“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

- O Rádio do meu Pai

Crônica de Vitor Soares
Sou formado nas profissões de mecânica e eletrônica, por hobby sou brevetado como piloto privado de aeronaves, mas foi através da eletrônica que garanti o meu sustento até que pude me aposentar, ainda continuo na ativa com a eletrônica.
A inspiração pela eletrônica surgiu através do antigo rádio que o meu pai ganhou de um parente dele por volta dos anos 1960 ou 1962 da marca Saratoga. O rádio era movido a válvulas. Sus cobertura (capa) é de madeira. 
Todas as vezes que o meu pai ligava o rádio eu ficava repleto de curiosidade, queria descobrir a todo custo como é que aquela caixa falava.
O rádio era ligado apenas em algumas ocasiões como no horário almoço antes do meu pai ir trabalhar onde ele ouvia o repórter Esso e as notícias.
Também era ligado aos domingos onde meu pai ouvia musicas sertanejas, ele ouvia a Rádio PRC4 (rádio Clube), a Rádio Nereu Ramos e se não me engano também existia a rádio Difusora. Nós crianças não tínhamos permissão para mexer no rádio.
Impaciente eu queria a todo custo descobrir como aquilo falava, então sem o meu pai me visse eu ia atrás da cômoda onde estava o rádio e tentava meter os dedos pelos buracos de ventilação da tampa traseira.
Levei inúmeros choques porque conseguia encostar os dedos nas partes vivas do chassi do rádio, mas não desistia, a curiosidade apenas aumentava cada vez mais então havia prometido a mim mesmo que quando chegasse a mocidade iria estudar para saber como funcionava e como deveria ser consertado quando desse algum defeito porque me lembro do meu pai ter levado o rádio para o conserto em uma certa ocasião em que não funcionava mais e ficamos alguns dias sem ouvir nada.
Lembro que eu e a minha mãe costumava sintonizar a Rádio Aparecida de Aparecida do Norte, não lembro se a sintonia era feita em ondas curtas, médias, tropicais ou longas, mas dependia do tempo era possível ouvir bem as preces do Padre Vitor diretamente de Aparecida do Norte.
Eu e a minha mãe também ouvíamos rádio novela nesse rádio nas horas em que o meu pai (Osvaldo Soares) estava no trabalho, acho que uma das radio novela que ouvíamos era o direito de nascer ou viver, não lembro, e eu ficava encantado com as histórias, então decidi que queria ir assistir a novela ao vivo, queria conhecer os artistas e queria saber como é que eles se apresentavam.
Acho que era a rádio PRC4 que transmitia a radio novela e após ter saído da escola no meio de uma tarde, em vez de ir para casa fui procurar a rádio porque estava decidido a ver a novela pessoalmente.
Descobri onde era a rádio e chegando aos estúdios estranhei por ser tão pequeno e perguntei ao funcionário se eu podia assistir à novela que estava quase começando, ele disse que sim, apontou uma cadeira e pediu que eu me sentasse, na minha santa inocência fiquei esperando ansioso para a chegada do momento achando que o funcionário da rádio fosse me levar até uma enorme sala ou em algum enorme pátio onde teriam os artistas, chuva, vento, cavalos, crianças, etc.
Para o meu espanto olhei o funcionário colocando um LP de vinil no toca discos e foi a minha decepção, mesmo assim ouvi a novela até o final e fui para casa, a minha mãe só não me deu uma surra por chegar tarde em casa porque tratei de dar detalhadas explicações da minha curiosidade e ela me alertou que da próxima vez em que eu saísse da escola e não fosse diretamente para casa iria apanhar uma bela surra.
E essa é uma das passagens da minha infância relacionada ao rádio antigo do meu pai o qual eu preservo ele até hoje junto comigo.
Texto e foto do rádio de Vitor Soares
 Para saber mais sobre o dia do Rádio acesse:
Pra saber sobre PRC4 Rádio Clube de Blumenau acesse:
Para saber mais sobre a família de Vitor Soares acesse:

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

- Pensando Nele

                            PENSANDO NELE
(Para meu bisavô Katzwinkel, que veio no século XIX de Kaunas, Lituânia, e para minha prima Ivone Narloch, nascida Katzwinkel).

