“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

domingo, 1 de janeiro de 2023

- Pelé

Faço mais uma postagem sobre Pelé e muitos dados importantes
Seguindo meu raciocínio de postagens, é necessário constar o nome marca "Blumenau"; Pelé jogou em Blumenau no dia 30 de agosto de 1961.

Pelé nasceu no dia 23 de outubro de 1940  na cidade de Três Corações em Minas Gerais. Faleceu em 29 de dezembro de 2022 aos 82 anos , em São Paulo no Hospital Albert Einstein as 15:27min. Causa da morte, falência múltipla dos órgãos. O velório (dia 02 01 2023 Vila Belmiro sepultamento 03 01 2023 Santos) em Santos, Vila Belmiro - estádio Urbano Caldeira, no Clube Santos Futebol Clube. Mais de 230 mil de pessoas passaram pelo seu velório. 
Embora na certidão original de nascimento apareça a data de nascimento de Pelé dia 21 de outubro, como também Edison ao invés de Edson.
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva 
Fontes: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br ; Placar - "Tira-Teima" - de 01- 11 -1997; e Editora Sextante.

Página adicionada em março/2009.
Pelé começou no futebol jogando pela equipe infanto-juvenil do Bauru Atlético Clube, o Baquinho, time de futebol amador da cidade de Bauru, estado de São Paulo.
Pelo Baquinho conquistou o bicampeonato da Liga Citadina em 1954 e 1955.
Foto divulgação
Em 1956, Pelé foi levado por Waldemar de Britto, antigo meia-direita da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1934, para treinar no Santos e foi aprovado. Estreou pelo clube (equipe adulta) num jogo treino contra uma equipe da cidade de Cubatão reunindo alguns jogadores profissionais e das categorias menores (um mistão), vestindo pela primeira vez a camisa do peixe. O Santos vencera por 6 a 1, com quatro gols de Pelé. Como era apenas um jogo treino, o resultado não contou para as estatísticas de sua carreira e esses quatro gols nunca foram contabilizados, mas foram fundamentais para a sua carreira, acabando inclusive com o apelido de "Gasolina" que os jogadores mais velhos deram a ele. Depois desta apresentação passou a ser chamado por Pelé, como era no Bauru AC.
Depois de mais ou menos um mês treinando com os mais velhos, teve finalmente a chance de jogar uma partida oficial. Foi no feriado de 7 de setembro de 1956, num amistoso do Santos contra o Corinthians, de Santo André-SP. O Santos ganhou de 7 x 1 e Pelé fez seu primeiro gol pelo clube (o sexto da goleada). O goleiro que sofreu o gol "0001" se chamava Zaluar Torres Rodrigues que faleceu em 1995.

No time do Santos teve as maiores conquistas, ganhou mais de 40 taças e foi artilheiro do campeonato paulista em 11 oportunidades, sendo 9 consecutivas. Foi ainda artilheiro da Libertadores (em 1965, com seis gols), da Taça Brasil  por três vezes (1961, 1963 e 1964) e do Torneio Rio-São Paulo em 1963. Apesar de ter feito mais de 1200 gols, nunca conseguiu o feito de ser artilheiro numa Copa do Mundo.
Foto Divulgação: em pé Djalma Santos, Zito, Beline, Nilton Santos, Orlando e Gilmar; Agachados: Garrincha, Didi, Pelé, Vavá, Zagalo.
Na Seleção Brasileira, Pelé (foto reprodução) estreou em 7 de julho de 1957, contra a Argentina, no Maracanã, na vitória do Brasil por 2 a 1. Pelé tinha 16 anos, oito meses e catorze dias de vida, tornando-se jogador mais jovem a vestir a camisa do Brasil. Nesse dia, marcou também seu primeiro gol pela seleção. Já a sua despedida da Seleção Canarinho ocorreu em 18 de julho de 1971, no Maracanã, num amistoso contra a extinta seleção da Iugoslávia que terminou empatada por 2 a 2.
Despediu-se do futebol em 2 de outubro de 1974, Santos 2 x 0 Ponte Preta, pelo campeonato paulista. Aos 22 minutos do segundo tempo, ele se ajoelhou no centro do campo, abriu os braços e virou para os quatro lados do campo.
No ano seguinte recebeu uma proposta irrecusável e voltou a jogar, desta vez pelo Cosmos de Nova York. Estreou em 15 de junho de 1975 no campeonato norte-americano contra o Dallas Tornado (2x2), fazendo um dos gols de sua equipe. Dois anos depois, em 1° de outubro de 1977, se despedia em definitivo do futebol jogando meio tempo pelo Cosmos e meio tempo pelo Santos (Cosmos 2 x 1 Santos), fez um gol - o primeiro do Cosmos.
No dia 15 de maio de 1981, o jornal francês L`equipe concedeu a Pelé o título de Atleta do Século numa pesquisa feita junto aos vinte mais importantes jornais do mundo. Ele teve 178 votos contra 169 do segundo colocado, o corredor norte-americano Jesse Owens, medalha de ouro nas Olímpiadas de 1936, em Berlim. A taça, de bronze, tem 80 centímetros e pesa 23 kg.
CAMISAS QUE VESTIU (Seleções Nacionais, Regionais, Clubes Militares. e outros.)
Ao longo de sua carreira, Pelé (foto reprodução) atuou em diversas partidas festivas, e algumas equipes eram formadas com os nomes de "Amigos de Pelé", "Ex-Atletas do Cosmos", etc.. Dados como estes citados serviram como base a pesquisadores para formar a listagem de clubes e jogos em que atuou. Em alguns casos Pelé acabou por marcar mais gols e disputar mais jogos. Em outros os adversários não batem. 

