“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

- Parabéns Blumenau e sua gente

Parabéns Blumenau pela passagem do seu Aniversário
Povo ordeiro, trabalhador, pujante - nos remete a uma cidade cheia de orgulho, de esplendor de bela natureza e de um povo que se orgulha de sua cidade.
Parabéns, Blumenau!
- Mas esta data nem sempre foi considerada como data de sua fundação. Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, fundador da cidade, considerava a data de 28 de agosto de 1852 como data de fundação de nossa cidade. Tanto é que em 28 de agosto de 1877 foi comemorado o 25º aniversário da cidade
História
Dr. Blumenau partiu do porto de Hamburgo em 30 de março de 1846 com destino ao Brasil, viajando a bordo do veleiro “Johannes”. O primeiro contato com o Brasil foi no Rio Grande do Sul, quando chegou em 19 de junho do mesmo ano. Conheceu várias colônias alemãs daquela Província para posteriormente visitar Santa Catarina. A viagem de reconhecimento e exploração do grande rio Itajaí foi realizada no ano de 1848, acompanhado do comerciante Ferdinand Hackradt, guiados pelo conhecedor da região o canoeiro Ângelo Dias. Após o reconhecimento e encantados com o local, compraram terras para a formação de uma colônia na região.
- Feita a solicitação do pedido de concessão de terras junto à Província, Dr. Blumenau entrou em entendimento com as autoridades alemãs para dar continuidade ao plano colonizador. No Rio de Janeiro apresentou projetos de colonização ao Governo Imperial. Retornou à Alemanha (1849) para trazer os primeiros colonos. Retorna ao Brasil-Blumenau em março. Apesar das dificuldades, em 2 de setembro de 1850, chegaram os primeiros 17 pioneiros. Era o início de um empreendimento particular. Em 1860, devido a dificuldades financeiras, a administração da Colônia Blumenau passou a ser responsabilidade do Governo Imperial. Blumenau cresceu e se emancipou, em 1880. Dr. Blumenau casou aos 48 anos com Bertha Repsold na Alemanha. Deste casamento resultaram quatro filhos: Pedro Hermann, Cristina, Gertrudes e Otto, que faleceu meses após o nascimento.
Dr. Blumenau nasceu a 26 de dezembro de 1819, no ducado de Braunschweig (Alemanha). Após viver trinta e quatro anos em Blumenau, seu fundador partiu em definitivo para a Alemanha, veio a falecer em 30 de outubro de 1899, aos 79 anos de idade. Em 1974, seus restos mortais foram transferidos da Alemanha para Blumenau, estando depositados no Mausoléu, erguido em sua homenagem.
- Blumenau foi fundada em 02 de setembro de 1850 pelo Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau - O poder público adotou esta data a partir de 02 de setembro de 1900, por ser a data em que chegaram os primeiros 17 imigrantes. Até então a data considerada de fundação era 28 de agosto de 1852, data em que Dr. Blumenau entregou os primeiros lotes na Região Sul (Garcia) em Blumenau.
- A região de Blumenau era habitada por índios Kaigangs, Xoklengs e Botocudos, e mesmo antes da fundação da Colônia Blumenau, já havia famílias estabelecidas na região de Belchior, à margem do ribeirão Garcia e margem esquerda do Rio Itajaí-açu.
- Inicialmente o centro da cidade era onde hoje se localiza a Avenida Duque de Caxias (Rua das Palmeiras), arquivo histórico José Ferreira da Silva, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Fritz Mueller e o museu da Família Colonial.
- A primeira Rua em Blumenau surgiu em 1852, com o nome de Palmenalle , onde foi construído o primeiro hotel, de alvenaria. Num dos quartos o Dr. Blumenau instalou a direção da Colônia. - A Rua Palmenalle mudou seu nome para Boulevard Wendeburg em 3 de fevereiro de 1883, depois para alameda Dr. Blumenau e em 8 de abril de 1939, para alameda Duque de Caxias através do Decreto-Lei nº. 68 de 18 de agosto 1942, na administração de Afonso Rabe. O Decreto-Lei nº. 1.202, que se referia sobre a nacionalização dos nomes de ruas, determinava que as ruas com nomes estrangeiros fossem alterados e colocados nomes nacionais. A povoação compreendia o início do Garcia, e parte da rua XV de Novembro.
- Muitos outros imigrantes atravessavam o Oceano Atlântico em veleiros de companhias particulares. E assim foi crescendo o número de agricultores, povoadores e cultivadores dos lotes, medidos e demarcados ao longo dos rios e ribeirões que banhavam o território da concessão. No princípio, a Colônia era de propriedade do fundador, Dr. Blumenau.
-Em 1860 o Governo Imperial encampou o empreendimento e Dr. Blumenau foi mantido na direção até a elevação da colônia. E a Lei nº 860, de 04 de fevereiro de 1880, à categoria de Município.Em poucos anos, Dr. Blumenau, dotado de grande energia e tenacidade, fez da colônia um dos maiores empreendimentos colonizadores da América do Sul, criando um importante centro agrícola e industrial influente na economia do país. Entretanto, em outubro de 1880, uma grande enchente causou sérios prejuízos à população e à administração pública, com a destruição de pontes e estradas. Com isso, a instalação do Município só foi possível em 10 de janeiro de 1883, quando assumiu o exercício a Câmara Municipal eleita no ano anterior. Depois disso o município recebeu o título de Comarca (1886) e finalmente, em 1928, passou à categoria de Cidade.
Quando Dr. Blumenau, esteve aqui pela primeira vez em janeiro de 1848, associou-se a um comerciante de nome Ferdinand Hackradt , e rumou ao Itajaí , onde Agostinho Alves Ramos emprestou embarcações , alimentos e um guia para explorações .Quando chegaram, encontraram famílias, com residências fixas, como os Haendchen, os Klocher os Deschamps, Klock, Schneider , Theiss, Kerbach, Peter Wagner, Peter Lukas, que vieram a partir de 1837 provenientes de São Pedro de Alcântara e outros que foram os percussores da colonização de Gaspar (Belchior e Pocinho) . Os dois últimos tinham grandes culturas e engenhos de açúcar no local “Capim Volta”, um conhecido bairro de Blumenau, hoje City Figueiras. Essas famílias deram suporte e sustentação a Dr. Blumenau, em seu tão sonhado empreendimento. Todas as famílias citadas deixaram descendentes por toda região do Vale do Itajaí, alguns deles casaram com imigrantes alemães que vieram após 1850. Quem os trouxe foi um caboclo forte e prudente, que foi recomendado como de inteira confiança, chamado Ângelo Dias, que prestou grandes trabalhos aos dois empreendedores. Todos esses nomes mencionados não vieram com Dr. Blumenau, que veio no intuito de organizar uma colônia, até então eram apenas famílias isoladas. Mas não devemos esquecê-las, pois tiveram sua importância dentro de um contexto histórico para o desenvolvimento de nossa cidade. O próprio Ferdinand Hackradt ficou na região próximo ao centro da cidade, enquanto Dr. Blumenau retorna à Alemanha e após conseguir convencer 17 imigrantes através de seu sobrinho Reinhold Gaertner a vir ao novo continente, chegam à foz do Ribeirão da Velha em 02 de setembro de 1850. Dr. Blumenau já se encontrava em Blumenau quando os 17 primeiros imigrantes chegaram. 
Observação: Na realidade os 17 primeiros imigrantes chegaram em Desterro (Florianópolis) nessa data. Em Blumenau a primeira família a chegar foram os FRIEDENREICH no dia 09 de setembro, os outros vieram aos poucos e até a pé. Mas definiu-se em 1900 que a data seria 02 de Setembro de 1850.