Por Urda Alice Klueger 


                                   Se procurar nos velhos documentos da família vou encontrar, mas a verdade é que não sei de cor sequer o seu nome. Minha avó, que estava prestes a fazer 7 anos quando chegou aqui, casou-se com 26 por volta de 1908 ou 1909 – o que significa que eles vieram mais ou menos no ano de 1889... No tempo em que convivi com ela ouvi-a falar muitas vezes nele, mas ela dizia “Meu pai”, e então nunca soube o nome dele, mas ele é muito forte na minha vida.
                                   Estou na madrugada de Natal e penso nele, como pensei tanto hoje, e nos últimos dias, e nos últimos anos, pois quando era mais jovem não chegava a me aprofundar neste assunto. Esta é uma época em que ele fica mais forte dentro de mim, pois fez uma coisa, no seu primeiro Natal no Brasil, que só gente muito especial teria feito: para não deixar passar em branco o Natal das suas crianças, andou 30 quilômetros a pé de ida e 30 quilômetros de volta para, na manhã do dia festivo, suas crianças terem a surpresa de UM docinho de Natal cada uma, escondido sob o prato emborcado na mesa rústica de uma cabana de imigrante dentro da floresta ainda praticamente virgem.
                                   Quem era ele, como era? Penso no meu pai, nos meus tios – o que teriam herdado dele? Penso em mim: a oitava parte da minha genética vem dele, e fico a lembrar como o meu pai era em relação ao Natal, data mágica e sagrada dentro da magia, fazendo tudo o que estivesse ao seu alcance para que cada Natal fosse um sucesso dentro de cada um de nós. Penso em mim e em toda esta curtição do Natal que possuo decerto porque herdei, e que faz com que eu faça todos os ritos, todas as comidas, enfeite a casa, mesmo que seja para comemorar a data apenas com os meus animaizinhos, como já fiz algumas vezes, como fiz hoje.
                                   Com meus cachorros empanturrados de peru saí para a noite, para a beira do mar desta enseada aonde vivo, e me sentei um pouco na beira daquela água que fica magnífica assim de noite, com os diversos pontos de luzes no seu entorno, tanto cá pelo continente quando mais lá longe, na ilha... Fiquei admirando a beleza daquilo tudo e pensando nele, naquele meu bisavô que me passou esta curtição do Natal, e me indaguei coisas: será que algum dia ele pensou que a sua filha teria um filho que teria uma filha, isto é, eu, que em pleno século XXI estaria na beirada do mar a pensar nele e a querer saber mais sobre aquele homem quase estranho mas que vivia tão fortemente nela? Imagino que ele fosse um jovem quando atravessou o grande mar-oceano num navio à vela que saiu de Hamburgo, navegou até Lisboa e depois ficou três meses vendo só “céu e mar”, conforme minha avó Emma Katzwinkel Klueger contava tantas vezes, pois quando se aventurou assim sua criança mais velha ainda não completara sete anos... Imagino que depois daquela travessia é provável que nunca mais tenha visto o mar...
O que pensava ele, o que sonhava? A luta pela vida era difícil e perigosa, então – dentre outras coisas, com sua família, estava dentre o fogo cruzado do genocídio Xokleng que acontecia no Vale do Itajaí, coisa tão criminosa e abjeta que foi parar num julgamento na Corte de Haia, na Holanda – a situação era difícil e imagino que sonhava, sobretudo, com segurança, com muita comida para suas crianças, com uma casa mais confortável do que sua cabana de palmitos... É provável que muita gente tenha esquecido dele, depois da luta que foi sua vida, mas agora ele está tão vivo e tão forte aqui dentro de mim! 


