, um grande centro comercial. O prédio, que funcionou por mais de setenta anos, abrigou uma casa comercial que vendia de tudo, desde alimentos e bebidas até material de construção.
Ali também funcionaram um hotel, bar, padaria, restaurante e o famoso salão de festas. De 1944/1974 foi o Cine Garcia. Atualmente faz parte da Igreja Santo Antônio. A foto é de 1924

A imagem de Blumenau de 1869 mostra a STADTPLATZ que significa CENTRO URBANO. Literalmente ¨LUGAR ( PLATZ ) da CIDADE ( STADT).

A foto retrata o atual local entre a rua XV de Novembro e a rua Ceará. No entremeio deste espaço está o atual prédio da Celesc, Depois, antes do campo do Palmeiras, vinha a ferraria d Kielwagen e, logo após o estádio do Brasil/Palmeiras/BEC. Nos fundos pode-se ver os matos que vão desde o Tabajara até a secção sul do Morro do Aipim. Foto Arquivo Histórico. 

A imagem mostra Blumenau ainda jovem em 1898. Parte da Rua XV de novembro em chão batido. Com algumas edificações e ao fundo a então maravilhosa antiga Igreja São Paulo Apóstolo inaugurada em 1876 demolida em 1956. A Rua XV de Novembro recebeu este nome em 1890, após a proclamação da República Federativa do Brasil, antes era denominada como Rua do Itajaí.  Foto arquivo Histórico de Blumenau.
Antiga Igreja São Paulo Apóstolo em sua inauguração em 1876. Infelizmente foi demolida em 1956.
No primeiro plano a casa paroquial e no fundo a igreja de São Paulo Apóstolo em Blumenau/SC (1876). demolida em 1956, infelizmente. Fonte/texto: Colônia Blumenau no Sul do Brasil - Tomo 1.
Blumenau, 1900.
Rua XV de Novembro.
À esquerda, Gross, Hering, Husadel, Baumgart e Hotel Freygang.
À direita, Brandes. Ao fundo, Igreja Católica".
Fonte/texto: Colônia Blumenau no Sul do Brasil - Tomo 2.
A Casa de Grevsmuhl por volta de 1920 no inicio da Rua Progreso Foi essa família os fundadores da Empresa Industrial Garcia em 1868.
Paróquia Evangélica Blumenau Centro
A história de Blumenau nos remete aos primeiros 17 colonizadores e a Dr. Blumenau, todos evangélicos. A igreja se situa justamente onde era o centro da cidade na época , na Avenida Duque de Caxias, ou Rua das Palmeiras, onde morou Dr. Blumenau, mais propriamente no início da Rua Amazonas, em um local privilegiado e bonito desde sua instalação.
Paróquia Evangélica Blumenau Centro Sínodo Vale do Itajaí.
Endereço: Rua Amazonas, 119 Blumenau - Santa Catarina. Igreja Luterana por volta de 1926.  Evan Confi Lut 1926-Colorized
Rua Amazonas final,  aos fundos a esquerda a antiga Empresa Industrial Garcia, a direita era o estádio do Amazonas Esporte Clube. 
Rua Amazonas por volta de 1962 em frente a EEB Santos Dumont.
A imagem da década de 1940 mostra a antiga Ponte de Ferro sobre a foz do Ribeirão Garcia, com visão para a prefeitura antiga, atual fundação cultural de Blumenau. Inaugurada em 1906 e demolida em 1950. Foto: Willy Sievert. 
A imagem mostra a atual Ponte Dr. João Pedro da Silva, sobre a foz do Ribeirão Garcia em meados de 1950. A esquerda a frente Hotel Holetz de 1902 até 1959. Atualmente o local está em reforma o Grande Hotel Blumenau, inaugurado  em 16 Dezembro de 1962.
Acervo da família de Willy Sievert"
Antiga Prefeitura de Blumenau na Década de 1950 Local atual Secretária da Fundação Cultural. Funcionou até 1982 e neste ano a prefeitura foi transferida para o novo e atual local.
Antiga Rua 12 de Outubro em 1960 - flagrante de um pequeno acidente. No local hoje é a Praça Getúlio Vargas e o Terminal Urbano Garcia. Foto batida por Osmar Day.
Foto de 1926 do antigo Hotel Garcia e aos fundos a Empresa Industrial Garcia.
Pavilhão da FAMOSC. Feira de Amostra de SC em Blumenau 1965. Demolido em 2005, no local atual Vila Germânica inaugurada em 05 maio de 2006
Foto meados de 1960, amigos em frente ao Armazém da Artex, ao lado direita da foto (subida atual AGG - Ambulatório Geral do Garcia), para uma caminhada ciclística.
Foto de 1956. Festa Junina dos funcionários da Empresa Industrial Garcia - Trajeto Rua da Glória. passando pela rua Amazonas em frente aos escritórios da empresa, se dirigindo ao estádio do Amazonas. 
Vapor Blumenau final da década de 1950 em um dia de lazer. O Vapor navegou pela primeira vez em 1895 e foi desativado em 1959. Desde 1961, se encontra em um pedestal na Praça Juscelino Kubistchek (Prainha). Ao contrário que muitos pensam e aprenderam nas escolas, Dr. Blumenau e os 17 imigrantes não vieram com ele, nem o conheceram. O casco do "Vapor Blumenau" que depois de estar desde 1956,  enterrado na lama junto ao trapiche da Estrada de Ferro Santa Catarina, na Itoupava-Seca,  derivou, em 1957, rio abaixo até às proximidades do foz do ribeirão do Tigre, já apodrecido. Vapor Blumenau, foi removido da Foz do Ribeirão do Tigre, no dia 08 de setembro de 1961 para a Prainha.   Foto Willy Sievert.