OS PRIMEIROS 17 IMIGRANTES
Observação: Adendo de Wieland Lickfeld 
O Friedenreich, que consta como sendo da Prússia, era de Hettstadt.
O Hoffmann, que também consta como sendo da Prússia, era de Osterfeld.
O Kellner, que aparece como sendo de Braunschweig, era de Barbecke.
O Pfaffendorf, também relacionado como da Prússia, era de Klein Endersdorf.
O Riemer também é citado como sendo da Prússia, e era de Osterfeld.
O Ritscher aparece como sendo de Hannover e era de Lauterberg. 
O Sallenthien pelo jeito era da Branschweig mesmo.
- REINOLDO GARTNER: com 26 anos de idade, solteiro, natural de Brunsvique, sobrinho, pelo lado materno, do Dr. Blumenau;
- FRANCISCO SALLENTHIEN, com 24 anos, solteiro, lavrador, também natural de Brunsvique;
- PAUL KELLNER; 23 anos, solteiro, lavrador,igualmente de Brunsvique;
- JÚLIO RITSCHER, 22 anos, solteiro, agrimensor, natural de Hannover;
- GUILHERME FRIEDENREICH, com 27 anos de idade, alveitar, natural da Prússia, casado com;
- MINNA FRIEDENREICH, 24 anos de idade, possuindo o casal os seguintes filhos;
- CLARA, com 2 anos de idade;
- ALMA, com 9 meses;
- DANIEL PFAFFENDORFF, 26 anos de idade, solteiro, carpinteiro, natural da Saxônia;
- FREDERICO GEIER, 27 anos de idade, solteiro, marceneiro, natural de Holstein;
- FREDERICO RIEMER, 46 anos de idade, solteiro, charuteiro, natural da Prússia;
- ERICH HOFFMANN, 22 anos de idade, ferreiro, funileiro, também da Prússia;
- ANDRÉ KOLMANN, 52 anos de idade, ferreiro, igualmente da Prússia, acompanhado da esposa;
- JOANNA KOLMANN, 44 anos de idade, e das filhas;
- MARIA, 20 anos de idade, solteira;
- CRISTINA, 17 anos, também solteira, e
- ANDRÉ BOETTSCHER, com 22 anos de idade, solteiro, ferreiro, natural da Prússia.
_____________________
Fonte: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Museu da Família Colonial SEPLAN / - José Geraldo Reis Pfau/Wieland Lickfeld. /Dalva e Adalberto Day
Para saber mais a história de Blumenau Acesse:
Blumenau e sua História com mais de 500 links sobre Blumenau:
Verdades Mitos sobre Blumenau
Arquivo de Adalberto Day Cientista Social e pesquisador da história.
Blumenau e sua História.
Vejam curiosidades sobre a cidade de Blumenau

