“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

segunda-feira, 31 de março de 2014

- Jarra comemorativa FAMOSC

Publicado no Jornal de Santa Catarina em:
12/02/2014 | N° 13113
ALMANAQUE DO VALE | ÂNDERSON SILVA 
Esta jarra foi feita pela empresa Porcelana Condessa para a IV Feira de Amostras de Santa Catarina (Famosc), que ocorreu entre 23 de outubro e 7 de novembro de 1965. O local onde foi promovido o evento era conhecido como Famosc. Ele foi demolido e teve construído em seu lugar o Parque Vila Germânica. (Imagem: Acervo Adalberto Day, doado por Orlando de Oliveira e Edite de Oliveira Buerger).
História:
A imagem de 1965, mostra o antigo pavilhão "A" da PROEB - na época Administrado pela COEB - Comissão Organizadora de Exposições de Blumenau mais conhecida como FAMOSC - Feira de Amostras de Santa Catarina, demolido em 2005 - Atual Centro de Exposições Parque Vila Germânica, cuja inauguração ocorreu em 05 de maio de 2006.
Acervo de Jadir Soares. Imagem de 1967
A imagem de 1968, mostra o antigo pavilhão A da Proeb. Na época era administrado pela Comissão Organizadora de Exposições de Blumenau mais conhecido como Famosc. A estrutura foi demolida em 2005. Atualmente no local está a Vila Germânica. Observação: A sigla IP é da antiga  Impressora Paranaense.
Onde fica a PROEB? – Lá na FAMOSC... é assim que se indicava o local.
Rua Alberto Stein, 199 – bairro Velha -
Foi criado para abrigar feiras e eventos na região de Blumenau e era chamado inicialmente de FAMOSC (Feira de Amostras de Santa Catarina) A FAMOSC foi orgulho de Blumenau ou antigo denominado Pavilhão "A". Mas a feira de amostras foi abandonada, o Pavilhão "A" virou local de bailes e futebol de salão, Basquete, Vôlei . O turismo perdeu espaço nobre, mas os esportistas, sobretudo de final de expediente e de fim de semana, vibraram com o novo ginásio. Até que surgiu a Oktoberfest. A festa de outubro maior de Santa Catarina nasceu nele.
A 22a. edição da festa em 2005 foi a despedida de gala do velho pavilhão. Depois passou a denominar-se PROEB.
A partir de 2006 após uma grande reforma, o parque recebeu diversas melhorias em todos os seus setores e a PROEB passou a se chamar Parque Vila Germânica, possuindo restaurantes e inúmeras lojas de artigos típicos.
Leiam também:
Arquivo Dalva e Adalberto Day

39 comentários:

  1. Meu caro Adalberto,
    Como sempre falo , estamos tendo aulas de historia FREE, pois é mais uma belíssima historia.
    Alias, quando falamos sobre a cidade, aqui no condomínio onde moro, sabemos quem é filho da cidade ao perguntarmos "Você sabe o que é FAMOSC? ou PROEB?" Então percebemos quem é da cidade ou não!!!

    ResponderExcluir
  2. Sr. Adalberto muito bonita a jarra comemorativa FAMOSC, tenho um pote redondo igual da mesma época feito pela mesma firma: Porcelana Condessa.Cordial abraço.

    ResponderExcluir
  3. Rubens Olbrisch
    Local de grandes feiras. Tambem utilizado para jogos de futebol de salão. Joguei e também assisti muitos jogos neste local.

    ResponderExcluir
  4. Nilton Buttendorf
    Eu vi quando começou a montagem

    ResponderExcluir
  5. André Carvalho
    Era a FAMOSC, palco da consagração da nossa belíssima Miss Blumenau, Vera Fischer!!!

    ResponderExcluir
  6. Joao Carlos Souza
    Mostrava a pujança de .SC

    ResponderExcluir
  7. Rubens Olbrisch
    Blog Adalberto Day Realmente dá saudade da nossa juventude, mais voltada a jogos,encontros,e atividades esportivas. Lembro perto deste local existir um campo de futebol, ( talvez seja hoje a feira livre) Eu saí do centro para ir ver jogos ali. Devia ser campeonatos da segunda divisão de Blumenau.

    ResponderExcluir
  8. Norma Riediger Siegel
    Fui a muitas feiras na Famosc👏👏

    ResponderExcluir
  9. Margareth Lafin
    Morávamos na Almirante Tamandaré, bem em frente a Alberto Stein, lembro bastante das feiras. Teve uma previsão de falar só fone e se ver na tv. Dizia que seria o fone do futuro.
    Muito bom! A minha amostra deve ter sido no final ou meados dos anos 60.