Favela Farroupilha em Blumenau, no ano de 1938. Desativada em 1950
Foto batida no dia 23 de setembro de 1962, da reinauguração do Estádio do Amazonas. Eu estava lá, estádio lotado. O maior e mais lindo estádio que Blumenau já teve e aterrado a partir de maio de 1974 pela ex empresa Artex dos Zadrozny. 
Enxurrada de 31 de Outubro de 1961 no estádio do Amazonas no bairro Garcia - eu tinha 8 anos e meu pai me levou e vimos assim como mostra a foto acima e depois a foto abaixo.
Foto do dia 31 de outubro de 1961, enxurrada que destruiu o salão e estádio do Amazonas
Foto de 1912 do Hotel Garcia e aos fundos a Empresa Industrial Garcia
A Estátua peregrina do Dr. Blumenau. Ao lado antigo prédio dos Correios, na Alameda Rio Branco, na década de 1940. Permaneceu neste local até 1950, quando na passagem do Centenário de Fundação de Blumenau, a estátua foi transferida para a Praça Dr. Blumenau. Foto Willy Sievert.

 

Estátua de dr. Blumenau na Alameda Duque de Caxias em 1982, mais conhecida como rua das Palmeiras. Foi transferida para este local em 1967. Em 1999 a estátua foi transferida ao lado do Mausoléu da família de Dr. Blumenau. 

