“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

terça-feira, 13 de junho de 2017

- Jornal Sem Fronteiras

 
Quando recebi o convite para conceder uma entrevista ao Jornal Sem Fronteiras da querida cidade de Gaspar, através da Escritora, Jornalista, colunista senhora Arlete Trentini dos Santos, fiquei muito honrado e agradecido.
Mais feliz ainda por ser a edição de comemoração dos quatro anos de fundação do Jornal.
Resolvemos então, transcrever o conteúdo : 
Adalberto Day, cientista social e pesquisador da história em Blumenau.
Um catarinense de quem nos orgulhamos: Senhor Adalberto Day! Isso motivou-nos a convidá-lo para fazer parte da Vitrine Literária do Sul.
Ele tem, em sua casa, um grande Museu. Foram mais de 150  colaboradores. E esse museu tem muitas histórias. Encontramos lá máquinas fotográficas, que fotografaram a 2ª Guerra Mundial, máquinas de escrever, máquinas de costuras e rádios que ainda estão funcionando perfeitamente, relógios, louças, ferros de passar a brasa. São muitas peças que os imigrantes trouxeram na bagagem.
          O Senhor Adalberto Day nasceu em Blumenau a 15 de abril de 1953. É casado desde 1976 com Dalva Day, com quem tem duas filhas: Louisiana Waleska e Vanessa Betina. É Cientista Social, graduado com licenciatura pela Universidade Regional de Blumenau, professor aposentado das disciplinas de História, geografia, Filosofia e Sociologia, pesquisador da História de Blumenau.
          Tem vários trabalhos comunitários em Blumenau. Recebeu diversas menções e Moções. Recebeu o título Cuidador da História de Blumenau, em 2012, pela jornalista Nane Pereira. Em setembro de 2016, recebeu o titulo de Guardião da História de Blumenau, pela jornalista Aline Camargo.
          Quando menino, já era questionador. Sempre fazia perguntas á sua avó, Ana, e a seus pais. E com o passar dos anos, foi guardando na memória todas as histórias e informações que ouvia, talvez, sem fazer a menor ideia do quão importante se tornaria para uma cidade e do quão importante se tornaria o sentido da palavra: compartilhar.
          Gostaria de ver seu trabalho divulgado dentro de todas as escolas municipais, estaduais e particulares. Já realizou várias palestras, mostras, porém, sabe que é preciso muito mais.
          Depois da grave enfermidade em 2012, ficaram muitas sequelas, contudo, o Sr. Day diz que elas são os troféus da sua vitória. Ele repete: “Tenho que ficar bem, tenho muita história, para contar ainda!”
          Com o passar do tempo, aprimorou este seu lado e passou a se dedicar ás causas, fatos e histórias do Grande Garcia, depois, de toda cidade, passando a ser uma referencia para muitos estudos e teses.
          Tem sob sua guarda um farto registro, tanto escrito como físico, de muitas passagens, principalmente do grande Garcia, do Amazonas Esporte Clube, clube que ele e milhares de pessoas admiraram e curtiram. Foi um dos articuladores que foi ouvido pelo Prefeito Napoleão e Ricardo Stodieck, Presidente da Vila Germânica, que não deveria ser vendido o Morro do Aipim – e Restaurante Frohsin. Justificativa que este local seria o verdadeiro e único local doado pela família de Dr. Blumenau, em 1909,e, portanto, o principal local histórico de nossa cidade.
          Seu trabalho poderá ser mais bem visualizado no seu blog: www.adalbertoday.blogspot.com
          Todos em Blumenau e região deveriam acessar este link sobre Verdades e Mitos de Blumenau:
          Hoje, aposentado, é palestrante sobre a História de Blumenau e, em especial do Grande Garcia, em Universidades, entidades de ensino em geral, 23BI, turismo, empresas. A própria empresa que o demitiu, o contratou para palestras, mostras e outros, mostrando o reconhecimento do trabalho que desenvolvia.
          Trabalha em pesquisas, dá entrevistas em rádios, TVs, participa de trabalhos desde graduação até doutorado/mestrado, escreve para diversos livros e revistas, e jornais. Já participou de vários vídeos, seriados e outros.
          Para contato: familiaday@terra.com,br  

14 comentários:

  1. Paz e Bem, tenho parentes e inúmeros amigos em Gaspar. Gasparense tem um jeito diverso de vida. É religioso, amigo e fiel. Cordial.... Abraços,
    Alfredo Scottini

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Beto.

