“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

- Professor Oswaldo Husadel

 
Professor Oswaldo Husadel, meu amado tio!

Nascimento: 09/01/1918

Falecimento. 14/11/2004

Cidade natal.: Biguaçu - SC

Por Sylvio Zimmermann Neto

Saudades do tio Husa.

Diz o Drummond que “sentimos saudade de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de pessoas que passaram por ela”.

Todos nós de alguma forma fomos influenciados por alguém. Acho que eu sempre gostei de praticar esportes porque fui inspirado por um grande professor, um apaixonado pelo esporte - o professor Husadel.

Eu tinha o prazer e a honra de chamá-lo de tio Husa! Ele era irmão da minha avó e foi o primeiro professor de Educação Física formado em Santa Catarina.

Os momentos com o professor Husadel deixam saudades. Ele era divertido, brincalhão e muito ativo. Ele contava histórias da época que era militar no Rio de Janeiro, durante o Governo Vargas, das corridas com saco de cimento nas costas, aliás, sempre pensei nesta cena, e também sempre nos incentivava a praticar esportes.

Na adolescência destacou-se a nível estadual no atletismo e ganhou uma bolsa de estudos do Exército, onde foi fazer o curso superior na Escola Militar da Praia Vermelha, na URCA. Terminou a graduação em 1941, quando retornou para Florianópolis. Ele ficou no Exército até 1948. No Estado ele foi o primeiro professor de Educação Física formado.

Além de Florianópolis, ele também trabalhou em Lages, Blumenau e Balneário Camboriú. Tio Husa foi um dos idealizadores e organizadores dos Jogos Abertos de Santa Catarina e participou de todas as edições até falecer, em 2004.

Professor Oswaldo Hudasel em 1969 com a então Miss/Blumenau/Santa Catarina e do Brasil Husadel foi seu professor na EEB - Pedro II. 

Muitos dos meus professores foram alunos do meu tio e sempre falavam deste fato com orgulho. Recentemente recebi uma foto do amigo Adalberto Day Blog Adalberto Day na infância com o Professor Husadel. Depois de se aposentar, em 1978, ele criou um grupo de ginástica na praia. Participou do grupo até o fim da vida como professor de educação física.

Minha saudosa avó sempre que se referia a ele chamava de “meu mano amado”. Tio Husa, receba aí no céu o nosso carinho e o reconhecimento.

Adendo: Adalberto Day

Professor Oswaldo Husadel foi meu primeiro professor de Educação Física no Clube Amazonas E.C, por volta de 1963/64. Foi e sempre será referência e um de meus ídolos. Sempre com sua prancheta em mãos  com suas anotações. Era professor de vários esportes: Basquete, Atletismo, e competições onde ele premiava com uma "bebida chamada  Laranjinha " para os vencedores. Seu coração era tão grande. e generoso que acabava pagando para todos. Contava que chorou com a derrota do Brasil na decisão da Copa do Mundo de 1950 no maracanã. Já dizia ele na época que tinha mais de 200 mil pessoas presentes. Além disso tudo, nos ensinava português, Matemática e conhecimentos gerais. Aprendi muito. Obrigado Professor Husadel e ao Sylvio por este resgate importante e merecido!

Texto: Sylvio Zimmermann Neto/Vereador/foi presidente da Fundação Cultural de Blumenau. Fotos Sylvio Zimmermann Neto/Valdir Rosa e Adalberto Day

Para saber mais acesse:  http://sylviozimmermann.com.br/

22 comentários:

  1. Muito bem elaborada a matéria, aliás você é um grande historiador, eu só posso desejar sucesso
    Antônio Rocha

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Adalberto!!
    Como sempre tenho falado, quão bom é lermos estes relatos que outrora foram vividos. Costumo falar que estas suas postagens são e serão sempre o nosso oxigênio da cultura, mesmo que seja ela regional. Não o conhecia o tio Husa como carinhosamente era chamado, mas me encantei com a linda história, como todas que aqui são postadas.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Adalberto !