Frei João Maria

                                   Então fiquei lá na praia, nesta noite, olhando no entorno e pensando nele, e estar ali, com aquela água linda e aqueles colares de luzes me dava a sensação de estar dentro de um presépio, daqueles que o Frei João Maria o.f.m. fazia na igreja de Nossa Senhora da Glória, na Garcia, em Blumenau, quando eu era pequena, e então ficou mais forte a sensação de que ele estava ali comigo, quiçá em mim, pois se vim dele...
                                   Só queria contar que tenho pensado muito nele, naquele meu bisavô Katzwinkel que um dia veio lá do Mar  Báltico, da cidade de Kaunas, na Lituânia. Como ele é forte em mim!
                                   Enseada de Brito, 25 de Dezembro de 2016.

                                   Urda Alice Klueger

                                   Escritora, historiadora e doutora em Geografia.   

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

- Livros

Recomendo a leitura
Últimos livros que recebi e sugiro a leitura. Para adquirir exemplar mandar e-mail para cada um conforme na descrição de cada um. Todos lançados em final de 2016.

Vagões de Lembrança
Um livro que só acrescenta mais sobre a nossa antiga EFSCEstrada de Ferro de Santa Catarina inaugurada em 1909 em Blumenau, infelizmente desativada em 13 de março de 1971. O autor fez entrevistas com muita gente que fez parte da história riquíssima de nossa EFSC. E ao abordar sobre todas as Estações que compunham a EFSC, em consequência os entrevistados contam parte da história de Blumenau e região. Maravilhoso conteúdo. Parabéns Felipe Adam, jovem escritor com sucesso desde seu primeiro livro!
Jornalista nascido em Blumenau, formado na UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí. Agradeço por citar meu nome.
Contato: e-mail felipeadam91@gmail.com


Alinhavando “Poesia”
Um livro de poesias escrito pela consagrada e renomada escritora gasparense Arlete Trentini dos Santos. Já recebeu diversos prêmios e comendas. Embaixadora da Paz da Divine Academie Française des Arts Letres el Culture, Membro Efetivo da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta brasileiro entre outros adjetivos. O livro de fácil agradável leitura apresenta diversos poemas. Colaborador a e colunista no Jornal Sem Fronteiras de Gaspar/SC.
Contato: e-mail arletesan@terra.com.br



Ecos de um Peta
Um livro maravilhoso de autoria de Júlio Cesar – JC BRIDON, nascido em Blumenau e casado com a gasparense escritora Arlete Trentini dos Santos  . O autor escreve no Jornal Metas e no Jornal Cruzeiro do Vale ambos de Gaspar. Embaixador da Paz da Divine Academie Française des Arts Letres el Culture, Membro da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, cadeira 12, entre outras atribuições e virtudes “Podem me impedir de escrever mas, de pensar, jamais” JC BRIDON.
Contato: e-mail bridon@terra.com.br

Agradeço a todos pelo carinho:
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau. 

domingo, 1 de janeiro de 2017

* Colunista - Wieland Lickfeld

Caros,

Para acessar as contribuições de 
Wieland Lickfeld, já postados no Blog de Adalberto Day, você deve clicar no TÍTULO que mais lhe interessar e se possível deixe o seu comentário para o autor.

Abraços e ótima leitura 
Adalberto Day 
cientista social e pesquisador



WIELAND LICKFELD é consultor e professor
Publicado em 18 de março de 2014
Companhia Fábrica de Papel Itajaí
Publicado em 04 de março de 2014
O HOTEL HOLETZ E SUA ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO 
Publicado em 17 de agosto de 2009
Metamorfose Urbana
Publicado em 24 de setembro de 2008 
Dois olhares, um fascínio, um RIO
Publicado em 3 de junho de 2008 
Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau 
Publicado em 7 de maio de 2008
Blumenau & Gramado 
Publicado em 5 de dezembro de 2008


* Colunista - André Luiz Bonomini

Caros,

Para acessar as contribuições de 
André Luiz Bonomini, já postados no Blog de Adalberto Day, você deve clicar no TÍTULO que mais lhe interessar e se possível deixe o seu comentário para o autor.

