“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

- Os Trapalhões no Reino da Fantasia




Mais uma contribuição do nobre amigo renomado escritor, jornalista e colunista, Carlos Braga Mueller, que hoje nos relata sobre filme produzido em Blumenau e região Os Trapalhões no Reino da Fantasia.

XUXA E DIDI: PERSEGUIÇÃO PELAS RUAS DE BLUMENAU
Por Carlos Braga Mueller

É possível que muitos não se lembrem, porém em 1985 foi realizado um filme com Xuxa e os Trapalhões, usando as ruas de Blumenau como parte do cenário.
O nome do filme: “Os Trapalhões no Reino da Fantasia”, produzido por Renato Aragão em parceria com Maurício de Souza.
Quem articulou tudo foi o empresário de comunicação Sérgio Murad, também conhecido como Beto Carrero.
Murad havia estabelecido um quartel-general de sua agência de publicidade, a JBS Murad, em Blumenau. Assim, ficava mais perto de importantes clientes seus, como a Sulfabril, Teka,  Linhas Circulo, Buettner e tantas outras, que anunciavam regularmente em revistas de circulação nacional e, principalmente, na Rede Globo de Televisão.

Visionário, Beto Carrero já sonhava em implantar seu parque de diversões temático. Enquanto isso não acontecia, mantinha na Santur, em Balneário Camboriú, um protótipo do que seria o Beto Carrero World.
Ali existia a vila do faroeste, entre outras atrações. Regularmente era montada uma lona da família Robatini para apresentações circenses.
Beto desfrutava da amizade pessoal de Renato Aragão e dos demais Trapalhões; Dedé, Mussum e Zacarias.
Naqueles tempos os filmes de Renato Aragão eram sucesso certo de bilheteria. A cada ano era lançado pelo menos um novo filme e 
em 1985 Sérgio Murad convenceu seus amigos a realizarem o filme utilizando cenários de Santa Catarina, mostrando seu parque na Santur e Blumenau, principalmente.

O FILME
Os Trapalhões no Reino da Fantasia” já prenunciava o que seria o Beto Carrero World: utilizando a estrutura existente na Santur, o roteiro usou e abusou de cenas de faroeste, a grande paixão de Beto Carrero.

Foi no western do cinema americano que ele pautou a criação do personagem Beto Carrero, um justiceiro que não usava a violência das armas contra os bandidos, mas sim um chicote, o famoso látego do El Zorro.
A Renato Aragão Produções bancou o filme e Dedé Santana foi o Diretor.
Convidaram Maurício de Souza para ser o co-produtor e por isso a história tem uma sequência de 20 minutos de desenho animado dos Trapalhões.
A história é simples e feita para as crianças entenderem...e torcerem pela Xuxa e pelos Trapalhões. Ela é uma freira, Irmã Maria, que dirige um orfanato que enfrenta dificuldades financeiras. Para ajudar, os Trapalhões fazem um espetáculo, mas o dinheiro dos ingressos é roubado.A quadrilha é comandada por Mauricio do Vale, consagrado ator, um ícone dos filmes de Glauber Rocha. Dedé, Didi e Irmã Maria perseguem os bandidos. A perseguição passa pelo mundo de Beto Carrero, na Santur, por uma das praias de Santa Catarina (parece ser Laranjeiras) e também pelas principais ruas de Blumenau.
Começa pela ponte sobre o Ribeirão Garcia no início da rua 15; acessa a Beira Rio e mostra até o Barco Blumenau II ancorado. Depois a diligência contorna a Prefeitura e quase atropela a banda municipal, regida pelo maestro Marcílio. Também pode ser vista atravessando a ponte da Ponta Aguda em direção ao centro, com destaque para o Castelinho (que ainda era da Moellmann); segue pela rua 15 de Novembro, passa em frente às escadarias da Igreja (hoje Catedral).

Em seguida a diligência entra pela Rua Padre Jacobs e chega até a Rua 7 de Setembro, seguida por Didi, a cavalo. Claro que os bandidos levam a pior. Beto Carrero ajuda a recuperar o dinheiro.
A diligência termina caindo num despenhadeiro e pegando fogo, tudo no melhor estilo Hollywood ! Afinal, estamos vivendo o mundo da fantasia. Dedé, Didi e Xuxa, que estavam na diligência, acabam se salvando, pendurados em uma encosta...
Usamos o termo diligência em respeito ao velho oeste americano, mas o veículo é tratado também como carruagem.

