“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quarta-feira, 25 de março de 2015

- Theóphilo Bernardo Zadrozny

Homem de visão
Theóphilo Bernardo Zadrozny (foto) nasceu na cidade de Lodtz (Polônia) em 24 de maio de 1890 e faleceu em 08 de fevereiro 1961. Observação em seus documentos no Brasil, inclusive certidão de casamento está erroneamente como nascido em Brusque.
Chegou ao Brasil por volta de 1914, provavelmente desembarcou no porto de São Francisco do Sul-SC com um navio da firma Karl Hoepke  no qual um tio dele Louis Zadrozny, que era maquinista. Morou em Brusque onde seu tio tinha residência. Chegou sem familiares direto, solteiro.
Quem o incentivou para vir ao Brasil foi o seu tio, e provavelmente fugido da primeira guerra mundial. Filho de Júlio Zadrozny e Ida Bopp.
Foi casado com Frieda Rischbieter, nascida a 11/7/1893, falecida a 04/5/1973.
Tiveram quatro filhos: Júlio, Arno, Norberto Ingo e Carlos Curt Zadrozny. Todos foram diretores da empresa Artex S/A. Destaque para Carlos Curt Zadrozny que foi prefeito de Blumenau entre 1966/1970 (Carlos Curt Zadrozny 8 de maio de 1926 – Blumenau, 25 de março de 1990) . Em sua gestão foi inaugurada a primeira parte da Avenida Castello Branco, mais conhecida como Beira Rio em 1968.
Theóphilo Bernardo Zadrozny foi fundador e diretor presidente da Artex S/A e da Administradora Comercial S/A; foi também diretor da ACIB – Associação Comercial e Industrial de Blumenau. 
Imagens de 1936
Apresentamos fotos inéditas dos anos iniciais da ex empresa Artex, que incorporou a Empresa Industrial Garcia em 15 de fevereiro de 1974 – hoje pertencente a Coteminas. 
Theóphilo Bernardo Zadrozny e o austríaco Otto Huber, que trabalhava na Empresa Industrial Garcia. Fundaram a  Artex   em 23 de maio de 1936. Também estiveram juntos na fundação Max Rudolf Wuensch e Albert Hiemisch, que igualmente atuavam na Empresa Industrial Garcia. O primeiro diretor-presidente foi Ricardo Peiter.  
Frieda Zadrozny, Theóphilo B. Zadrozny, Richard von Diringshofen , ?,?, e o primeiro a direita Sr. Soto.  Artex 20 anos comemoração em 1956
Artex em 1958 
Carlos Curt Zadrozny, ?, ?, Theóphiloo B. Zadrozny, ? e Arno Zadrozny
Artex S/A, em 1938
Revista Manchete de Outubro de 1966 -  Colaboração Guenter Georg
História
A empresa Artex foi fundada em 23 de Maio de 1936 na Rua Progresso nº 150 – por Theóphilo Bernardo Zadrozny e Otto Huber, que compraram as terras da família Gresvsmuhl.
É bom observar sempre o capital agindo sobre o proletário. Theóphilo Bernardo Zadrozny, não possuía grandes conhecimento no ramo têxtil, porém seu dinamismo e espírito empreendedor, possibilitaram a fundação de uma nova empresa a Artex S/A. Então convidou um hábil tecelão e técnico chamado Otto Huber que trabalhava ali próximo na Empresa Industrial Garcia, para associar-se. As duas empresas citados Garcia e Artex, foram empresas que fizeram através de seus colaboradores, o crescimento não só do bairro Progresso, mas de todo grande Garcia. Otto Huber (Austríaco) um dos fundadores da Artex trabalhou 30 anos na E.I.Garcia, e convidado por Theóphilo Bernardo Zadrozny.
Otto Huber foi um profundo conhecedor da arte de tecer. Era mestre Técnico da Empresa Industrial Garcia, e prestou relevantes serviços a indústria de Blumenau. Ele não concordava com algumas atitudes do diretor geral da Empresa Industrial Garcia sr. João Medeiros Jr., que entre outras era muito querido pelos empregados, por promover lazer através de esportes” e diversão com musicas que eram ouvidas nas horas de folga no interior da empresa, por intermédio de alto-falantes desde 1929..Huber comentava com amigos e empregados, que quando tivesse oportunidade, montaria sua própria empresa. E essa oportunidade surgiu em 23 de maio de 1936, em um convite que recebeu de Theóphilo Bernardo Zadrozny, e juntamente com outros empregados da Empresa Industrial Garcia, fundaram a Artex.”– O Primeiro diretor Presidente foi Ricardo Peiter. Também iniciaram os preparativos na montagem da nova empresa, Max Rudolf Wuensch e Albert Hiemisch” Alfredo Hess, Artur Rarbe. 
Arquivo e dados sobre Theophilo Zadrozny fornecidos por Alfredo Zadrozny (Fred Zadrozny).

4 comentários:

  1. Valeu Adalberto por mais um registro da história da industrialização de Blumenau. Foram esses pioneiros que lançaram as sementes do já foi o maior parque textil do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem bonita historia, porem sobre o progresso e o grande cre imento vindo destas familias não nos surpreende parabens a todos e obrigado pelo crecimento deste grande bairro, Garcia,que muito nos honra. e voce Beto coomo esta de saude bem? otimo e tua familia todos bem ? que legal abraços Valdir Salvador

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Adalberto,
    Quão feliz eu fico ao ler textos sobre o bairro ode cresci, eu sou do tempo em que se cantava o hino nacional antes de entrar na sala de aula(Padre José Mauricio).
    Quero dizer com isso que , na escola ao fazermos uma redação escrevíamos "GARCIA ALTO DIA 14/08/1974"(exemplo).
    Pois bem , no final dos anos 70 inicio dos 80,os encarregados, contra mestres(assim chamados) da Artex, perguntavam para meu finado Pai,
    Argeu, aqueles seus filhos já fizeram 14 anos? Pois se fizeram manda para o RH pois precisamos de gente para trabalhar. Lembro que possivelmente quem nasceu no Garcia antes dos anos 70 , certamente trabalhou na referida empresa(assim como eu durante 5 anos), tenho muito orgulho de ter feito parte da historia desta empresa, mesmo que não com tanta importância .Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo precioso relato. Comecei a trabalhar na Empresa Garcia aos 14 anos e depois Artex.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...