Abraços e ótima leitura
Adalberto Day
cientista social e pesquisador

Almanaque Renascim
Publicado em 06 de janeiro de 2016
* A Fanfarra da EEB “Padre José Maurício
Publicado em 19 de setembro de 2011 
Ônibus, Os Passos de Blumenau... 
Publicado em 18 de outubro de 2010 
TV Coligadas Canal 3 de Blumenau – a pioneira em Santa Catarina Parte 2
Publicado em 04 de setembro de 2009
TV Coligadas Canal 3 de Blumenau – a pioneira em Santa Catarina Parte 1 
Publicado em 01 de setembro de 2009
A Hora dos Montanari 
Publicado em 27 de maio de 2009
Publicado em 09 de maio de 2009
Froliche Weinachten Blumenau! 
Publicado em 21 de dezembro de 2008
25 anos da Enchente - Lojas Hering 
Publicado em 27 de julho de 2008
Carne para o Progresso 
Publicado em 27 de junho de 2008
Rua Progresso, 2421 
Publicado em 11 de julho de 2008

* Colunista - Pedro Prim

Caros, 

Para acessar as contribuições de 
Pedro Prim, já postadas no Blog de Adalberto Day, você deve clicar no TÍTULO que mais lhe interessar e se possível deixe o seu comentário para o autor. 

Abraços e ótima leitura
Adalberto Day 

Cientista Social e pesquisador

Pedro Prim é Advogado, pós-graduado em Gestão da Qualidade. Secretário Distrital do Garcia Abril 2008/Janeiro/2009.

Por que a nova ponte da Santa Maria?
Publicado em 09 de julho de 2010
O Rio do GARCIA está chorando
Publicado em 10 de agosto de 2009
A Ponte da Rua Santa Maria III 
Publicado em 14 de abril de 2009
* O Bioma da Mata Atlântica 
Publicado em 08 de abril de 2009
* A ponte da Rua Santa Maria II
Publicado em 31 de janeiro de 2009
* Costurando
Publicado em 25 de janeiro de 2009
* A ponte da Rua Santa Maria 
Publicado em 11 de novembro de 2008

* Colunista - Carlos A.S. de Oliveira

Caros,

Para acessar as contribuições e participações de Carlos Alberto Salles de Oliveira, no Blog de Adalberto Day, você deve clicar no TÍTULO que mais lhe interessar e se possível deixe o seu comentário para o autor.

Abraços e ótima leitura

Adalberto Day
Cientista Social e pesquisador

 

Carlos Alberto Salles de Oliveira
, nascido em Blumenau e morador  do Bairro Garcia. Presidente da comissão pró-construção do AGG - Ambulatório Geral do Garcia.


  



Dr. Nelson Salles de Oliveira
Publicado em 27 de março de 2012
 
* Parque Esportivo

Publicado em 22 de fevereiro de 2010
* C.A. Metropolitando de Blumenau
Publicado em 19 de fevereiro de 2010
*
Formatura Acadêmica de Direito - FURB 2009

Publicado em 27 de dezembro de 2009
*
Comissão Pró-AGG e comunidade comemoram aniversário de um ano do Ambulatório Geral do Garcia
Publicado em 12 de setembro de 2009 

* Eleição do novo Conselho Local do A.G. Garcia Marta Elisabetha Kunzmann
Publicado em 6 de março de 2009
* AGG. Schwester Marta
Publicado em 13 de setembro de 2008
*
AGG – Inauguração: 

Publicado em 08 de setembro de 2008
*
Café no futuro AGG 

Publicado em 11 de agosto de 2008
*
AG Garcia: Vistoria da Obra pela Comissão 

Publicado em 24 de junho de 2008
*
AG Garcia: Comissão na direção da realidade 

Publicado em 6 de março de 2008
*
AG Garcia: 1ª Vistoria da Obra

Publicado em 27 de Fevereiro de 2008

*
AG Garcia: Ordem de serviço
Publicado em 29 de Janeiro de 2008 

* AG Garcia: Reunião na SEMUS
Publicado em 24 de Janeiro de 2008

*
AG Garcia: Reunião da comissão com o prefeito

Publicado em 24 de Setembro de 2007

*
AG Garcia: Reunião da comissão com prefeito e secretária da saúde

* Publicado em 22 de Agosto de 2007

*
Escola de Educação Básica Governador Celso Ramos

* Publicado em 1 de Agosto de 2007

*
AG Garcia: MANIFESTO de protesto e repúdio
 

Publicado em 23 de Julho de 2007

* Colunista - Zé Pfau

Caros,

Para acessar os artigos e contribuições de 
José Geraldo Reis Pfau, no Blog de Adalberto Day, você deve clicar no TÍTULO que mais lhe interessar e se possível deixe o seu comentário para o autor. 