45 comentários:


  1. Adalberto Day
    Linda, Bela e Culta "Campina Florida".Parabéns a este berço cultural alemão e Catarinense. Abraços gaúchos
    Profe Borto

    ResponderExcluir
  2. Nossa homenagem pelos 165 anos dessa cidade que transforma dificuldades em desenvolvimento e é, reconhecidamente, um destaque na geração de negócios e na qualidade de vida. Parabéns Blumenau!
    José Geraldo Reis Pfau

    ResponderExcluir

  3. No aniversário de Blumenau, aproveito para parabenizar um grande Blumenauense, o querido Adalberto Day
    Sabe tudo de Blumenau!
    Mauro Bremer

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Adalberto,
    Quão orgulhoso me sinto em ser filho desta cidade, em outras oportunidades já li seu texto, que por sinal é excelente.
    A idade da cidade,já não mais pode ser passada em branco aqui em seu Blog, e eu acompanhando tudo mesmo que a distância, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Adalberto,
    Quão orgulhoso me sinto em ser filho desta cidade, em outras oportunidades já li seu texto, que por sinal é excelente.
    A idade da cidade,já não mais pode ser passada em branco aqui em seu Blog, e eu acompanhando tudo mesmo que a distância, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Adalberto !

    Legal Amigo, gostei da reportagem e da homenagem, também assisti ao vídeo !

    Parabéns pela lembrança dos 165 anos de nossa Blumenau.

    Uma curiosidade, não sei se chegou acompanhar, mas passamos a ser a 10ª. cidade mais populosa do sul do Brasil com 338.876 habitantes, passando Ponta Grossa. No Brasil estamos em 77º. lugar, muito próximos de Canoas e Pelotas. Informações estas do IBGE da nova estimativa populacional divulgada na última 6ª. feira, dia 29/08.

    Outra boa notícia nos 165 anos, a concretização da venda da Sul Fabril. Em primeiro porque há chances de a empresa retornar, muito bom para a cidade. Em 2º porque devo ganhar um graninha, pois faço parte da massa falida. Vou poder comprar meu Volvo S40, carro dos sonhos (hahahaha....!!!)
    Valdir Salvador

    ResponderExcluir
  7. Meu caro amigo Adalberto Day, o seu acervo a respeito da nossa querida Blumenau é algo de grande importância onde retrata a pujança o desenvolvimento de um parque industrial que deveria ser seguido pelos municípios de nosso país.
    Parabéns Blumenau 165 anos de força e vigor e progresso. O povo desta bela cidade deixa um legado como exemplo para todos nós.
    Um grande abraço a todos blumenauenses.
    Barreira.
    ________________________________________

    ResponderExcluir
  8. Que legal sr. Adalberto! Parabéns pelo seu trabalho! Acompanho seu blog desde a época de faculdade e o utilizei muitas vezes como fonte de pesquisa para meus trabalhos! O senhor tem um conhecimento que vale ouro e é um historiador muito importante para nossa cidade!
    Stefany Pessoa

