“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

- Roquettte Pinto em Blumenau

 ROQUETTE PINTO EM BLUMENAU

Considerado pai da radiodifusão brasileira 

Por Carlos Braga Mueller/Jornalista e escritor em Blumenau.

__________________

Os tempos eram outros.

1929.

Em Blumenau o prefeito Curt Hering comandava um município de grandes dimensões porque somente na década de trinta iriam começar os desmembramentos, dando origem a outros municípios, diminuindo sensivelmente o território blumenauense.

Washington Luiz exercia a presidência da República e o catarinense Victor Konder era seu Ministro da Viação.

Memória Digital: Monumento Fritz Muller

Edificação em homenagem ao imigrante alemão foi concretizada em 1929.
Há muito tempo o município de Blumenau pensava em prestar uma homenagem póstuma condigna a Fritz Müller, que embora não tenha sido um bom político, foi um sábio, naturalista e botânico de imensurável valor, colaborador inclusive de Darwin na elaboração da teoria da evolução, do qual recebeu o cognome de "príncipe dos observadores", pelas suas constantes pesquisas de plantas e animais. 

Além do mais, Fritz e seu irmão haviam sido pioneiros na ocupação de terrenos na Colônia Blumenau.

Nascido em Erfurt, capital da Turíngia, na hoje Alemanha, Fritz Müller chegou ao Brasil em 1852, ano em que se estabeleceu nas terras que estavam sendo comercializadas por Hermann Blumenau em sua recém fundada Colônia.  Residiu durante muitos anos em Blumenau onde veio a falecer no dia 21 de maio de 1897. 

Consta que, em outubro daquele ano o então Superintendente do município de Blumenau, José Bonifácio da Cunha, havia sugerido uma subscrição popular para se obter fundos com a finalidade de se erigir um túmulo condizente para o ilustre cidadão blumenauense Fritz Müller. Cunha também solicitou a deputados estaduais que apresentassem projeto sugerindo ao governador a edificação de um monumento em homenagem ao botânico, o que somente aconteceu muito tempo depois, em 1929 e com outros recursos, graças aos esforços do Ministro Victor Konder

Uma estátua do sábio foi encomendada a um famoso escultor francês, Frey Holffer, para ser colocado em praça pública localizada em frente à residência de Victor Konder, na atual Rua São Paulo em Blumenau.

Não obstante Fritz Müller ter sido um homem de costumes simples, pois em Blumenau andava descalço, chapéu de palha na cabeça e uma bolsa de pano a tiracolo para guardar os objetos que ia colecionando para estudo, a estátua que ainda está lá, retrata um homem trajando roupas de gala, em posição pensativa, muito diferente da imagem das fotos que existem do sábio.
Estátua pronta, marcou-se o dia 20 de maio de 1929 para a festiva inauguração.
O então prefeito Curt Hering não participaria do evento porque havia se licenciado em abril daquele ano para uma viagem a Europa, de onde retornou somente em outubro. À frente do Executivo ficou o presidente do Conselho Municipal, vereador Pedro Cristiano Federsen.

Para ser o orador principal da solenidade foi convidado um ilustre brasileiro: Edgar Roquette Pinto, considerado o "pai" da radiodifusão brasileira

O rádio nasceu no Brasil oficialmente no dia 7 de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência do país, com a transmissão à distância e sem fios da fala do presidente Epitácio Pessoa. Ou seja, o rádio no Brasil completa 100 anos no dia 7 de setembro do corrente ano de 2022.

E foi o médico Roquette Pinto, que pesquisava a radioeletricidade e acompanhava tudo entusiasmado, que convenceu a Academia Brasileira de Ciências a patrocinar a criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a PRA-2. O prefixo PRA-1 ficou dedicado à transmissão pioneira: Rádio Independência do Brasil - 7/9/1922.

Acontece que Roquette Pinto, membro da Academia Brasileira de Ciências, tinha especial admiração pelo trabalho de Fritz Müller, do qual era estudioso, e convidado por Victor Konder, aceitou o encargo de falar na inauguração da estátua.