Abraços e ótima leitura
Adalberto Day
cientista social e pesquisador



José Geraldo Reis Pfau é publicitário há mais de 30 anos em Blumenau, Santa Catarina.


Camisinha
Publicado em 23 de setembro de 2015
Quando o Futebol andava de Trem

Publicado em 04 de novembro de 2014
Natureza ainda mais bela

Publicado em 28 de maio de 2014
José Geraldo Reis Pfau

Publicado em 23 de julho de 2013
Uma vida dedicada à empresa
Publicado em 09 de julho de 2013 
Raridades de Colecionadores do Esporte

Publicado em 15 de abril de 2013 
Gincana com Lambretas
Publicado em 19 de fevereiro de 2012 
Ligueli e o automobilismo em Blumenau

Publicado em 14 de novembro de 2012  
Moto Clube de Blumenau

Publicado em 21 de setembro de 2012 
Blumenau anos 90
Publicado em 05 de setembro de 2012   
A Casa do Comércio

Publicado em 12 de março de 2012  
* Faltava um jogador
Publicado em 12 de março de 2012
Dia do publicitário
Publicado em 01 de fevereiro de 2012
* Hotel Elite e Holetz 
Publicado em 10 de janeiro de 2012
Osmênio Pfau
Publicado em 19 de dezembro de 2011
Tevelândia
Publicado em 14 de outubro de 2011
Publicado em 05 de setembro de 2011
O Antigo Mercado Público de Blumenau 
Publicado em 29 de agosto de 2011
A Torcida Farroupilha
Publicado em 12 de agosto de 2011
* Final dos anos de 1960 em Blumenau
Publicado em 15 de maio de 2011
Natal das Lojas HM 
Publicado em 23 de dezembro de 2010
Olimpíada 2016 
Publicado em 02 de outubro de 2008
Histórias do nosso Papai Noel
Publicado em 25 de dezembro de 2008
Maquina de costura e o enxoval
Publicado em 17 de novembro de 2008
Que país é este?
Publicado em 04 de setembro de 2008
Gírias do nosso cotidiano III 
Publicado em 08 de julho de 2008
Gírias do nosso cotidiano 
Publicado em 21 de março de 2008
Mostra sobre o Vale do Garcia no "Pontinho Estudantil"
Publicado em 20 de Março de 2008
* Contos do José Geraldo Reis Pfau 
Publicado em 13 de Março de 2008
Bairro Jardim Blumenau 
Publicado em 8 de Fevereiro de 2008
TV COLIGADAS: Pioneirismo e Aventuras 
Publicado em 17 de Janeiro de 2008 
O Cavalinho Branco
Publicado em 7 de Dezembro de 2007
Grupo Carnavalesco
Publicado em 23 de Novembro de 2007
Catedral São Paulo Apóstolo 
Publicado em 2 de Novembro de 2007
* A Criatividade de ZÉ PFAU
Publicado em 4 de Outubro de 2007
BRASIL - Campeão de Blumenau em 1941
Publicado em 31 de Julho de 2007

* Colunista - Adilson Siegel

Caros, 
Para acessar as contribuições de 
Adilson Siegel, já postados no Blog de Adalberto Day, você deve clicar no TÍTULO que mais lhe interessar e se possível deixe o seu comentário para o autor.

Abraços e ótima leitura 
Adalberto Day
Cientista Social e pesquisador 

Adilson Siegel é administrador e natural de Blumenau/Santa Catarina.