Sala de revisão e costura da Artex em 1960
Castelinho da família Iten 1919-1978 Rua Amazonas em frente a entrada da Rua Capinzal
Casas Populares por volta de 1946 Empresa Industrial Garcia, feitas pelos funcionários da Marcenaria. Existiram mais de 240 casas, predominava este estilo.
Artex em 1966 um dia de festa em comemoração aos 30 anos de fundação.
Artex em 1938 em frente ao atual AGG - Ambulatório Geral do Garcia
"A imagem de 1986 mostra a antiga cantina da Empresa Artex em Blumenau. Inaugurado em 1963, pela família Zadrozny, para realizações de eventos culturais como apresentações teatrais, formaturas, e eventos festivos, bailes tradicionais, em setembro eleição da Rainha da Primavera da empresa..."  atual AGG - Ambulatório Geral do Garcia
Antigo Cine Garcia década de 1960, dirigido por Reynaldo Olegário até sua desativação em 1974.  O local a partir de 1975 pertence a  Igreja Santo Antônio
Antiga Ponte Preta no Progresso em 1934 com acesso a Rua Rui Barbosa. De chapéu professor Rudolfo Hollenweger e alunos.
Blumenau 1880
Rua XV de Novembro. À esquerda, casas de comércio de Gustav Salinger e Louis Sachtleben. Por trás da carreta, entrada para a Rua das Palmeiras.
Companhia da Navegação Fluvial, casa de comércio de Alwin Schrader e edifício da Municipalidade.
À direita, casa de Carl Jansen, Padaria Kuehn e casa do Dr. Faust.
Fonte texto: Colônia Blumenau no Sul do Brasil - Tomo 1.
Alameda Duque de Caxias 1880 (mais conhecida como rua das Palmeiras). À esquerda, Hotel Schreep, de Johann Schreep, falecido em 16.5.1882, 2ª construção, casa de negócios Meyer & Spierling, local onde seria construído o Teatro Frohsinn.
A imagem de 1927 mostra o Ford T, de Otto Huber, austríaco que foi um dos fundadores da Artex. O Ford era do Otto Huber, que está em pé no lado de fora, com a esposa Elsa Wehmut Huber  ao seu lado no interior do veiculo. Huber trabalhou antes por 30 anos na Empresa Industrial Garcia.
Blumenau, 1903
A 23 de setembro de 1903 chegava a Blumenau o primeiro automóvel, importado da América do Norte pelo empresário Frederico Guilherme Busch. À frente está Frederico G. Busch Jr. (1899-1971), mais tarde Prefeito da Cidade (1947-51 e 1956-61). Sentados atrás, Gustavo e Cecilia; de pé, Edith Agnes Auguste, que viria a falecer no ano seguinte, em 4.11.1904."Fonte: publicação Colônia Blumenau no Sul do Brasil - Tomo 2.
Blumenau, 1890
Residência de Karl Holetz no bairro Bom Retiro.
Foto: B. Scheidemantel. Fonte/texto: Colônia Blumenau no Sul do Brasil - Tomo 1.
Ponte da Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC), no centro de Blumenau/SC, ainda em fase de acabamento.
Pode ser notado ao fundo, que falta uma parte dela a ser ainda construído.
Foto dos anos de 1930. A Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC), teve suas atividades encerradas em Março de 1971.Foto do acervo do Arquivo Histórico de Blumenau.
Agradecimentos ao Marcelo Frotscher
Estação Central da Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC), em Blumenau/SC (Brasil), - Anos de 1930.A Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC), teve suas atividades encerradas em 13 de  Março de 1971 
Complexo Industrial  e esportivo da Empresa Industrial Garcia, casas populares e estádio. 1969 . A direita região da rua Emilio Tallmann. O Mais lindo estádio e maior de Blumenau até 26 de maio de 1974, quando a empresa Artex o aterrou. 
A imagem de 1967 mostra Rodolfo Papst, o primeiro Operário Padrão do Brasil por Santa Catarina. Atrás sentada, sua esposa Catarina Moritz Papst e o motorista da Empresa Industrial Garcia e treinador do Amazonas, José Henrique Pera. Rodolfo exercia suas funções na Empresa Industrial Garcia e foi eleito no dia 10 de dezembro de 1967.
Alunos homenageiam empresário do Garcia
A imagem de 1965 mostra alunos do antigo Grupo Escolar São José - atual Celso Ramos, do Bairro da Glória, em Blumenau, na passagem dos 25 anos de serviços prestados à Empresa Garcia pelo então diretor Ernesto Stodieck Jr. A homenagem foi feita no Estádio do Amazonas. Era comum esse tipo de apoio e respeito aos empresários de Blumenau. Na faixa os dizeres típicos da época: "As crianças desse bairro apresentam parabéns ao chefe de seus pais"."
Acervo: todas as fotos sem citação da fonte são do arquivo de Adalberto Day 

26 comentários:

  1. Eutalia Couto
    Que fotos lindas
    parabéns
    por mostrar essas fotos que nós fazem voltar no tempo. Blumenau cidade maravilhosa.Obrigado Adalberto Day,e sua esposa Dalva.

    ResponderExcluir
  2. Superfã
    Luiz Fernandes
    BOA TARDE .... show !!! Trás muitas lembranças .... OBRIGADO, Beto ... ABRAÇÃO !!!

    ResponderExcluir
  3. Solange Müller Florentino
    Parabéns
    e obrigada pelas lindas lembranças.