Preparou um eloquente e significativo discurso destacando vida e obra de Fritz Müller, documento que acabou sendo batizado de "Glória sem Rumor".

O texto desse pronunciamento acha-se resguardado através de um opúsculo publicado pela Fundação Casa Dr. Blumenau, hoje Arquivo Histórico Professor José Ferreira da Silva.

Deve-se pois a esse fato histórico a presença em Blumenau do pai da radiodifusão brasileira naquele já longínquo ano de 1929.

Certamente foi o prenúncio de outro fato pioneiro: o do catarinense João Medeiros Jr. que com experimentos de transmissão sem fio na Empresa Industrial Garcia, de Blumenau, no mesmo ano começou a desenvolver o projeto da futura primeira emissora de rádio de Santa Catarina, a PRC-4 - Rádio Clube de Blumenau.  

_____________________

  ADENDO: Carlos Braga Mueller

Capa do opúsculo "GLORIA SEM RUMOR" de Edgar Roquette Pinto

 FOTO

O texto reproduz o discurso de Edgar Roquete Pinto pronunciado em Blumenau no dia 20 de maio de 1929, na inauguração da estátua de Fritz Müller na praça que leva seu nome.

Trata-se da 3a. edição  e foi editado em 1991  pela " Fundação Casa Dr. Blumenau", hoje Fundação Cultural de Blumenau.

A primeira edição foi feita pelo Museu Nacional, em 1929, e a segunda edição pelo Museu Fritz Müller, de Blumenau, em 1979.

Carlos Braga Mueller/Jornalista e escritor e memorialista em Blumenau 

Arquivo Adalberto Day e  Memória Digital Fundação Cultural de Blumenau : Monumento Fritz Muller 

4 comentários:

  1. Caro amigo Adalberto bom dia, como sempre Blumenau referenciando as grandes personalidades do rádio brasileiro. Como passou o final de semana? espero que esteja melhor de saúde.
    Um grande abraço do seu amigo,
    Lourival Barreira.
    Goleiro campeão em 1964 pelo GEO

    ResponderExcluir

  2. Grandes informações
    Nossa história!!!.
    Sérgio Lapolli

    ResponderExcluir
  3. Mais vez, Adalberto Day, parabens pelo teu trabalho de promover a história de Blumenau, transcrevendo a interessante crônica do radialista e escritor Braga Mueller.

    ResponderExcluir
  4. Estimados amigos Adalberto e Braga Mueller, muito obrigado pela interessante postagem, tão importante para o conhecimento de pormenores relacionados ao monumento que homenageia o Dr. Fritz Müller, justamente no ano em que são efusivamente comemorados os 200 anos de seu nascimento. Embora a estátua não esteja posicionada exatamente defronte a chamada 'Villa Konder', pode não ter sido coincidência a escolha da sua localização, fazendo frente ao terreno do renomado advogado, então ministro da Viação e Obras Públicas. A 'Villa Konder' ainda existe, com modificações em relação à sua concepção original, pertencente a um condomínio residencial, todavia pouco visível, praticamente escondida entre as atuais ruas Victor Konder e Camboriú. Emílio e Anna Rossmark foram contratados como caseiros pelo Dr. Victor Konder no início de 1927, quando este se achava residindo no Rio de Janeiro. Emílio, que era estofador, aproveitava a palha seca da grande quantidade de grama que tinha que cortar no terreno para fazer colchões, muito requisitados por serem considerados mais macios do que os de palha de milho - 'Os tempos eram outros', como bem frisou o Braga Mueller. Foi um dos primeiros passos dados rumo à sua trajetória de empreendedor bem sucedido. Cinco meses depois da inauguração da estátua do Dr. Fritz Müller, Emílio Rossmark fundou sua empresa, a 'Colchoaria e Estofaria de Emílio Rossmark', a hoje quase centenária 'Casa de Móveis Rossmark', que orgulha a todos os blumenauenses. Grande abraço aos amigos, com sinceros votos de força e saúde!

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...