    Que relato e históra bonita !!!

    Para inspirar........

    Valeu amigo, desejamos que esteja bem !

    Um forte abraço,
    Theodor.

    ResponderExcluir
  4. Estimados Sylvio e Adalberto, foi um prazer conhecer, através da bonita e justa homenagem, o Prof. Oswaldo Husadel. Sem dúvida, deve ser preservada a memória do primeiro professor de Educação Física formado do nosso Estado. Em 1996 foi homenageado pelo Conselho Estadual do Esporte com a Comenda do Mérito Desportivo, que lhe outorgou o honroso Título de Comendador do Esporte Catarinense. Em Balneário Camboriú, no Bairro das Nações, o Centro Esportivo Professor Oswaldo Husadel homenageia a sua memória. Imagino que tenha sido sobrinho de Paul Husadel, o comerciante que construiu a casa que ainda hoje embeleza a Rua XV de Novembro. Se não existir objeção, sugiro incluir na legenda da foto o nome da primeira blumenauense a ser eleita Miss Brasil. As gerações mais jovens provavelmente não a conhecem. Parabéns pela postagem e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Álvaro Santos
    Linda lembrança de um professor quê marcou no Amazonas, e essa imagem linda do Estádio da Empresa Industrial Garcia!

    ResponderExcluir
  6. Silvio S. Duarte Duarte
    Na minha terra idade, esse homem me colocou coisas na minha cabeça que nunca mais esqueci. Uma delas: Pratique sempre uma atividade física. Levo isso até hoje como primário em minha vida e desde aquela época tenho recebido as recompensas de uma boa saúde. Obrigado por terem publicado, este homem era um visionário.

    ResponderExcluir
  7. Alirio Scheurich
    Na época já era um visionário !

    ResponderExcluir
  8. Lembro-me de uma viagem que realizamos com sua Kombi, time infantil do Amazonas EC a São João Batista, confronto com a Usati, fomos pela serra do Moura, inesquecível, acreditem, titulares e reservas couberam na Kombi, idade entre 11 e 14 anos ...!!!

    ResponderExcluir

  9. Superfã
    Daniel Minuzzi de Souza
    Linda memória. Importante registro. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  10. Não tive o prazer de conhecer ,mas o texto fala de um grande Homem, e os comentários justifica cada palavra de quem o conheceu e sabe e sabe de suas belas historias. A GENEROSIDADE com a história da laranjinha, sensacional. Me fez lembrar de quando meus filhos pequenos, no dia das crianças eu fazia um torneio e dava medalhas a todas as crianças participantes e não participantes. Mandava gravar AO CANPEÃO E DATA, devo ter alguma guardada ainda. Como é maravilhoso ler coisas que servem de exemplo para muitos ,e deveria servir de lição para toda humanidade. Professor Oswaldo Husadel meus agradecimentos por me trazer lembranças e a certeza que o mundo tem jeito, só depoente de nós. Obrigado querido amigo e Professor Adalberto, e tbm Sylvio Zimmermann Neto. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Beto, que matéria incrível!
    Um ser Surpreendente, com uma Realidade Objetiva e conhecimento Impar do ser Humano.
    Atitude e paixão em tudo o que se faz, é o segredo.
    Gente que fica na Memória, Retina e Coração pra Sempre!
    Abração!

    ResponderExcluir
  12. Carlos Jorge Hiebert Russo Nossos agradecimentos ao Sr
    Alfredo Iten que contratou este grande educador.

    ResponderExcluir
  13. Luiz Freitas
    O professor Husadel foi atleta de futebol no Amazonas?.. Ele foi meu colega e amigo na Prefeitura de Balneário Camboriú na década de 90. Pessoa excepcional, apaixonada pelo esporte, tanto que gratuitamente ministrava exercícios de praia aqui no Balneário, e salvo engano, faleceu de câncer de pele, em função da irradiação solar, confirmar. Saudade.