    ResponderExcluir

  4. Tillmann Nivaldo
    Maravilha, saudades deste tempo.

    ResponderExcluir

  5. Valdir Venturini
    é desse tempo que passou que me bate as saudades, esse bairro não existe mais .

    ResponderExcluir

  6. Carlos Jorge Hiebert Russo
    Emociona poder voltar a nossas origens. Obrigado Beto Day e Dalva e Anthar

    ResponderExcluir
  7. Airton Gonçalves Ribeiro
    Fotos fantásticas, remete-nos aos anos dourados do complexo Glória / Progresso... !!!

    ResponderExcluir

  8. Catarina Tecla Mistura
    Grandes e boas lembranças, que deixaram muita saudades!
    E olhando essas lindas fotos, só tenho a agradecer, muito lindo . Catarina Tecla Mistura
    Lindas fotos , agora colorizadas, então pena que tudo foi passado. Obrigada por você sempre relembrar histórias lindas de Blumenau...
    Nosso abraço amigo Adalberto!

    ResponderExcluir
  9. Edmundo Edi
    Lindo demais
    parabéns
    eu sou dessa tempo e a foto corresponde exatamente como era.
    Parabéns
    Adalberto

    ResponderExcluir
  10. Manoel Melo
    Show de bola essas fotos ,essas lembranças, meu tempo de criança e adolescência e saber q o mundo era tão diferente, sem essas violências, desmatamentos, corrupções desenfreadas, tinha empregos e todos gostavam e queriam trabalhar pra progredir e gostavam do que faziam, bons tempos!

    ResponderExcluir
  11. Valdir Venturini
    começo a sentir inveja dos que me antecederam...infelizmente o moderno é pratico mas acaba com o charme do antigo.

    ResponderExcluir
  12. Léèo Freire
    Muito show meu caro Blog Adalberto Day um trabalho de amostra do passado sensacional

    ResponderExcluir
  13. Sérgio José Tomio
    Belíssimo o seu trabalho de resgate da história de Blumenau, Adalberto. Parabéns e muita saúde para que você possa continuar.

    ResponderExcluir
  14. Eutalia Couto
    Lindo demais
    parabéns
    que fotos maravilhosas.Essa cidade é belíssima amooooo tudo que o Adalberto Day posta são lembranças lindas recordar é viver.
    Lindo demais eu acho esses prédios antigos,em preto e branco e colorido.Que cidade linda com carros antigos e aquelas charretes.Estou encantada Adalberto Day você é inteligente demais Que fotos lindas as coloridas e a preto e branco também, são raridades. Adalberto Day você é um historiador nota mil.

    ResponderExcluir
  15. Meu caro Adalberto!!

    Que lindas fotos, estas mostram o grande crescimento de nossa cidade, que se tornou uma das mais conhecidas no Brasil.
    Crescimento que nossos colonizadores certamente teriam muito orgulho, pois germinou a tão sonhada semente. Lembrei de alguns pontos que as fotos nos mostram como eu vivi em alguns momentos destas fotos expostas, Armazém, Amazonas, Vapor Blumenau, imagens das cheias em nossa cidade. Todavia, sempre muito bom termos estas lembranças sempre viva, parabéns uma bela história.

    ResponderExcluir

  16. Superfã
    Eutalia Couto
    Boa noite que colírio olhar essa cidade maravilhosa. Eu gosto quando você coloca coisas sobre essa cidade que amo.Parabéns que bom que temos você esse historiador inteligente que nós traz recordações para nossa alegria obrigado amigo Deus abençoe o casal.

    ResponderExcluir
  17. Belissimo trabalho dos Srs. em resgatar fotos antigas da nossa querida Blumenau. Colorizadas então...fica bem melhor. Parabens a todos.

    ResponderExcluir
  18. Henrique Santos
    Parabéns ficou maravilhoso, esse trabalho demonstra a nossa Blumenau em seu esplendor, tempos áureos

    ResponderExcluir
  19. Recordar é viver.
    Adalberto, muito obrigado e parabéns pela publicação. Abração

    ResponderExcluir
  20. Salve, querido amigo Adalberto! Muito obrigado por este belo presente, seu e do Anthar Cesar, à nossa querida cidade e a todos os que a prezam e por ela se alegram. Muito obrigado por terem dado, literalmente, mais cor à nossa linda história! Grande abraço e votos de saúde e força!

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...