    ResponderExcluir
  10. Celso Machado
    Blog Adalberto Day nesse pavilhão acontecia a Festa da Cerveja, um embrião da Oktoberfest. Antes e no mesmo pavilhão ( anos 1960) o Festival da.Cerveja de Santa Catarina. O prefeito era o Carlos. Curt .Zadrozny. A Ouro Promoções, empresa de.eventos do Rio de Janeiro, organizou pelo menos dois. festivais, em 1967 e 1968.

    ResponderExcluir
  11. Dorothea Grützmacher
    Eu morava na rua João Pessoa bem em frente ao pavilhão, presenciei muitos eventos, feiras, bailes de chopp, as primeiras Ocktober Fest, tudo me vem a lembrança revendo o pavilhão, com saudades daqueles tempos que são inesquecíveis.

    ResponderExcluir
  12. Sônia Bernardete Rosa
    Fui em muitas exposições na Famosc. Uma delas Feira de Ciências do Colégio Pedro II onde participamos com trabalhos. Ainda tenho o certificado de participação da feira.

    ResponderExcluir
  13. Ismael Soares
    Caso exemplar da decadência da paisagem urbana de Blumenau, trocaram uma construção contemporânea, de grande valor histórico e arquitetônico, por um amontoado de cenários pseudo enxaimel, mais parecendo um parque temático infantil, um circo.
    Não haverá memória, nem história, nem cultura. Nem futuro.

    ResponderExcluir
  14. Marcos Junker
    Uma bela obra que, depois de desmontada, não se sabe onde foi parar e não vejo o poder público tentar achar, por quê?

    ResponderExcluir
  15. Ursula Neumann Beiler
    Morava em frente. A FAMOSC foi o "playground" da minha infância.

    ResponderExcluir
  16. Luiz Ricardo Dalmarco
    Soni Robinson Witte pois é, sempre me perguntei está mesma questão. Pois quando fotografei o desmanche o máximo que consegui foi uma barra de 15 cm. Quanto ao resto, bem que alguém poderia dizer? Vou pesquisar!

    ResponderExcluir
  17. Luiz Cé
    Nesse pavilhão, aconteceu a primeira Oktoberfest de Blumenau, em 1984...

    ResponderExcluir
  18. Armando Dutra Junior
    Era uma. Época de visão de futuro.
    Hoje nada se planeja, nada se vê a longo prazo.
    Só Fazem puxadinhos...

    ResponderExcluir
  19. Alice Starke Doring
    Este Pavilhão de eventos era o mais lindo que estes atuais todos quadrados e com traços de arquitetura germânica falsificada

    ResponderExcluir
  20. Leandro Ilmo Buelck
    Blog Adalberto Day Falaram na época, que essa Estrutura ia ser remontada numa das propriedades da FURB, lá no Bairro Fortaleza,
    Mas, acho que tem muito Ferro Velho por lá.

    ResponderExcluir
  21. Salete Moreira
    Blog Adalberto Day eu gosto mto.dessas fotos antigas REF.Blumenau, com suas histórias. Obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Ademir Garcia
    Junto com a feira de amostras das indústrias, ocorria a feira do gado, ficava nos fundos do pavilhão.

    ResponderExcluir
  23. Soni Robinson Witte
    Nasci e me criei no bairro da Velha, lembro, de quando começou a construção, e depois as exposições, foi ali que conheci e tomei o primeiro leite em pacote, foi a frigor que colocou uma maquina de empacota r leite, era uns pacotinhos para amostragem de +- 200 ml, depois adulto morei em frente ao pavilhão.Era muito show ver as exposições, infelizmente também acompanhei o desmonte.

    ResponderExcluir
  24. Estevam Cunha
    A gente conheceu como PROEB, um dia conversando com minha avó sobre o local, ela citou este nome COEB, quando de pronto tentei corrigi-la, a mesma com muito amor e respeito insistiu, e eu calei -me em respeito, mas contrariado. Quando mais tarde descobri que a mesma no auto de sua maturidade e sabedoria, tinha razão...