    ResponderExcluir
  14. Leandro Ilmo Buelck
    Ainda peguei o Professor Husadel, como Professor de Educaçãp Física, no Colégio Pedro II, Blumenau SC, na dév adacdos anos 60., Era um Gentell Mann, uma postura qie dava respeito, Uma pessoa mui educada, maravilhosa, sabia cativar, os alunos.

    ResponderExcluir

  15. Venâncio Schmöller
    Foi meu professor de educação física no colégio agrícola de Camboriú. Que pessoa maravilhosa !

    ResponderExcluir
  16. Haraldo Dittrich
    Foi meu professor de Educação Física no Ginásio Dr. Blumenau, em Pomerode.
    Amado e respeitado pelos alunos, um gentleman na mais nobre concepção do termo.

    ResponderExcluir
  17. Rosvita Mueller Dalagnolo
    Um esportista entusiasmado pelo esporte.
    Sempre atento,competente,dinâmico e motivador...assim eu lembro dele.
    Nome sempre a ser lembrado.

    ResponderExcluir

  18. Haraldo Dittrich
    Blog Adalberto Day
    Quem com ele conviveu, dele tem só boas lembranças e saudades, com certeza.
    Aproveito para manifestar ao senhor, mestre Adalberto, meu mais elevado apreço, respeito e admiração.

    ResponderExcluir
  19. Alirio Scheurich
    Motivador dos esportes, disciplinador, Sempre suando a camisa....

    ResponderExcluir
  20. Anderson Rossi Tiago de Souza
    Acabar com esse Estádio foi umas das maiores perdas do Bairro Garcia e da Cidade de Blumenau, todas as pessoas que me falam desses Estádio, sempre dizem que ele era muito bonito, além de ser completo com campo e pista oficial. Hoje em Blumenau os únicos lugares com campo e pista oficial é o Sesi e a Associação Artex.

    ResponderExcluir
  21. Raul Cardozo
    Eu nasci e me criei ; na rua Amazonas:
    Ao lado da casa do Ex vereador Vitorio
    Pfifer; fundos do campo do Amazonas.
    Meu pai Ezequiel Cardozo ; trabalhou
    38 anos na Empresa Industrial Garcia;
    Depois Artex.
    Joguei no juvenil do Amazonas; com o amigo Airton ( grande Jogador).
    Aos 10 anos quando meu pai trabalhava na Empresa Industrial Garcia;.,no dia primeiro de maio
    ( Dia do Trabalho) haviam competições entre as várias seções
    Futebol ; Atletismo etc...
    Aí comecei minha carreira de corredor.
    Corria com 10 anos de idade ; três
    Provas no Atletismo.
    100 metros rasos.
    50 metros corrida do Saco.
    Salto em distância.
    Foram vários anos nestas competições ; e continuei correndo e Jogando Futebol de Campo ( time dos
    Marianinhos da rua da Gloria) junto com Deusdith de Souza ;.Érico Morbis
    Mori Schaefer; irmão do Silvio.
    Nosso técnico era seu Quidinho.;
    Pai do Deusdith; então continuei jogando futebol de campo e Futsal
    Até os 19.anos; corria e jogava futebol
    Então após os 20 anos parei de jogar
    Futebol e dei sequência a. Minha carreira de corredor ; atividade está
    Que prático até hoje.
    Tenho Grande Orgulho em ter nascido
    No Reino do Garcia.
    Me lembro como se fosse hoje do Belíssimo campo do Amazonas;.onde
    Comecei minha carreira de Corredor e jogador de Futebol.
    E do Timaço do Amazonas / nosso glorioso Azul e Branco do Glorioso
    Bairro do Garcia.

    ResponderExcluir
  22. Airton Gonçalves Ribeiro
    Lembro-me de um domingo ao meio dia o Professor Husadel acomodou o time infantil em sua kombi e partimos rumo a São João Batista via Brusque / Nova Trento (asfalto ? nem pensar....), jogamos contra a equipe infantil da Usati ...!!! Inesquecível ...!!!

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...