Na Revista Placar - Tira Teima, de Novembro de 1997, é computado 1376 jogos disputados e 1284 gols marcados - existe ainda a formação de uma equipe denominada "Seleção de Amigos do Garrincha" que não é encontrada em outras fontes pesquisadas.
No site da Editora Sextante, que serviu de base para este projeto, foi encontrado uma relação de jogos e gols da carreira de Pelé em que informa que o Rei fez 1285 gols em 1375 partidas. Em todo caso, este trabalho serve apenas de ponto de partida pois - e com certeza - aparecerão mais dados sobre o Rei do Futebol.

Seguindo os dados obtidos, a relação das equipes (clubes e seleções) em que atuou são:
» Seleção Brasileira » Seleção Brasileira de Seniores » Seleção Paulista » Seleção do Sudeste do Brasil »      Seleção da Nigéria » Santos Futebol Clube, de Santos-SP » New York Cosmos, de Nova Iorque/EUA » Fluminense Foot-Ball Club, do Rio de Janeiro-RJ » Clube de Regatas Flamengo, do Rio de Janeiro-RJ » American All Stars, dos Estados Unidos » Combinado entre o Santos FC-SP e o CR Vasco da Gama-RJ (atuou três vezes e fez 5 gols) » Ex-Atletas do Cosmos » Seleção do Resto do Mundo » Seleção de Amigos do Garrincha » Sindicato dos Atletas, de São Paulo » 6ª Guarda Costeira » Forças Armadas » Seleção das Forças Armadas » Seleção de Astros.
A discussão sobre o gol 1000
Oficialmente, o gol 1000 foi marcado de pênalti, no dia 19 de novembro de 1969, no jogo Santos 2 x 1 Vasco da Gama, no Maracanã, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa. O goleiro do Vasco era o Argentino Andrada. 
Em maio de 1995, uma reportagem do jornal Folha de São Paulo encontrou um gol a mais do Rei Pelé no Campeonato Sul-Americano Militar de 1959 contra o Paraguai. O gol 1000, assim, teria acontecido cinco dias antes, em 14 de novembro de 1969, em um amistoso contra o Botafogo da Paraíba.
Atualmente, algumas pesquisas para projetos como Pelé Eterno e Historiografia do Futebol Brasileiro , foram encontradas algumas partidas perdidas de Pelé. Estas pesquisas sugerem que o gol 1000 teria ocorrido em 12 de novembro de 1969, na partida Santos 4 x 0 Santa Cruz de Recife.
***************** 
Blumenau  
Foi no dia 30 de agosto de 1961, que o famoso time do Santos de Pelé jogou em Blumenau, no estádio da Baixada. O jogo foi contra o Grêmio Esportivo Olímpico, o placar
8x0 em favor do time do rei Pelé.
Time do Santos: Laércio, Calvet, Mauro, Figueiró, Jorge, Zito, Formiga, Pelé, Tite, Cabralzinho, Pepe. 
Na oportunidade Pelé marcou cinco gols?  Cabralzinho, 2 de Pepe e embora alguns afirmem que foram quatro gols e não cinco os tentos anotados por Pelé. Um dos gols teria sido marcado por Formiga (segundo meu amigo Arno Buerger, que assistiu o jogo) e atribuído ao rei do futebol. Mas vale os registros, e na súmula do jogo e também na revista Placar e incluído na contagem dos “1000” gols, constam cinco gols de Pelé neste jogo.
Curiosidades: Segundo a mitologia, Dondinho, pai de Pelé, quando soube que a sua esposa estava grávida, foi ao cartório registrar o filho que estava para vir, chegando ao cartório, seu Dondinho disse ao tabelião: - Vim registrar meu filho. Indagou o tabelião: - Qual o nome de seu filho? Edson, respondeu o Dondinho. Qual a data do nascimento? Ele não nasceu ainda. Então foi explicado a ele que retornasse depois que ele nascesse. Quando nasceu, seu Dondinho voltou ao cartório e disse: - Vim registrar meu filho. Perguntado, qual o nome dele? Seu Dondinho respondeu: - Pelé. ...- Pelé? Me parece que o senhor havia falado que seria Edson... - Sim, Edsoneraantesdonascimento, agora é Pelé. Nome completo de Pelé é Edson Arantes do Nascimento.