Os filhos de Francisco
Publicado em 30 de Março de 2008
Quinteto mágico
Publicado em 14 de Março de 2008
FAMOSC, PROEB, Pavilhão A. JASC 1979 
Publicado em 9 de Janeiro de 2008
Guarani Esporte Clube Publicado em 3 de Dezembro de 2007
O craque de ontem o comentarista de hoje"
Publicado em 6 de Setembro de 2007

* Colunista - Cezar Zillig

Caros

Para acessar as contribuições de Cezar Zillig, já postados no Blog de Adalberto Day, você deve clicar no TÍTULO que mais lhe interessar e se possível deixe o seu comentário para o autor. 

Abraços e ótima leitura 

Adalberto Day 
cientista social e pesquisador 




Cezar Zillig 
é médico, neurocirurgião de formação, atuando em Blumenau desde 1978. Entre 2004 e 2015 foi colunista semanal do Jornal de Santa Catarina. Publicou os seguintes livros: Dear Mr. Darwin “A intimidade da correspondência entre Fritz Müller e Charles Darwin”. 1997; Dose o Stress, Tempere a Vida. 1998; Fritz Müller: Reflexões Biográficas. 2000 [em co-autoria]; De Ventos e Brisas. (poemas) 2000 e Fritz Müller, Meu Irmão. [2004]


“DAS FRAUENSCHIFF”
Publicado em 09 de maio de 2016
* Recursos 
Publicado em 14 de março de 2016
Estabilidade e ineficiência
Publicado em 04 de março de 2016 

*
Timbó Imita Berlim

Publicado em 25 de fevereiro de 2016 
*
 
Big Year sem Fritz Müller?
Publicado em 25 de fevereiro de 2009 

* Colunista - Edemar Annuseck

Caros,

Para acessar as contribuições de Edemar Annuseck, já postados no Blog de Adalberto Day, você deve clicar no TÍTULO que mais lhe interessar e se possível deixe o seu comentário para o autor.

Abraços e ótima leitura
Adalberto Day
cientista social e pesquisador

Edemar Annuseck, brasileiro, jornalista e radialista profissional. Trabalhou nas rádios Nereu Ramos, Alvorada e Unisul de Blumenau; Clube Paranaense, Cidade e Globo/CBN de Curitiba, Eldorado da Grande Curitiba, Jovem Pan, Tupi e News de São Paulo. Atuou na TV Jovem Pan e nos jornais Cidade de Blumenau e Folha de São Bernardo do Campo. Foi assessor de imprensa da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo. Fonte: Caros Ouvintes


* Os irmãos Annuseck : Um exemplo para o esporte
Publicado em 27 de dezembro de 2008
* Futebol de mentira
Publicado em 1 de março de 2008
* Mané Garrincha em Blumenau
Publicado em 22 de fevereiro de 2008
* Os campeões de Blumenau e do Estado
Publicado em 25 de agosto de 2007

* Colunista - Lauro E. Bacca


Caros,

Para acessar os artigos e contribuições de Lauro Eduardo Bacca, já postados no Blog de Adalberto Day, você deve clicar no TÍTULO que mais lhe interessar e se possível deixe o seu comentário para o autor.

Abraços e ótima leitura 
Adalberto Day
cientista social e pesquisador

Lauro Eduardo Bacca – ecólogo e ambientalista; presidente da Associação dos Proprietários de RPPN de SC; garciense. 




Museu Fritz Müller
Publicado em 03 de agosto de 2017
*  Lauro Eduardo Bacca
Publicado em 07 de março de 2017
Mistérios do Alto Garcia
Publicado em 17 de novembro de 2015
Ernesto, autobiografia
Publicado em 08 de maio de 2014 
A morte da Prainha
Publicado em 11 de setembro de 2012
Publicado em 05 de março de 2011
Quem são os ambientalistas? 
Publicado em 14 de agosto de 2010
Publicado em 1 de março  de 2010
Publicado em 6 de janeiro de 2010
Publicado em 05 de novembro de 2009
Publicado em 17 de julho de 2009
Publicado em 29 de março de 2009
Publicado em 22 de fevereiro de 2009
Publicado em 15 de janeiro de 2009

Publicado em 18 de agosto de 2008

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...