    Mais uma entrevista para a tua galeria.
    Bom termos você, pois precisamos cada vez mais de pessoas que fazem a diferença nas comunidades que vivem.
    Abraços

    Edson
    Revista Bela Vida

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia Beto

    Mais uma vez o reconhecimento da tua dedicação e empenho.
    Parabéns querido.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por sua entrevista. O Brasil precisa de mais Adalbertos Days, que como você, amem as histórias de sua Terra.
    Um abraço para toda a " FAMÍLIA DAY"
    Marília Carqueja

    ResponderExcluir
  5. Parabéns querido Sr. Adalberto.
    Seu trabalho é um presente para a nossa cidade e para Santa Catarina.
    Resultado de muito amor, dedicação e pesquisa da nossa história e valores.

    Abraço,
    Jacqueline Hess

    ResponderExcluir
  6. Parabéns amigo Adalberto

    Você merece estar em todas as páginas, todos os dias pois é o único que se preocupa em contar a história da cidade de Blumenau e do Vale.

    Um, grande abraço

    Saúde amigo

    Edemar Annuseck

    ResponderExcluir
  7. Que bom saber um pouco mais sobre você, amigo Beto (xará). Nossa amizade nasceu graças a cantora italiana Gigliola Cinquetti, que esteve aí em Blumenau, pela última vez numa turnê no Brasil, em 1995, mais precisamente na 2.ª FESTITÁLIA. Obrigado mais uma vez, boa tarde e saúde, extensivo a todos que você ama.

    ResponderExcluir
  8. Legal, este jornal SEM FRONTEIRAS, não é de meu tempo aí em Gaspar, sai do Bela Vista, em 2011, pai faleceu 10/05/2010

    Legal, quando lembram de uma personalidade como ADALBERTO DAY, parabéns, para ambos, o JORNAL e ao ADALBERTO.


    ABRAÇOS

    Henry Georg Spring

    ResponderExcluir
  9. Meu caro Adalberto,
    Seria uma perda de tempo ficar elogiando seu trabalho que já está consagrado. Todavia s more é bom lembrar as benfeitorias por vc feitas, que sabemos não só se fez em textos, histórias, pesquisas, como também em ação comunitária que não foram poucas, parabéns pelo exemplo de onestidades em suas inúmeras atividades.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns a Arlete Trentini dos Santos. Tudo muito bem colocado sobre você Professor Adalberto sua Histórias e seu magnifico Trabalho ao longo dos anos.Ao citar o Verdadeiro MUSEU em sua casa,sabe q já pensei q você devia ter um lugar exclusivo para tal. Grande abraço e Parabéns novamente a você e a Arlete Trentini dos Santos

    ResponderExcluir
  11. Ter o ilustre professor,cientista social  e pesquisador da história, Adalberto Day, nos concedendo essa matéria para Vitrine Literária do Sul foi motivo de grande orgulho para nós colunitas do Jornal Sem Fronteiras.
    ​ Quando entrei em contato ele prontamente, e gentilmente me atendeu.
    Esse catarinense brilhante, dedicado  tem um blog que ultrapassa  fronteiras.E com ele sempre aprendemos muito.
    ​Ele enriquece a história blumenauense e catarinense contando e mostrando fatos desconhecidos e outros que fazem muitas pessoas voltarem a tempos passados.
    ​Gratidão imensa ao senhor .Abraços gasparenses da Arlete e do Bridon

    ResponderExcluir
  12. Agradeço os gentis comentários.
    E mais uma vez o sr Adalberto aqui está ajudando a promover a cultura.
    Tudo o que é dito dele é pouco ,mas todos que o conhecem sabem o valor desse ser humano. Abraços gasparenses

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...