    ResponderExcluir
  9. Adalberto todo mundo te adora! Todos torcemos muito e oramos sempre por você! Obrigada por tudo!
    Bruna Xavier

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Adalberto!!
    Parabéns por tudo que fazes pela nossa querida cidade! Tenha certeza que já és uma referência no conhecimento da nossa história a exemplo de Carlos Braga Muller, do saudoso amigo Niels Deeke. E que venha outros aniversário da cidade com saúde a todos nós!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Itelvina Lucia Malheiros Parabéns Minha cidade natal !! Muito orgulho de alí ter nascido. Obrigada Adalberto pelas memórias. Só vc para não deixar passar em branco esta data.!!! Abraços

    ResponderExcluir
  12. Renate Pereira Parabéns a nossa linda cidade. Parabéns a você pôr mostrar sempre um pouco da nossa linda Blumenau. Saudades daquela época.

    ResponderExcluir
  13. Tarcisio Holanda Adalberto Day, meus parabéns. Você é um ícone na memória viva de Blumenau. Apreciou seus comentários e observações. Tudo isso constrói a cultura de um povo. Tudo de bom! Avante!

    ResponderExcluir

  14. Rosemari C. Silva Parabéns Nossa linda e maravilhosa cidade Blumenau temos orgulho de sermos Blumenauense e minha gratidão a você Adalberto por mostrar sempre um pouco da história desta cidade e bairros. PARABÉNS. Apluasos pra todos nós .

    ResponderExcluir
  15. MRB


    Mauro Bremer

    Grande Adalberto Day
    Uma das pessoas mais inteligentes que tive o prazer de conhecer. Orgulho para os Blumenauenses e Catarinenses!

    ResponderExcluir
  16. E a nossa história sendo escrita dia a dia. Contada brilhantemente aqui. Estou escrevendo uns 'causos'também, Ilustríssimo amigo. Parabéns Blumenau querida pelos 168 anos.

    ResponderExcluir
  17. Do livro: Kindergarten 2 - agora em sua cidade (Página de agradecimentos)

    Guardiões da História

    Investigar e registrar a história, mostrar o "jeito" da gente e resgatar a memória de um povo, também é defender a vida.
    Nos artigos apresentados no Blog Adalberto Day, estão os valores que nortearam a vida e a luta de nossos antepassados.
    Foi lá que busquei um "Norte" para muitas situações apresentadas neste livro, pois é um manancial de conhecimentos sobre nossa história. Foi lá que conheci Sueli Petry, a "menina do arquivo".

    Adalberto Day e Suely Petry são considerados os "Guardiões da História", e em minha narrativa, batizei importantes personagens com este título, pois, assim como esta dupla, também defendem e protegem a história, a luta, os valores da gente do Vale, da gente que vale. Porém, em minha narrativa, são 3 os Guardiões da História, por isto, quero unir a esta dupla outro nome importante no registro da história de nossa gente: Jaime Batista da Silva.
    Suas imagens são a memória viva deste Vale e minha grande inspiração na criação dos ambientes de Kindergarten 2.

    Obrigado Adalberto, Suely e Jaime,
    nossos "Guardiões da História".

    ResponderExcluir
  18. Sou escritor principiante e já publiquei um livro, um romance religioso sobre o tema aborto. A narrativa se transcorre na cidade de Blumenau, e na época utilizei algumas imagens do Blog, para as quais pedi autorização.
    Agora estou prestes a publicar o volume 2 da narrativa e venho informar que farei um agradecimento ao Adalberto logo no início do livro.
    Julio Cesar Rodrigues

    ResponderExcluir
  19. Dieter Altenburg Parabéns estimado ADALBERTO DAY..!! Forte abraço..!!

    ResponderExcluir
  20. Superfã
    Eliane Day Parabéns Beto. Amei

    ResponderExcluir


  21. Superfã
    Márcia Carls Parabéns Sr. Adalberto, grande abraço. Rubens e Márcia.

    ResponderExcluir
  22. Joel Faustino Parabéns meu grande amigo. Ótima reportagem na RIC .Sucesso para todos vocês ótima semana. Você é especial para todos os Blumenauense. Day x.

    ResponderExcluir
  23. Julio Costa Gostei de ouvir como você começou a se interessar e se formar um historiador que muito nos orgulha de ser Blumenauense. Parabéns ADALBERTO

    ResponderExcluir

  24. Juliano Cesar Pereira Parabéns Adalberto, muito proveitoso o seu trabalho e carinho pela cidade.
    Com vc. a cidade fica "justa e perfeita " TFA

    ResponderExcluir
  25. Dalila Dos Santos Ótima reportagem Adalberto. Parabéns. Amamos nossa linda Blumenau.