Pelé recebeu este nome em homenagem a Thomas Edison, o inventor da lâmpada.  Seu Dondinho pai de Pelé colocou o nome de Edison, pois a energia elétrica estava chegando a região. Sim na certidão original de Pelé está o nome de Edison, e não Edson, como também por erro a data de nascimento que aparece na certidão é o dia 21/outubro/1940
No carinho da família, Pelé era simplesmente o "DICO".
O nome Edison foi escolhido pelo pai em homenagem ao inventor norte-americano Thomas Alva Edison.

Os pais de Pelé se chamavam João Ramos do Nascimento, conhecido como Dondinho, e Celeste Arantes.

Antes de receber a alcunha de Pelé, o pequeno Edison era chamado de Dico pela família.

O apelido Pelé nasceu de Bilé, ex- goleiro do Vasco de São Lourenço-MG.

. A explicação: quando pequeno, Edison gostava de ser goleiro, e toda vez que fazia uma defesa gritava um “Segura, Bilé!” que os amigos entendiam como “Segura, Pelé”. O detalhe é que, no princípio, o menino não gostou nem um pouco da alcunha.

Anos depois, numa entrevista a um jornal alemão, Pelé confessou que não gosta do apelido. Pelé não é o meu nome, meu nome é Edison”, afirmou o Rei do Futebol. 

Na infância, Pelé nem sonhava em torcer pelo Santos. Seu time do coração era o Vasco da Gama. Só mais tarde, quando foi contratado pelo time, que se tornou um “santista roxo”.

Pelé começou a jogar no Santos em 1956. Chegou a receber um convite para bater bola na Europa, mas preferiu seguir carreira no Peixe. 

Em 1957, Pelé sagrou-se o mais jovem artilheiro do Campeonato Paulista. Tinha somente 17 anos na época.

O Rei começou a jogar pela Seleção Brasileira 10 meses depois de estrear no Santos. Quando participou da Copa do Mundo do Chile jogando pela Seleção, contava apenas 17 anos.

Número de gols? Foram 1.284 (1285?) (0,93 por partida). Foram 1.091 gols pelo Santos e 95 pela Seleção Brasileira.

O recorde de gols foi numa partida foi contra o Botafogo de Ribeirão Preto, em 1964. Pelé marcou oito gols pelos Santos.

A última Copa que o Rei disputou foi a de 1970, no México. 

Uma revista norte-americana apontou Pelé como um dos 25 atletas “mais legais” de todos os tempos. Além dele, participaram da lista o piloto Mario Andretti, o boxeador Muhammad Ali, o tenista Bjorn Borg e o jogador de basquete Michael Jordan.

Pelé não fez uma, mas quatro despedidas do futebol: duas pela Seleção, uma pelo Cosmos (time norte-americano) e uma pelo Santos. Curiosamente, o último jogo foi entre Cosmos e Santos, com Pelé jogando um tempo em cada time.