REPERCUSSÃO
Quando o filme foi feito, finalzinho de 1984, início de 1985, Blumenau e o Vale do Itajaí ainda viviam o trauma das grandes enchentes (1983  e 1984). A cidade estava sendo reconstruída e o filme serviu para melhorar o “astral” dos blumenauenses.
Também a marca Beto Carrero foi alavancada e a partir dali Sergio Murad não parou mais, partiu para a construção do seu parque temático.
Hoje, lá está o sonho de Beto Carrero transformado em realidade; um dos maiores centros de diversões do mundo ! 

BETO CARRERO, UMA LENDA
Para nós, que tivemos a satisfação de conhecer, e conviver em várias oportunidades, com João Batista Sérgio Murad, o Beto Carrero, foi uma epopéia acompanhar os saltos que ele dava, sempre em direção ao sucesso.
Com o cavalo Faísca, ou sem ele, Beto estava sempre saltitante,  inventando coisas, colocando à prova sua capacidade de realizar o impossível. E conseguiu.
Não só implantou seu parque, considerado hoje o 6º maior do mundo, mas teve o mérito de revitalizar o mundo do circo no Brasil.
Seus espetáculos circenses arrancavam aplausos onde quer que se apresentassem. Eram várias lonas, todas de alto luxo, percorrendo o país.
Beto não sossegava; quando queria novas atrações ia a Las Vegas e trazia de lá o melhor em espetáculos.
Outro grande mérito seu: criou uma escola de circo em Penha, que até hoje forma novos valores para os picadeiros não só do país, mas internacionais.
Nascido no interior paulista no dia 9 de setembro de 1937, Murad nos deixou no dia 1º de fevereiro de 2008.
Ele se foi...mas o Beto Carrero continua vivo entre nós !
Para quem desejar ver o filme pelo Youtube clique no link:

Texto de Carlos Braga Mueller/fotos reprodução

7 comentários:

  1. Olá Adalberto,

    Sempre nos brindando com pedras preciosas!
    Vamos publicar o artigo do Carlos.
    Muito grato.
    Abraço,
    Antunes Severo
    de Caros Ouvintes

    ResponderExcluir
  2. Opa Adalberto, eu me lembro desta data. Foi num domingo que filmaram uma das cenas da carruagem na Beira Rio (na ponte).

    Neste mesmo dia meu irmão caçula foi batizado e formos no ATALIBA e lá encontramos o MANFRED SANTANA (DEDÉ) o qual tirou foto conosco.

    A foto não achei mais.

    Bons tempos!

    Miguel

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Adalberto,
    Como é bom estar sempre informado, pois veja você eu já mais poderia imaginar que o Beto Carreiro iniciou suas atividades no extinto parque da SANTUR, parque este que por umas duas vezes lá estive.
    Já o filme não tenho muitas lembranças , mas sei que houve esta filmagem por aqui sim, parabéns por mais uma excelente historia.

    ResponderExcluir
  4. Oi Beto amigo. E Braga. Gostei da postagem do filme realizado aí pelos anos de l980, mais precisamente, logo em seguida às catástrofes de 83 e 84. Juro-te que eu desconhecia completamente essa realização dos trapalhões, Xuxa e Beto Carrero. Foi muito bem bolada a comédia Só mesmo um jornalista atento percebe e traz novamente a público para refrescar memórias. Interessante que às vezes acontecem coisas bem perto de nós e não percebemos. Obrigado amigo por mais esta, Um grande abraço.
    Eutraclinio A. Santos

    ResponderExcluir
  5. Eu lembro bem foi muito engraçado ver os trapalhões em nossa cidade. Adalberto minha conta no twitter está com problemas se caso você se sentir ofendido não sou eu acho que rakearam minha conta estou resolvendo viu.

    ResponderExcluir
  6. Alo Mister Beto,muito bom nos lembrar destas passagem maravilhosas pois Blumenau por mais vezes já foi palco do sucesso com outras historias lindas exemplo lembra nossa bela miss Brasil nossa atriz Vera Fischer como artista já promoveu Blumenau até nosso catador de reciclável já foi artista não foi? Vamos aguardar pois muita coisa ainda vai vir, abraços Valdir Salvador.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela postagem e por lembrar dos trabalhões Sr. Adalberto. Para contribuir a quem curtiu com eles como eu, segue link da filmografia dos trapalhões.
    Abs. Giovani Luebke

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Filmografia_d'Os_Trapalh%C3%B5es

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...