    ResponderExcluir
  26. Roselene Alfarth Parabéns ótima reportagem Blumenau é uma cidade maravilhosa

    ResponderExcluir
  27. Maicon Zuqui parabéns professor ótima entrevista e exemplo de orgulho de ser blumenauense!!!

    ResponderExcluir

  28. Geonilda Maria Ewald EU E MEU FILHO TE ASSISTIMOS, NA REPORTAGEM DE MEIO DIA, NA RECORD . QUE LEGAL.....PARABÉNS !!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Jairo Santos Parabéns amigo... Adalberto Dalva Day, tudo encantador.

    ResponderExcluir
  30. Arlete Bugmann Hasse Eu assisti...parabéns também gosto muito de história principalmente de Blumenau...

    ResponderExcluir
  31. Alvaro Santos Adalberto fazer história por amor a Blumenau e o nosso Garcia como você faz sem interesse financeiro, é ser um herói da história.
    Parabéns pelo amor quê você sempre tratou tudo quê faz parte da nossa história!

    ResponderExcluir

  32. John Cine
    1 hora atrás
    Adalberto você faz a diferença em Blumenau resgatando a memória do passado e preservando a história.
    Curiosidade eu moro em proximidade com a ponte preta e até já fiz um vídeo sobre ela.

    ResponderExcluir
  33. Charles Nuss Parabéns pela sua dedicação em preservar a história da nossa Blumenau.Deus o abençoe sempre

    ResponderExcluir
  34. John Carlos Simon Beto, seu amor por Blumenau é contagiante, parabéns!

    ResponderExcluir
  35. Ana Lucia Brandl de Medeiros Parabéns amigo por preservar e difundir com amor e sabedoria a nossa história!

    ResponderExcluir
  36. Samara Orsi Parabéns.... Professor quantos ensinamentos hein..quantas histórias...eu adoro ouvir e ler seus relatos....eu TB amo Blumenau....muito obrigada pela sua contribuição na história da nossa história

    ResponderExcluir
  37. Anderson Augusto Costa Parabéns Adalberto Day pelo trabalho em prol do passado e a história de nossa cidade e todo o vale.

    ResponderExcluir
  38. Itelvina Lucia Malheiros Parabéns cidade que AMO de Paixão.! Minha querida Terra Natal, sua linda,

    ResponderExcluir
  39. Claudir Booz A cidade que nos viu crescer...
    Embalou nossos sonhos de jovens..
    Embora não esteja aí, sinto muito orgulho e saudades de ti, minha Blumenau.

    ResponderExcluir
  40. Ademir Borba Correia Berço do meu berço, parabéns.
    Parabéns extensivos ao seu grande e dedicado historiador Adalberto que pelo empenho que dedica à história da nossa cidade, além de sua data de nascimento, pode também considerar seu aniversário junto com a cidade.
    Abraço, amigo.

    ResponderExcluir
  41. Catarina Tecla Mistura Parabéns Adalberto pelas lindas histórias do passado de nossa terra.
    Parabéns Blumenau, onde tenho muito orgulho de ter nascido nesta bela cidade, terra de povo ordeiro e trabalhador...

    ResponderExcluir
  42. Roberto Gonçalves Tenho muito orgulho de ter nascido nessa cidade e de morar nela...povo ordeiro...culto....

    ResponderExcluir
  43. Helga Kindermann também amo muito nasci em Blumenau tenho saudades da minha terra querida.

    ResponderExcluir
  44. Adalberto, estou lhe devendo uma visita. A gente fica no corre-corre e não se organiza.
    Um amigo meu que trabalha aqui na Benner veio falar comigo ontem para fazer um pedido a você.
    O filho dele estuda geografia na UFSC
    E eles querem saber se você faria uma espécie de "aula", de 45 minutos a uma hora, falando sobre Blumenau e a importância do rio Itajaí-Açu.
    O foco da aula deve ser o rio.
    Seriam um pouco mais de 20 alunos da UFSC e alguns professores.
    E a data seria dia 01 de Outubro.
    15:06
    Julio Cesar Rodrigues
    O que você acha, Adalberto?
    Será possível?
    Júlio Cesar Rodrigues

    ResponderExcluir
  45. Romilda Degang Não sou Blumenauense mais adoro mora aqui estou aqui desde 196o

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...