Você sabia que Pelé foi Ministro dos Esportes no final dos anos 90? É dele a criação da chamada Lei Pelé, que transforma clubes de futebol em empresas.

Edinho, um dos filhos do Pelé, jogou como goleiro pelo mesmo Santos que ajudou a consagrar o pai.

Em 1999, Pelé foi eleito O Futebolista do Século pela International Federation of Football History and Statistics. No mesmo ano, recebeu o título de Atleta do Século pelo Comité Olímpico Internacional. 

Você sabia que Pelé atuou como goleiro em quatro jogos, um deles substituindo o goleiro Gilmar numa partida do Santos contra o Grêmio em 1961? 

Pelé foi um dos poucos brasileiros a receber o título de Sir do Império Britânico.

O Rei do Futebol (Pelé) namorou a Rainha dos Baixinhos (Xuxa) na década de 1980.

Você sabia que Pelé conseguiu parar (pelo menos temporariamente) uma guerra? Foi em 1969, no Congo Belga, quando os dois lados do conflito pararam para assistir o Rei do Futebol jogar no país.

Pelé esteve na Artex, mas foi antes do jogo. Quanto a ele Pelé ter feito cinco gols, não afirmo, mas digo aquilo que  foi relatado e que na revista placar e na contagem dos 1.000 gols de Pelé, constam 5 gols do Rei neste jogo.

PARTICIPE dessa lembrança sobre a vinda de Pelé em Blumenau. Faça seus comentários no BLOG e inclua suas informações que serão importantes para nossa história.

Arquivo de  Adalberto Day 

16 comentários:

  1. Muito legal a reportagem. Impressionantes os números alcançados na carreira de Pelé e todos os dados são impactantes.

    Valeu, um abraço e boa semana,

    Theodor Darius .

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Adalberto,
    Algumas destas informações eu sabia,exemplo, que namorou a Xuxa,que seu filho Edinho foi goleiro(inclusive encontrei por acaso o filho do Rei em Campinas ,numa convenção da empresa que eu trabalhava na época,estavam concentrados no mesmo hotel),também sei que o filho do Rei,teve sua carreira prejudicado pelo uso de entorpecentes, vi jogos pelo cosmos. Daí se ele fez 5, ou 4 gols ,não teve muita diferença (kkkkkkkk) pois pela quantidade de gols feitos não fariam diferença. Sobre tudo não sabia da data de nascimento errada,e nem o nome, uma excelente história, parabéns.

    ResponderExcluir

  3. Lamentavelmente que não viu Pelé jogar está mais preocupado hoje em denegrir sua imagem pessoal pelos problemas familiares.O mundo reverencia Pelé como atleta, o maior de todos os tempos. Até Lêonidas da Silva, com o qual trabalhei na Jovem Pan nos anos 70 reconhecia que Pelé não tinha igual. E pelo visto não haverá. Fazem comparações com Garrincha que também foi um dos grandes jogadores brasileiros. Garrincha é reconhecido até hoje por "entortar" os zagueiros e criar sempre situações de gol. Garrincha foi um malabarista da bola, Pelé foi um craque, o maior de todos. Estive presente como repórter atrás do gol de entrada da Baixada no jogo dos oito a zero, pelo empunhando o microfone da Rádio Nereu Ramos ainda como calouro. Em 1972 transmiti o amistoso no Estádio Adolfo Konder numa tarde de quarta-feira quando Florianópolis parou para ver o Santos com Pelé e Cia. derrotar o Avaí por dois a um. Sou um privilegiado porque depois transmiti muitos jogos até o encerramento da carreira de Pelé através da Jovem Pan. Parabéns pela matéria amigo Adalberto Day porque ele merece ser lembrado para sempre

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde querido amigo!Pelé sempre vai ser o melhor do mundo, nunca vai existir outro igual.Eu defendo a tese de Pelé Foi um jogador 3 gerações a frente dos outros jogadores de sua época.Tipo o q não jogava nada ia pra zaca rs,e os com habilidade eram poucos ou quase nenhum. Você acha que Pelé faria + de 1000 gols nos dias de hoje? Eu acho q não. Como diz o o filme é por essas e outras PELÉ SERÁ SEMPRE O ETERNO.