    ResponderExcluir
  25. Regina Helena Cardoso Keunecke
    Lindo era e nos traz boas lembranças pena que destruíram na verdade acabaram com tudo que era belo em Blumenau

    ResponderExcluir
  26. Antônio Carlos Bragagnolo
    É uma pena deixar se acabar pois os prédios mais bonitos eles deixam se acabar

    ResponderExcluir
  27. Júlio Lange
    Anos atrás ainda vi um antigo ônibus da Empresa Nossa Senhora da Glória, onde o letreiro indicava o destino FAMOSC!

    ResponderExcluir
  28. Carlos Augusto Evaristo Berndt
    FAMOSC. éramos vizinhos e acompanhamos tacacá obra da construção , inclusive a do pavilhão B

    ResponderExcluir
  29. Airton Pereira
    MEU DEUS ! QUE SAUDADE DESSE TEMPO, ONDE A VIDA TINHA MAIS GRAÇA, POR UM ÚNICO MOTIVO: " MUITO MENOS MALDADE NA MAIORIA DOS SERES HUMANOS,

    ResponderExcluir
  30. Edite E. Post Alves
    É por tudo isto descrito acima que eu me manifesto com um jamais, jamais, jamais deveriam permitir a derrubada da Fábrica de Gaitas Hering...lembrar dela é lembrar quantas familias sustentou...quantos dons se manifestaram...quantos objetos ligados à música foram confeccionados.Agora só resta uma rótula qualquer...seja qual foi o motivo, cometeraram um crime pois ali deveria ser espaço para um Museu contando a história desta fábrica...e outros objetos relacionados à música que os imigrantes usavam para alegrar suas festas...

    ResponderExcluir
  31. Amaury Vicente
    Lindo, saudadesl.Prefritos gostavam da Cidade, era diferenciada.Hoje ruas emburagadas Mato tomando conta das calçadas onde existem calçadas, VERGONHA só cobrança.Nao é a nossa linda Cidade das flores .Só obras meia boca.

    ResponderExcluir
  32. Anselmo Lessa
    Toquei aí.
    Tinha uma acústica que exigia muito do técnico de som.
    Boas memórias.

    ResponderExcluir
  33. Sérgio Eduardo de Oliveira
    Na década de 80 andei muito de bicicleta em volta desse ginásio. Ao lado tinha uma fábrica têxtil e mais para trás tinha uma pista de autorama do seu Nolte, acho que era assim o sobrenome dele.
    · Responder · 9 h · Editado
    Carlos Augusto Evaristo Berndt
    Sérgio Eduardo de Oliveira têxtil era Tillmann e a pista de autorama sim .era do radialista esportivo Nolte. Que mancava um pouco . Ótima pista. Brincamos muito ali. Morávamos na Mariana Brunemmam

    ResponderExcluir
  34. Sonia Ruth Anton Bauler
    Que lembrança heim? Maravilha

    ResponderExcluir
  35. Antje Kreutzfeld Wilde
    Eu tinha a caneca e acabei doanda

    ResponderExcluir
  36. Antje Kreutzfeld Wilde
    Eu tinha a caneca e acabei doanda

    ResponderExcluir
  37. André Carvalho
    Belíssima jarra, e a logo, demonstrando a vocação da FAMOSC

    ResponderExcluir
  38. Itelvina Lucia Malheiros
    Ano que participei da Feira, pela E.I.G.
    E lá se vão mais de 55 anos.
    Gratidão pela lembrança, Adalberto Day.

    ResponderExcluir
  39. Leandro Ilmo Buelck
    ícone de selo
    Blog Adalberto Day Bom dia, Sr.Day, lembro mui bem dessas feiras, pois tinha no paralelo, a FAMOSC, em Blu, a Exposição Agro Pecuária, sob a tutela do Secretário da Agricultura o Sr.Augusto Reichhow, com o apoio fortíssimo da CIA.JENSEN, onde o Sr.Wolfgang Jensen era um dos grandes incentivadores,
    Eu, meu pai, meu avó, r muitos amigos nossos , participávamos dessa Exposição Feira, com Aves, Aves ornamentais, e pequenos animais, era um sucesso total, e cada final do Evento, o Sr.Wolfgang Jensem, convidava a todos Expositores, para participar e confraternizar numa bela e suculenta CHURRASCADA, nas dependências do C.C.T.CONCÓRDIA da Itoupava Central, que era perto da Cia.Jensen, patrocinada e paga por esta conceituada Empresa,
    Nós da família, éramos mui amigos da sr.Wolfgang, tínhamos um laço de amizade mui grande,

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...