    ResponderExcluir
  5. Amigo Beto eu como muitos, sempre digo assim como a Seleção Brasileira tiveram grandes glorias,naquele tempo que nem todos sabiam jogar o Brasil estavam ensinando e eles acabaram aprendendo como hoje estamos vendo o trabalho que estão dando a seus professores,assim como o Pelé teve suas glorias pois o campo de futebol éra grande de mais so para ele, dou parabens pois soube parar no auge de sua carreira, agora ele teria que lutar com grandes guereiros como estamos aplaudindo mesmo não sendo de nossa nacionalidade,mas eu lembro que quando ele aqui esteve no Gremio Esportivo Olimpico a jogar, eu estava garnecendo a segurança do estadio na parte fundos paralelo ao Ribeirão Garcia (Posso da Moça) pois eu éra um soldado do 23 Regimento De Infantaria (Milico )e vi ele levar eu acho que éra o Mauro ou Nilson Groy, de arrasto pela camisa por alguns metros, hahahahahah,mas foi lindo pena que seja muito pouco lembrado, espero que nos tenhamos a mesma sorte com a vinda do menino Niemar, Adalberto grato pelo espaso.abraços a todos. Valdir Salvador.

    ResponderExcluir
  6. Prezado amigo Adalberto, bom dia.
    Bela postagem sobre o nosso rei do futebol! Pelé foi e sempre será a imagem emblemática do nosso País. Com certeza é uma personalidade reconhecida mundialmente. Tive o prazer de vê-lo jogar por diversas vezes, aliás em 1963 em um jogo contra o São Paulo no Pacaembu, o São Paulo vencia o Santos por 4x0 e o Armando Marques juiz muito enérgico expulsou o Pelé, consequentemente as coisas que estavam difíceis, pioraram ainda mais. O São Paulo estava naqueles dias que tudo dava certo. Mediante a saída do Rei Pelé, o treinador do Santos determinou que seus atletas simulassem contusões e assim aconteceu. Conclusão o Santos ao final do segundo tempo ficou com numero insuficiente para continuar jogando e não houve outra alternativa ao Armando Marques senão encerrar o jogo. Os santistas não gostam de relembrar esta curiosidade que ocorreu na carreira do Pelé.
    Um abraço
    Lourival Barreira. SP
    Ex goleiro campeão em 1964 pelo Olímpico.

    ResponderExcluir
  7. Sr Adalberto!!

    Que legal!! Jamais imaginaria que o Pelé tivesse jogado em Blumenau!!

    Um abraço a todos,
    Andressa

    ResponderExcluir
  8. Adalberto sensacional Beto! Meu pai teve a honra de ver Pelé jogar, e disse que era surreal, coisa de cinema! Um grande ídolo do Brasil.
    - Bruna Xavier

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo trabalho.
    Mantendo a história do esporte de Blumenau sempre viva!!!
    Um abraço
    Marcelo Greuel

    ResponderExcluir
  10. John Carlos Simon Só prestou no futebol, pois até filha no leito de morte ele se negou a reconhecer.

    ResponderExcluir

  11. Moacir R. Oechsler Negou a própria filha no leito de morte um safado pra mim não valeu nada

    ResponderExcluir
  12. Maria C Buratto-Polinchak Pode ter sido o melhor jogador do mundo, mas com um caráter terrível quanto a primeira filha que teve antes de ser famoso. Muito triste ver uma pessoa que deveria ser exemplo para os outros agir tão mal com uma pessoa do próprio sangue.

    ResponderExcluir
  13. Maurino Lizandro Simplesmente o melhor do mundo

    ResponderExcluir
  14. Carlos Reif O próprio zagueiro do olímpico falou pra mim no dia do jogo estava tudo calmo amistoso festa de repente um torcedor do olímpico falou negron tu não joga nada ele acabou com a festa

    ResponderExcluir
  15. Alcides Vanzuit
    Blog Adalberto Day Eu Estava la porque treinava no infantil do Olímpico. O Olímpico empatou com o Vasco 1 a 1,depois venceu o America do Rio de Janeiro por 3 a 1,daí veio o Santos, perdeu pro Santos 8a0,os gols no segundo tempo.Primeiro tempo 0 a 0,a torcida começou a gritar CADÊ O PELÉ,mexeu com quem tava quieto,4 gols do Pelé no segundo tempo.Eu vi o Pelé jogar, 5 vezes,sempre foi REI.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...